A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Seminário de Excelência Sergipe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Seminário de Excelência Sergipe"— Transcrição da apresentação:

1 I Seminário de Excelência Sergipe

2 de Gestão do Abastecimento
Sistema de Gestão do Abastecimento

3 PETROBRAS Quatro diretorias de Área de Negócios :
:: Exploração e Produção :: Abastecimento :: Gás e Energia :: Internacional Duas diretorias apoio : :: Financeira :: Serviços Unidades Corporativas de Gestão

4 Posição na Estrutura C.F. C.A. Diretoria Executiva Novos Negócios
Auditoria Interna Diretoria Executiva Novos Negócios Recursos Humanos Estratégia e Desempenho Empresarial Presidente Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Jurídico Comunicação Institucional Comitê de Negócios Gabinete do Presidente Secretaria-Geral da Petrobras Finanças Corporativas e Tesouraria Contabilidade Financiamento de Projetos Relacionamento com Investidores Administração Tributária Planejto Financ e Gestão de Riscos Financeira Exploração e Produção Corporativo Engenharia de Produção Serviços Exploração Norte-Nordeste Sul-Sudeste Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) Materiais Engenharia Tecnologia da Informação Serviços Compartilhados Segurança, Meio Ambiente e Saúde Serviços Gás e Energia Abastecimento BR Corporativo Suporte Técnico aos Negócios Desenvolvimento de Negócios Internacional Cone Sul Américas, África e Eurásia Gaspetro Transpetro Corporativo Corporativo Marketing e Comercialização Logística Operações e Participações Refino Desenvolvimento Energético Marketing e Comercialização Petroquímica Petroquisa

5 Estrutura Organizacional

6 Missão e Visão 2015 Missão Visão 2015 Organização
Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. A Petrobras será uma empresa integrada de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental. E S T R A É G I Organização

7 Política de Gestão “A atuação do Abastecimento, como agente central na cadeia produtiva da Petrobras, está ancorada na integração de seus processos e competências, expandindo e diversificando seu mercado, produtos e carteira de negócios, de maneira social e ambientalmente responsável, satisfazendo os clientes segundo critérios de qualidade, segurança e eficiência máximas.” Oito diretrizes

8 Modelo de Gestão Foi concebido em torno da Política de Gestão do Abastecimento. A Política de Gestão do Abastecimento reflete nossos valores e resume a trajetória que escolhemos para a excelência.

9 Diretrizes Cliente e Mercado Superação de Desafios Integração
Atuação Responsável Segurança, Meio Ambiente e Saúde Conduta Ética Valorização das Pessoas Foco nos Resultados

10 Diretrizes Cliente e Mercado Superação de Desafios
Manter o foco no cliente e no mercado, como estratégia principal para a conquista e retenção de clientes, através do conhecimento de suas necessidades atuais e futuras. Superação de Desafios Superar desafios, atuando nos processos e produtos do Abastecimento e canalizando energias para a inovação, o construtivo e o preventivo.

11 Diretrizes Integração Atuação Responsável
Buscar a perfeita harmonia na organização como um todo, com base no alinhamento estratégico, no trabalho em equipe e na descentralização das atividades. Atuação Responsável Atuar mantendo o foco permanente no bem comum, reconhecendo os clientes, os acionistas, a força de trabalho, os sócios, os fornecedores, a comunidade e a sociedade como partes interessadas no Abastecimento.

12 Diretrizes Segurança, Meio Ambiente e Saúde Conduta Ética
Atuar promovendo a qualidade de vida e o respeito aos aspectos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no trabalho. Conduta Ética Agir com foco na verdade e com transparência na gestão.

13 Diretrizes Valorização das Pessoas Foco nos Resultados
Promover uma ambiência organizacional motivadora, com respeito e reconhecimento às pessoas. Foco nos Resultados Atingir e superar as metas, controlando os resultados com a visão sistêmica de uma liderança propulsora da excelência organizacional.

14 Mapeamento de Processos
Necessidade de Mapeamento dos Processos do Abastecimento

15 Mapeamento de Processos
Estrutura dos Processos Macroprocessos Processos Sub processos Sub processos Sub processos Sub processos Atividades Tarefas

16 Processos Quatro Processos relativos ao Negócio :: Refino :: Logística
:: Marketing e Comercialização :: Petroquímica e Fertilizantes Um processo de Apoio :: Direcionamento do Negócio

17 Integração de Sistemas de Gestão
O modelo integra não só as áreas do Abastecimento, mas também os processos de trabalho e as pessoas. Sistema de Gestão identificado Sistema de Gestão único OHSAS 18001 ISO 9001 ISO 14001 SA 8000 ISO 9001 ISO 9001 ISO 9001 PNQ PNQ PNQ Gestão Sem Lacunas Controle de Documentação Multisite PNQ OHSAS OHSAS OHSAS SA 8000 18001 18001 18001 SA 8000 SA 8000 ISO 14001 ISO 14001 ISO 14001 Multisite Multisite Multisite SGQ PSP Gestão do Conhecimento Desenvolvimento e Liderança Gestão Sem Lacunas Gestão Controle NOVO ABASTECIMENTO de de de Documentação NOVO ABASTECIMENTO Modelo de Gestão Gestão Gestão do do do Modelo de Gestão Desenvolvimento Conhecimento Conhecimento e Liderança Implantar e certificar o Modelo de Gestão integrado do Abastecimento, baseado em referenciais internacionalmente aceitos SGQ SGQ PSP PSP PSP Processos Mapeados Processos Processos Sistemas Sistemas Sistemas Painel Painel Painel de negócio de negócio de negócio Mapeados Mapeados integrados integrados de bordo de bordo de bordo integrados

18 Sistemas de Gestão Ferramentas de gestão unificadas: Todo o Abast fala a mesma língua :: SINPEP – Padronização Eletrônica da Petrobras :: SIGA – Gestão de Anomalias :: SMSnet – Aspectos e Impactos de SMS :: SAO – Acompanhamento Orçamentário :: SIGER – Gestão por Resultados (Indicadores) :: SAAG – Acompanhamento de Ações Gerenciais :: SIGLA – Gestão de Licenciamento Ambiental :: AB-Avalia – Avaliações de Gestão

19 Conhecimento A base do Modelo de Gestão é o conhecimento, representado por competência e informações.

20 Estratégia O Modelo suporta as estratégias, com foco na conquista e retenção de clientes e mercados.

21 Resultados O Modelo direciona o Abastecimento para atingir e superar as metas, desdobradas desde o nível diretivo até o individual.

22 Prêmios Recebidos em 2006

23 Prêmios INSTITUIÇÃO PRÊMIO DATA DA PREMIAÇÃO
ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios Destaque de Marketing , categoria Terceiro Setor, para o “case” Biocombustíveis 01/12/2006 Destaque de Marketing , categoria Indústria de Energia, para o “case” Centro de Integração do Comperj Destaque de Marketing , categoria Maketing de Incentivos, para o “case” Projeto Liderança em SMS no Abastecimento ADVB SÃO PAULO – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Top de Vendas de São Paulo com o “case” Exportação do Etanol Brasileiro pela Petrobras 27/11/2006 ADVB PARANÁ - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Top Social Zilda Arns com o “case” Programa da Criança 08/11/2006

24 Prêmios GOVERNO FEDERAL – Ministério do Planejamento
Prêmio Qualidade de Gestão Pública (PQGF) , Faixa ouro na categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista, com o “case” Petrobras – Áreas de negócios do Abastecimento A ser confirmada FGV – EAESP – Escola de administração de empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas Marketing Best , com o “case” Pesquisa de satisfação dos clientes Petrobras – Empresa do tamanho do Brasil conduzida pelo cliente 01/12/2006 HART´S Hart´s World Refining Refiner e Energy Company of the Year Hart Energy , categoria Internacional 22/03/2006 INSITUTO DE PESQUISA DATAFOLHA Top of Mind , categoria Combustíveis 23/10/2006 REVISTA EXAME Prêmio Melhores e Maiores, Categorias “Química e Petroquímica” e “ Maior Exportador” 31/07/2006

25 Prêmios ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Regional Nordeste, categoria Relacionamento com o Público Interno, com o “case” Parada da U-39 (RLAM) 23/10/2006 Regional Nordeste, categoria Boletim Interno, com o “case” Notícias RLAM (RLAM) Regional Rio de Janeiro, categoria Vídeo de Comunicação Externa , com o “case” Lançamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro Regional Rio de Janeiro, categoria Melhor vídeo de Comunicação Interna , com o vídeo “Abastecimento – Homenagem 10, 20, 30, 40 anos de Petrobras”

26 Prêmio Nacional de Gestão Pública
Instituída pelo Ministério do Planejamento, esta premiação é realizada anualmente e visa reconhecer e premiar organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional e se destaquem por práticas de excelência em gestão. O processo de seleção envolve o trabalho de voluntários da sociedade civil e organizações parceiras de diferentes estados brasileios. A Área de Negócios do Abastecimento recebeu o prêmio máximo: FAIXA OURO na Categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista Esta conquista reforça, mais uma vez, o importante papel que o Abastecimento desempenha nos negócios da Petrobras, além de ratificar que o nosso modelo de gestão, fundamentada no tripé LIDERANÇA, FOCO NO CLIENTE e INTEGRAÇÃO, está sendo reconhecido por um dos mais importantes prêmios de gestão pública do País

27


Carregar ppt "I Seminário de Excelência Sergipe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google