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CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

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Apresentação em tema: "CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof. Luís Antonio Paulino

2 CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Aula 14 Logística Internacional

3 Bibliografia MENEZES, J. E. S. Logística Internacional in VASCONCELOS, M. A. S., LIMA, S., SILBER, S. Gestão de Negócios Internacionais. São Paulo: Saraiva, p

4 Tópicos Conceito de Logística Internacional
Global Sourcing e Logística Internacional Operacionalizando a atividade logística internacional

5 Logística Internacional
A logística refere-se à movimentação e coordenação do produto final. Inclui compras, movimentação de materiais, armazenagem, gestão de estoques e sua distribuição através de canais de marketing A logística internacional lida com atividades básicas e de suporte à importação de matérias-primas e componentes, bem como com as exportações de produtos acabados.

6 Logística Internacional

7 Logística Integrada A logística integrada é um plano para movimentar produtos e serviços de forma a alcançar o melhor equilíbrio entre níveis de estoque e custos de transporte, dado um certo nível de informação e risco

8 Logística Internacional

9 Conceitos de logística Internacional
Integrated Logistics Support (ILS) ou Apoio Logístico Integrado é uma abordagem integrada para a gestão de logística na área militar, similar ao suporte ao produto comercial ou organizações de atendimento ao cliente. Apesar de originalmente desenvolvido para fins militares, é aplicado pelo setor privado também.

10 Integrated Logistics Support (ILS)
Os principais elementos do ILS são: planejamento da manutenção força de trabalho e pessoal suporte de suprimento suporte de equipamento dados técnicos treinamento e suporte de treinamento suporte de recursos computacionais instalações embalagem, manuseio, armazenagem e transporte desenho da interface Planejamento da manutenção: estabelece exigências e tarefas a serem cumpridas para a realização, a restauração e a manutenção da capacidade operacional para a vida do sistema; define as ações e apoio necessário para garantir que o sistema atinja os objetivos com o mínimo de custo do Ciclo de Vida; estabelece critérios específicos para o reparo, incluindo Built-In Test Equipment (BITE), testabilidade, confiabilidade e facilidade de manutenção, requisitos de equipamentos de apoio, equipamentos de teste automático e qualificações das pessoas e requisitos da instalação; aquisição de itens de apoio e peças de reposição; catálogo dos itens; loja e armazém dos itens; transferencia de tens para onde eles são necessários; descarte de itens secundários; apoio inicial do sistema. Força de trabalho e pessoal envolve a identificação e aquisição de pessoal com habilidades e qualidades necessárias para operar e manter um sistema durante sua sua vida util. Considera relações homem-máquina e interface ambiental; Habilidades especiais; considerações relacionadas ao fator fatores humano durante o processo de planejamento e decisão Suporte de treinamento e equipamento engloba os processos, procedimentos, técnicas, equipamentos, formação e equipamento usado para treinar pessoal para operar e apoiar um sistema. Este elemento define requisitos qualitativos e quantitativos para o treinamento de pessoal operacional e suporte durante todo o ciclo de vida do sistema. Compreende a gestão de competências, instrutor e treinamento de pessoal-chave; treinamento dos usuários; procedimentos de segurança Dados técnicos e publicações técnicas consiste em informação científica e técnica necessária para traduzir os requisitos do sistema discreto em engenharia e documentação de apoio logístico. Os dados técnicos são utilizados no desenvolvimento de manuais de reparação, manuais de manutenção, manuais e outros documentos que são usados ​​para operar o sistema ou suporte. Dados técnicos inclui, mas não podem ser limitados a: Manuais técnicos Técnicos e boletins de abastecimento manuais de orientação técnica Transportability Manutenção dos limites das despesas e dos procedimentos de calibração peças de reparo e uma lista de ferramentas Manutenção tabela de alocação Instruções de manutenção corretiva Manutenção preventiva e instruções de manutenção preditiva Desenhos / especificações técnicas / pacotes de dados documentação do Software Provisionamento de documentação trabalho Depot requisitos de manutenção Identificação listas Componente listas suporte de dados de produto A segurança de vôo lista de áreas críticas para aeronaves Elevação e amarração panfleto / referências Documentação de Material Perigoso Suporte de recursos computacionais inclui as instalações, hardware, software, documentação pessoal, e pessoal necessário para operar e suportar os sistemas informáticos e software dentro dos sistemas. Embalagens, manipulação, armazenamento e transporte inclui recursos e procedimentos para garantir que todos os itens de equipamentos e de apoio são conservados, acondicionados, embalados, marcados, manuseados, transportados e armazenados adequadamente para curto e longo; requisitos de prazo. Isso inclui equipamentos de manuseio de materiais e embalagens, exigências de manuseio e armazenamento, pré-posicionamento de materiais e peças. Também inclui exigências de conservação e embalagem de nível e os requisitos de armazenamento. Este elemento inclui o planejamento e programação os detalhes associados com o movimento do sistema na sua configuração de envio para o destino final através de modos de transporte e as redes disponíveis e autorizados para uso. Além disso, engloba estabelecimento de parâmetros críticos de engenharia de projeto e restrições (por exemplo, largura, comprimento e altura do componente, e sistema de avaliação, e peso) que deve ser considerado durante o desenvolvimento do sistema, requisitos aduaneiros, requisitos de transporte aéreo, requisitos de transporte ferroviário, as considerações do recipiente, precauções especiais de circulação, mobilidade e impacto de transporte ativo do modo de transporte. Desenho de interface é a relação de parâmetros de projeto de logística relacionados com o sistema às suas necessidades de recursos previstos ou real de apoio. Estes parâmetros de projeto são expressos em termos operacionais e não como valores inerentes e especificamente relacionadas com as exigências do sistema e os custos de suporte do sistema.

11 ECR – Efficient Consumer Response
ECR – Efficient Consumer Response (resposta eficiente ao consumidor) consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final

12 ECR – Efficient Consumer Response
Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo. O ECR tem como objetivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoques adequados

13 SCM – Supply Chain Management
SCM – Supply Chain Management ou Gerenciamento de Cadeia de Suprimento é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas.

14 SCM – Supply Chain Management
SCM – Supply Chain Management ou Gerenciamento de Cadeia de Suprimento é o gerenciamento para frente e para trás das relações com fornecedores e clientes com o objetivo de oferecer um valor superior ao cliente a um menor custo total para toda a cadeia de suprimento.

15 SCM – Supply Chain Management
Lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. O grande objetivo da SCM é a redução de estoques, mas com a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado

16 SCM – Supply Chain Management
Um cadeia de suprimento deve funcionar como um sistema de coordenação entre a produção e a logística. Esta coordenação tem por objetivo a eficiência nos custos logísticos, tempos de produção (lead times) mais curtos e níveis mais elevados de serviços ao consumidor

17 SCM – Supply Chain Management
Fatores chave em SCM Como oferecer variedade no mercados locais e manter a vantagem do produção global estandardizada. Como gerenciar redes ligando fornecedores e consumidores Há um trade-off entre fonte de suprimento de baixo custo e níveis mais elevados de serviços para os consumidores.

18 SCM – Supply Chain Management

19 SCM – Supply Chain Management
Dimensões envolvidas no SCM: Busca contínua de colaboração com os fornecedores Alta eficiência no manuseio e administração de materiais Estratégias eficientes para acomodar o trade-off entre os níveis de serviços oferecidos e os custos relacionados com estoques.

20 SCM – Supply Chain Management
Dimensões envolvidas no SCM: Canais de distribuição planejados para garantir eficiência nos níveis de serviço e no custo. Logística reversa que não interfira na estrutura de custo de todo o sistema. Fluxo de informação que ofereça informações e suporte para o processo de tomada de decisão da SCM

21 Os componentes de SCM são:
Planejamento de demanda (previsão) Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão) Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições) Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual

22 Os componentes de SCM são:
Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em tempo real, avaliação e relatórios contábeis, avaliação e relatórios de qualidade

23 Global Sourcing e Logística Internacional
Global Sourcing é um termo usado para descrever a prática de terceirização do mercado global de bens e serviços através das fronteiras geopolíticas. Global sourcing muitas vezes tem como objetivo explorar a eficiência global na entrega de um produto ou serviço. Estas eficiências incluem o trabalho de baixo custo qualificados, materiais-primas de baixo custo e outros fatores econômicos, como incentivos fiscais e tarifas de comércio baixo.

24 Global Sourcing e Logística Internacional
Exemplos comuns de produtos ou serviços fornecidos globalmente: Produtos manufaturados intensivos em mão-de-obra produzidos na China Serviços de call centers na Índia e nas Filipinas Programas de computadores realizados por programadores de baixo custo na India e na Europa Oriental. O global sourcing não se limite a produtos de baixo custo.

25 Global Sourcing e Logística Internacional
A maioria das empresas se esforçam para aproveitar o potencial de fornecimento global para reduzir custos. Por isso, iniciativas globais de sourcing fazem parte integrante do plano estratégico de abastecimento e estratégia de contratação de muitas empresas multinacionais

26 Global Sourcing e Logística Internacional
O fornecimento global de bens e serviços tem vantagens e desvantagens que podem ir além de baixo custo. Algumas vantagens da terceirização global, além do baixo custo, são: aprender a fazer negócios em um mercado pontencial ter acesso a recursos e habilidades não disponíveis domesticamente. desenvolver fontes alternativas de suprimento e vendas para estimular a competição Aumentar a capacidade de sumprimento globlal

27 Global Sourcing e Logística Internacional
Desvantagens Custos ocultos associados com diferentes cutluras e fusos horários. Exposição a riscos financeiros e políticos Risco de perda de propriedade intelectual Aumento do custo de monitoramento do fornecimento local

28 Global Sourcing e Logística Internacional
Desvantagens Tempo de produção (lead time) mais longo Risco de interrupção de fornecimento por problemas portuários. Dificuldade de monitorar a qualidade do produto.

29 P&D PRODUÇÃO MARKETING Global Sourcing e Logística Internacional
Interfaces P&D, produção e marketing P&D PRODUÇÃO MARKETING

30 INTERFACE P&D – Produção
Global Sourcing e Logística Internacional INTERFACE P&D – Produção A tecnologia de produto é a principal impulsionadora da competitividade da empresa, mas por si só não proporciona competitividade a longo prazo, exceto se alidada a capacidades suficientes de produção.

31 INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING
Global Sourcing e Logística Internacional INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING Existe um conflito latente entre produção e marketing expresso no binômio:PADRONIZAÇÃO X DIVERSIFICAÇÃO

32 INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING
Global Sourcing e Logística Internacional INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING Inovação de Produto não sustenta por sí mesma posições competitivas de longo prazo sem uma efetiva política de produto, ligando produto e inovações a processos de produção Política de produto x Política de Produção

33 INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING
Global Sourcing e Logística Internacional INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING Existem diferente formas de se desenvolver uma política de produto global com meio de ajuste da produção, em que se reduz custos sem prejudicar o marketing.

34 INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING
Global Sourcing e Logística Internacional INTERFACE PRODUÇÃO - MARKETING Padronização de componentes centrais Famílias de design de produtos Produto universal com todos os dispositivos Produto universal com posicionamento de marketing diferenciado

35 INTERFACE MARKETING – P&D
Global Sourcing e Logística Internacional INTERFACE MARKETING – P&D Inovador é tirar do marketing a idéia, levá-la ao P&D e desenvolver o produto.

36 ESTRATÉGIAS DE SOURCING.
Global Sourcing e Logística Internacional ESTRATÉGIAS DE SOURCING.

37 Operacionalizando a atividade logística internacional
Planejamento da operação logística Identificação das características da carga Geral Granel Cargas perecíveis Carga frágil Cargas perigorosas Cargas com dimensões e pesos especiais

38 Operacionalizando a atividade logística internacional
Planejamento da operação logística Preparação para o transporte Embalagem Marcação da carga

39 Operacionalizando a atividade logística internacional
Planejamento da operação logística Escolha do modal de transporte velocidade de entrega confiabilidade de entrega possibilidade de deterioração da qualidade custos de transporte flexibilidade da rota

40 Operacionalizando a atividade logística internacional
Planejamento da operação logística Escolha do modal de transporte No caso do transporte internacional: transporte: preço (frete + seguro) estoque (custo do imobilizado) manuseio (handling, movimentação, preservação, segurança, armazenagem intermediária) capital (custo de oportunidade) obsolescência (prod.tecnologia ponta)


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