A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etapas de produção da revista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etapas de produção da revista"— Transcrição da apresentação:

1 Etapas de produção da revista

2 I. Definições da revista
II. Reunião de pauta III. Espelho da revista IV. Redação do texto V. Coleta de imagens VI. Projeto Gráfico VII. Diagramação VIII. Produção Gráfica

3 I. Definições Revista Publicação periódica que trata de assuntos gerais ou específicos. É produzida em forma de brochura (junção de cadernos), costurada ou colada. Seu formato é variado, porém dificilmente ultrapassa formatos em torno da série A-3 (420 mm x 297 mm).

4 I. Definições Nome da revista Nome da editora Gênero da revista
É a definição do segmento de atuação da revista: Variedades – Veja, Época, Carta Capital Feminina – Claudia, Nova, Marie Claire Masculina – Men’s Health, Playboy Moda – Elle, Vogue, Manequim Educação – Nova Escola Viagem – Viagem e Turismo, Viaje Aqui

5 Perfil das leitoras de Claudia
I. Definições Leitor Determinação do perfil do leitor Perfil das leitoras de Claudia Sexo Classe social Idade (em anos) M F A B C 10 a 19 20 a 24 25 a 39 40 a 49 + de 50 13% 87% 21% 41% 28% 14% 33% 18%

6 I. Definições Tiragem Quantidade de exemplares;
Revista com espaço para anunciantes é importante ter auditoria da tiragem e circulação; Órgãos que certificam: IVC, PriceWaterhouse.

7 I. Definições Seções A revista é composta de diversos tipos de artigos. Cada um deles deve pertencer a uma classificação. Moda: para a leitora antenada com a moda e que busca praticidade e conforto. Beleza e saúde: para a leitora que deseja conhecer os melhores recursos em tratamento de beleza, ter boa nutrição, manter estilo de vida mais saudável e sentir-se bem emocionalmente. Amor/Sexo/Casamento: para a leitora que quer casar, constituir uma família, construir e cuidar da relação. Casa, comida, consumo: para a leitora que valoriza ter uma casa bonita, prática, confortável e aconchegante.

8 I. Definições Seções Atualidades e gente: para a leitora que quer estar antenada com todos os assuntos e não só com a própria vida. Carreira e dinheiro: para a leitora que busca sucesso, independência financeira e que sonha em ter uma posição atuante na sociedade. Busca equilíbrio entre a vida profissional e familiar. Relacionamento em família: para a leitora gregária, profundamente ligada à família, independente de ser casada ou solteira. Psicologia, emoção, espiritualidade: para a leitora que busca desenvolver seu lado espiritual, o equilíbrio emocional, a solidariedade e a família.

9 II. Reunião de pauta Sugestão de artigos para cada seção Moda
Sexy e linda aos 20, 30, 40 anos 9 modelos para desfilar na praia Beleza e saúde Aprenda a fazer 15 penteados práticos Técnicas que deixam os dentes mais brancos e fortes

10 III. Espelho da revista Mapa da revista com indicação do que entra em cada página Edição nº 1 – junho/2012 capa Editorial Expediente sumário Moda Moda Beleza Beleza Amor 2ª capa anúncio 1 2 3 4 5 6 7 8 Amor Amor Amor Carreira Carreira Gente 3ª capa anúncio 4ª capa anúncio 9 10 11 12 13 14 15 16

11 IV. Redação do texto Adotar linguagem condizente com o leitor.
Elementos necessários para produzir o texto dos artigos: Título da matéria Lead/Subtítulo – resumo introdutório do assunto abordado na matéria Nome do redator, jornalista Olhos – frase que resume o assunto principal de cada página Entretítulos – frase curta entre blocos de texto

12 Seção Título Subtítulo/Lead Olho Nome do redator
Profa. Neusa F. K. Nishida

13 Entretítulo

14 V. Coleta de imagens Fotos;
Ilustrações: caricatura, traços preto e branco; Infográficos: são quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir uma informação visualmente.

15 Ilustração

16 Ilustração

17 Infográfico

18 Infográfico

19 Infográfico

20 Infográfico

21 Infográfico

22 Criação do projeto gráfico
VI. Projeto Gráfico Criação do projeto gráfico definição de formato; acabamento: lombada canoa ou quadrada; criação dos logotipos das seções; elaboração do rodapé da revista; escolha dos tipos de letras para títulos dos artigos e textos; quantidade de colunas; seleção dos tipos de imagens: fotos, ilustração, infográfico.

23 VII. Diagramação Capa; Editorial; Sumário; Expediente;
Páginas internas; Anúncios. Dicas importantes: Usar cores na escala CMYK; Exportar fotos, ilustrações em arquivo com extensão tiff.

24 VIII. Produção Gráfica Definição do tipo de papel; Orçamento.


Carregar ppt "Etapas de produção da revista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google