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II ENCONTRO DE GESTÃO DIRAD - FIOCRUZ
O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ÁREA DE NEGÓCIO DE GÁS E ENERGIA DA PETROBRAS RJ, 29 de outubro de 2007
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AVISO As apresentações podem conter previsões acerca de eventos futuros. Tais previsões refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia. Os termos antecipa", "acredita", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "projeta", "objetiva", "deverá", bem como outros termos similares, visam a identificar tais previsões, as quais, evidentemente, envolvem riscos ou incertezas previstos ou não pela Companhia. Portanto, os resultados futuros das operações da Companhia podem diferir das atuais expectativas, e o leitor não deve se basear exclusivamente nas informações aqui contidas. A Companhia não se obriga a atualizar as apresentações e previsões à luz de novas informações ou de seus desdobramentos futuros. Aviso aos Investidores Norte-Americanos: A SEC somente permite que as companhias de óleo e gás incluam em seus relatórios arquivados reservas provadas que a Companhia tenha comprovado por produção ou testes de formação conclusivos que sejam viáveis econômica e legalmente nas condições econômicas e operacionais vigentes. Utilizamos alguns termos nesta apresentação, tais como descobertas, que as orientações da SEC nos proíbem de usar em nossos relatórios arquivados.
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AGENDA: A PETROBRAS Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Desdobramento do Plano Estratégico Monitoração Novo Ciclo Principais desafios
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A PETROBRAS Organagrama:
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A PETROBRAS Lucro Líquido (2006) R$ 25,919 milhões Reservas provadas SEC (2006) bilhões de barris de óleo e gás equivalente Plataformas de produção 103 (76 fixas e 27 flutuantes) Unidades fabris 16 refinarias + 3 fábricas de fertilizantes Produção (2006) 1.920 mil barris de petróleo/dia 42 Milhões m3 de gás/dia Empregados (2007) Controladora: (GE: 1.477) Sistema Petrobras: Investimento Plano de Negócios US$ 112,4 bilhões Dutos (2007) 6.481Km Geração de Energia GN: MW, OD: 31 MW, PCH: 16 MW
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Formulação Estratégica
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Objetivos: Senso de direção e continuidade no longo prazo Flexibilidade e agilidade O PROCESSO Premissas Formulação Estratégica Desdobramento Monitoramento
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ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Premissas ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO DIAGNÓSTICO INTERNO FORMULAÇÃO DE CENÁRIOS PONTOS FRACOS CENÁRIOS CORPORATIVOS PONTOS FORTES AMEAÇAS OPORTUNIDADES CENÁRIOS FOCAIS
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Cenários Corporativos: Premissas Macroeconômicas
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Cenários Corporativos: Premissas Macroeconômicas Indicadores PIB – Mundo (% ao ano) – PPP 4,2 4,3 PIB – América Latina (% ao ano) – PPP (*) 3,7 3,9 PIB – Brasil (% ao ano) 4,0 Taxa de Câmbio (R$/US$) 2,50 2,18 Preços de Derivados Parametrizados pelos preços do mercado internacional, sem alteração nos preços relativos (*) PPP – paridade do poder de compra
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Aspectos Regulatórios (Lei do Gás)
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Cenários Focais: Estudo do “caminho” que diversas variáveis irão seguir (responder as incertezas) Demanda de Gás Natural Aspectos Regulatórios (Lei do Gás) Demanda de Energia Elétrica Aspectos Ambientais (Mudanças Climáticas) Fontes alternativas de energia Inovação Tecnológica Oferta de Energia Elétrica
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Formulação Estratégica
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Formulação Estratégica MISSÃO CENÁRIOS VISÃO ESTRATÉGIAS
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Formulação Estratégica
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Formulação Estratégica PETROBRAS Missão 2020 Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Visão 2020 Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse
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Estratégia Corporativa
2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia Formulação Estratégica Estratégias por Segmento de Negócio Estratégia Corporativa Comprometimento com o desenvolvimento sustentável Crescimento Integrado Rentabilidade Responsabilidade Social e Ambiental Ampliar a atuação nos mercados-alvo de petróleo, derivados, petroquímico, gás e energia, biocombustíveis e distribuição, sendo referência mundial como uma empresa integrada de energia Crescer produção e reservas de petróleo e gás, de forma sustentável, e ser reconhecida pela excelência na atuação em E&P Expandir a atuação integrada em refino, comercialização, logística e distribuição com foco na Bacia do Atlântico Desenvolver e liderar o mercado brasileiro de gás natural e atuar de forma integrada nos mercados de gás e energia elétrica com foco na América do Sul Ampliar a atuação em petroquímica no Brasil e na América do Sul, de forma integrada com os demais negócios do Sistema PETROBRAS Atuar, globalmente, na comercialização e logística de biocombustíveis, liderando a produção nacional de biodiesel e ampliando a participação no negócio de etanol Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia E&P Downstream (RTC) Distribuição Gás & Energia Petroquímica Biocombustíveis
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METODOLOGIA BALANCED SCORECARD
3. Desdobramento do Plano Estratégico Desdobramento METODOLOGIA BALANCED SCORECARD OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ESTRATÉGIAS INDICADORES METAS
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EXEMPLO HIPOTÉTICO DE UM MAPA ESTRATÉGICO BSC
3. Desdobramento do Plano Estratégico EXEMPLO HIPOTÉTICO DE UM MAPA ESTRATÉGICO BSC Desdobramento Consolidar liderança FINANCEIRA Aumentar Receitas MERCADO Aumentar barreiras de entrada Dominar segmento industrial Indicador: market share Meta: 69% PROCESSOS INTERNOS Prover soluções tecnológicas para clientes Aumentar qualidade do produto Interiorizar distribuição APRENDIZADO Domínio da nova tecnologia Criatividade e iniciativa Responsabilidade sócio-ambiental
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3. Desdobramento do Plano Estratégico
Prover soluções tecnológicas para clientes Interiorizar distribuição Aumentar barreiras de entrada Dominar segmento industrial Aumentar Receitas Aumentar qualidade do produto Domínio da nova tecnologia Criatividade e iniciativa Responsabilidade sócio-ambiental Consolidar liderança APRENDIZADO PROCESSOS INTERNOS MERCADO FINANCEIRA INICIATIVAS ESTRATÉGICAS (PROJETOS) DEFINIÇÃO DE RECURSOS E RESPONSABILIDADES (GERÊNCIAS)
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EXECUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO CENÁRIOS
4. Monitoramento Monitoramento EXECUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO CENÁRIOS INICIATIVAS ESTRATÉGICAS CENÁRIO DE REFERÊNCIA Acompanhamento períodico Acompanhamento períodico Sistema de consequências e ajustes Sistema de ajustes
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Monitoramento da Execução do Plano Estratégico
5. Novo Ciclo Monitoramento da Execução do Plano Estratégico Novo ciclo de planejamento Monitoramento dos cenários Novas informações e análises (IC)
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Estratégias Emergentes
6. Principais Desafios Comunicação 2. Aderência do Plano Estratégico 3. Garantia de execução 4. Capacidade em prover soluções novas e rápidas Estratégias Emergentes
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6. Principais Desafios
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Obrigada!! Jacqueline Kellen Ribeiro PETROBRAS/ Área de Gás e Energia/ Gerência de Planejamento Estratégico Av. Almirante Barroso, 81 33º andar – Centro RJ-RJ Fone:
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