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Na década de 90 -protocolo IP A partir de 1992 começaram a ser desenvolvidos programas que ofereciam este serviço de forma gratuita(MSN Messenger, Yahoo.

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2 Na década de 90 -protocolo IP A partir de 1992 começaram a ser desenvolvidos programas que ofereciam este serviço de forma gratuita(MSN Messenger, Yahoo Messenger, Sightpeed, Skype).

3 3G 1G 2G 4G?

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5 Utilizada apenas por computadores
Produto disponível apenas no mercado internacional. Atrativo e amigável, visa facilitar a vida cotidiana do indivíduos.

6 ADMINISTRAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA GILLETTE Preparado pelo professor Marco Aurélio Bouzada, da ESPM-RJ.

7 Histórico Em 1901, king. C. Gillette inventou (a partir de um modelo pré-existente em forma de “T”), patenteou, produziu e comercializou um sistema de barbear que utilizava lâminas descartáveis e intercambiáveis em um aparelho de longa durabilidade. Foi o começo da era de produtos descartáveis e nesse âmbito surgiu a empresa Gillette nos Estados Unidos na cidade de Boston.

8 Quatro anos depois a Gillette inaugurava a sua primeira unidade de produção fora dos Estados Unidos: na França (Paris), visando abastecer a crescente demanda do mercado europeu. Desde os seus primórdios até o princípio dos anos 70, a Gillette construiu seus negócios baseados no êxito do aparelho de barbear de lâminas de duplo fio, além de produzir diversas outras linhas de produtos.

9 A Gillette conta atualmente com fábricas em 19 países nos 5 continentes.
Sempre foi uma empresa pujante em sua atividade comercial e uma das primeiras a utilizar mídia eletrônica . No Brasil, no ano de 1968, a Gillette introduziu o aparelho Techmatic (de carga com fita contínua), um revolucionário sistema de carga com fita contínua que possibilitava uma qualidade no barbear significativamente superior ao que existia até então.

10 Seguindo o processo evolutivo, no ano de 1975 lançou G II, o sistema de barbear com lâminas paralelas e intercambiáveis. Já em 1977, a empresa lançou no mercado brasileiro o Prestobarba, primeiro aparelho de barbear descartável de lâminas paralelas. Em 1980, ocorreu o lançamento do Atra, um novo aparelho com lâminas de ação móvel, em que a cabeça do aparelho tem liberdade para se mover (se inclinar) em relação ao cabo.

11 Em 1987 e 1988 a Gillette trouxe inovações importantes para o mercado, Lançou o Atra Plus e o G II Plus, que ofereciam o diferencial da fita lubrificante. Em 1992, de acordo com sua estratégia inovadora e pioneira, a Gillette lançou o Daisy Plus, primeiro aparelho para depilação feminina. Em 1993 a Gillette lançou no Brasil o Sensor, um produto revolucionário designado de “o produto do futuro”.

12 Até meados de 1992, o Sensor já havia sido
Um novo produto com o objetivo desuperar todos os sistemas de barbear existentes. De acordo com todo o histórico de inovações da Gillette, esse passou a ser o mais avançado sistemas de barbear do mercado. Conseguiu reunir um conjunto de inovações tecnológicas que proporcionam um barbear inigualável, mais rente, mais suave e de conforto extraordinário pra o usuário. Até meados de 1992, o Sensor já havia sido

13 lançado com sucesso em todos os continentes (mais de 50 países), superando a marca de 40 milhões de aparelhos vendidos. Em relação a estratégia de marketing deste produto, este se posicionou de forma a emprestar à Gillette a imagem de uma empresa jovem, dinâmica e pioneira. No lançamento do Sensor, a Gillette desenvolveu um “bombardeio publicitário”.

14 O Mach 3 Considerado a “revolução das lâminas, o Mach3 da Gillette, novo aparelho de barbear com três lâminas foi lançado nos Estados Unidos em julho de 1998. A preocupação - no início da década de 90 - da empresa era idealizar e comercializar um produto com margem de lucro maior. Era preciso, então, criar um produto novo e que tivesse algum apelo para ser vendido mais caro. Mas além disso o custo do produto teria que ser baixo para a margem ser alta.

15 Isso foi resolvido através de uma mudança na concepção do processo.
Mas como incluir um terceira lâmina sem aumentar significativamente o custo da fabricação ?? Isso foi resolvido através de uma mudança na concepção do processo. O projeto de criação do Mach 3 foi desenvolvido durante seis anos por uma equipe de mais de 500 engenheiros com diplomas no MIT e em Standford

16 Da prancheta à fábrica, custou 750 milhões de dólares, com pesquisa tecnológica fortemente embasada em engenharia de materiais (de modo a direcionar a escolha do material das lâminas) e em química. A Gillette reservou uma verba de 300 milhões de dólares para a campanha de divulgação do novo barbeador no ano de seu lançamento, com o objetivo de convencer o consumidor na compra do novo produto.

17 Considerações Finais Nos estudos de caso observa-se que todos utilizaram a inovação como forma de participarem de um mercado altamente competitivo, utilizando novas ou aprimorando produtos e serviços e o conceito de PeD. Surgem novos mercados, novas tecnologias e novas regras políticas a serem seguidas. O desenvolvimento tecnológico e a qualificação irão recolocar as pessoas em ramos que elas tenham mais perspectivas para que elas não fiquem desempregadas. Ensinar e adaptar essas pessoas ativas a utilizarem essas novas tecnologias, conforme as tecnologias irão mudando com o tempo.

18 Tratamentos diferenciados diretos com o cliente (serviço a cliente, marketing e venda e logística) são ótimos para garantir a fidelidade entre empresa e cliente possível em identificar a opinião dos consumidores em relação à empresa. Para isso os produtos deverão ser de qualidade e assegurar bem-estar para os consumidores. Porém essas empresas tiveram que mudar seu comportamento na questão ambiental por pressões políticas e dos consumidores para que reduzam seus impactos durante sua produção e pós-produção. Assim algumas empresas reciclam uma parte dos resíduos sobrados do processo. Já que os gastos são bem menores quando previne a poluição do que recuperar áreas degradadas e a imagem das empresas fica comprometido por causarem estes acidentes.

19 Alexandre Bárbara Marcone Marisa Tiago C. Vanessa


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