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1 I Seminário de Excelência Sergipe 30.11.06 I Seminário de Excelência Sergipe 30.11.06.

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1 1 I Seminário de Excelência Sergipe I Seminário de Excelência Sergipe

2 2 Sistema de Gestão do Abastecimento Sistema de Gestão do Abastecimento

3 3 PETROBRAS Quatro diretorias de Área de Negócios : :: Exploração e Produção :: Abastecimento :: Gás e Energia :: Internacional Duas diretorias apoio : :: Financeira :: Serviços Unidades Corporativas de Gestão

4 4 Gaspetro Petroquisa Transpetro Comitê de Negócios C.F. C.A. Auditoria Interna Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) Materiais Engenharia Tecnologia da Informação Serviços Compartilhados Segurança, Meio Ambiente e Saúde Serviços Finanças Corporativas e Tesouraria Contabilidade Financiamento de Projetos Relacionamento com Investidores Administração Tributária Planej to Financ e Gestão de Riscos Financeira Diretoria Executiva Presidente Gabinete do Presidente Secretaria-Geral da Petrobras Novos Negócios Recursos Humanos Estratégia e Desempenho Empresarial Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Jurídico Comunicação Institucional Gás e Energia Corporativo Marketing e Comercialização Operações e Participações Desenvolvimento Energético Exploração e Produção Corporativo Engenharia de Produção Serviços Exploração Norte-Nordeste Sul-Sudeste Abastecimento Corporativo Refino Marketing e Comercialização Petroquímica Logística Corporativo Suporte Técnico aos Negócios Desenvolvimento de Negócios Internacional Cone Sul Américas, África e Eurásia BR Posição na Estrutura

5 5 Estrutura Organizacional

6 6 Missão e Visão 2015 MissãoVisão 2015 A Petrobras será uma empresa integrada de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental. Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Organização ESTRATÉGIAS

7 7 Política de Gestão A atuação do Abastecimento, como agente central na cadeia produtiva da Petrobras, está ancorada na integração de seus processos e competências, expandindo e diversificando seu mercado, produtos e carteira de negócios, de maneira social e ambientalmente responsável, satisfazendo os clientes segundo critérios de qualidade, segurança e eficiência máximas. Oito diretrizes

8 8 Foi concebido em torno da Política de Gestão do Abastecimento. A Política de Gestão do Abastecimento reflete nossos valores e resume a trajetória que escolhemos para a excelência. Modelo de Gestão

9 9 Diretrizes Cliente e Mercado Superação de Desafios Integração Atuação Responsável Segurança, Meio Ambiente e Saúde Conduta Ética Valorização das Pessoas Foco nos Resultados

10 10 Diretrizes Cliente e Mercado Superação de Desafios Manter o foco no cliente e no mercado, como estratégia principal para a conquista e retenção de clientes, através do conhecimento de suas necessidades atuais e futuras. Superar desafios, atuando nos processos e produtos do Abastecimento e canalizando energias para a inovação, o construtivo e o preventivo.

11 11 Diretrizes Integração Atuação Responsável Buscar a perfeita harmonia na organização como um todo, com base no alinhamento estratégico, no trabalho em equipe e na descentralização das atividades. Atuar mantendo o foco permanente no bem comum, reconhecendo os clientes, os acionistas, a força de trabalho, os sócios, os fornecedores, a comunidade e a sociedade como partes interessadas no Abastecimento.

12 12 Diretrizes Segurança, Meio Ambiente e Saúde Conduta Ética Atuar promovendo a qualidade de vida e o respeito aos aspectos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde no trabalho. Agir com foco na verdade e com transparência na gestão.

13 13 Diretrizes Valorização das Pessoas Foco nos Resultados Promover uma ambiência organizacional motivadora, com respeito e reconhecimento às pessoas. Atingir e superar as metas, controlando os resultados com a visão sistêmica de uma liderança propulsora da excelência organizacional.

14 14 Necessidade de Mapeamento dos Processos do Abastecimento Mapeamento de Processos

15 15 Mapeamento de Processos Estrutura dos Processos Macroprocessos Processos Sub processos Sub processos Sub processos Sub processos Atividades Tarefas

16 16 Quatro Processos relativos ao Negócio :: Refino :: Logística :: Marketing e Comercialização :: Petroquímica e Fertilizantes Um processo de Apoio :: Direcionamento do Negócio Processos

17 17 Implantar e certificar o Modelo de Gestão integrado do Abastecimento, baseado em referenciais internacionalmente aceitos Integração de Sistemas de Gestão Sistema de Gestão identificadoSistema de Gestão único O modelo integra não só as áreas do Abastecimento, mas também os processos de trabalho e as pessoas. ISO Gestão Sem Lacunas Gestão do Conhecimento Multisite Desenvolvimento e Liderança Controle de Documentação ISO 9001 OHSAS SA 8000 SGQ PSP PNQ NOVO ABASTECIMENTO Modelo de Gestão ISO Gestão do Conhecimento Multisite de PNQ OHSAS SA 8000 SGQ PSP Sistemas de negócio integrados Painel de bordo Processos Mapeados ISO 9001 NOVO ABASTECIMENTO Modelo de Gestão ISO Gestão Sem Lacunas Gestão do Conhecimento do Multisite Desenvolvimento e Liderança de Controle de Documentação PNQ OHSAS OHSAS SA 8000 SGQ PSP Sistemas de negócio integrados Sistemas de negócio integrados Painel de bordo Painel de bordo Processos Mapeados Processos Mapeados ISO 9001

18 18 Sistemas de Gestão Ferramentas de gestão unificadas: Todo o Abast fala a mesma língua :: SINPEP – Padronização Eletrônica da Petrobras :: SIGA – Gestão de Anomalias :: SMSnet – Aspectos e Impactos de SMS :: SAO – Acompanhamento Orçamentário :: SIGER – Gestão por Resultados (Indicadores) :: SAAG – Acompanhamento de Ações Gerenciais :: SIGLA – Gestão de Licenciamento Ambiental :: AB-Avalia – Avaliações de Gestão

19 19 A base do Modelo de Gestão é o conhecimento, representado por competência e informações. Conhecimento

20 20 O Modelo suporta as estratégias, com foco na conquista e retenção de clientes e mercados. Estratégia

21 21 O Modelo direciona o Abastecimento para atingir e superar as metas, desdobradas desde o nível diretivo até o individual. Resultados

22 22 Prêmios Recebidos em 2006 Prêmios Recebidos em 2006

23 23 INSTITUIÇÃOPRÊMIO DATA DA PREMIAÇÃO ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios Destaque de Marketing, categoria Terceiro Setor, para o case Biocombustíveis 01/12/2006 ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios Destaque de Marketing, categoria Indústria de Energia, para o case Centro de Integração do Comperj 01/12/2006 ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios Destaque de Marketing, categoria Maketing de Incentivos, para o case Projeto Liderança em SMS no Abastecimento 01/12/2006 ADVB SÃO PAULO – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Top de Vendas de São Paulo com o case Exportação do Etanol Brasileiro pela Petrobras 27/11/2006 ADVB PARANÁ - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Top Social Zilda Arns com o case Programa da Criança 08/11/2006 Prêmios

24 24 GOVERNO FEDERAL – Ministério do Planejamento Prêmio Qualidade de Gestão Pública (PQGF), Faixa ouro na categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista, com o case Petrobras – Áreas de negócios do Abastecimento A ser confirmada FGV – EAESP – Escola de administração de empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas Marketing Best, com o case Pesquisa de satisfação dos clientes Petrobras – Empresa do tamanho do Brasil conduzida pelo cliente 01/12/2006 HART´S Hart´s World Refining Refiner e Energy Company of the Year Hart Energy, categoria Internacional 22/03/2006 INSITUTO DE PESQUISA DATAFOLHATop of Mind, categoria Combustíveis23/10/2006 REVISTA EXAME Prêmio Melhores e Maiores, Categorias Química e Petroquímica e Maior Exportador 31/07/2006 Prêmios

25 25 ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Regional Nordeste, categoria Relacionamento com o Público Interno, com o case Parada da U-39 (RLAM) 23/10/2006 ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Regional Nordeste, categoria Boletim Interno, com o case Notícias RLAM (RLAM) ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Regional Rio de Janeiro, categoria Vídeo de Comunicação Externa, com o case Lançamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Regional Rio de Janeiro, categoria Melhor vídeo de Comunicação Interna, com o vídeo Abastecimento – Homenagem 10, 20, 30, 40 anos de Petrobras Prêmios

26 26 Instituída pelo Ministério do Planejamento, esta premiação é realizada anualmente e visa reconhecer e premiar organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional e se destaquem por práticas de excelência em gestão. O processo de seleção envolve o trabalho de voluntários da sociedade civil e organizações parceiras de diferentes estados brasileios. A Área de Negócios do Abastecimento recebeu o prêmio máximo: FAIXA OURO na Categoria Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista Esta conquista reforça, mais uma vez, o importante papel que o Abastecimento desempenha nos negócios da Petrobras, além de ratificar que o nosso modelo de gestão, fundamentada no tripé LIDERANÇA, FOCO NO CLIENTE e INTEGRAÇÃO, está sendo reconhecido por um dos mais importantes prêmios de gestão pública do País Prêmio Nacional de Gestão Pública

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