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LOGÍSTICA LOGÍSTICA ENXUTA ENXUTA Em busca da Excelência. MARCILIO CUNHA.

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1 LOGÍSTICA LOGÍSTICA ENXUTA ENXUTA Em busca da Excelência. MARCILIO CUNHA

2 O que significa Sistema Enxuto ?

3 SISTEMA ENXUTO O termo enxuto, como tradução LEAN, surgiu O termo enxuto, como tradução LEAN, surgiu para adjetivar o Sistema Toyota de Produção. para adjetivar o Sistema Toyota de Produção.

4 SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA É o gerenciamento da produção cujo objetivo É o gerenciamento da produção cujo objetivo é o aumento do lucro através da redução dos é o aumento do lucro através da redução dos custos. custos. Este objetivo, somente poderá ser atingido Este objetivo, somente poderá ser atingido através da identificação e eliminação das através da identificação e eliminação das perdas, isto é, atividades que não agregam perdas, isto é, atividades que não agregam valor ao produto. valor ao produto.

5 Logística é o gerenciamento de se fazer Logística é o gerenciamento de se fazer chegar o produto certo, na quantidade chegar o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e com o nas condições estabelecidas e com o mínimo de custo. mínimo de custo.

6 A missão da logística é integrar A missão da logística é integrar a cadeia de abastecimento e a cadeia de abastecimento e aumentar a eficiência de todos aumentar a eficiência de todos os processos. os processos.

7 Para isso a empresa precisa otimizar Para isso a empresa precisa otimizar o fluxo de produtos e de informações. o fluxo de produtos e de informações. Toda vez que envolver atividades Toda vez que envolver atividades de transporte, armazenagem e de transporte, armazenagem e distribuição física, estaremos distribuição física, estaremos no campo da logística. no campo da logística.

8 A logística é para todos. A logística é para todos. Importante é ter os processos certos, Importante é ter os processos certos, seguir a padronização e ser rigoroso seguir a padronização e ser rigoroso nos procedimentos. nos procedimentos.

9 É ótimo que o processo seja desenvolvido É ótimo que o processo seja desenvolvido com os nossos parceiros, e esse tipo de com os nossos parceiros, e esse tipo de iniciativa está se tornando a melhor iniciativa está se tornando a melhor forma de conseguir uma boa execução. forma de conseguir uma boa execução. É preciso reunir as pessoas É preciso reunir as pessoas em torno de uma boa idéia em torno de uma boa idéia em comum. em comum.

10 A capacidade de inovar e diferenciar-se A capacidade de inovar e diferenciar-se parece ser a única característica capaz parece ser a única característica capaz de gerar desempenho superior para as de gerar desempenho superior para as empresas. empresas.

11 Estimular o conhecimento,o talento Estimular o conhecimento,o talento e a criatividade das pessoas, para e a criatividade das pessoas, para que as empresas possam gerar as que as empresas possam gerar as inovações e diferenciações em inovações e diferenciações em serviço. serviço.

12 O que significa Logística Enxuta ?

13 Logística Enxuta Envolve iniciativas que visam a criação Envolve iniciativas que visam a criação de valor para os clientes mediante um de valor para os clientes mediante um serviço logístico realizado com o menor serviço logístico realizado com o menor custo total para os integrantes da custo total para os integrantes da cadeia de suprimentos. cadeia de suprimentos.

14 Sua empresa ganha dinheiro Sua empresa ganha dinheiro com todos os seus clientes? com todos os seus clientes? Os mais lucrativos são os que Os mais lucrativos são os que compram os maiores volumes? compram os maiores volumes? Muitos responderiam sim ou provavelmente. Quando a melhor resposta talvez fosse nem sempre. nem sempre.

15 Atualmente não basta apenas saber Atualmente não basta apenas saber o quanto se vende e para que se vende. o quanto se vende e para que se vende. É fundamental identificar também É fundamental identificar também o quanto se ganha efetivamente o quanto se ganha efetivamente com cada cliente. com cada cliente. Conseguir identificá-los significa Conseguir identificá-los significa saber em que se deve alocar saber em que se deve alocar esforços de venda e logística. esforços de venda e logística.

16 Identificar quanto custa servir Identificar quanto custa servir cada cliente da empresa: cada cliente da empresa: identifique todas as atividades necessárias identifique todas as atividades necessárias para conquistar, atender e manter um para conquistar, atender e manter um cliente. cliente. calcule o custo de cada uma dessas calcule o custo de cada uma dessas atividades. atividades. identifique o quanto cada cliente identifique o quanto cada cliente consome dessas atividades. consome dessas atividades.

17 O Custo de Servir pode embasar algumas decisões O Custo de Servir pode embasar algumas decisões estratégicas: estratégicas: política de preços diferenciados por política de preços diferenciados por tipo de cliente. tipo de cliente. em quais clientes deve-se investir. em quais clientes deve-se investir. quanto e como investir em cada cliente. quanto e como investir em cada cliente. definição de mix de produtos e serviços definição de mix de produtos e serviços por tipo de cliente. por tipo de cliente. promoções e ações de marketing diferenciadas. promoções e ações de marketing diferenciadas.

18 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

19 Compras. Compras. Movimentação Movimentação de materiais. de materiais. Contabilidade. Contabilidade. Processamento Processamento de pedidos de pedidos Previsão de vendas. Previsão de vendas. Gerenciamento de Gerenciamento de transporte. transporte. Vendas. Vendas. Armazenagem. Armazenagem. Finanças. Finanças. Produção. Produção. Programação. Programação. Gerenciamento de Gerenciamento de estoques. estoques. Embalagem. Embalagem. Encomenda. Encomenda. Nota Fiscal. Nota Fiscal. Fornecedores Revendedores ou clientes Serviço logístico ao consumidor Empresa Vinculos legais Alianças estratégicas Cooperações Vinculos operacionais Troca de informações Os domínios da Logística

20 Logística Enxuta James Womack e Daniel Jones Lean Solution – Soluções Enxutas (2005) Introduziram o conceito de Consumo Enxuto. a idéia não é que os clientes comprem menos a idéia não é que os clientes comprem menos e sim que tenham menos dificuldades. e sim que tenham menos dificuldades. menos aborrecimentos no momento de usar, menos aborrecimentos no momento de usar, de consumir os produtos e serviços que de consumir os produtos e serviços que adquirem. adquirem.

21 Logística Enxuta Assim como as empresas adotaram práticas Assim como as empresas adotaram práticas com objetivo de eliminar ineficiências em com objetivo de eliminar ineficiências em seus processos de produção. seus processos de produção. Seria o momento, de se pensar em tomar Seria o momento, de se pensar em tomar iniciativas que permitam aos clientes uma iniciativas que permitam aos clientes uma experiência de compra e/ou consumo mais experiência de compra e/ou consumo mais eficiente e com menos sacrifício. eficiente e com menos sacrifício.

22 Logística Enxuta Princípios do Consumo Enxuto : solucionar totalmente o problema do cliente. solucionar totalmente o problema do cliente. assegurar que todos os produtos e serviços assegurar que todos os produtos e serviços funcionem juntos. funcionem juntos. não desperdiçar o tempo do cliente. não desperdiçar o tempo do cliente. oferecer exatamente o que o cliente deseja. oferecer exatamente o que o cliente deseja. FONTE : Womack and Jones, Lean Solutions-2005

23 Logística Enxuta Princípios do Consumo Enxuto: oferecer o que o cliente quer exatamente oferecer o que o cliente quer exatamente onde ele deseja. onde ele deseja. oferecer o que o cliente quer, onde ele quer oferecer o que o cliente quer, onde ele quer e exatamente quando é desejado. e exatamente quando é desejado. agregar continuamente soluções para reduzir agregar continuamente soluções para reduzir tempo e aborrecimentos do cliente. tempo e aborrecimentos do cliente. FONTE : Womack and Jones, Lean Solutions-2005

24 Embora os Princípios do Consumo Enxuto tenham sido enunciados pensando no consumidor final, eles são também adaptáveis para todo tipo de cliente. Portanto, podem ser incluídos como alvo das iniciativas enxutas: fornecedores de insumos para a industria. fornecedores de insumos para a industria. transportadores de cargas. transportadores de cargas. intermediários no canal de comercialização. intermediários no canal de comercialização. e tantos outros. e tantos outros.

25 Por exemplo, se determinada empresa examinasse seu processo de recepção de mercadorias nas docas: não desperdiçar o tempo de motoristas e não desperdiçar o tempo de motoristas e veículos dos fornecedores. veículos dos fornecedores. no tempo de carga e descarga dos veículos. no tempo de carga e descarga dos veículos. na burocracia empregada na liberação dos na burocracia empregada na liberação dos trabalhos. trabalhos.

26 Logística Empresarial Estratégias vencedoras: medidas que algumas grandes e médias empresas tomaram para melhorar a Cadeia de Suprimentos.

27 MBB FOOD SERVICE Problema: entregas urbanas de produtos secos, resfriados e congelados. secos, resfriados e congelados. Solução : unir experiência de profissionais da Bunge unir experiência de profissionais da Bunge Alimentos e Martin-Brower. Alimentos e Martin-Brower. utilizar a estrutura da Martin-Brower nas utilizar a estrutura da Martin-Brower nas áreas financeira, de recursos humanos e áreas financeira, de recursos humanos e de tecnologia da informação. de tecnologia da informação.

28 MBB FOOD SERVICE veículos utilitários adaptados veículos utilitários adaptados com divisórias móveis e com divisórias móveis e prateleiras. prateleiras. todos os veículos adaptados todos os veículos adaptados com 3 temperaturas. com 3 temperaturas. um mix de cerca de 1800 itens. um mix de cerca de 1800 itens.

29 cadastro com clientes. cadastro com clientes. prazo de entrega 24 horas. prazo de entrega 24 horas. os pedidos são recebidos até às 17 horas. os pedidos são recebidos até às 17 horas. começam a ser separadas a partir das 20 horas. começam a ser separadas a partir das 20 horas. saem às 6 horas da manhã. saem às 6 horas da manhã. média de entrega 18 visitas por rota. média de entrega 18 visitas por rota. atua num raio de 150 km da capital. atua num raio de 150 km da capital. MBB FOOD SERVICE

30 Problema: reduzir em 30% nas despesas de armazenagem, separação e entrega armazenagem, separação e entrega de seus produtos, na Grande Curitiba, de seus produtos, na Grande Curitiba, terceirizando sem prejuízos para a terceirizando sem prejuízos para a qualidade dos serviços. qualidade dos serviços.

31 Solução: Solução: contrato com a TNT logistics transferindo contrato com a TNT logistics transferindo as operações do Centro Integrado de as operações do Centro Integrado de Distribuição. Distribuição. 4 mil pontos-de-venda, correspondendo 4 mil pontos-de-venda, correspondendo a 15 mil entregas/mês e a 29 mil km de a 15 mil entregas/mês e a 29 mil km de percurso. percurso. transferência de 15 veículos e seus transferência de 15 veículos e seus respectivos motoristas. respectivos motoristas.

32 Solução : outra fonte de redução de custos é a outra fonte de redução de custos é a entrega compartilhada de produtos entrega compartilhada de produtos Souza Cruz com fabricantes de balas, Souza Cruz com fabricantes de balas, chicletes, salgadinhos, canetas, chicletes, salgadinhos, canetas, aparelhos de barbear e tudo que aparelhos de barbear e tudo que possa ser distribuído no mesmo possa ser distribuído no mesmo ponto de vendas. ponto de vendas.

33 Lider no mercado nacional de cigarros, a Souza Cruz atende a 200 mil dos 350 mil pontos-de-vendas no País. Movimenta 85 bilhões de unidades de Cigarros por ano. Chega a realizar 80 entregas/dia, Chega a realizar 80 entregas/dia, efetuando entregas de cerca de efetuando entregas de cerca de 70% dos pedidos num prazo de 70% dos pedidos num prazo de 24 horas. 24 horas.

34 Problema : com seus mais de fornecedores e lojas, fornecedores e lojas, manter as gondôlas bem manter as gondôlas bem abastecidas é um tremendo abastecidas é um tremendo desafio de logística. desafio de logística. Solução: foi pioneira em organizar toda essa estrutura. toda essa estrutura.

35 Para conseguir organizar toda essa estrutura: pioneira no uso de ferramentas de controle pioneira no uso de ferramentas de controle de carga. de carga. uso de etiquetas de identificação por uso de etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID). radiofrequência (RFID). proporciona uma quantidade de informações proporciona uma quantidade de informações armazenadas por esse sistema. armazenadas por esse sistema. sistema desenvolvido pela matriz e aplicado sistema desenvolvido pela matriz e aplicado nos outros 15 países. nos outros 15 países.

36 No Brasil, algumas das inovações da mexeram com o mercado: introdução do agendamento para a entrega introdução do agendamento para a entrega de cargas. de cargas. definir horário no qual o fornecedor tem definir horário no qual o fornecedor tem preferência para descarregar. preferência para descarregar. trouxe agilidade de armazenamento e o trouxe agilidade de armazenamento e o caminhão menos tempo parado. caminhão menos tempo parado. essa tática tem impacto direto no custo frete. essa tática tem impacto direto no custo frete.

37 Um caminhão que não pega fila para Um caminhão que não pega fila para descarregar tem um custo por tonelada descarregar tem um custo por tonelada de R$ 75,00 para um frete de 300 km. de R$ 75,00 para um frete de 300 km. Quando o tempo de espera é de um Quando o tempo de espera é de um dia e meio, o valor chega a R$ 250,00. dia e meio, o valor chega a R$ 250,00.

38 Problema: atender à clientes que procuram pela empresa para compras pela empresa para compras emergenciais no balcão. emergenciais no balcão. Solução : implantação da primeira loja de food service do Nordeste e food service do Nordeste e da Central de Distribuição. da Central de Distribuição.

39 Ações tomadas pelo Grupo RM : criação da primeira loja do Nordeste criação da primeira loja do Nordeste de auto-serviço de food service. de auto-serviço de food service. instalação da Central de Distribuição instalação da Central de Distribuição de m com estocagem vertical. de m com estocagem vertical. continuar focada na distribuição de continuar focada na distribuição de alimentos. alimentos. ²

40 prazos de atendimento de entregas prazos de atendimento de entregas no máximo de 24 horas. no máximo de 24 horas. frota própria com 20 veículos. frota própria com 20 veículos. televendas e consultores externos. televendas e consultores externos. assistência técnica aos clientes. assistência técnica aos clientes. Centro de Treinamento Profissional. Centro de Treinamento Profissional.

41 ENTREGA NOTURNA DE MERCADORIAS Problema: dificuldades de distribuição física de mercadorias nos centros urbanos. de mercadorias nos centros urbanos. em horário comercial. em horário comercial. Solução : utilizar a entrega noturna. utilizar a entrega noturna. instalar mini depósito. instalar mini depósito. integração logística e operacional integração logística e operacional

42 Vantagens para o fornecedor: diminuição dos picos de abastecimento. diminuição dos picos de abastecimento. otimização da quantidade e do perfil da frota. otimização da quantidade e do perfil da frota. utilização do veículo dia e noite. utilização do veículo dia e noite. programação dos horários (22:00 até 6:00 ). programação dos horários (22:00 até 6:00 ).

43 Vantagens para o fornecedor : diminuição do desgaste de equipamentos diminuição do desgaste de equipamentos em congestionamentos. em congestionamentos. diminuição de devolução de mercadorias. diminuição de devolução de mercadorias. menor perda de produto. menor perda de produto.

44 Vantagens para o varejista: programação de horários. programação de horários. aumento da área disponível para venda. aumento da área disponível para venda. eliminação dos picos de recebimento. eliminação dos picos de recebimento. atendimento rápido e ágil. atendimento rápido e ágil.

45 Vantagens para o varejista : menos docas e câmaras utilizadas para menos docas e câmaras utilizadas para o estoque. o estoque. redução dos níveis de estoque de segurança. redução dos níveis de estoque de segurança. abastecimento antes da abertura da loja. abastecimento antes da abertura da loja. melhor qualidade do produto ( perecíveis ). melhor qualidade do produto ( perecíveis ).

46 redução de 5,5 % da frota redução de 5,5 % da frota de entrega. de entrega. redução de 28,8 % da frota redução de 28,8 % da frota de transporte. de transporte.

47 redução em 90 % o tempo de redução em 90 % o tempo de espera no recebimento. espera no recebimento. redução em 60 % o tempo de redução em 60 % o tempo de descarga. descarga. estoque nas lojas de 2 dias. estoque nas lojas de 2 dias.

48 Operam 24 horas por dia e obtiveram Operam 24 horas por dia e obtiveram de 40 % à 70 % da frota reduzida e de 40 % à 70 % da frota reduzida e de ganhos financeiros. de ganhos financeiros.

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