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PublicouSamuel Da Cunha Alterado mais de 10 anos atrás
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Teaching strategies for emancipatory translation.
Andrew Chesterman
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Etapas da “expertise” A tradução é uma habilidade e como tal pode ser ensinada. Tradutores “experts” são aqueles que dominam esta habilidade. Mas o que é esta “expertise” e como ela pode ser ensinada? Mind over machine (1986) irmãos Dreyfus: Apresenta uma visão de “expertise” em cinco etapas.
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Etapa 1: Iniciante Reconhecimento de fatos e características relevantes para a habilidade em questão, regras destes fatos. As características relevantes são explicitamente definidas pelo professor. As tarefas são descontextualizadas. Processamento simples da informação. Ainda não tem visão do todo. Plenamente consciente.
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Etapa 2: iniciante avançado
Reconhecimento de outros aspectos relevantes da situação ainda que não sejam explicitados. Percepção de semelhanças e generalizações. As tarefas são situacionais. Mas ainda descontextualizadas. Comportamento ainda consciente.
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ETAPA 3: COMPETÊNCIA O número de situações relevantes cresce, o aprendiz tem que desenvolver o senso de prioridades.
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ETAPA 4: PROFICIÊNCIA Entram em campo a experiência pessoal e a intuição. A habilidade é mais holística mas o elemento racional e analítico ainda está presente. Alternância entre racionalidade e intuição.
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Etapa 5 : expertise Intuição Racionalidade deliberativa ( Dreyfus)
Um bom professor de expertise poder ser definido como um expert que exercita a habilidade neste nível, pode acessar sua racionalidade à vontade quando necessário, é capaz de verbalizar sobre sua performance tornando- a acessível à aprendizes.
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Conceitos básicos Como podemos aplicar esta visão de expertise ao desenvolvimento da Competência Tradutória? Etapa 1: Ensinar certas regras , características, fatos. Ensinar habilidades de tomada de decisão. Confiança da intuição. Experiência do fluxo mas também do automonitoramento.
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Mapa da mente Fonte –meta Equivalencia
Traduzibilidade intraduzibilidade Livre vs, literal Toda escrita é tradução Limitações desta metáfora Monotonia ou similaridade? Diferentes tipos Possível generalizar ? Outros parâmetros Do significado à forma - não há nada como um texto original
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Papel da metáfora metáfora papel Segundo plano reconstrução pedreiro
Grécia clássica cópia copiar Tradução inicial da bíblia imitação mímica Tradição retórica, belles infidèles criação artista Romantismo alemão e seus sucessores transcodificação criptógrafo Linguistica máquina de tradução Enviando intermediário Abordagem sociolinguistica, ação tradutória manipulando controlador Abordagem de polissistemas, ideologias pensando sujeito Cognição, protocolos
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estratégias São potencialmente conscientes, procedimentos orientados a um objetivo para resolver problemas. Estratégias de busca. Estratégias de criatividade. Estratégias textuais.
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Estratégias de busca. Uso da Internet.
Ligar para um amigo, checar textos paralelos. Estratégias de criatividade. Pausa pra uma café, sair para andar, verbalizar, dormir. Estratégias textuais: Manipulaçao de unidadeds de tradução ( 10 sintáticas,10 semânticas e 10 pragmáticas).
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Ensinando com estratégias
Apresentação dos conceitos chave. Estratégias: Exemplificação Reconhecimento Análise Prática Preparação Contextualização Alternativas Flexibilidade Comparação Justificativa Avaliação
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Exemplificação: Identificar estratégias de tradução. Recognição: Ache três transposições no segundo parágrafo. Análise: Comparação de uma tradução e seu orignal. Prática: traduza mudando o verbo da voz passiva para a voz ativa...use filtro cultural. Alternativas : sugerir outras estratégias que poderiam ser usadas em determinado trecho.
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Normas e valores estratégias são os meios e as normas são o fim. normas variam ao longo do tempo, e também através das culturas. Quando uma norma muda, muda também o papel do tradutor. Expectativa ( expectativas dos cliente e leitores) Relação Comunicação Responsabilidade
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