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ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS E A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO 21: RELEVÂNCIA E ADAPTAÇÃO À REALIDADE BRASILEIRA.

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1 ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS E A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO 21: RELEVÂNCIA E ADAPTAÇÃO À REALIDADE BRASILEIRA

2 Abordagens Contemporâneas
Após a abordagem contingencial nenhuma teoria foi registrada, apenas movimentos de forma variada que pertencem à abordagem contemporânea. “movimentos que ultrapassam fronteiras e marcam a sua presença, através de ampla literatura que atinge a prática trazendo resultados”. (Araujo, 2004)‏

3 Abordagens Contemporâneas
Movimentos mais recentes Aprendizagem Organizacional (Learning Organizations); Balanced Scorecard; Benchmarking; Coaching/Mentoring; Empowerment;

4 Abordagens Contemporâneas
Movimentos mais recentes Gestão pela Qualidade Total; Gestão e Organização Horizontal; Organização, Sistemas e Métodos (OSM); Reengenharia; e Terceirização (Outsourcing).

5 Abordagens Contemporâneas
Aprendizagem Organizacional (Learning Organizations)‏ Objetivo aperfeiçoamento da mentalidade contínua voltada para a transformação.

6 Abordagens Contemporâneas
Aprendizagem Organizacional (Learning Organizations)‏ Elementos cruciais o ser humano; novos métodos de assimilação do conhecimento; visão sistêmica; e a partilha do conhecimento.

7 Abordagens Contemporâneas
Vídeo

8 Abordagens Contemporâneas
Balanced Scorecard Perspectivas financeiras; do cliente; dos processos; e do aprendizado e crescimento. Visão perfeita da importância do raciocínio estratégico.

9 Abordagens Contemporâneas
Balanced Scorecard Vantagem capaz de identificar processos inteiramente novos que trarão vantagens competitivas, e não apenas avaliar os já existentes; e não permite que a empresa caia na armadilha de acreditar possuir uma vantagem competitiva eterna, focalizando sempre na necessidade de melhorias. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

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11 Fonte: Araujo, Luis César G. de
Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

12 Abordagens Contemporâneas
Benchmarking Objetivo desenvolvimento e crescimento organizacional com o aperfeiçoamento de processos, produtos e/ou serviços, através de um modelo de investigação e analise das práticas das empresas consideradas as melhores. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

13 Abordagens Contemporâneas
Benchmarking é Benchmarking não é um processo contínuo; uma investigação que fornece informações valiosas; um processo de aprendizado com outros; um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina; uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo. um evento isolado; uma investigação que fornece respostas simples e receitas; cópia, imitação; rápido e fácil; mais um modismo da administração.

14 Abordagens Contemporâneas
Vídeo Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

15 Abordagens Contemporâneas
Coaching “processo utilizado pela liderança quando se quer melhorar o comportamento no trabalho ou perfil do colaborador” (Caproni, 2003). A idéia não é supervisionar e sim orientar.

16 Abordagens Contemporâneas
Coaching Distinção Treinamento – à medida que habilidades e competências pessoais são levadas em consideração; Ação gerencial – não acontece visando ao simples direcionamento e otimização de recursos para atingir um dado objetivo; e Liderança – por ser algo com um propósito bem mais amplo do que apenas estimular pessoas na organização.

17 Abordagens Contemporâneas
Vídeo Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

18 Abordagens Contemporâneas
Mentoring Semelhante ao Coaching, mas além de orientar, praticar junto, ensinar, o mentor tem a função de preparar as pessoas para novos e extraordinários saltos qualitativos. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

19 Abordagens Contemporâneas
Coaching/Mentoring Coaching Mentoring Alcance e os limites Lida com problemas de desempenho e desafios específicos Lida com o organizacional, profissional ou transições pessoais Foco Central Centro é as Tarefas Possibilidade de Centrar-se Trabalha Trabalha no desenvolvimento e seleção de opçoes para o comportamento em situações específicas. Trabalha na relação sobre a indentidade do indivíduo e uma imagem maior. Tempo Curto a médio prazo Passado, presente e o futuro Áreas de decisão Atos do cliente Pensamentos, sentimentos e ações do cliente Quem faz esse trabalho Profissional de linha ou Professional de Coach Profissional de fora da empresa. Áreas de benefício Conhecimento e habilidades Conhecimentos, habilidades e insights

20 Abordagens Contemporâneas
Empowerment empowerment significa dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como na forma ele é desempenhado (SLACK et al., 1997, p. 311); Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

21 Abordagens Contemporâneas
Empowerment Focaliza a libertação da capacidade decisória das pessoas; e Estabelece critérios que viabilizem a eficácia das metas organizacionais, via pessoas da organização. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

22 Abordagens Contemporâneas
Gestão e Organização Horizontal (Estrutura e Gestão Horizontal e em rede) Redução dos níveis hierárquicos. sem uma cadeia de comando visível e com exigências de competência pessoal de altíssimo grau direcionadas à coordenação, em função de seu caráter horizontal.

23 Abordagens Contemporâneas
Gestão pela Qualidade Total W. Edwards Deming, 1950 Preocupação constante em encantar os clientes para conquistá-los; Não ao desperdício, ao retrabalho e ao refugo; e Busca o zero de defeito. Ex.: Toyota, Komatsu, Sony e outras.

24 Abordagens Contemporâneas
Organização, Sistemas e Métodos (OSM)‏ Parte integrante dessa nova roupagem dos profissionais de alto nível, gerentes incluídos (gerentes de qualquer área). “Manuais, fluxogramas, organogramas, gráficos de toda sorte ainda são importantes, mas podem, dependendo da sua aplicação, ser pouco ou até mesmo irrelevantes para estudos organizacionais”. (Araujo, 2004).

25 Abordagens Contemporâneas
Reengenharia É o processo pelo qual a empresa é levada a repensar sua forma de trabalhar, descobrindo melhores formas de realizar um trabalho; Sua ação é imediata. Michael Hammer em 1993 Ex.: Kodak, Levi Strauss

26 Abordagens Contemporâneas
Terceirização (Outsourcing)‏ Out e source = fonte externa Libertar as organizações das atividades que não são fundamentais para o desenvolvimento de sua competitividade; e A delegação de atividades, entretanto, comporta planejamento, de sorte que se atinja plenamente sua finalidade. Ex.:Call Center na Índia

27 Abordagens Contemporâneas
Com o downsizing, o rightsizing, o empowerment –ou “compromisso com o desempenho superior”, como prefere chamá-lo Edward Lawler III, um de seus mentores–, a transformação organizacional passou a ser um item obrigatório para a agenda corporativa, até que a “reengenharia” de Michael Hammer e James Champy colocasse os processos nos eixos, reorientando-os para a satisfação do cliente. Fonte: Araujo, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.

28 FIM


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