A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento. Rosângela Menta Mello

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento. Rosângela Menta Mello"— Transcrição da apresentação:

1 As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento. Rosângela Menta Mello

2 IDENTIFICAÇÃO 1.1 Área: Pedagogia – Turma NRE: Telêmaco Borba 1.3 Professor Orientador IES/UEPG: Ms Elenice Parise Fontran 1.4 IES vinculada: Universidade Estadual de Ponta Grossa 1.5 Escola: Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional 1.6 Público objeto da intervenção: Professores e alunos do Curso de Formação de Docentes para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

3 PROBLEMATIZAÇÃO As escolas do Estado do Paraná foram equipadas e possuem acesso a diversos recursos tecnológicos educacionais, tais como: Laboratórios Paraná Digital, TV Multimídia, pen-drive, Portal Dia-a-Dia Educação, TV Paulo Freire e TV Escola, entre outros recursos multimídia, mas constatamos que grande parte dos educadores ainda tem dificuldade de utilizar estes recursos em suas respectivas ações docentes, no seu cotidiano de sala de aula, dentro de uma perspectiva histórico-crítica da educação.

4 4

5 OBJETIVOS Propor roteiros de aula. Pesquisar e organizar tutoriais pedagógicos sobre os recursos multimídias on/off-line, metodologias pedagógicas, ambientes para produções colaborativas presenciais e à distância, que atendam as diversas áreas do conhecimento. Elaborar material pedagógico, no formato de CD-ROM com: sugestões de softwares, sites sugestões de softwares, sites metodologias e técnicas pedagógicas, metodologias e técnicas pedagógicas, artigos, tutoriais, dicas, artigos, tutoriais, dicas, roteiro de planos de aula. roteiro de planos de aula.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Teoria da Atividade (Psicologia) Pedagogia histórico-crítica (Didática) Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO Pesquisa bibliográfica e documental. Pesquisa e testes de softwares educativos para Linux. Os estudos para a efetivação das produções didático- pedagógicas e implementação na escola teve como base a pesquisa-ação.

7

8 MATERIAL DIDÁTICO ArtigosTutoriais Propostas de planos de aula Softwares Metodologias de Ensino

9 ARTIGOS A tecnologia na educação A importância da inclusão digital e o acesso às tecnologias A questão dos direitos autorais e a ética no ciberespaço Gestão escolar na sala de aula: algumas reflexões A construção do conhecimento: tecnologias da informação,comunicação e metodologias A avaliação no cotidiano escolar e o uso de mapas conceituais

10 TUTORIAIS WIKI - PbWorks WIKI - PbWorks (escrita colaborativa on-line) WIKI - PbWorks WebQuest - EscolaBr WebQuest - EscolaBr (Pesquisa orientada na internet através de um método) WebQuest - EscolaBr Hagaquê - HQ Hagaquê - HQ (Salvar as histórias em quadrinhos no formato de imagem) Hagaquê - HQ TV Multimídia TV Multimídia (comandos básicos) TV Multimídia

11 PROPOSTAS DE PLANOS DE AULA Filosofia 1.Como chegamos a saber o que é belo? – Como chegamos a saber o que é belo?Como chegamos a saber o que é belo? 2. Determinismo ou liberdade incondicional Determinismo ou liberdade incondicionalDeterminismo ou liberdade incondicional 3. Introdução à ética – Introdução à éticaIntrodução à ética 4. Introdução à Filosofia – Introdução à FilosofiaIntrodução à Filosofia 5.Karl Marx - O Filósofo – Karl Marx - O FilósofoKarl Marx - O Filósofo 6. Ludwig Wittgenstein: o filósofo da modernidade Ludwig Wittgenstein: o filósofo da modernidadeLudwig Wittgenstein: o filósofo da modernidade 7. O Jovem e a construção de uma identidade – O Jovem e a construção de uma identidadeO Jovem e a construção de uma identidade 8. Platão: O mito da caverna – Platão: O mito da cavernaPlatão: O mito da caverna 9. Porque a política é importante para o jovem? – Porque a política é importante para o jovem?Porque a política é importante para o jovem? 10. Recortes do pensamento mitológico grego – Recortes do pensamento mitológico grego Recortes do pensamento mitológico grego

12 Séries iniciais 1. A ação antrópica do homem em relação à água – A ação antrópica do homem em relação à águaA ação antrópica do homem em relação à água 2. A água na história dos povos. – A água na história dos povos.A água na história dos povos. 3. A água: seus múltiplos usos e sua importância para a vida. – A água: seus múltiplos usos e sua importância para a vida.A água: seus múltiplos usos e sua importância para a vida. 4. Os ciclos da água – Os ciclos da águaOs ciclos da águaSociologia 1.A vida nas cidades – A vida nas cidadesA vida nas cidades 2.Conquista indígena – direito a educação – Conquista indígena – direito a educaçãoConquista indígena – direito a educação 3.Introdução a Sociologia – Introdução a SociologiaIntrodução a Sociologia 4.Jovens no Ensino Médio e o processo de inclusão social e profissional pela escola – Jovens no Ensino Médio e o processo de inclusão social e profissional pela escolaJovens no Ensino Médio e o processo de inclusão social e profissional pela escola 5.O Jovem e a construção de uma identidade – O Jovem e a construção de uma identidadeO Jovem e a construção de uma identidade 6.Violência Violência

13 Recursos utilizados nas aulas Análise de cenas de filmes, vídeos, desenhos (2D e 3D) Animação/simuladores Apresentação de slides Atividades de campo Atividades individuais, em grupo Blogquest

14 CartazesCharges Diferentes gêneros literários Experimento HQ – História em quadrinhos Imagens Indicação de sites/vídeos/livros Jogo Livros on-line Mapas conceituais

15 Música Obras de arte Orkut Pesquisa on-line com sugestão de sites para o Professor e para o Estudante Produção de curta metragem - roteiro Roteiros de Estudos Rubrica TV Multimídia Webquest Wiki – Escrita colaborativa

16 Metodologia da problematização do ensino

17 Pedagogia Histórico-Critica

18 Mapas conceituais

19 Escrita colaborativa - WIKI

20

21 EDIÇÃO DA PÁGINA 112 Editores cadastrados 168 páginas 392 arquivos acessos a página principal

22 Blog – Diário de Bordo

23 RECOMENDAMOS OS SEGUINTES ENDEREÇOS com/ com/

24 Apresentação no DET 2009

25 PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BERBEL, Neusi Ap. Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina: Ci. Soc./Hum., Londrina, v. 17, Ed. Especial, p. 7-17, nov, DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender. 3. ed. Campinas: Cortez, GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 4. ed. Campinas: Cortez, HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do professor para internet. Porto Alegre: Artmed, MAGDALENA, Beatriz Corso; COSTA, Íris Elizabeth Tempel. Internet na sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, MAPAS CONCEITUAIS. Disponível em 1_1468&partName=htmltext acessado em 05/08/2008 às 13h 1_1468&partName=htmltext 1_1468&partName=htmltext PARANÁ. SEED. Orientações curriculares para o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em nível Médio, na Modalidade Normal. Curitiba, (doc) _____. Portal Educacional Dia-a-dia Educação. Apoio ao uso de tecnologias - AUTEC. Disponível em acessado em 05/08/2008 às 13h. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.); CASSINO, João (org.) et all. Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad, 2003.


Carregar ppt "As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento. Rosângela Menta Mello"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google