A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Pesquisa. O que é Pesquisa Toda pesquisa é a resposta a uma indagação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Pesquisa. O que é Pesquisa Toda pesquisa é a resposta a uma indagação."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Pesquisa

2 O que é Pesquisa Toda pesquisa é a resposta a uma indagação

3 Toda pesquisa comporta: - Contexto -Temática central -Justificativa - Problema de pesquisa - Objeto - Coleta de dados - Interpretação e - Conclusão - Contexto -Temática central -Justificativa - Problema de pesquisa - Objeto - Coleta de dados - Interpretação e - Conclusão

4 A Pesquisa pode ser do tipo: - Quantitativa- matematização do Real - Qualitativa: interpretação da Rede de Significações que estruturam o real As estratégias de pesquisa qualitativa e quantitativa podem ser utilizadas de forma articulada - Quantitativa- matematização do Real - Qualitativa: interpretação da Rede de Significações que estruturam o real As estratégias de pesquisa qualitativa e quantitativa podem ser utilizadas de forma articulada

5 Pesquisa Etnográfica Umas das principais expressões da pesquisa qualitativa é a pesquisa etnográfica. Segundo Cláudia Fonseca a Pesquisa etnográfica, que parte do particular ao geral, comporta as seguintes etapas: 1- Estranhamento; esquematização; desconstrução; comparação; sistematização; interpretação/conclusão Umas das principais expressões da pesquisa qualitativa é a pesquisa etnográfica. Segundo Cláudia Fonseca a Pesquisa etnográfica, que parte do particular ao geral, comporta as seguintes etapas: 1- Estranhamento; esquematização; desconstrução; comparação; sistematização; interpretação/conclusão

6 Para Clotilde Rossetti-Ferreira :...A perspectiva da Rede de Significações propõe que:...O ser humano é relação, constrói-se na relação com o outro e com o mundo e só se diferencia e se assemelha no espaço relacional. As características pessoais são construídas na história interacional de cada um e tomam sentido em relações situadas e contextualizadas..(ROSSETTI- FERREIRA, 2004) :...A perspectiva da Rede de Significações propõe que:...O ser humano é relação, constrói-se na relação com o outro e com o mundo e só se diferencia e se assemelha no espaço relacional. As características pessoais são construídas na história interacional de cada um e tomam sentido em relações situadas e contextualizadas..(ROSSETTI- FERREIRA, 2004)

7 Etnografia segundo Clifford Geertz... Praticar etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, e assim por diante. Mas não são essas coisas, as técnicas e os processos determinados, que definem o empreendimento. O que define é o tipo de esforço intelectual que ele representa: um risco elaborado para uma descrição densa.(GEERTZ, 1989, p.15)

8 Especificidade da pesquisa em educação: Faz-se necessário adotar uma concepção de educação:

9 A educação é uma intervenção consciente e intencional de um adulto a favor do desenvolvimento de uma criança ou de um adolescente, ou mesmo de um outro adulto. Parte da convicção de que toda a pessoa tem condições de se desenvolver rumo a uma maior realização pessoal e social e a uma vida mais feliz. A felicidade também é objetivo da educação.

10 ...é de relações que se fala quando o assunto é educação. O professor é um mediador de diferentes relações: entre os alunos e o saber, entre os alunos e o mundo que os cerca, dos alunos entre si, dos alunos com o mundo imediato, etc. A noção de mediação não é simples. Não significa que o professor está no meio de todas as relações, ou de que as mesmas não ocorram sem ele, mas que ele intervém, organiza o ambiente, para que as relações e as aprendizagens possam ser otimizadas. (Craidy,2003)

11 Ética e Pesquisa Toda pesquisa exige do pesquisador uma postura ética que vai além do consentimento informado.

12 Bibliografia: FONSECA, Cláudia: Quando cada caso NÃO é um caso.Revista ANPEd, 1999n.10 GEERTZ,Clifford: A Interpretação das Culturas. Guanabara Koogan, ano? MARRE, Jacques: A construção do Objeto Científico. Paraná, 1991(palestra) ROSSETTI-FERREIRA: Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano P.Alegre, ARTMED, FONSECA, Cláudia: Quando cada caso NÃO é um caso.Revista ANPEd, 1999n.10 GEERTZ,Clifford: A Interpretação das Culturas. Guanabara Koogan, ano? MARRE, Jacques: A construção do Objeto Científico. Paraná, 1991(palestra) ROSSETTI-FERREIRA: Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano P.Alegre, ARTMED, 2004.


Carregar ppt "Introdução à Pesquisa. O que é Pesquisa Toda pesquisa é a resposta a uma indagação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google