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Publicidade e Propaganda

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda
Carlos Freire –

2 A fabricação de uma campanha publicitária (continuação)
Publicidade e Propaganda A fabricação de uma campanha publicitária (continuação) Carlos Freire

3 Publicidade e Propaganda
Prospecção Problema Marketing Briefing Prospect Cliente Problema Comunicação Segmento 1 M E R C A D O Prospect Prospect Problema Marketing Segmento 2 Prospect Briefing Cliente Problema Comunicação Prospect Segmento 3 Problema Marketing Prospect Cliente Briefing Prospect Problema Comunicação Carlos Freire

4 Publicidade e Propaganda
P l ane j amen t o de Campanha Planejamento AGÊNC I A Atendimento Reunião de Briefing Criação Briefing Tráfego RTVC Mídia Carlos Freire

5 O quê? Gestão da Propaganda Táticas Como?
Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Táticas Como? Peças O quê? P l ane j amen t o de Campanha Mídias ESTRATÉG I A Público Alvo Veículos Aprovação do Cliente Custos Internos Conceito Honorários sobre serviços de terceiros Orçamento de Campanha Custo de Veiculação Carlos Freire 2013

6 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Financeiro Orçamento Criação Peças AGÊNC I A Sim Aprovação do Cliente Gráfica Vídeo Spot Outdoor Aprovado? Produção Não Reserva de espaço Pedido de Inserção - PIs Mídia Alterações e Ajustes Carlos Freire 2013

7 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Contas a Receber Fatura Cliente Financeiro Contas a Pagar Peças/ Produção Veículo Gráfica Vídeo Spot Outdoor Pedido de Inserção - PIs Veículos Fatura Carlos Freire 2013

8 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Plano Estratégico: Define o O QUÊ será feito. Púbico Alvo: define o público alvo e responde as questões chave (antes e depois) Conceito: quaa a abordagem que será dada à campanha para obter os resultados esperados junto ao público alvo. Carlos Freire 2013

9 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Plano Tático: Define o COMO será feito. Mídias: quais serão as mídias utilizadas para realização da proposta de campanha? Peças: quais peças deverão ser produzidas para as mídias selecionadas? Veículos: quais veículos serão utilizados para atingir o público alvo com maior rentabilidade. Carlos Freire 2013

10 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Orçamento de Campanha: O setor de mídia, com base em tudo que foi decidido anteriormente, inicia o processo de valorização da campanha e respectivas negociações com os veículos. Os objetivos são: obter os melhores lugares, espaços e horários, pelos menores preços. Carlos Freire 2013

11 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Negociação e Compra de Mídia: . Mídia impressa – Jornal O jornal comercializa os espaços considerando centimetragem medida em centímetros por colunas. No noticiário, cadernos de notícias, o jornal tem 6 colunas x 53 cm de altura (318 cm/col). O Veículo define o valor unitário do cm x coluna, que será aplicado de acordo com a centimetragem do anúncio. Carlos Freire 2013

12 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Negociação e Compra de Mídia: . Assim teremos: Anúncio de ¼ de página terá 3 colunas x 26 cm ou uma centimetragem de 78 cm/col. Se considerarmos o valor unitário de cm/col = R$ 60,00, o preço desse anúncio será de R$ 4.680,00 Carlos Freire 2013

13 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda 3 x 26 cm/col 78 cm/col 4 x 20 cm/col 1/4 R$ 4.680,00 80 cm/col R$ 4.800,00 Carlos Freire 2013

14 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Rouba Página Página Inteira 5 x 40 cm/col 318 cm/col 200 cm/col 1/4 R$ ,00 R$ ,00 Carlos Freire 2013

15 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Negociação e Compra de Mídia: . Assim teremos: Nos classificados o critério é o mesmo, devendo-se considerar, porém, que o caderno de Classificados tem 10 colunas ao invés de 6. Existe variação de preço entre edições de domingo e demais dias, em função da tiragem/circulação. Carlos Freire 2013

16 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Mídia Impressa – Revista: A revista segue o mesmo critério mas ao invés de colunas tem formatos fixos. Página inteira, meia página, ¼ de página, coluna, rodapé etc. Carlos Freire 2013

17 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Mídia Eletrônica Rádio: A mídia rádio é comprada com base em número de inserções, tempo de inserção e programação. Pode-se comprar inserções no rotativo, programação aleatória entre 6 e 22h ou pode-se definir o programa desejado. O Valor de cada modalidade é definido unitariamente e multiplicado pelo número de inserções. Carlos Freire 2013

18 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Mídia Eletrônica Rádio: Ainda existem possibilidades, em rádio, de patrocínio de programas, oferecimento, hora certa, tempo, etc. Outra modalidade utilizada é o testemunhal em que o locutor faz a oferta do produto/serviço. As inserções podem ser de 15”, 30”, 45” ou 60”. Outros formatos podem ser negociados. Carlos Freire 2013

19 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Mídia Eletrônica TV: A mídia TV é comprada por inserção/emissora/ programa. As inserções seguem o padrão rádio, 15”, 30”, 45”e 60” havendo restrições para determinados programas. Há a possibilidade de oferecimento, patrocínio, merchadising e em algumas emissoras a compra de tempos maiores para inserções jornalísticas. Carlos Freire 2013

20 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Mídia Outdoor: Existem os outdoors tradicionais. 32 folhas Veiculação por placa e por bi-semana. Possibilidade de escolha de locais e períodos. Carlos Freire 2013

21 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Mídia Outdoor: Outra modalidade outdoor é o Mobiliário Urbano. São veiculados nas calçadas ou em paradas de ônibus. São comercializados por circuitos, de acordo com roteiro de linhas de ônibus. Cada circuito tem 100 placas e a veiculação permanece por duas semanas. Carlos Freire 2013

22 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Orçamento de Campanha: Cabe ainda ao setor de mídia negociar com gráficas, produtoras de vídeos, produtoras de spots, sites e todo e qualquer tipo de fornecedor para a mídia definida. Carlos Freire 2013

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Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Composição do Orçamento de Campanha: . Custos Internos: custos de criação e finalização baseados em Tabela do Sindicato das Agências do Amazonas; . Honorários sobre serviços de terceiros: 15% sobre o valor dos serviços prestados por terceiros (gráficas, produtoras, fotógrafos etc) . Custo de veiculação: definido pelo Plano de Mídia, veículos e programação utilizada. Carlos Freire 2013

24 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Composição do Orçamento de Campanha: Carlos Freire 2013

25 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Apresentação da Campanha: Tudo pronto, marca-se uma reunião para apresentação da campanha. Ideal é que a agência disponha de uma sala especialmente preparada para tal. Deverá ter: projeção de imagem de qualidade, som de qualidade, ambiente agradável. Carlos Freire 2013

26 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Apresentação da Campanha: Pode-se apresentar somente a campanha e posteriormente os custos; Pode-se apresentar ambos, simultaneamente. Carlos Freire 2013

27 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Apresentação da Campanha: Nesse ponto, cabe ao cliente aprovar ou não a campanha. Será analisado o aspecto de criação e também o aspecto financeiro. O Cliente pode aprovar o primeiro e não aprovar o segundo e vice-versa. Carlos Freire 2013

28 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Apresentação da Campanha: Caso o cliente não aprove a criação, volta-se à agência para reiniciar o processo de criação, a partir da reunião de briefing. Carlos Freire 2013

29 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Apresentação da Campanha: Caso não seja aprovada a parte financeira, procede-se uma rodada de negociação, em que são esclarecidos os porquês da opção pelos tipos e volumes de mídia e, com base nessas informações, procedem-se cortes ou não. Carlos Freire 2013

30 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Com base no que foi feito até agora do cliente Curso de Marketing Uninorte, definir mídias a serem utilizadas, peças a serem produzidas. Carlos Freire 2013


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