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Estratégia de produção e operações

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Apresentação em tema: "Estratégia de produção e operações"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de produção e operações
Administração de Produção e Operações Estratégia de produção e operações

2 Rede Accor

3 Por que gestão estratégica de produção e operações?
Operações envolvem o grosso dos recursos Decisões têm inércia Decisões difíceis e caras de reverter Existem trade-offs

4 R$ QTDE

5 R$ CF QTDE

6 R$ CV CF QTDE

7 R$ RT CV CF QTDE

8 R$ RT CT PE CV CF QTDE

9 FORMULA L=Q.P- (CF + Q.Cvu) =Q.P – CF – Q.Cvu
L + CF = Q.P – Q.Cvu = Q.(P – Cvu)

10 Q= CF Q.PV – Q.CV PE Q= CF + LD Q.PV – Q.CV

11 Objetivos competitivos

12

13 Ferramental para análise de foco

14 Ferramental para análise de foco (cont)

15 Trade-offs

16 Quadro geral de referência

17 Tipos de critérios competitivos

18 Escala de nove pontos - importância
CRITÉRIOS GANHADORES DE CLIENTES 1.Proporciona vantagem crucial junto aos clientes 2.Proporciona importante vantagem junto aos clientes-sempre considerado 3.Proporciona vantagem útil junto aos clientes - normalmente considerado CRITÉRIOS QUALIFICADORES 4.Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor 5.Precisa estar em torno da média do setor 6.Precisa estar a pouca distância da média do setor CRITÉRIOS MENOS RELEVANTES 7.Normalmente não considerado;pode tornar-se mais importante no futuro 8.Muito raramente é considerado pelos clientes 9.Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca será

19 Escala de nove pontos - importância

20 Escala de nove pontos - desempenho
MELHOR DO QUE A CONCORRÊNCIA 1.Consistente e consideravelmente melhor que nosso melhor concorrente 2.Consistente e claramente melhor que nosso melhor concorrente 3.Consistente e marginalmente melhor que nosso melhor concorrente IGUAL À CONCORRÊNCIA 4.Com freqüência marginalmente melhor que nosso melhor concorrente 5.Aproximadamente o mesmo da maioria de nossos concorrentes 6.Freqüentemente a uma distância curta atrás dos principais concorrentes PIOR DO QUE A CONCORRÊNCIA 7.Usual e marginalmente pior que a maioria dos principais concorrentes 8.Usualmente pior que a maioria dos nossos concorrentes 9.Consistentemente pior que a maioria de nossos concorrentes

21 Escala de nove pontos - desempenho

22 Análise estratégica: Alinhamento
UO SM1 SM2 SM3 ... Outros FP1 Análise estratégica: Alinhamento FP2 FP3 ... Outros Partindo, por exemplo, de uma unidade de operações que produz famílias de produtos para servir a segmentos de mercado Uso da matriz importância - desempenho UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado

23 Matriz Importância- desempenho
UO Matriz Importância- desempenho SM1 SM2 SM3 ... Outros Desempenho comparado á concorrência FP1 FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Melhor que 2 3 4 Igual a 5 6 7 Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 9 8 7 6 5 4 3 2 1

24 ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Igual a Oportunidades futuras 5 6 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

25 Urgência ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Urgência FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Igual a Oportunidades futuras 5 6 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que Urgência máxima 8 Urgência 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

26 Adequado ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Adequado FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Vantagem competitiva (manutenção) Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Igual a Oportunidades futuras 5 Adequado1 Adequado2 6 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

27 Excesso ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Excesso FP2 FP3 ... 1 Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Melhor que 2 3 Adequado1 Adequado2 4 Igual a Oportunidades futuras 5 6 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

28 Melhorar ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Melhorar FP2 FP3 ... 1 Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Adequado1 Adequado2 Igual a Oportunidades futuras 5 Melhorar2 6 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 Melhorar1 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

29 Prioridades          ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Prioridades FP2 FP3 ... 1 Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 Adequado2 4 Adequado1 Melhorar2 Igual a Oportunidades futuras 5 Critérios de desempenho 6 Melhorar1 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

30                   ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1
Oportunidades em outros segmentos de mercado Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas FP2 N G FP3 ... O K 1 Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 E D 3 M F J Adequado1 Adequado2 4 L Melhorar2 C Igual a Oportunidades futuras 5 Critérios de desempenho 6 A B Melhorar1 Urgência máxima Urgência 7 I Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

31 Engarrafadora

32


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