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LOGÍSTICA TEIA DE RELAÇÕES.

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA TEIA DE RELAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA TEIA DE RELAÇÕES

2 Diferenciação Relacionada a Velocidade, quantidade e padronização
Qualidade Marketing e propaganda Atendimento ao Cliente Logística

3 Logística A logística é responsável pelo processo que faz com que o produto final ou serviço chegue ao consumidor na hora certa, no lugar certo, na forma correta, ao menor custo possível e mantendo os padrões de qualidade exigidos pelo Cliente.

4 Capitulo 1 - Conceitos

5 Fornecedor do fornecedor
Cadeia de Suprimentos Fornecedores Distribuidores Empresa Principal Transportadores Fornecedor do fornecedor Fornecedor Transportadores Empresa principal Distribuição e Varejo Cliente Final

6 Cadeia Produtiva Conjunto de atividades das diversas etapas de transformação de matérias-primas básicas em produtos finais acabados.

7 Canais de Distribuição
Formas utilizadas para por uma empresa para escoar seus produtos. Distribuição Direta Distribuição Indireta Indústria Clientes Clientes Indústria Distribuidor Varejo Representantes

8 Capítulo 2 - Fluxos Logísticos
Empresa Principal Clientes Fluxo de Informação Fornecedor Produção Fluxo de Materiais Fluxo Financeiro Suprimentos Fluxo Reverso Distribuição

9 Logística Reversa Do ponto de Consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar descarte adequado Retornar ao fornecedor Revender Embalar Coletar Expedir Materiais Secundários Redirecionar Reciclar Descarte Processo Logístico Reverso

10 Índices de Reciclagem %
Brasil Mundo Papel de escritório 35 37 Papel ondulado 77 73 Plástico Filmes 17 22 Latas de Alumínio 89 83 Latas de Aço 39 86 Vidro 45 92

11 Capítulo 3 – Logística e Meio Ambiente Empresarial

12 Item Fluxo Matéria - prima Desde ponto de estocagem até o cliente Produtos semi-acabados Com procedência das unidades ou fábricas/ armazéns/ CD’s dos fornecedores Ferramentas ou Máquinas De uma unidade para outra Produtos Acabados Deslocamento entre plantas para empresas outras de serv logísticos Itens consumíveis Movimentação de produtos dos armazens Produtos e peças a serem reparados Da unidade do cliente até o local a ser reparado Equipamento de suporte de vendas Translado das empresas para os agentes, displays quadros estantes .. Embalagens vazias retornáveis Do ponto de entrega até os pontos de carregamento Produtos vendidos Desde os pontos de entrega até ponto inicial Produtos Usados Reciclados, recauchutados, reutilizados ou postos a disposição

13 Capítulo 4 – Estruturação da Logística Empresarial
Diretor Executivo Finanças Sistema de Inf. Gerencial Planejamento das Instalações Distribuição Física Transporte Processamento de Pedidos Controle de estoque PA Armazenamento de Pa Serviço ao Cliente Marketing Previsão de Vendas Manufatura Programação da Produção Engenharia Ind Adm de Materiais Planej necessidades de material Suprimentos Armazenamento de Matéria prima Controle de estoque de MP

14 Executivo de Logística Planejamento Controller Apoio Logístico
Diretor Executivo Executivo de Logística Planejamento Controller Apoio Logístico Planejamento de Recursos Logísticos Operações Logísticas Suprimentos Apoio a Manufatura Distribuição Física Embalagem Engenharia de Manuseio de Materiais Armazenagem Controle de Estoques Transporte Processamento de Pedidos Planej das necessidades Planej Funcional Programação da Produção Planej da Capacidade Planej necessidades de materiais

15 Cadeia de Suprimentos A gestão da cadeia de suprimentos representa o esforço de integração dos diversos participantes nos mais variados canais de distribuição, por meio da administração compartilhada de processos-chave de negócio Fornecedores, indústrias, funcionários e clientes precisam estar interligados em um sistema de planejamento de demanda e gerenciamento de inventário A cadeia de suprimentos representa a integração da logística interna com o ambiente externo

16 PCP – Planejamento e Controle da Produção
Os gerentes de produção tem a responsabilidade de melhorar cada vez mais o desempenho de suas operações O PCP deve trabalhar de modo a otimizar cada vez mais os processos. Administrar adequadamente tantos os estoques internos quanto os externos, considerando a cadeia de suprimentos em questão.

17 Marketing e Logística Desejo: vontade do consumidor
Demanda efetiva: desejo + capital financeiro Produto: algo que seja capaz de satisfazer as necessidades ou desejos Valor: O que o cliente dá para determinado produto Satisfação e Qualidade: desempenho percebido pelo cliente. Transação Comercial: Troca de Valores

18 Para que o resultado final seja alcançado pela empresa, o Dep
Para que o resultado final seja alcançado pela empresa, o Dep. PCP é um importante dispositivo no desenvolvimento empresarial, deve trabalhar de modo a otimizar os processos produtivos

19 Planejamento Logístico
O que separa clientes de fornecedores é a logística O objetivo principal do planejamento logístico é prever o comportamento mercadológico e adaptar- se a possíveis mudanças

20 Operações Logísticas Em um passado não muito remoto, as funções de da logística eram vinculadas por àreas funcionais distintas, como Marketing, produção, compras e materiais.

21 Capítulo 5 – Principais Atividades da Logística Empresarial
A logística pode ser um instrumento de lucro Movimentação Interna de Materiais: Levar material certos, no local de operação certo,no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo. Movimentação – Interno Movimentação Externa Levar os produtos certos, para os lugares certos no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. Transporte – Externo

22 Embalagens A Embalagem tem um impacto relevante sobre o custo e a produtividade dos sistemas logísticos. Funções: utilidade e eficiência de manuseio, proteção contra avarias, bem como identificação.

23 Manutenção de Estoques
Produto Certo: Material que atenda as especificações feitas. Local Certo: Entregar na localização correta em função das necessidades dos processos. Tempo Certo: No momento adequado, nem antes, nem depois do necessário. Estado Certo: Forma adequada de acondicionamento. Custo Certo: Com valores adequados dentro dos orçamentos feitos.

24 Capítulo 6 – Controles e Custos
Primários Descontinuidade e Sucateamento Dados Técnicos Manutenção de Clientes e Fornecedores Softwares Treinamentos e Avaliação Distribuição Fornecimento de Peças e Componentes Operacionais

25 Custos Conceito Primários Referentes a mão-de-obra direta e ao material usado na produção Operacionais de transformação São as despesas indiretas de fabricação, mais custos fixos e variáveis Distribuição Armazenagem e movimentação Softwares São usados com base na Tecnologia da Informação Manutenção de Clientes e Fornecedores Atendimento a clientes e fornecedores, nos momentos de transação comercial Dados Técnicos Usados para gastos com desenvolvimento do produto Treinamento e Avaliação Atualização tecnológica, via treinamento e verificação Descontinuidade e Sucateamento Futuras perdas relativas a finalização e descontinuidade do bem

26 Capítulo 7 – O Futuro É considerada eficaz (como uma arma competitiva) a logística administrada de forma a possuir características como Maiores expectativas no atendimento e serviços Pedido sempre perfeito (100% conformidade) Conectividade de informações em tempo real, internet, extranet etc... Maior racionalização de Supply Chain por meio de serviços compartilhados, com menos níveis de divisão do trabalho

27 Muito Obrigado. Baseado no Livro Logística Teia de Relações, de Luiz Fernando Rodrigues Campos e Caroline V. de Macedo Brasil. Curitiba, Editora Ibepex, 2007


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