A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textos dos media Maria Serafina Roque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textos dos media Maria Serafina Roque"— Transcrição da apresentação:

1 Textos dos media Maria Serafina Roque
(adaptado do material que integra o manual Novas Leituras – 7)

2 Textos dos media Crónica Notícia Reportagem Entrevista Publicidade

3 Notícia Uma notícia é a narração objetiva e sem comentários pessoais de uma situação ou de um acontecimento verdadeiro e atual (duração de 24 horas), de interesse público.

4 Estrutura Antetítulo (nem sempre) Título Subtítulo (nem sempre)
Assinatura do jornalista (quase sempre) Lead – Quem? O quê? Quando? Onde? Corpo da notícia – Como? e/ou Porquê?

5 Linguagem Simples, clara, objetiva/unissignificativa;
Uso da norma padrão; Frases de tipo declarativo; Predomínio do nome e do verbo; Discurso na 3.ª pessoa gramatical.

6 Reportagem Uma reportagem tem por base uma notícia de grande impacto, em que se faz o relato pormenorizado e aprofundado de um acontecimento atual. Implica a deslocação do repórter ao local do acontecimento, para anotar o que vê, ouve e sente. Apresenta, normalmente, a descrição do ambiente, integrando falas das pessoas ligadas ao assunto. Não raro, possui manifestações de subjetividade do jornalista, derivadas da sua interpretação dos factos, daí que seja sempre assinada.

7 Estrutura Antetítulo (nem sempre) Título Subtítulo (nem sempre)
Lead – normalmente destacado Assinatura (do repórter) Corpo da reportagem – normalmente, com suporte de imagens, como complemento da informação

8 Linguagem Objetiva, mas com traços de subjetividade;
Recurso à adjetivação; Predomínio do discurso de 3.ª pessoa, embora também haja marcas da 1.ª pessoa gramatical; Presença da narração, mas também da descrição; Uso da norma padrão (embora se notem preocupações estilísticas).

9 Entrevista A finalidade de uma entrevista é, fundamentalmente, dar a conhecer alguém de um modo mais pessoal, fornecendo aspetos importantes da sua vida e personalidade, ou, então, mostrar o(s) seu(s) ponto(s) de vista sobre um determinado assunto.

10 Estrutura Título (entrevista impressa)
Introdução (quase sempre): apresentação da(s) pessoa(s) entrevistada(s), do lugar e do motivo da entrevista Pergunta/resposta (entrevistador/entrevistado) Conclusão (nem sempre): comentário do entrevistador sobre a personalidade do(s) entrevistado(s) e/ou do seu trabalho

11 Linguagem Frases do tipo interrogativo;
Discurso nas 1.ª e 2.ª pessoas gramaticais; Utilização do discurso direto; Uso da norma padrão (embora o registo de língua dependa dos intervenientes na conversa).

12 Publicidade A publicidade é uma forma de comunicação que consiste num conjunto de técnicas, atividades e meios utilizados para divulgação e promoção de um produto ou serviço, comercial ou não. Finalidade – influenciar o recetor, levando-o a comprar algo ou a agir de determinada forma.

13 Publicidade Comercial
Tem a função induzir o recetor a adquirir um produto ou serviço.

14

15 Publicidade não Comercial
Procura modificar o comportamento do recetor, de modo a que haja um benefício individual ou coletivo, sem qualquer fim lucrativo.

16

17 Princípios Publicitários
Despertar a Atenção Suscitar o Interesse Criar o Desejo Facilitar a Memorização Levar à Ação (AIDMA: acrónimo que define os objetivos da publicidade)

18 Estrutura Slogan: frase ou expressão original, concisa, simples, de tal modo que facilite a sua memorização e desperte empatia. Imagem (icónica ou acústica): preferencialmente colorida/harmoniosa para chamar a atenção. Texto argumentativo: complemento do slogan e da ilustração, que fornece pormenores mais detalhados sobre o que é anunciado. Símbolo/marca: facilmente identificável com o produto.

19 Linguagem Linguagem concisa, simples (aparentemente) e original;
Incidência na 2.ª pessoa gramatical; Frases curtas e incisivas; Reforço das afirmações pela sugestão; Poder evocativo, persuasivo; Recorrência à polissemia/conotação e à rima; Uso privilegiado do imperativo/conjuntivo e do vocativo; Emprego de vários recursos expressivos.

20 Exemplos de Recursos de Retórica
Trocadilhos: “Vá para fora cá dentro!” Rima: “Portugal ouve a Comercial!” Adjetivação abundante e expressiva: “Bilhete de um dia… económico, prático, saltitante.” Metáforas: “Azeite, o sol à sua mesa!” Personificações: “Pousadas de Portugal… Aqui até o campo descansa.”


Carregar ppt "Textos dos media Maria Serafina Roque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google