A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO Inclusão das tecnologias educacionais na classe hospitalar: um projeto piloto no Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis – SC CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Florianópolis, fev/2009

2 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO Inclusão das tecnologias educacionais na classe hospitalar: um projeto piloto no Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis – SC Cursistas Ana Rúbia Franz Miguel Flávia Althof Graciele Silva Belolli Maria Gorete de Souza Lemonje Tutora Rosane Garcia Silva CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

3 Objetivo Geral Possibilitar às crianças que freqüentam a classe hospitalar o acesso às modernas tecnologias de informação e comunicação para fins educacionais.

4 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Objetivos Específicos Integrar as tecnologias educacionais à prática pedagógica dos Professores da classe hospitalar; Inserir as mídias e as tecnologias como meio motivador no processo ensino aprendizagem, propiciando entusiasmo aos alunos da classe hospitalar ao participar das atividades; Realizar a desmontagem e a montagem dos elementos essenciais internos do computador; Elaborar trabalhos de pesquisa, modelagem e manuseio dos aparatos tecnológicos; Socializar os trabalhos por meio de exposição.

5 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICO ALVO Alunos de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental (Obs.: Os alunos internados no período de realização desse projeto foram divididos por série.)

6 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Justificativa Realizar esse projeto em parceria com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, tem por finalidade disseminar uma cultura de educação tecnológica no cotidiano das crianças internadas e das professoras da classe hospitalar. Inserir as tecnologias da educação com o manuseio dos recursos da internet, e blog no processo educacional na classe hospitalar, visa proporcionar a essas crianças uma motivação a mais para freqüentar as aulas e interagir com os objetos do conhecimento. Dessa forma, os alunos saindo do isolamento hospitalar e por meio da internet mantém-se atualizados, além da possibilidade de se conectarem com os colegas da sua escola de origem.

7 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Sobre o uso das tecnologias com fins educacionais alicerçamos-nos nos seguintes autores: Fantin(2006) Educador tem o papel de educar com, sobre e através dos meios numa perspectiva crítica, instrumental e produtiva. Moran (2003), Ramal(1996), Alves(2003), Grispum (1999), Augé(1994), Rosseti (2005),Belloni (2005), Levy (1993)... Silva (2000) O aluno não está mais reduzido a olhar, ouvir, copiar e prestar contas. Ele cria, modifica, constrói, aumenta e, assim, torna-se co-autor. Neves (2005), Valente (1999), Candau (2000), Nóvoa (1991), Prata (2002), Lück (2003), Masetto (2000)... Lück (2000) Considera-se estratégico o esforço disciplinar e consistente, destinado a produzir fundamentais ações que guiem a organização escolar, em seu modo de ser e de fazer, orientado para resultados, com forte visão de futuro. Prata (2002), Gandim (2002), Lück (2000), Dowbor (2001)... Gaspary e Santarosa (2005), Com o uso do computador e da Internet, os sujeitos isolados pela hospitalização têm acesso à, praticamente, toda a informação, além de poderem resgatar as relações que mantinham antes da doença Matos e Mugiatti (2006), Cardoso (1995), Ceccim (1999), Vigotsky (1997).

8 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO METODOLOGIA Nesse projeto utilizou-se a metodologia qualitativa e exploratória com a pesquisa direcionada para a concepção sociointeracionista. O projeto teve curta duração devido a rotatividade das crianças internadas. Iniciamos a atividade prática com a desmontagem e montagem interna do computador, em que as crianças puderam conhecer os componentes essenciais como: placa mãe, chipset, bios, memória cachê, cooler e as placas auxiliares. Fizeram parte das estratégias pedagógicas a utilização dos aparatos tecnológicos como: computador, scanner, câmeras digitais, projetor de multimídia, gravador de voz e filmadora do celular. Os alunos realizaram pesquisa na internet sobre a nomenclatura dos componentes essenciais visualizados no computador e, também, criaram seus desenhos no Office Paint, gravaram os comentários da aula no programa Audacity e, posteriormente, fizeram a decoupage das imagens digitalizadas e capturadas das câmeras digitais no programa Camtasia, Adobe Premier e no Windwns Movie Maker para a criação dos seus filmes, socializando os trabalhos com todos os envolvidos no projeto e com a comunidade do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

9 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO A inclusão das tecnologias educacionais na classe hospitalar do Hospital Joana de Gusmão da cidade de Florianópolis – SC possibilitou verificar as dificuldades e possibilidades de adequação das situações didáticas a serem vivenciadas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos dessa classe hospitalar ocorreu de forma contínua, visando à interpretação qualitativa do conhecimento, ou seja, a verificação da real assimilação do conteúdo elaborado pelos alunos. Considerando a interpretação do período de permanência do aluno no hospital, e a necessidade do seu acompanhamento pedagógico, esses alunos foram avaliados no aspecto cognitivo, sem a pretensão de obter notas ou conceitos, mas verificar o entendimento e a apropriação das orientações sobre as atividades realizadas com o uso do computador, câmera digital, multimídia do celular, entre outros.

10 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Nesta avaliação cabe destacar o depoimento da professora Valíria, da Ala de Oncologia:... foi maravilhoso perceber a importância de alternativas de aprendizagem para a criança no leito. Caue, antes do computador, estava triste e cansado, essa tecnologia o fez sorrir e descobrir algo novo e motivador. Essa observação da professora nos leva a acreditar que uma pessoa motivada consegue alterar o seu senso de humor e disposição para realizar as atividades.

11 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Considerações Finais Este trabalho desenvolvido na classe hospitalar possibilitou a integração das mídias às atividades curriculares dos alunos internados. Por ser um espaço pedagógico dentro do hospital com propostas educativo-escolares para crianças e adolescentes, apropriando-se do conhecimento sistematizado, este trabalho assegurou a manutenção dos vínculos escolares, promovendo um espaço prazeroso de interação social, prevenindo o fracasso escolar e produzindo novos conhecimento com o uso de tecnologias. Neste sentido, Papert (1994), aponta a possibilidade do uso do computador e de outros aparatos tecnológicos como ferramentas construtivista. Sendo assim, propomos o uso das tecnologias educacionais na classe hospitalar como forma de atrair a atenção das crianças e permitir-lhes experimentar e construir seu próprio conhecimento.

12 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO REFERÊNCIAS ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Uma visão holística de educação. São Paulo: Simmus, CARVALHO, P.R.A. (org). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta a vida. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, Ceccim, R. B. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio Revista Pedagógica v. 3, p.41-45, nov./dez GASPARY, Ana Cristina de Abreu & SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Crianças com câncer utilizando o computador em vistas da inclusão digital/social. Disponível em: acesso em 09 nov GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, MATOS, E. L. M. & MUGIATTI, M. M. T. F. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Coleções tema sociais. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, PAPERT, Seymour. Máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ARTMED, VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabette p. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconsini. Educação a Distância via Internet. São Paulo: Avecamp, 2003.

13 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Anexo

14 CICLO INTERMEDIÁRIO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MENSAGEM NUNCA, JAMAIS DESANIMEIS EMBORA VENHAM VENTOS CONTRÁRIOS! (Santa Paulina) Agradecemos a oportunidade!


Carregar ppt "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google