A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura: background necessário para estabelecer e desenvolver as intertextualidades e os hipertextos dos mapas mentais ELEN DIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura: background necessário para estabelecer e desenvolver as intertextualidades e os hipertextos dos mapas mentais ELEN DIAS."— Transcrição da apresentação:

1 Literatura: background necessário para estabelecer e desenvolver as intertextualidades e os hipertextos dos mapas mentais ELEN DIAS

2 Literatura Inglesa: sec XIV Se alguém, na Inglaterra de meados do século XIV, tivesse grande interesse por literatura, estaria bastante mal servido, pois havia uma discrepância de linguagem entre classes sociais - o povo falava um inglês e a aristocracia e o clero preferiam um dialeto francês e o latim. Entretanto, o mesmo país, a princípio, sem unidade linguística, conseguiu produzir obras até hoje lidas e que se tornaram mundialmente conhecidas em filmes, novelas, poemas, músicas, tais como baseado no poema épico Beowulf, filmes Beowulf e Grendel (1999), A Lenda de Grendel (2005)

3 Old English Literature Old English Literature Beowulf (2008)

4 Beowulf (2008)

5

6 A criatura criada por Mary Shelley em seu livro Frankstein Estamos cercados por literatura por toda parte no entanto, muitas pessoas não conseguem estabelecer a ligação entre uma obra litetrária livro, como, por exemplo, o livro Frankstein, de Mary Shelley, extremamente utilizado em várias versões de Filmes, desenhos animados, propagandas, e estórias em quadrinhos Que você visualizará no próximo slide:

7 Adaptações O romance foi primeiramente adaptado para o teatro, e posteriormente para um grande número de mídias, incluindo rádio, televisão e cinema, além de quadrinhos. A primeira adaptação para o cinema foi feita pelos Edison Studios em Uma das mais famosas transposições do romance para as telas é a realizada em Esta adaptação deu a aparência do Frankenstein como um homem grandão, cheio de cicatrizes, com a cabeça achatada, pele verde, parafusos no pescoço e desajeitado. (apesar do livro descrever a criatura como extremamente ágil).

8 O romance Frankenstein ainda serviu como inspiração para o filme Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton.O romance Frankenstein ainda serviu como inspiração para o filme Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton.Edward Mãos de TesouraTim BurtonEdward Mãos de TesouraTim Burton

9 Shakespeare na modernidade A Megera Domada (1967) Peça teatral do autor Inglês inúmeras vezes representada no teatro chega a grande tela em 1967 com o filme estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton (assista aos vídeos do Youtube que constam das anotações desse slide)

10 Dez coisas que eu odeio em você (1999) também é baseado na Megera Domada

11 Shakespeare na modernidade A novela o Cravo e a Rosa (2000/2001)

12 Shakespeare na modernidade Assim, todas as três obras originam-se, são baseadas na peça teatral de William Shakespeare, A Megera Domada Podemos citar ainda os filmes Romeu e Julieta (1968, 1996) baseados na peça homônima de Shakespeare, ou os vários Romeus e Julietas presentes em novelas, filmes, desenhos, mostrando a presente influência de Shakespeare em nosso tempo.

13 Shakespeare na modernidade Romeu e Julieta (1968)

14 Shakespeare na modernidade Romeu e Julieta (1996)

15 Atingindo obras mais modernas Obras (re)contadas ou mencionadas em outras obras destinadas para o público infanto-juvenil, como a Saga Crepúsculo, que menciona, cita trechos, analisa partes de duas obras clássicas. Uma delas é Romeu e Julieta, de Shakespeare e a outra é O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte.

16 Saga Crepúsculo menciona a obra O Morro dos Ventos O Morro dos Ventos Uivantes teve 4 adaptações cinematográficas, a primeira foi em 1939 e ganhou o Oscar de melhor fotografia em preto e branco, além de ter recebido outras 7 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Lawrence Olivier), Melhor Atriz coadjuvante (Geraldine Fitzgerald), Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

17 O morro dos Ventos Uivantes 1848

18 A grande pergunta é SE os ALUNOS que assistem a esses filmes, seriados, novelas possuem background necessário para estabelecer 1) as intertextualidades existentes entre o novo texto, que estão assistindo e os clássicos literários (KLEIMAN, 2009; KOCH, 2003), e consequentemente, 2) os mapas cognitivos, como se fossem hipertextos (LANDOW, 1992) desenvolvidos mentalmente (DIAS, 2009; LÉVY, 1993; MEDEIROS, 2011).

19 BIBLIOGRAFIA CLARK, Donald B. & others. English Literature (A College Anthology). The MacMillan Company - New York - USA FERREIRA, L. E. História da Literatura Americana. Arcádia - Lisboa GOWER, Roger. Past into Present - An anthology of British and American Literature. Longman, HOWARD, Leon. A literatura norte-americana. Cultrix - São Paulo. LEGOUIS, Emile & CAZAMIAN, Louis. A History of English Literature. J. M. Dent and Sons Ltd. - London, 1960 POE, Edgar Allan. Ficção Completa, Poesia e Ensaios. Org. Oscar Mendes. Aguillar - Rio de Janeiro PRIESTLEY, J.B. & SPREAR, Josephine. Adventure in English Literature. Series Editor: Mary River Bowman - vol. I, II, III, IV. Ed. Harcourt Brace Javanovich - USA SLAGER, William R. Literature in English. University of Utah - Mograw Hill, UNTERMEYER, Louis (Editor). Modern British Poetry. New and enlarged edition. Ed. Harcourt, Brace & World Inc., New York - USA


Carregar ppt "Literatura: background necessário para estabelecer e desenvolver as intertextualidades e os hipertextos dos mapas mentais ELEN DIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google