A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática

2 TÉCNICA DE ENSINO Servem de intermédio na relação professor e aluno
Instrumentos, conjunto de procedimentos para a concretização de objetivos São mediações que podem proporcionar condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem

3 TÉCNICA DE ENSINO, MÉTODO E METODOLOGIA
TÉCNICA: conjunto de ações seqüenciadas e estruturadas MÉTODO: é o como percorrer o caminho para atingir objetivos, inclui ações à luz de um referencial teórico METODOLOGIA: envolve o conjunto de técnicas, métodos de ensino e procedimentos diversos. É o como fazer.

4 TECNICISMO PEDAGÓGICO
O QUE É?

5 TECNICISMO PEDAGÓGICO
Século XX: décadas de 60 e 70 – grande influência do desenvolvimento industrial A técnica passa a se configurar como objeto central no processo de ensino e aprendizagem A racionalidade do processo pedagógico passa a vigorar

6 O uso da técnica com fim em sim mesmo
Qual o problema desse entendimento?

7 TECNICISMO PEDAGÓGICO
Crença na técnica de ensino como único meio capaz de resolver os problemas da educação Tentativa de focalizar o educativo como elemento definido pela técnica Exemplo de tecnicismo: instrução programada, módulos instrucionais, controle da avaliação, burocratização do planejamento e da ação pedagógica...

8 CRÍTICAS AO TECNICISMO PEDAGÓGICO (décadas: 70/80)
Proporciona um reducionismo ao processo de ensino e aprendizagem A dimensão técnica e metodológica deveria se tornar subordinada ao conteúdo Conduziu a desvalorizar a técnica

9 Criou a crença de que ocorrendo a sequenciação dos processos pedagógicos determinados, estaríamos garantindo o ensino e a aprendizagem de qualidade A racionalidade do processo pedagógico ficou restrita aos meios, estratégias A racionalidade objetivista, neutra e tida como eficiente seria aplicada a qualquer situação de ensino

10 A técnica passa a ser vista como elemento compartimentado e supervalorizado
O tecnicismo subordina outros componentes do processo de ensino ao uso da técnica A técnica passou a substituir o professor simbolicamente

11 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A TÉCNICA DE ENSINO
Qualquer técnica de ensino não tem existência sobre si A racionalidade dos meios está subordinada aos fins A técnica está associada ao contexto e a teoria que a fundamenta A técnica está a serviço de quem a utiliza As técnicas estão destinadas ao professor e ao aluno e não o inverso

12 AS TÉCNICAS... Devem ser tomadas numa dimensão teórico-prática
O que isso significa?

13 A TÉCNICA... Deve incorporar os princípios pedagógicos, instrucionais, educacionais e políticos que a sustenta

14 A TÉCNICA... Toda ela é tecida por ideais educativos

15 A TÉCNICA... O lugar que ocupa no ideário pedagógico é que define a sua própria constituição

16 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

17 O MÉTODO DE ENSINO Visa assegurar o processo de transmissão e assimilação do conteúdo e habilidades Serve para organizar o processo de ensino Contribui para sistematizar a ação docente e assegurar um caminho para melhor organizar e pôr em prática a ação educativa

18 O QUE CONTRIBUI NA OPÇÃO PELO USO DO MÉTODO DE ENSINO?

19 A compreensão da prática educativa
Depende da concepção teórico-metodológica mais ampla do processo educativo Envolve a compreensão global do processo educativa Implica numa formação docente

20 A SELEÇÃO DOS MÉTODOS E DAS TÉCNICAS DE ENSINO
Deve corresponder à unidade objetivo-conteúdo-método e formas de organização do ensino Corresponder às condições concretas das situações didáticas Considerar a finalidade geral do ensino e da escola Precisa estar relacionado ao conteúdo a ser explicado e as condições didáticas específicas

21 Revelar as características socioculturais dos alunos
Estar em consonância com o nível cognitivo da turma De acordo com as características específicas de cada disciplina

22 OS MÉTOD0S DEVEM EXPRESSAR:
A compreensão global do processo educativo na sociedade Os fins pedagógicos e sociais do ensino As exigências e desafios que a realidade social coloca Expectativas de formação discente A relevância social dos conteúdos A origem cultural e econômica do alunado

23 OS MÉTODOS, CLASSIFICAÇÃO
MÉTODO EXPOSITIVO MÉTODO SOCIALIZANTE METODO INDIVIDUALIZANTE

24 OS MÉTODOS, CLASSIFICAÇÃO
MÉTODO EXPOSITIVO MÉTODO SOCIALIZANTE (técnica do seminário, debate, GV-GO, ...) METODO INDIVIDUALIZANTE (técnica do estudo dirigido, fichas de perguntas e respostas...)


Carregar ppt "TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google