A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação
Autores de destaque na Psicologia da Educação em Portugal Docente: Nuno Côrte-Real Discentes: Ana Fernandes Dany Gonzaga João Carronha Mariana Castro Mariana Teixeira Raquel Sousa 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

2 Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII
Francisco Adolfo Coelho ( ) João de Deus ( ) Ribeiro Sanches ( ) Almeida Garrett ( ) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental ( ) Agostinho da Silva ( ) Luís António Verney ( ) Alexandre Herculano ( )

3 George Agostinho Baptista da Silva
Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: Nada pode ser ensinado por imposição Professor como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento. Professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los. Quinto Império: educar é dar meios de expressão à sua capacidade criadora e de comunicação

4 Aplicabilidade prática
No processo ensino-aprendizagem, o professor como mediador. Importante a interacção com os alunos, com o objectivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. Professores de educação física, não podem ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade... Nas aulas de Educação Física devemos promover a autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir, de relaccionar com os outros.

5 Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII
Francisco Adolfo Coelho ( ) Barahona Fernandes ( ) João de Deus ( ) Ribeiro Sanches ( ) Almeida Garrett ( ) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental ( ) Agostinho da Silva ( ) Luís António Verney ( ) Alexandre Herculano ( )

6 Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII
Francisco Adolfo Coelho ( ) Barahona Fernandes ( ) João de Deus ( ) Ribeiro Sanches ( ) Almeida Garrett ( ) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental ( ) Agostinho da Silva ( ) João dos Santos ( ) Luís António Verney ( ) Alexandre Herculano ( )

7 Desde… 1913 …até 1987 João dos santos 1951
1939 especializando-se em psiquiatria 1945 hospital Júlio de Matos 1946 Vai para França trabalhar com grandes nomes da psicologia 1951 Funda e dirige os dois primeiros centros psicopedagogicos em Portugal 1955/56/58/71/73 participa na fundação de diversas associações 1975 Casa da Praia 1979 faculdade de Psicologia de Lisboa …até 1987 João dos santos

8 Importância nós professores?
Quem foi? Médico e psicanalista O seu trabalho centrou-se na criança e nos seus problemas e perturbações em ensino especial. Pedagogia terapêutica Importância nós professores? Como devemos proceder ao depararmo-nos com crianças com problemas Através de etapas: Observação Diagnóstico Decisão Intervenção Conclusão

9 Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII
Francisco Adolfo Coelho ( ) Barahona Fernandes ( ) José Francisco Pacheco (1951) João de Deus ( ) Ribeiro Sanches ( ) Almeida Garrett ( ) séc. XXI séc. XVII Antero de Quental ( ) Agostinho da Silva ( ) João dos Santos ( ) Luís António Verney ( ) Alexandre Herculano ( )

10 José Francisco Pacheco (A Escola da Ponte)

11 Quem é? Educador Português Mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP
Especialista em Música e em Leitura e Escrita Nasceu no dia 10 de Maio de 1951

12 Contribuição para o futuro Professor
Fuga aos modelos Tradicionais Educação direcionada para a Prática Liberdade, responsabilidade e solidariedade entre os alunos Autonomia dos Alunos

13 Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII
Francisco Adolfo Coelho ( ) Barahona Fernandes ( ) José António Pacheco (1951) João de Deus ( ) Ribeiro Sanches ( ) Almeida Garrett ( ) séc. XXI séc. XVII António Nóvoa (1954) Antero de Quental ( ) Agostinho da Silva ( ) João dos Santos ( ) Luís António Verney ( ) Alexandre Herculano ( )

14 “O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente” Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa - FPCEUL Atualização metodológica para desenvolver praticas pedagógicas mais eficientes Saber não é imutável Reciclar conhecimentos e procedimentos teóricos Melhor intervenção

15 Friso Cronológico João de Deus (1830-1896) séc. XXI séc. XVII
Francisco Adolfo Coelho ( ) Barahona Fernandes ( ) José António Pacheco (1951) João de Deus ( ) Ribeiro Sanches ( ) Almeida Garrett ( ) Luíza Cortesão séc. XXI séc. XVII António Nóvoa (1954) Antero de Quental ( ) Agostinho da Silva ( ) João dos Santos ( ) Luís António Verney ( ) Alexandre Herculano ( )

16 Luiza Cortesão Quem é? Professora Catedrática na FPCEUP;
Integra o núcleo de investigação PIEF Realizou profundas reflexões Tratou problemáticas como a diversidade e multiculturalidade


Carregar ppt "Psicologia da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google