A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISTRIBUIÇÃO FÍSICA."— Transcrição da apresentação:

1 DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

2 Distribuição Física

3 Logística O processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do trânsito de matérias-primas, estoques de produtos semimanufaturados e acabados, bem como o fluxo de informações a eles relativas, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes, atendendo às necessidades da cadeia de suprimentos integrada. (CONCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS, 2005, APUD HARA, 2005, p. 19)

4 Cadeia de Suprimentos A integração dos processos de negócio, partindo dos fornecedores originais que proporcionam os produtos, os serviços e as informações, até o cliente final, a fim de agregar valor para este último. (INTERNATIONAL CENTER OF COMPETITIVE EXCELLENCE, 1990, APUD HARA, 2005, p. 20) Conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejarem. (BERTAGLIA, 2006)

5 Logística x Cadeia de Suprimentos
A logística enfoca suas atividades do ponto de vista de uma empresa individual, ao passo que o foco da cadeia de suprimentos é geral, englobando todos os elos da cadeia, desde os fornecedores de matérias-primas, passando pelos centros de manufatura aos canais de distribuição (atacado, varejo, intermediários), chegando ao consumidor final, ressaltadas as questões de relacionamento e de alianças estratégicas entre diferentes elos da cadeia, até mesmo entre concorrentes, em busca de agregação de valor até o cliente final. (HARA, 2005, p. 19)

6 Logística Reversa A Logística Reversa é caracterizada pelo retorno de produtos em bom ou mau estado e faz parte do processo de distribuição física. Tem sido cada vez mais destacada pela maior consciência ambiental e os custos das devoluções dos produtos.

7 Distribuição Física Processo associado ao movimento de material de um ponto de produção ou armazenagem até o cliente. (BERTAGLIA, 2006, p. 30).

8 Desafios e Oportunidades da Distribuição Física
Coordenar as atividades de distribuição física entre as empresas, reduzindo os conflitos e obtendo vantagem competitiva. Reduzir custos usando a abordagem do just in time que objetiva trabalhar com lotes adequados a demanda, com produtos customizados, com parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e clientes.

9 Desafios e Oportunidades da Distribuição Física
Incrementar o uso de tecnologias como a EDI – Eletronic Data Interchange, intercambio eletrônico de dados, e a RFID - Rádio Freqüência, sistemas que permitem o compartilhamento de informações na empresa e desta com os agentes da cadeia de suprimentos. Integrar o sistemas de informação de marketing ao processo de distribuição.

10 Desafios e Oportunidades da Distribuição Física
Escolher sistemas de recebimento de fácil descarga e conferência de materiais. Escolher sistemas de expedição de fácil carga de materiais. Escolher sistemas de transporte rápido, de baixo custo, de fácil manuseio, manutenção e que não agridam o meio ambiente; Atuar com responsabilidade social. (McCARTHY e PERREAULT, 1997) apud (HARA, 2006, p. 86)

11 Objetivo da distribuição
Fazer o produto chegar ao ciclo da venda (que abrange desde a saída do vendedor para abordagem inicial do cliente até o eventual pós-venda) de maneira rápida, segura, pontual e lucrativa para a empresa vendedora e de maneira acessível, confiável, pontual e segura para o cliente, buscando maximizar três utilidades: de tempo, de lugar e de posse. (DIAS, 2003)

12 de tempo: produto na hora desejada pelo cliente para sua utilização;
três utilidades de tempo: produto na hora desejada pelo cliente para sua utilização; de lugar: no melhor local possível para o cliente, de forma que este tenha acesso fácil ao produto; de posse: transferência do produto do vendedor ao cliente, no tempo e local desejado por este.

13 Questões de Acompanhamento 1
Qual o conceito que você tem de planejamento, expedição e armazenagem? Explique o que significa cadeia de suprimentos e qual o impacto de um elo fraco na cadeia de suprimentos? Quais produtos sua empresa deposita no meio ambiente e como faz para recolhê-los? Qual o nome que se dá a esse processo? Qual o conceito de distribuição física e sua utilidade?

14 PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

15 Distribuição Física A distribuição física consiste basicamente, segundo Bertaglia (2006, p. 170), em três elementos globais: recebimento, armazenagem e expedição.

16 Processo de Distribuição Física
Processo associado à movimentação física de materiais, normalmente de um fornecedor para um cliente. È um processo formal que envolve atividades internas e externas, acompanhadas de documentos legais. Suas funções consistem em: recebimento e armazenagem, controle de estoques, administração de frotas e fretes, separação de produtos, carga de veículos, transportes, devoluções de materiais e produtos.

17 Recebimento Inicia quando o veículo é aceito para descarregar um produto ou material que está destinado ao armazém ou centro de distribuição. O produto é contado ou pesado, e o resultado é comparado com o documento de transporte.

18 Armazenagem Após o recebimento, os itens são armazenados em locais específicos no armazém ou no centro de distribuição, em prateleiras, estantes, estrados ou até mesmo acondicionados no solo, muitas vezes sobre protetores de umidade.

19 Expedição Corresponde ao processo de separar os itens armazenados em um determinado local, movimentando-os para um outro lugar, o cliente. Atividades como carregar e pesar veículo, emitir documentação e liberar veículos são atividades de expedição.

20 Questões de Acompanhamento 2
Explique o processo de distribuição física? Quais os problemas que um processo de distribuição física pode enfrentar? Como solucionar esses problemas?


Carregar ppt "DISTRIBUIÇÃO FÍSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google