A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perguntas de Gestão Estratégica de Custos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perguntas de Gestão Estratégica de Custos"— Transcrição da apresentação:

1 Perguntas de Gestão Estratégica de Custos

2 SENSÍVEIS EM RELAÇÃO AO VOLUME COMERCIALIZADO

3 RESULTADO OBTIDO APÓS ABSORÇÃO DOS CUSTOS VARIÁVEIS

4 REFLETE O MONTANTE DE RECEITAS NECESSÁRIAS PARA ABSORVER CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS E FIXAS, SEM DEIXAR QUALQUER RESULTADO

5 INSENSÍVEIS EM RELAÇÃO AO VOLUME PRODUZIDO

6 DETERMINADA EMPRESA DISTRIBUI SEIS PRODUTOS E PRECISA INDICAR OS DOIS DE PIOR DESEMPENHO PARA DESCONTINUAR SUAS PRODUÇÕES. COM A DESCONTINUAÇÃO DESTES DOIS PRODUTOS, A CAPACIDADE SERÁ APROVEITADA PARA INCREMENTAR A PRODUÇÃO DOS TRÊS MELHORES PRODUTOS. INDENTIFIQUE OS DOIS PIORES E OS TRÊS MELHORES. OBS.: OS CUSTOS FIXOS SÃO INEVITÁVEIS.

7 CERTO OU ERRADO? Num mercado competitivo, os preços praticados tornam-se parâmetros decisivos para orientação dos custos;

8 CONSIDERE AS CLASSIFICAÇÕES DE CUSTOS E FAÇA AS CORRELAÇÕES:
1 - CUSTOS COM A PRODUÇÃO 2 - CUSTOS COM A COMERCIALIZAÇÃO 3 - CUSTOS COM A ADMINISTRAÇÃO 4 - CUSTOS COM O FINANCIAMENTO DAS OPERAÇÕES ( ) Departamento de Recursos Humanos; ( ).Desperdício natural da matéria-prima, ocorrida no processo fabril; ( ) Brindes distribuídos aos clientes

9 CALCULE O PONTO DE EQUILÍBRIO DE CADA UM DOS PRODUTOS, TANTO EM UNIDADES, QUANTO EM % DO TOTAL DE UNIDADES VENDIDAS.

10 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: QUANDO ANALISAMOS ESTES CUSTOS NA BASE UNITÁRIA, OBSERVAMOS QUE SE APRESENTAM SEMPRE UNIFORMES;

11 Os preços sofrem influência apenas dos custos indiretos;
CERTO OU ERRADO? Os preços sofrem influência apenas dos custos indiretos;

12 A DIREÇÃO DESTA EMPRESA RECEBEU UMA PROPOSTA PARA ALUGAR METADE DA CAPACIDADE INSTALADA, RECEBENDO MENSALMENTE $ NA CONDIÇÃO DE GESTOR VOCÊ APROVARIA ESSA OPERAÇÃO? OBS.: OS CUSTOS FIXOS SÃO INEVITÁVEIS.

13 CERTO OU ERRADO? Os preços dos produtos e serviços praticados no mercado, especialmente nos ambientes competitivos, tornam-se parâmetros completamente desprezíveis para a orientação dos custos;

14 CERTO OU ERRADO? Atualmente, com a elevação das margens de lucro, o tema gestão dos custos assume uma importância maior.

15 O GESTOR DA EMPRESA RESOLVEU DESCONTINUAR A DISTRIBUIÇÃO DE TRÊS PRODUTOS E APROVEITAR A CAPACIDADE PARA INCREMENTAR A DISTRIBUIÇÃO DOS TRÊS PRODUTOS REMANESCENTES. QUAL O INCREMENTO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO OBTIDA COM A MEDIDA TOMADA? OBS.: OS CUSTOS FIXOS SÃO INEVITÁVEIS.

16 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: NÃO DEMONSTRAM QUALQUER SENSIBILIDADE A ALTERAÇÕES NOS VOLUMES DE PRODUÇÃO E VENDAS;

17 COMPLETAR: O PONTO DE EQUILÍBRIO DE DETERMINADO PRODUTO É REPRESENTADO PELO MONTANTE DE NECESSÁRIAS PARA ABSORÇÃO DOS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS, GERANDO RESULTADO ; NO PONTO DE EQUILÍBRIO, OS CUSTOS FIXOS NECESSARIAMENTE SÃO IGUAIS ;

18 O GESTOR DA EMPRESA RESOLVEU INVESTIR NO INCREMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA EM 50%. ISSO SIGNIFICOU UM ACRÉSCIMO DE CUSTOS FIXOS NA ORDEM DE $ SE, PARA A OPERAÇÃO COM A CAPACIDADE INCREMENTADA, OS VOLUMES DE CADA PRODUTO FOREM INCREMENTADOS EM 50%, ASSIM COMO OS PREÇOS E CUSTOS VARIÁVEIS MANTIDOS, QUAL SERÁ O NOVO RESULTADO TOTAL?

19 PERMITEM UMA ASSOCIAÇÃO OBJETIVA E IMEDIATA AOS PRODUTOS;
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: PERMITEM UMA ASSOCIAÇÃO OBJETIVA E IMEDIATA AOS PRODUTOS;

20 CONSIDERE AS CLASSIFICAÇÕES DE CUSTOS E FAÇA AS CORRELAÇÕES:
1 - CUSTOS COM A PRODUÇÃO 2 - CUSTOS COM A COMERCIALIZAÇÃO 3 - CUSTOS COM A ADMINISTRAÇÃO 4 - CUSTOS COM O FINANCIAMENTO DAS OPERAÇÕES ( ) Energia elétrica utilizada na fábrica; ( ) Gastos com comunicações atribuídos ao Departamento de Marketing; ( ) Sofre influência de uma estocagem mal planejada e de pouco giro;

21 CALCULE A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E O RESULTADO DE CADA UM DOS PRODUTOS.

22 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: NECESSITAM, PARA SUA ASSOCIAÇÃO AOS PRODUTOS, DE UM PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO;

23 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: SÃO INTEIRAMENTE SENSÍVEIS A ALTERAÇÕES NOS VOLUMES DE PRODUÇÃO E VENDAS;

24 CALCULE O PONTO DE EQUILÍBRIO DE CADA UM DOS PRODUTOS, TANTO EM UNIDADES, QUANTO EM % DO TOTAL DE UNIDADES VENDIDAS.

25 CONSIDERE AS CLASSIFICAÇÕES DE CUSTOS E FAÇA AS CORRELAÇÕES:
1 - CUSTOS COM A PRODUÇÃO 2 - CUSTOS COM A COMERCIALIZAÇÃO 3 - CUSTOS COM A ADMINISTRAÇÃO 4 - CUSTOS COM O FINANCIAMENTO DAS OPERAÇÕES ( ) Departamento de Contabilidade; ( ) Decorre da utilização do capital próprio e de terceiros; ( ) Marketing e propaganda;

26 CALCULE O PONTO DE EQUILÍBRIO DE CADA UM DOS PRODUTOS, TANTO EM UNIDADES, QUANTO EM % DO TOTAL DE UNIDADES VENDIDAS.

27 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: ESTES CUSTOS, QUANDO APRESENTADOS NA BASE UNITÁRIA, COMPORTAM-SE DE MANEIRA UNIFORME, QUALQUER QUE SEJA O VOLUME DE PRODUÇÃO E VENDAS;

28 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: ESTES CUSTOS, QUANDO APRESENTADOS NA BASE UNITÁRIA, COMPORTAM-SE DE MANEIRA FLUTUANTE, EM FUNÇÃO DE ALTERAÇÕES DO VOLUME DE PRODUÇÃO E VENDAS;

29 CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINE O CUSTO INDIRETO A SER APROPRIADO POR CADA PRODUTO.

30 Volume Receitas geradas ( - ) Custos variáveis (=) Margem de contrib.
CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINAR: PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C Volume u u u Receitas geradas ( - ) Custos variáveis (=) Margem de contrib. CUSTOS FIXOS 80.000 50.000 25.000 PONTO DE EQUILÍBRIO u u u 75.000 RESULTADO

31 CONSIDERE AS CLASSIFICAÇÕES DE CUSTOS E FAÇA AS CORRELAÇÕES:
1 - CUSTOS COM A PRODUÇÃO 2 - CUSTOS COM A COMERCIALIZAÇÃO 3 - CUSTOS COM A ADMINISTRAÇÃO 4 - CUSTOS COM O FINANCIAMENTO DAS OPERAÇÕES ( ) Folha de pagamento da contabilidade; ( ) Fretes na entrega dos produtos aos clientes; ( .).Sofre influência das políticas de financiamento aos clientes;

32 CALCULE A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E O RESULTADO DE CADA UM DOS PRODUTOS.

33 Determinado produto é vendido por $ 10,00
Determinado produto é vendido por $ 10,00. O custo variável unitário é $ 4,00 e os custos fixos totais são de $ Qual seria o menor preço de venda, sem geração de resultado positivo ou negativo (preço no ponto de equilíbrio), caso o volume fosse de unidades.

34 CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINE O CUSTO INDIRETO A SER APROPRIADO POR CADA PRODUTO.

35 Determinado produto é vendido por $ 15,00
Determinado produto é vendido por $ 15,00. O custo variável unitário é $ 8,00 e os custos fixos totais são de $ Qual seria o menor preço de venda, sem geração de resultado positivo ou negativo (preço no ponto de equilíbrio), caso o volume fosse de unidades.

36 Volume Receitas geradas ( - ) Custos variáveis (=) Margem de contrib.
CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINAR: PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C Volume u u u Receitas geradas ( - ) Custos variáveis (=) Margem de contrib. 80.000 CUSTOS FIXOS 60.000 60.000 80.000 PONTO DE EQUILÍBRIO u u u 40.000 60.000 RESULTADO

37 INDICAR 5 TIPOS DE CUSTOS DE ADMINISTRAÇÃO

38 Determinado produto é vendido por $15,00
Determinado produto é vendido por $15,00. O custo variável unitário é $ 7,00 e os custos fixos totais são de $ Qual seria o menor preço de venda, sem geração de resultado positivo ou negativo (preço no ponto de equilíbrio), caso o volume fosse de unidades.

39 Determinado produto é vendido por $10,00
Determinado produto é vendido por $10,00. O custo variável unitário é $ 6,00 e os custos fixos totais são de $ O volume vendido é de unidades. Se um desconto de 20% fosse praticado e o volume aumentasse para unidades, a empresa teria uma variação do resultado de

40 CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINE O CUSTO INDIRETO A SER APROPRIADO POR CADA PRODUTO.

41 OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS
OS CUSTOS PODEM SER FIXOS, VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS. INDIQUE A CLASSIFICAÇÃO CORRETA, DIANTE DO CONCEITO A SEGUIR: Não demonstram qualquer sensibilidade a alterações nos volumes de produção e vendas;

42 Determinado produto é vendido por $20,00
Determinado produto é vendido por $20,00. O custo variável unitário é $ 16,00 e os custos fixos totais são de $ O volume vendido é de unidades. Se um desconto de 10% fosse praticado e o volume aumentasse para unidades, a empresa teria uma variação do resultado de

43 CALCULE A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E O RESULTADO DE CADA UM DOS PRODUTOS.

44 Determinado produto é vendido por $100,00
Determinado produto é vendido por $100,00. O custo variável unitário é $ 60,00 e os custos fixos totais são de $ O volume vendido é de unidades. Se um desconto de 20% fosse praticado e o volume aumentasse para unidades, a empresa teria uma variação do resultado de

45 Determinado produto é vendido por $ 3,00
Determinado produto é vendido por $ 3,00. O custo variável unitário é $ 1,00 e os custos fixos totais são de $ O volume vendido é de unidades. Se um desconto de $1,00 fosse praticado e o volume aumentasse para unidades, a empresa teria uma variação do resultado de

46 CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINE O CUSTO INDIRETO A SER APROPRIADO POR CADA PRODUTO.

47 Determinado produto é vendido por $30,00
Determinado produto é vendido por $30,00. O custo variável unitário é $ 20,00 e os custos fixos totais são de $ O volume vendido é de unidades. Se um desconto de 20% fosse praticado e o volume aumentasse para unidades, a empresa teria uma variação do resultado de

48 Determinado produto é vendido por $ 20,00
Determinado produto é vendido por $ 20,00. O custo variável unitário é $ 18,00 e os custos fixos totais são de $ Qual seria o menor preço de venda, sem geração de resultado positivo ou negativo (preço no ponto de equilíbrio), caso o volume fosse de unidades.

49 QUAL DOS TRÊS É O MELHOR PRODUTO DA EMPRESA?
CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINAR: PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C Volume u u u Preço unitário 50,00 60,00 30,00 (-) Custo variável unit. 30,00 51,00 20,00 (=) Margem contrib. unit. 20,00 9,00 10,00 CUSTOS FIXOS 80.000 60.000 50.000 OCUPAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA 80% 90% 85% QUAL DOS TRÊS É O MELHOR PRODUTO DA EMPRESA?

50 CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINE O CUSTO INDIRETO A SER APROPRIADO POR CADA PRODUTO.

51 Determinado produto é vendido por $50,00
Determinado produto é vendido por $50,00. O custo variável unitário é $ 32,00 e os custos fixos totais são de $ Qual seria o menor preço de venda, sem geração de resultado positivo ou negativo (preço no ponto de equilíbrio), caso o volume fosse de unidades.

52 QUAL DOS TRÊS É O MELHOR PRODUTO DA EMPRESA?
CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINAR: PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C Volume u u u Preço unitário 50,00 60,00 30,00 (-) Custo variável unit. 30,00 51,00 20,00 (=) Margem contrib. unit. 20,00 9,00 10,00 CUSTOS FIXOS 80.000 70.000 OCUPAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA 90% 90% 90% QUAL DOS TRÊS É O MELHOR PRODUTO DA EMPRESA?

53 INDICAR 5 TIPOS DE CUSTOS DA PRODUÇÃO

54 CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR, DETERMINE O CUSTO INDIRETO A SER APROPRIADO POR CADA PRODUTO.


Carregar ppt "Perguntas de Gestão Estratégica de Custos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google