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0 Trabalho em Equipe. 1 O que é exatamente um time ? É um conjunto de pessoas com habilidades complementares comprometidas com um objetivo comum, metas.

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1 0 Trabalho em Equipe

2 1 O que é exatamente um time ? É um conjunto de pessoas com habilidades complementares comprometidas com um objetivo comum, metas de desempenho, abordagem e responsabilidades únicas Com percepção deliberada de trabalho organizado Abordagem Holística, ou seja; a soma de contribuição do grupo é maior que a soma individual de contribuição dos membros. Só um grupo, força tarefa ou comitê Consertar rapidamente um pequeno problema Somente um treinamento e exercício de comunicação Algo fácil de implementar efetivamente Um time é...Um time não é... Source: The wisdom of teams, Katzenback & Smith

3 2 Alguns princípios de trabalho em equipe Não há pensamentos individuais Os participantes colaboram e cooperam com a operação, mas com responsabilidade pessoal pelas suas ações Agendas individuais, objetivos e status são secundários diante da equipe Contribuições e esforços são valorizados independentes da função, especialidade ou cargo hierárquico

4 3 EXTERNAMENTE / COMO INDIVÍDUO/ PARA SOLUÇÃO DAS TAREFAS Porque é importante um time de sucesso ? Como indivíduo n Instrumento de motivação contínua, desempenho e crescimento Para solução das tarefas n Problemas são resolvidos com criatividade, as decisões são tomadas com qualidade e as soluções discutidas com transparência Externa- mente n O nosso sucesso serve de exemplo e confiança para os outros

5 4 Apresentação de experiências que... Há cinco razões principais para que um time não opere com sucesso: –Falta de alinhamento e clareza da direção –Falta de sistemas para administração crítica de recursos e decisões –Falta de habilidade para trabalho e solução de problemas em equipe –Conflito entre regras da equipe e a cultura organizacional: como fazemos as coisas por aqui –Inexistência de infraestrutura de apoio para a equipe

6 5 Elementos-chave para a estruturação de um time de sucesso Direção Liderança Habilidades Cultura Definir claramente a direção estratégica (missão, metas, medidas de desempenho e plano de trabalho) Motivar a participação do time e dar autoridade a ele (escopo, processo, orçamento e recursos) Contribuir para o sucesso das tarefas (trabalho em equipe, técnicas de negócio e gerenciais) Fornecer suporte comportamental ao time (comunicação, normas de organização, clima, orientação a facilitadores e clientes) Identificar responsabilidades do time e prover o gerenciamento no suporte do processo (composição e estruturação do time e gerenciamento dos sistemas) Infra- Estrutura

7 6 O que acontece em cada fase... FormaçãoTurbulênciaNormatizaçãoAtuação Ansioso Observando Comportamento Busca do líder O que é isto? Quais são as papéis ? Quais são os métodos ? Conflitos Sub-grupos leais Desafiando os líderes Polarização Vale a pena? É possível? Eu me ressinto com isto ? Coesão Normas emergem Reconciliação Apoio mútuo Cooperação Planos Padrões Comunicação Estruturado para tarefas Papéis aceitos Flexibilidade em torno das tarefas Estimulado Progresso Produtiva Qualidade contínua Equipe Tarefa As fases de vida de um time

8 7 LIDERANÇA

9 8 JOHN KOTTER Pelo menos para o futuro próximo, em sua maioria os cargos gerenciais terão um componente de liderança. Os grandes cargos vão sempre requerer muita liderança. É só mencionarmos a palavra liderança e a grande maioria das pessoas pensa em Gandhi ou Churchill ou Lee Iacocca. Ao fazer isso, elas elevam o conceito a um nível onde ele parece ser aplicável, quando muito, a algumas pessoas. (… ) É desnecessário dizer que ajudaria bastante se pudéssemos fazer com que mais pessoas pensassem na liderança com o sentido do l minúsculo e não apenas no sentido do L maiúsculo de grande importância. LIDERANÇA

10 9 Visão Orientadora Paixão Integridade Confiança Curiosidade Ousadia Aprendizado contínuo Irradiar energia positiva Ter uma vida equilibrada Orientação para o serviço Acreditar nas outras pessoas Ver a vida como uma aventura Buscar a sinergia Fazer exercícios: auto-renovação LIDERANÇA WARREN BENNIS Tornando-se um Líder 1989 STEPHEN COVEY Principle Centered Leadership 1991

11 10 HOWARD GARDNER Vitalidade física e energia Inteligência e capacidade de julgamento Disposição para aceitar responsabilidades Aptidão para as tarefas Compreensão dos seguidores e suas necessidades Habilidade para lidar com pessoas Necessidade de conquista Capacidade de motivar Coragem, resolução, perseverança Capacidade de conquistar, manter a confiança e confiar Capacidade de administrar, decidir, estabelecer prioridades Ascendência Adaptabilidade, flexibilidade de abordagem LIDERANÇA

12 11 ROBERT GREENLEAF Você já fez isto ? X Como posso ajudar ? Métrica quantitativaXMétrica qualitativa Chefe X Facilitador Ética questionável X Confiável, que sabe sorrir Competição interna X Servir, não competir Obediência X Convido você a participar Empresa = Pirâmide X Empresa é como um jardim LIDERANÇA

13 12 JON KATZENBACH Liderança tradicional RCL- Liderança para mudança Analisar, alavancar, Fazer, consertar, mudar otimizar, delegar experimentar Eu sei qual é o melhor Ninguém sabe qual é caminhoo melhor caminho Alavanco meu tempoAmplio capacidade de liderança Os poucos e bons farãoConseguir o melhor de todos Eu sou responsável Nós somos responsáveis Cumprir númerosSatisfazer clientes e funcionários LIDERANÇA

14 13 ESCOLAS e MODELOS de LIDERANÇA Modelo Baseado na Personalidade Modelo Situacional Liderança Facilitadora

15 14 Kirkpatrick e Locke, 91 drive motivação honestidade integridade auto-confiança habilidade cognitiva conhecimento do negócio McCall e Lombardo, 83 insensibilidade arrogância, frieza não confiável ambicioso inabilidade para delegar ESCOLAS E MODELOS - Personalidade Favorável Restritiva

16 15 A liderança é nata. Depende de : - características físicas; - personalidade; - habilidades; - capacidade de relacionamento. ESCOLAS E MODELOS - Personalidade

17 16 Estilos de liderança : ( Kurt Lewin ) Autocrático Democrático Laissez-faire Motivação, Auto confiança, Criatividade, Habilidades, interpessoais, Iniciativa ESCOLAS E MODELOS - Personalidade

18 17 ESCOLAS E MODELOS - Situacional Variáveis no modelo SITUACIONAL: Personalidade do líder Tarefa a ser executada Expectativas, necessidades e atitudes dos seguidores Ambiente onde a liderança acontece

19 18 ESCOLAS E MODELOS - Situacional A teoria PATH-GOAL sugere que a primeira função de um líder é disponibilizar recompensas (valiosas ou desejadas) no ambiente de trabalho e esclarecer para os subordinados quais os comportamentos que serão premiados com as recompensas. Teoria Motivacional da Expectância

20 19 ESCOLAS E MODELOS - Situacional HERSEY e BLANCHARD: Estilo de liderança depende da prontidão e maturidade dos seguidores em termos de HABILIDADE e VONTADE Tarefa Envolvimento e Comprometimento direcionar coach suporte delegar

21 20 DIREÇÃO O LÍDER FORNECE INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS E SUPERVISIONA RIGOROSAMENTE O CUMPRIMENTO DE TAREFAS · COACH O LÍDER CONTINUA A DIRIGIR E SUPERVISIONAR ATENTAMENTE A REALIZAÇÃO DE TAREFAS, MAS EXPLICA TAMBÉM DECISÕES, SOLICITA SUGESTÕES E INCENTIVA O DESENVOLVIMENTO ¸ SUPORTE O LÍDER FACILITA E APOIA OS ESFORÇOS DOS COLABORADORES PARA CUMPRIR TAREFAS E COMPARTILHA COM ELES A TOMADA DE DECISÕES. ¹ DELEGAR O LÍDER COMPARTILHA A RESPONSABILIDADE DO PROCESSO DECISÓRIO E TRANSFERE AOS COLABORADORES AUTORIDADE (PODER) PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Estilo de Liderança Situacional

22 21 Comportamentos das Lideranças Situacionais COMPORTAMENTO DE APOIO COMPORTAMENTO DE DIREÇÃO BAIXO ALTO DELEGAR (Empowerment) Compartilhar autoridade e responsabilidade na tomada de decisões SUPORTE (Apoio) Elogiar, Ouvir e Facilitar COACH (Treinamento) Dirigir e Apoiar DIRECIONAR (Direção) Estruturar, Controlar e Supervisionar

23 22 1. CRIAR A VISÃO, COMPARTILHAR E OBTER O APOIO COMPONENTE VISIONÁRIO Intuição, criatividade e espírito inovador Visão global e mentalidade aberta Capacidade de ouvir e de compreender o mundo e as pessoas Habilidade de síntese, clareza de idéias e força de argumentação Postura positiva e inspiradora Componentes das Lideranças Situacionais

24 23 VISÃOVISÃO CONSTRUÍDA POR LÍDERES OUVEM ENTENDEM AS PESSOAS INTEGRAM OS DESEJOS SINTETIZAM AS IDÉIAS REDIGEM VISÃO COMPARTILHADA E APOIADA CONSTRUINDO A COMUNIDADE DA VISÃO BUSCANDO APOIO PELA CONCORDÂNCIA ORIENTANDO DECISÃO E AÇÃO ABRANGENTE E ESPECÍFICA CADA UM DEVE SABER COMO CONTRIBUIR POSITIVA E INSPIRADORA PRECISA VALER A PENA Comportamentos das Lideranças Situacionais

25 24 2. DEMONSTRAR CAPACIDADE DE VIABILIZAÇÃO COMPONENTE TRANSFORMADOR Provocador de impactos na cultura da organização Empreendedor Estimulador e aglutinador de esforços Construtor de equipes sinérgicas Consciente do que deve ser feito Saber lidar com os erros Componentes das Lideranças Situacionais

26 25 3. SER COERENTE COMPONENTE SUSTENTADOR Praticar o discurso - ser um exemplo inspirador Demonstrar paixão pela profissão, pela vida e pela ação Íntegro e autêntico - nunca mentir para sí mesmo Componentes das Lideranças Situacionais

27 26 Liderança Facilitadora - Empowerment O novo líder deve aprender a dar um passo para trás e criar um ambiente que permita a cada indivíduo aprender, crescer, desenvolver-se, contribuir e superar-se. (Cynthia D. Scott) Responsável pelo desenvolvimento da equipe É professor, incentivador e técnico Desenvolve um ambiente de aprendizado Dá todas as condições para um melhor desempenho

28 27 EMPOWERMENT 1. RESPONSABILIDADE 2. AUTORIDADE 3. PADRÕES DE EXCELÊNCIA 4. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 5. CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO 6. FEEDBACK 7. RECONHECIMENTO 8. CONFIANÇA 9. PERMISSÃO PARA ERRAR 10. RESPEITO

29 28 CONDIÇÕES PARA O EMPOWERMENT COMPETÊNCIA E EXPERIÊNCIA DISPONIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS RECOMPENSA ADEQUADA (GERENCIAMENTO DE CONSEQÜÊNCIAS) CONHECIMENTO DA MISSÃO TOLERÂNCIA E ERROS

30 29 O desafio de formar líderes numa Companhia passa pelo principal conceito de que o verdadeiro Líder é capaz de aprender sempre ao passo em que educa e forma novos líderes na sua equipe. Esse é o grande diferencial de empresas vencedoras e reconhecidas como formadoras e mantenedoras de uma geração de Líderes comprometidos com a visão estratégica e com operacionalização do seu negócio.É possível desenvolver o potencial de liderança? Noel Tichy defende a idéia de que todos temos um potencial de liderança a desenvolver, assim como todos temos um potencial atlético que pode ser exercitado e nos possibilita superar nossos próprios limites. É notório que nem todos podem assumir um desafio de liderar uma empresa global ou um grupo de esporte numa competição importante, mas é confirmado que todos podemos POTENCIALIZAR, EXERCITAR e APRIMORAR nossa capacidade de liderar pessoas e processos. Formação de Lideranças ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

31 30 Porque Lideres que desenvolvem Lideres ? Há uma necessidade de estarem alinhados com as maiores mudanças que envolvem fusões, aquisições, competição, desempenho, liderança de mercado, etc... Procurar lideranças que desenvolvam e não somente treinam outros líderes Medir o impacto do desenvolvimento da Liderança é importante para avaliar os ganhos Desejo por ser classe mundial e pelas melhores práticas Treinamento tradicional não tem obtido os resultados esperados ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

32 31 Exemplo da Ford Motor Company Desenvolveu 200 Lideres 200 Lideres desenvolveram 1200 novos Lideres 1200 desenvolveram outros Lideres Durante 12 meses ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

33 32 Não existe o limite de tempo quando o foco é desenvolver sua própria capacidade de liderança ou motivar esta habilidade na sua equipe. O modelo de formação de líderes em que nos inspiramos reflete: IdéiasValores Energia e Iniciativa Liderança Formação de Lideranças ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

34 33 Idéias Valores Energia e Iniciativa É o princípio de que um grande negócio nasce de uma grande idéia. São idéias que se concretizam em produtos e serviços que agregam valor ao Cliente. O verdadeiro líder é capaz de gerar e atualizar idéias sempre, assim como estimular seus funcionários a fazê-lo. Esta iniciativa deve ser seguida de um esforço em vendê-las, conquistar o patrocínio necessário e transformá-las em negócio Os líderes devem ter a habilidade de trabalhar e construir valores que suportem suas idéias e negócios. Os valores de uma organização têm que ser fortes e explícitos, são a alma do negócio. Devem ser consistentes,transparentes e focados no negócio da companhia. É a identidade de valores que conquista o comprometimento de funcionários, com o apoio e alinhamento dos líderes Esse é o vetor motivacional do Líder. Os líderes devem ser capazes de se motivarem e de motivar sua equipe em processos de mudanças e de transformações. Energizar e motivar pessoas é um processo que requer interação pessoal, dedicação e um esforço organizacional que apoie e proveja os recursos necessários. Os líderes precisam ser igualmente enérgicos nas tomadas de decisões. Líderes vencedores encaram a realidade com lucidez e têm coragem e disposição para tomar decisões diárias quanto a pessoas, produtos, negócios, e parcerias com base em informações disponíveis e feeling Formação de Lideranças ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

35 34 Idéias - O que você irá fazer Idéias Principais –Prover visão e foco - dá a direção Idéias Incrementais –Foco na estratégia, estrutura e implementação –Ter acesso a realidade existente e poder alterá-la –Prover um contexto para a Tomada de Decisão ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

36 35 Valores - Como voce irá conduzir o negócio A declaração de intenção deve ser forte Valores específicos do negócio ou critérios definidos que serão usados como alavancadores para tomada de decisões Tem que existir um processo específico ou um programa implantado que suporte os Valores Não ter um processo implantado = não ter o comprometimento com os Valores ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

37 36 Energia Lideres vencedores criam energia em outros lideres Ser proativo frente as mudanças versus ter uma mentalidade de vítima diante delas Gostar de desafios e estar motivado e entusiasmado para agir Criar o senso de urgência Metas ampliadas inspiram resultados ambiciosos ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

38 37 Atitude - Ver a realidade e agir com firmeza Portfolio - comprar novos negócios e abandonar os que não estão dando resultados Pessoas - assumir riscos e enfrentar os fracassos Encarar as situações difíceis e chamar para si a responsabilidade Idéias claras (o que) + Valores (como) + Energia Emocional (motivação) = Atitude ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

39 38 CADEIA DE APRENDIZADO E ALAVANCADORES DO POTENCIAL DE LIDERANÇA Profundidade do aprendizado entre Líder e liderado Compromisso e envolvimento Dedicação e tempo Contínuas gerações de líderes Comando e controle Instrução Persuasão e motivação Confiança e aprendizado mútuo baixo alto Formação de Lideranças ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

40 39 GE - Velhas Idéias e Valores General Electric é sinônimo de cobertura em todos os negócios Poder e autoridade centralizada Medição e Controlel Estabilidade e crescimento previsível Antigas Idéias Antigo Valores Respeito pela Autoridade Procedimentos rígidos Abordagem metodológica antiquada Conflitos por baixo da mesa Manter a estabilidade nos negócios ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )

41 40 GE - Novas Idéias e Valores Número 1 ou 2 Mudar, Fechar e Vender Six Sigma como medida dos processos principais Globalização - 13 negócios globais Devolvimento de serviços com foco em cada negócio Ano do Cliente Novas Idéias Novos Valores Sem Limites Pensamento no Six Sigma Energia Ampliar as metas Abraçar as mudanças Pensamento Global ( O Motor da Liderança -Noel Tichy )


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