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Comunicação Integrada de Marketing

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Apresentação em tema: "Comunicação Integrada de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Integrada de Marketing
Profa. Camila Krohling Colnago

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3 “... ter macaquinhos no sótão significa
estar em constante ebulição, em permanente processo de criação.” Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO

4 Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’
“Dizia Arquimedes: Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo!’ Talvez hoje ele pudesse dizer: - Dê-me um espaço vazio e um anunciante e eu moverei o consumidor!” Jaime Troiano Comunicação Integrada de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

5 MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA

6 MARKETING IMAGEM COMUNICAÇÃO MALUQUINHO MARCA PLANEJAMENTO ARQUIMEDES MACACOS PUBLICIDADE PROPAGANDA

7 Introdução aos conceitos básicos de comunicação
Ementa Introdução aos conceitos básicos de comunicação integrada de marketing. Comunicação integrada de marketing no planejamento de marketing das empresas. Conceito, técnicas e gestão das ferramentas de comunicação. Suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. Ética e legislação em comunicação.

8 Objetivos Apresentar o conceito de comunicação integrada de marketing.
Analisar o papel da comunicação integrada de marketing como elemento essencial para a atividade de marketing, assim como destacar sua importância estratégica para as organizações. Proporcionar compreensão das diversas ferramentas de comunicação e de suas aplicações específicas. Capacitar os alunos e despertar seu interesse para as reais aplicações da comunicação integrada de merketing em suas atividades diárias dentro das organizações.

9 Conteúdo Programático
I. Clareando um nebuloso universo Marketing x Propaganda x Publicidade Propaganda, marketing, desejos, necessidades... Desafios atuais da comunicação II. Comunicação mercadológica e CIM Integração da comunicação CIM – objetivos, barreiras e alternativas III. Propaganda Objetivos, mensuração, legislação e ética IV. Promoção de vendas Promoções para o consumidor Promoções para intermediários

10 Conteúdo Programático
V. Merchandising Merchandising no ponto-de-venda e merchandising editorial VI. Marketing direto Motivos para o crescimento do marketing direto Canais de marketing direto Database marketing Problemas no uso do marketing direto VII. Marketing digital Canais de marketing digital VIII. Relações públicas Tipos de públicos e atividades IX. Venda pessoal Papel e responsabilidades, atividades, processo de vendas e ética

11 Conteúdo Programático
X. Planejamento de CIM Identificação dos públicos de interesse Planejamento da mensagem Seleção dos canais de comunicação Seleção da fonte da mensagem Definição de objetivos e estratégias Verba de comunicação e métodos orçamentários XI. Avaliação da eficácia em comunicação Sistemas de avaliação

12 Métodos e Técnicas Avaliação • Aulas expositivas
• Discussão e estudos de caso • Recursos áudio-visuais • Artigos de jornais e revistas • Artigos científicos Avaliação • Resenhas críticas de textos • Trabalho individual de avaliação de caso

13 Marketing x Propaganda
Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê-lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!

14 Marketing x Propaganda
Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor, ...

15 Publicidade x Propaganda
Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

16 Em resumo... Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação são atividades ligadas ao progresso econômico e social, que impulsionam o desenvolvimento industrial, os grandes mercados consumidores e o comércio. DIZEM CONTRA Que favorecem o desperdício e geram inquietude, que promovem desejos desnecessários e que elevam os preços dos produtos. DIZEM A FAVOR Que favorecem o lucro empresarial e, assim, impulsionam a economia, uma vez que colaboram para a ampliação da massa de consumidores, o que por sua vez gera novos investimentos e mais empregos.

17 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...

18 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
A propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.

19 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
Tradicionalmente, os produtos são: - TANGÍVEIS (podem ser tocados e sentidos, ex. canetas, roupas, etc) - INTANGÍVEIS (são essencialmente serviços, ex: educação, turismo) Atualmente, alguns produtos possuem características tangíveis e intangíveis: O carro é composto de rodas, motor, bancos, além de ter design moderno e de proporcionar status a quem o dirige; Um serviço de consultoria é composto de experiência, mas também por equipamentos de informática, relatórios bem formatados, etc.

20 Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...
A preferência e ação de compra dos consumidores são, geralmente, movidas pela percepção diferenciada dos atributos intangíveis. ATRIBUTOS TANGÍVEIS ATRIBUTOS INTANGÍVEIS PRODUTO ÚNICO E DIFERENCIADO


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