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Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato SUMÁRIO RESUMIDO PARTE I: O CONTEXTO AMBIENTAL E ORGANIZACIONAL PARTE II: AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES.

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1 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato SUMÁRIO RESUMIDO PARTE I: O CONTEXTO AMBIENTAL E ORGANIZACIONAL PARTE II: AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES PARTE III: OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES PARTE IV: A DINÂMICA ORGANIZACIONAL

2 Comportamento Organizacional Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade As pessoas e as organizações Características individuais A importância das diferenças individuais O capital humano Diferenças individuais em aptidões Diferenças individuais em personalidade As competências essenciais Benefícios da diversidade Sumário completo deste capítulo: Para Manual do Professor e outros materiais de apoio acesse:

3 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.1 – Os desdobramentos da área de RH Página 189 Pessoas como custos Pessoas como restrições Pessoas como ativos (recursos) Pessoas como capital humano Departamento de pessoal Departamento de Relações Industriais Departamento de Recursos Humanos Equipe de gestão de pessoas Visão das pessoas Visão do RH

4 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.2 – Modelo para compreender o comportamento individual nas organizações Página 190 Características organizacionais Cargos Desenho organizacional Cultura organizacional Valores organizacionais Estratégia Sistemas de recompensas Sistemas de controle Características individuais Personalidade Aptidões Habilidades Competências Crenças Motivações Comportamento individual nas organizações

5 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.3 – Do que é formado o capital humano? Desenho organizacional Estrutura organizacional Desenho dos cargos Trabalho em equipe Interconectividade Pessoas Talentos humanos Habilidades Competências Conhecimentos Cultura organizacional Valores e princípios Estilo de administração Clima organizacional Participação e incentivos Desempenho Produtividade Motivação Participação Empreendedorismo Inovação Capital humano Depende de: Conteúdo (talentos) Continente (desenho organizacional e cultura organizacional capazes impulsionar os talentos Página 194

6 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.4 – Dimensões Página 200 Extroversivo (E) Sociável Gregário Interagente Fala para então pensar Julgamental (J) Estruturado Orientado para o tempo Decisivo Organizado Sensitivo (S) Prático Detalhista Concreto Específico Pensador (T) Analítico Cerebral Orientado por regras Justiça Introversivo (I) Quieto Concentrado Reflexivo Pensa para então falar Perceptivo (P) Flexível Aberto Explorador Espontâneo Intuitivo (N) Teórico Genérico Abstrato Possibilidades Sentimental (F) Subjetivo Coração Circunstâncias Piedade De onde a pessoa obtém sua energia? Como a pessoa se orienta em relação ao mundo exterior? Como a pessoa presta atenção e colige informação do mundo? Como a pessoa avalia e toma decisões?

7 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.5 – As características das medidas humanas Página 201 Extroversão Ajustamento emocional Afabilidade Senso de responsabilidade Abertura Interesses culturais Interesses científicos Interesses mecânicos Aptidões mecânicas Aptidões burocráticas Inteligência Habilidade verbal Habilidade matemática Destreza manual Audição Acuidade visual Altura Peso Interesses Aptidões Características físicas Traços de personalidade Baixo grau de acuracidade Acuracidade e medição objetiva Alto grau de acuracidade

8 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.6 – As dimensões da personalidade e sua provável influência no desempenho dos cargos Página 202 ExtroversãoAfabilidade Senso de responsabili- dade Ajustamento emocional Interesse Dimensões da personalidade Domínio das tarefas Motivação Aprendizado e improvisação Desempenho no cargo

9 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.7 – A influência das diferenças individuais no desempenho do cargo Página 203 ExtroversãoAfabilidade Senso de responsabili- dade Ajustamento emocional Domínio das tarefas Motivação Interesse Aprendizado e improvisação Experiência no cargo Aptidões cognitivas Capacitação geral para o cargo Desempenho

10 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.8 – Modelo de auditoria de competências Qualidade Produtividade Inovação Excelência Competição Ruptura Confiabilidade Relações humanas Respeito mútuo Iniciativa pessoal Espírito empreendedor Parcerias Ética Responsabilidade social Perfeccionismo Competitividade Criatividade Participação Engajamento Comportamento ético Atitude responsável Técnicas Humanas Habilidades que a organização já possui Mudanças que ocorrem no negócio da organização Habilidades de que a organização necessita Tipos de competências Página 205 Gap de competências

11 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig – Principais razões para o aumento da diversidade nas organizações Página 210 Mudanças demográficas na força de trabalho Aumento substancial dos negócios internacionais Pressões cognitivas Necessidade de pontos de vista diferentes Aumento da diversidade nas organizações Aumento da competitividade Complexidade organizacional Variedade quanto à idade, sexo, etnia, religião, cultura e educação provoca mudanças na força de trabalho Globalização dos negócios conseqüente internacionalização das organizações Adequação das organizações às culturas locais dos mercados abrangidos para manter a competitividade organizacional Necessidade de obter todas as contribuições possíveis e diferentes abordagens para o alcance do sucesso organizacional Obtenção de competências diversificadas a fim de aumentar a competitividade organizacional Maior necessidade de diferenciação das pessoas e maior necessidade de integração para manter o sistema viável

12 Comportamento Organizacional Capítulo 8 Percepção, atribuição, atitude e decisão Conceituação de percepção O processo perceptivo Fatores que influem sobre a percepção Distorções da percepção Dissonância cognitiva Atribuição Os paradigmas Atitudes Decisão Sumário completo deste capítulo: Para Manual do Professor e outros materiais de apoio acesse:

13 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 8.1 – O indivíduo como um sistema processador de informações Página 222 Percepção da informação Compreensão do que é percebido Opinião sobre a informação (aceita ou rejeitada) Retenção da informação aceita ou rejeitada Procura de informação retida (retorno) Tomada de decisão Exposição à informação Comportamento resultante da decisão Ambiente Indivíduo Atenção Sensação Percepção seletiva Significado abstração e codificação Armazenamento Credibilidade Mudança de atitude Esquecimento Processamento retardado Estratégia de escolha Integração da informação Processamento Resposta (saída)

14 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 8.2 – Fatores internos e externos que influenciam a percepção Fatores no observador Atenção Motivações Interesses e atitudes Expectativas Experiências passadas Percepção Fatores no alvo Intensidade Tamanho Mudança Contraste Repetição Página 225 Fatores na situação Oportunidade Ambiente de trabalho Ambiente social

15 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 8.3 – Desenvolvimento e mudança de atitude nas pessoas Colegas Trabalho Políticas da organização Salário e benefício Tecnologia Produtividade Satisfação Eficiência Adaptação Desenvolvimento Página 232 Conhecimento Afetividade Comportamento Fatores que influenciam as atitudes Resultantes Atitudes Retroação

16 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 8.4 – Restrições e alternativas na tomada de decisão não-programada Racionalidade limitada: Tempo, informações e recursos limitados para lidar com problemas complexos e multidimensionais Restrições organizacionais: Necessidades de consenso, perspectiva compartilhada, cooperação, apoio, cultura e estrutura organizacionais, valores éticos Restrições pessoais: Desejo de prestígio, sucesso, estilo pessoal de decisão, necessidade de satisfazer necessidades emocionais, enfrentar pressões e manter o autoconceito Página 236 Decisão Busca e escolha de uma alternativa de decisão de alta qualidade Alternativas Alterna- tivas Alternativas


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