A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância André Ary Leonel - profandrefsc@yahoo.com.br Andreson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância André Ary Leonel - profandrefsc@yahoo.com.br Andreson."— Transcrição da apresentação:

1 Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância
André Ary Leonel - Andreson Lopes Lacerda -

2 Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância
Ingrid Souto - Michel Kramer -

3 Reflexão Inicial Diálogo sobre a prática/experiências;
Apontamento de situações enfrentadas; Pesquisas – Movimentos – Mudanças; Objetivos docentes

4 O que propomos? Desenvolver o pensamento crítico acerca das TDIC e promover uma apropriação consciente de recursos tecnológicos através da vivência em situações de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. O minicurso organiza-se a partir das seguintes atividades: Encontros presenciais com a realização de oficinas práticas; Atividades realizadas a distância através do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA).

5 PROGRAMA ATIVIDADE RECURSOS MODALIDADE CH
OFICINA PRÁTICA: Utilização de ferramentas da WEB; Moodle Laifi Blog Webquest Google Drive Youtube Editor de Slides PRESENCIAL 8H PLANEJAMENTO : Planejar uma atividade pedagógica utilizando uma ferramenta da WEB; Fórum Laboratório de Avaliação A DISTÂNCIA AVEA/MOODLE AVALIAÇÃO ENTRE PARES: escolher uma atividade pedagógica de seus pares para avaliar/feedback; AVALIÇÃO FINAL: Feedback das atividades pelos ministrantes;

6 FERRAMENTA DA WEB:LAIFI
Criação de histórias detalhadas e ilustradas. É possível criar “Laifis” sobre sua vida pessoal ou sobre assuntos variados, tais como: eventos, datas históricas, descobertas científicas, competições esportivas, etc. É possível incluir: textos, imagens e vídeos sobre o assunto de sua preferência, podendo permitir que o público (ou apenas os contatos selecionados) participe(m) da elaboração de seus Laifis.

7 FERRAMENTA DA WEB:LAIFI
Criação de histórias detalhadas e ilustradas. É possível criar “Laifis” sobre sua vida pessoal ou sobre assuntos variados, tais como: eventos, datas históricas, descobertas científicas, competições esportivas, etc. É possível incluir: textos, imagens e vídeos sobre o assunto de sua preferência, podendo permitir que o público (ou apenas os contatos selecionados) participe(m) da elaboração de seus Laifis.

8 FERRAMENTA DA WEB:LAIFI
Diferencial: 1) Colaboração - Várias pessoas criam juntas um mesmo acontecimento. 2) Abrangência - Os Laifis abordam qualquer assunto do mundo, seja pessoal (festas, eventos, viagens, etc) ou de interesse geral (esportes, televisão, filmes, etc). 3) Didática - Tudo é exposto de forma gráfica, cronológica e com mecanismo de zoom, para melhor visualização dos conteúdos. 4) Ambientação - Ao navegar em um Laifi, você se sente dentro daquela história. Já imaginou acessar um Laifi sobre Buenos Aires, com o Obelisco ao fundo, e passear pela cidade com o mouse? 5) Historicidade - Os acontecimentos ficam registrados como histórias e são colocados em uma linha do tempo para serem relembrados.

9 FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST
Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

10 FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST
Tipos de Webquest Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos. Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

11 FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST
Objetivos Educacionais Incentivar a criatividade; Modernizar modos de fazer educação; Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas; Promover aprendizagem cooperativa; Desenvolver habilidades cognitivas; Transformar informações ativamente; Favorecer o trabalho de autoria dos professores; Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.

12 Seções Introdução Tarefa Processo Fontes de informação Avaliação
Conclusão Créditos

13 FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST
Exemplos de Webquest

14 FERRAMENTA DA WEB:GOOGLE DRIVE
O serviço da Google possui editor de textos, editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda ferramenta para criação de formulários (enquetes).

15 FERRAMENTA DA WEB:GOOGLE DRIVE
Compartilhar Documentos Uma das principais funções do Google Drive é compartilhar os arquivos existentes em sua conta. Permite que qualquer documento seu seja acessado e/ou alterado por outros usuários autorizados para tal.

16 FERRAMENTA DA WEB:YOUTUBE
Criar conta; Repositório de vídeos; Disponibilizar vídeos; Fazer downloads de vídeos;

17 FERRAMENTA DA WEB: Apresentações
x Editores de Apresentações... Microsoft Office Open Office BrOffice LibreOffice Diferenças...

18 FERRAMENTA DA WEB: SLIDES
x Abrir; Escolher Layout; Escolher: fontes, letras, tamanho, cor; Escolher: Páginas Mestre ou Design; Inserir Tabela; (Modelos) Inserir Imagem; (Formatar) Inserir Hiperlink; Inserir Formas, Gráficos Inserir Animações; Inserir Som

19 Blogues Os blogues podem ser definidos como páginas na Web que permitem a inserção de informações (os posts) em ordem cronológica inversa; e, permitem a interação entre os seus usuários através da área de comentários, que possibilitam a troca entre usuários e deles com o autor do post.

20 Tipologias Fotologues; Videologues; Edublogues.
(MAIA, MENDONÇA, STRUCHINER, 2007).

21 Utilização Repositório de informação;
Atividades educativas que facilitem a construção do conhecimento; Aprendizagem colaborativa; Modelagem. (MAIA, MENDONÇA, STRUCHINER, 2007).

22 Potencial Vencer as barreiras – Tempo e Espaço;
Organização dos objetos de aprendizagem; Oferecer fontes seguras para as pesquisas; Instrumentalizar para lidar com as TIC´s e ao mesmo tempo lidar com as informações; Desenvolvimento de novas habilidades; Ampliação do currículo; Dinamizar a avaliação; Contribuir com a formação crítica do sujeito e ACT;

23 Obstáculos Insegurança com a tecnologia por parte dos educadores;
Excessiva Carga horária; Timidez por parte de alguns educandos;

24 FERRAMENTA DA WEB:WORDPRESS
Sistema de gerenciamento de conteúdo; Software Livre (código aberto); Mais conhecido na criação de Blogs; Apareceu em 2003; Desenvolvido por Matt Mullenweg e Ryan Boren entre outros colaboradores; Curiosidade: b2/cafelog precursor;

25 Mão na massa http://pt-br.wordpress.com/ Acesse a url:
Abra sua conta e comece os trabalhos; Ou acesse sua conta do gmail e utilize o blogspot para construir seu blogue; Pense em um título que esteja relacionado com o que pretende abordar no blog; Escolha um tema e trabalhe na organização;

26

27 OBRIGADO!!!

28

29


Carregar ppt "Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância André Ary Leonel - profandrefsc@yahoo.com.br Andreson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google