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Prof. Everton Lopes Bonifácio

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Apresentação em tema: "Prof. Everton Lopes Bonifácio"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton Lopes Bonifácio
Sessão 2 O Sistema de Inteligência Competitiva Conceitos & Definições Etapas Explicar os conceitos básicos de dado, informação, inteligência e conhecimento. Definir competição e inteligência competitiva Mostrar as etapas lógicas de um Sistema de Inteligência Competitiva (identificação, coleta, análise, disseminação, avaliação) Prof. Everton Lopes Bonifácio

2 Competição A competitividade de uma empresa está relacionada com a capacidade que a organização tem de formular e implementar estratégias que lhe permitam conservar uma posição sustentável no mercado Vantagem competitiva decorre da capacidade da empresa gerar valor para seus clientes através de seus produtos Organizações modernas precisam avaliar continuamente as informações vindas do ambiente empresarial para aproveitar as oportunidades que lhes são colocadas e contornarem ameaças identificadas Queremos transformas informações em conhecimento empresarial As organizações procuram manter informações pertinentes a suas estratégias dentro de suas companhias. No entanto, boa parte das informações vindas do ambiente empresarial é ou torna-se pública Fuga de informações: Informações consideradas sigilosas escapam para o ambiente através das interações da empresa ou de seus funcionários com outros elementos do mercado. Inteligência Competitiva trata da coleta e análise destas informações. O ambiente onde estas informações podem ser encontradas é bastante complexo.

3 Complexidade do Ambiente Empresarial
Econômico Legal Tecnológico Sócio-cultural Político Governamental ... MERCADO Consumidores Intermediários Concorrentes Fornecedores EMPRESA Produção Finanças Comercial Recursos Humanos Marketing Direção Donos ou acionistas

4 Definições sobre Informação
Dados Qualquer elemento (aspecto, fato, medida etc.) representativo, disponível e coletável na realidade; “fatos no estado bruto”, conforme Platão; Informação Qualquer construção derivada da composição de dados, que seja significativa no reconhecimento, compreensão e/ou modelagem da realidade; Inteligência Apreensão, compreensão, adaptação e/ou percepção da realidade, suportada por processamento de informação; Conhecimento Conjunto de conceitos, noções, idéias, mecanismos e conexões/associações, utilizado na abordagem da realidade, definido e construído a partir dos produtos gerados pela inteligência.

5 Valor da Informação + = SABEDORIA SÍNTESE CONHECIMENTO CONVICÇÃO
INTELIGÊNCIA INFERÊNCIA INFORMAÇÕES CONTEXTO DADOS Aumento de Valor Dimensão do Volume + =

6 O Sistema de Inteligência Competitiva
Definição Inteligência Competitiva é o resultado da análise de dados e informações coletados do ambiente competitivo da empresa que irão embasar a tomada de decisão, pois gera recomendações que consideram eventos futuros e não somente relatórios para justificar decisões passadas. Objetivos típicos: Antecipar mudanças no ambiente de negócios Descobrir concorrentes novos ou potenciais Antecipar as ações dos atuais concorrentes Aprender sobre mudanças políticas, regulatórias ou legislativas que possam afetar seu negócio Abertura ou definição de um novo produto ou negócio Aumentar a qualidade das atividades de fusão, aquisição e alianças estratégicas

7 O Desenvolvimento da Inteligência Competitiva
Historicamente ligada ao fim da Guerra Fria Espiões desempregados utilizavam técnicas para coletar e tratar informações para empresas, de forma legal e ética No Brasil, se desenvolveu com a abertura do mercado no início da década de 90 Empresas nacionais com forte dificuldade de competição contra empresas multinacionais que traziam técnicas de IC de suas matrizes Ligada a funcionários militares ou de sistemas de informação Mais para espionagem industrial do que para legítima e legal pesquisa de informações Hoje, existe um maior interesse nas organizações na criação de SIC´s e na formação de profissionais para a área Iniciativas mais relevantes nas empresas de consultoria ou de serviços de sistemas de informação Alguns órgãos governamentais (senai, serpro e sebrae) e instituições de ensino (COPPE, INT – Instituto Nacional de Tecnologia, IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Criação da ABRAIC (Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva ) –

8 Ética na Inteligência Competitiva
Código de Ética (SCIP – Society of Competitive Inteligence Professionals): Empenhar-se continuamente para aumentar o reconhecimento e o respeito da profissão Respeitar todas as leis nacionais e internacionais aplicáveis Divulgar exatamente toda a informação relevante, incluindo sua identidade e organização, antes de todas as entrevistas Respeitar inteiramente todos os pedidos para a confidencialidade da informação Evitar conflitos de interesses no cumprimento de seus deveres Fornecer recomendações e conclusões honestas e realísticas na execução de seus deveres Promover este código de ética dentro da sua companhia, com terceiros e no âmbito da profissão inteira Aderir fielmente e respeitas as políticas, objetivos e diretrizes da companhia O Código de Ética da ABRAIC (Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva ) Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade. Preservar sua dignidade, prerrogativas e independência profissional. Esforçar-se continuamente para aumentar o reconhecimento e o respeito à profissão. Cumprir as leis aplicáveis, tanto no País quanto no exterior. Manter sigilo sobre o que souber, em função de sua atividade profissional. Evitar envolver-se em conflitos de interesse no cumprimento de seus deveres. Assegurar as condições mínimas para o desempenho ético-profissional. Emitir opinião, dar parecer e sugerir medidas somente depois de estar seguro das informações produzidas e da confiabilidade dos dados obtidos.

9 Características do SIC
Níveis de Ação do SIC Estratégico: pode mudar potencialmente a natureza do negócio, a médio ou longo prazo, e se concentra em análises de novos produtos, novos mercados, etc Tático: se refere ao nível de execução da empresa e geralmente está associada a uma área funcional específica, necessitando de informações de curto prazo Localização do SIC na estrutura da companhia: Sempre próximo ao tomador de decisão Bem visível dentro da empresa (dá respaldo legal e ético – nada está sendo escondido) Deve ter forte ligações com outros departamentos (facilita o trânsito interno das informações – contato pessoal é fundamental) Seu mantenedor deve ser capaz de fornecer equipe, tecnologia e outros recursos necessários e adequados à execução de suas atividades

10 Preparação da Empresa Definição clara da missão:
Que informações se quer Para quem Com que objetivo Realização de uma auditoria informacional: Mapear e identificar fontes de informações da empresa Identificar especialistas na empresa em assuntos relevantes para análises específicas Realização de Marketing Interno: A importância do SIC e das informações necessárias deve ser comunicada e convencida Contatos diretos entre a equipe do SIC e os departamentos funcionais são imprescindíveis Incentivos para funcionários Os funcionários devem ser recompensados por partilhar suas informações com o SIC Assegura-se, assim, o ciclo de ganha-ganha


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