A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO SALA DE PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO SALA DE PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO SALA DE PROFESSOR
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEFAPROs- Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica PROJETO SALA DE PROFESSOR

2 Foco: melhoria do ensino e da aprendizagem.
Sala de Professor Formação da/na unidade escolar que objetiva fortalecer a escola como lócus de formação continuada. Foco: melhoria do ensino e da aprendizagem. Desafio: elaborar projetos que atendam às necessidades didático-pedagógicas em que os resultados sejam visíveis na aprendizagem dos alunos.

3 EIXOS DO SALA DE PROFESSOR ENSINO melhoria da prática pedagógica
APRENDIZAGEM Melhoria do “desempenho” dos alunos

4 Papel dos Cefapros Orientar; Aprovar; Acompanhar os Projetos Sala de Professor elaborados pelas Unidades Escolares da sede e dos municípios que compõem o polo. Dessa forma o Cefapro propiciará aos professores e gestores, o olhar voltado a sua prática, possibilitando identificar as dificuldades para desenvolver seu trabalho em sala de aula.

5 DA ELABORAÇÃO/ACOMPANHAMENTO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR
A escola pode e deve ter vários Projetos Sala de Professor acontecendo ao mesmo tempo: Projeto Sala de Professor Objetivos Gerais Subprojetos Objetivos Específicos Subprojetos Objetivos Específicos Subprojetos Objetivos Específicos Subprojetos Objetivos Específicos Não Docentes Subprojetos Objetivos Específicos

6 DA ELABORAÇÃO / ACOMPANHAMENTO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR
A elaboração do Projeto Sala de Professor deve estar articulada ao PPP e PDE da escola; A Coordenação do Projeto é de responsabilidade do (a) coordenador (a) pedagógico (a) da unidade escolar. O Projeto também deve indicar o que será necessário para a atuação/intervenção dos formadores. Período de implantação do sala de professor: No início do ano letivo durante a Semana Pedagógica.

7 PERIODICIDADE DOS ENCONTROS
O Projeto Sala de Professor na escola será desenvolvido perfazendo uma carga horária mínima de estudos, de 80 horas no ano letivo, podendo ser distribuída em 40 h no primeiro semestre e 40 h no segundo semestre. RECURSOS FINANCEIROS As escolas poderão utilizar os recursos disponibilizados pelo PDE, que dispõe sobre a implementação do PPP, que deverá contemplar a formação continua, por meio do Sala de Professor.

8 A SUFP E O SALA DE PROFESSOR
* Conhecimento dos Projetos Sala de Professor das Escolas do polo; * Acompanhamento das ações de orientação e intervenção do Cefapro às escolas; * Orientações ao Cefapro diante de suas dificuldades de formação junto as escolas; * Intervenções junto aos Cefapros para atendimento as escolas; * Identificação das necessidades de formação da equipe do Cefapro; * Avaliação – Avanços e Dificuldades; * Necessidades Formativas para orientar a equipe do Cefapro.

9 (IN)Formações Complementares
UAB - Formação Pedagógica (inicial); Integração do currículo: acompanhamento Sueb/SUFP; Programas MEC/Seduc-MT (Gestar II, profuncionário,proinfantil,proformação,proinfo integrado, formação pela escola, pró-letramento e progestão); 15 Seminários Integrados nos Polos dos Cefapros – SUEB/SUGT/SUFP (Orientações Curriculares para MT, PPP, PDE, Ciclos de Formação).

10 As orientações, acompanhamento e avaliação do Projeto Sala de Professor, pressupõe:
O compromisso que todos temos pela educação; A crença de que é possível constituir uma cultura de formação voltada para prática pedagógica.

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS :
Além do Projeto Sala de Professor, a escola pode, também, elaborar Projetos de Formação Continuada, que contemplem a dimensão das temáticas referentes à organização pedagógica, tais como: PPP; Reuniões Pedagógicas; Metodologia de Projetos, dentre outros. Estes Projetos devem ser aprovados pelo Conselho Deliberativo da Escola e serão certificados, somente pela escola de origem do professor, como formação continuada, sem o chancelamento do CEFAPRO.

12 Paulo Freire (Pedagogia da autonomia, 1987)
“Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismos”. Paulo Freire (Pedagogia da autonomia, 1987)


Carregar ppt "PROJETO SALA DE PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google