A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico- prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico- prática."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico- prática

2 TÉCNICA DE ENSINO Servem de intermédio na relação professor e aluno Servem de intermédio na relação professor e aluno Instrumentos, conjunto de procedimentos para a concretização de objetivos Instrumentos, conjunto de procedimentos para a concretização de objetivos São mediações que podem proporcionar condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem São mediações que podem proporcionar condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem

3 TÉCNICA DE ENSINO, MÉTODO E METODOLOGIA TÉCNICA: conjunto de ações seqüenciadas e estruturadas TÉCNICA: conjunto de ações seqüenciadas e estruturadas MÉTODO: é o como percorrer o caminho para atingir objetivos, inclui ações à luz de um referencial teórico MÉTODO: é o como percorrer o caminho para atingir objetivos, inclui ações à luz de um referencial teórico METODOLOGIA: envolve o conjunto de técnicas, métodos de ensino e procedimentos diversos. É o como fazer. METODOLOGIA: envolve o conjunto de técnicas, métodos de ensino e procedimentos diversos. É o como fazer.

4 TECNICISMO PEDAGÓGICO O QUE É?

5 TECNICISMO PEDAGÓGICO Século XX: décadas de 60 e 70 – grande influência do desenvolvimento industrial Século XX: décadas de 60 e 70 – grande influência do desenvolvimento industrial A técnica passa a se configurar como objeto central no processo de ensino e aprendizagem A técnica passa a se configurar como objeto central no processo de ensino e aprendizagem A racionalidade do processo pedagógico passa a vigorar A racionalidade do processo pedagógico passa a vigorar

6 O uso da técnica com fim em sim mesmo O uso da técnica com fim em sim mesmo Qual o problema desse entendimento? Qual o problema desse entendimento?

7 TECNICISMO PEDAGÓGICO Crença na técnica de ensino como único meio capaz de resolver os problemas da educação Crença na técnica de ensino como único meio capaz de resolver os problemas da educação Tentativa de focalizar o educativo como elemento definido pela técnica Tentativa de focalizar o educativo como elemento definido pela técnica Exemplo de tecnicismo: instrução programada, módulos instrucionais, controle da avaliação, burocratização do planejamento e da ação pedagógica... Exemplo de tecnicismo: instrução programada, módulos instrucionais, controle da avaliação, burocratização do planejamento e da ação pedagógica...

8 CRÍTICAS AO TECNICISMO PEDAGÓGICO (décadas: 70/80) Proporciona um reducionismo ao processo de ensino e aprendizagem Proporciona um reducionismo ao processo de ensino e aprendizagem A dimensão técnica e metodológica deveria se tornar subordinada ao conteúdo A dimensão técnica e metodológica deveria se tornar subordinada ao conteúdo Conduziu a desvalorizar a técnica Conduziu a desvalorizar a técnica

9 Criou a crença de que ocorrendo a sequenciação dos processos pedagógicos determinados, estaríamos garantindo o ensino e a aprendizagem de qualidade Criou a crença de que ocorrendo a sequenciação dos processos pedagógicos determinados, estaríamos garantindo o ensino e a aprendizagem de qualidade A racionalidade do processo pedagógico ficou restrita aos meios, estratégias A racionalidade do processo pedagógico ficou restrita aos meios, estratégias A racionalidade objetivista, neutra e tida como eficiente seria aplicada a qualquer situação de ensino A racionalidade objetivista, neutra e tida como eficiente seria aplicada a qualquer situação de ensino

10 A técnica passa a ser vista como elemento compartimentado e supervalorizado A técnica passa a ser vista como elemento compartimentado e supervalorizado O tecnicismo subordina outros componentes do processo de ensino ao uso da técnica O tecnicismo subordina outros componentes do processo de ensino ao uso da técnica A técnica passou a substituir o professor simbolicamente A técnica passou a substituir o professor simbolicamente

11 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A TÉCNICA DE ENSINO Qualquer técnica de ensino não tem existência sobre si Qualquer técnica de ensino não tem existência sobre si A racionalidade dos meios está subordinada aos fins A racionalidade dos meios está subordinada aos fins A técnica está associada ao contexto e a teoria que a fundamenta A técnica está associada ao contexto e a teoria que a fundamenta A técnica está a serviço de quem a utiliza A técnica está a serviço de quem a utiliza As técnicas estão destinadas ao professor e ao aluno e não o inverso As técnicas estão destinadas ao professor e ao aluno e não o inverso

12 AS TÉCNICAS... Devem ser tomadas numa dimensão teórico-prática Devem ser tomadas numa dimensão teórico-prática O que isso significa? O que isso significa?

13 A TÉCNICA... Deve incorporar os princípios pedagógicos, instrucionais, educacionais e políticos que a sustenta Deve incorporar os princípios pedagógicos, instrucionais, educacionais e políticos que a sustenta

14 A TÉCNICA... Toda ela é tecida por ideais educativos Toda ela é tecida por ideais educativos

15 A TÉCNICA... O lugar que ocupa no ideário pedagógico é que define a sua própria constituição O lugar que ocupa no ideário pedagógico é que define a sua própria constituição

16 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

17 O MÉTODO DE ENSINO Visa assegurar o processo de transmissão e assimilação do conteúdo e habilidades Visa assegurar o processo de transmissão e assimilação do conteúdo e habilidades Serve para organizar o processo de ensino Serve para organizar o processo de ensino Contribui para sistematizar a ação docente e assegurar um caminho para melhor organizar e pôr em prática a ação educativa Contribui para sistematizar a ação docente e assegurar um caminho para melhor organizar e pôr em prática a ação educativa

18 O QUE CONTRIBUI NA OPÇÃO PELO USO DO MÉTODO DE ENSINO?

19 A compreensão da prática educativa A compreensão da prática educativa Depende da concepção teórico- metodológica mais ampla do processo educativo Depende da concepção teórico- metodológica mais ampla do processo educativo Envolve a compreensão global do processo educativa Envolve a compreensão global do processo educativa Implica numa formação docente Implica numa formação docente

20 A SELEÇÃO DOS MÉTODOS E DAS TÉCNICAS DE ENSINO Deve corresponder à unidade objetivo-conteúdo- método e formas de organização do ensino Deve corresponder à unidade objetivo-conteúdo- método e formas de organização do ensino Corresponder às condições concretas das situações didáticas Corresponder às condições concretas das situações didáticas Considerar a finalidade geral do ensino e da escola Considerar a finalidade geral do ensino e da escola Precisa estar relacionado ao conteúdo a ser explicado e as condições didáticas específicas Precisa estar relacionado ao conteúdo a ser explicado e as condições didáticas específicas

21 Revelar as características socioculturais dos alunos Revelar as características socioculturais dos alunos Estar em consonância com o nível cognitivo da turma Estar em consonância com o nível cognitivo da turma De acordo com as características específicas de cada disciplina De acordo com as características específicas de cada disciplina

22 OS MÉTOD0S DEVEM EXPRESSAR: A compreensão global do processo educativo na sociedade A compreensão global do processo educativo na sociedade Os fins pedagógicos e sociais do ensino Os fins pedagógicos e sociais do ensino As exigências e desafios que a realidade social coloca As exigências e desafios que a realidade social coloca Expectativas de formação discente Expectativas de formação discente A relevância social dos conteúdos A relevância social dos conteúdos A origem cultural e econômica do alunado A origem cultural e econômica do alunado

23 OS MÉTODOS, CLASSIFICAÇÃO MÉTODO EXPOSITIVO MÉTODO EXPOSITIVO MÉTODO SOCIALIZANTE MÉTODO SOCIALIZANTE METODO INDIVIDUALIZANTE METODO INDIVIDUALIZANTE

24 OS MÉTODOS, CLASSIFICAÇÃO MÉTODO EXPOSITIVO MÉTODO EXPOSITIVO MÉTODO SOCIALIZANTE (técnica do seminário, debate, GV-GO,...) MÉTODO SOCIALIZANTE (técnica do seminário, debate, GV-GO,...) METODO INDIVIDUALIZANTE (técnica do estudo dirigido, fichas de perguntas e respostas...) METODO INDIVIDUALIZANTE (técnica do estudo dirigido, fichas de perguntas e respostas...)


Carregar ppt "TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico- prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google