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Estratégia de produção e operações
Administração de Produção e Operações Estratégia de produção e operações
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Rede Accor
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Por que gestão estratégica de produção e operações?
Operações envolvem o grosso dos recursos Decisões têm inércia Decisões difíceis e caras de reverter Existem trade-offs
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R$ QTDE
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R$ CF QTDE
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R$ CV CF QTDE
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R$ RT CV CF QTDE
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R$ RT CT PE CV CF QTDE
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FORMULA L=Q.P- (CF + Q.Cvu) =Q.P – CF – Q.Cvu
L + CF = Q.P – Q.Cvu = Q.(P – Cvu)
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Q= CF Q.PV – Q.CV PE Q= CF + LD Q.PV – Q.CV
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Objetivos competitivos
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Ferramental para análise de foco
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Ferramental para análise de foco (cont)
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Trade-offs
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Quadro geral de referência
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Tipos de critérios competitivos
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Escala de nove pontos - importância
CRITÉRIOS GANHADORES DE CLIENTES 1.Proporciona vantagem crucial junto aos clientes 2.Proporciona importante vantagem junto aos clientes-sempre considerado 3.Proporciona vantagem útil junto aos clientes - normalmente considerado CRITÉRIOS QUALIFICADORES 4.Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor 5.Precisa estar em torno da média do setor 6.Precisa estar a pouca distância da média do setor CRITÉRIOS MENOS RELEVANTES 7.Normalmente não considerado;pode tornar-se mais importante no futuro 8.Muito raramente é considerado pelos clientes 9.Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca será
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Escala de nove pontos - importância
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Escala de nove pontos - desempenho
MELHOR DO QUE A CONCORRÊNCIA 1.Consistente e consideravelmente melhor que nosso melhor concorrente 2.Consistente e claramente melhor que nosso melhor concorrente 3.Consistente e marginalmente melhor que nosso melhor concorrente IGUAL À CONCORRÊNCIA 4.Com freqüência marginalmente melhor que nosso melhor concorrente 5.Aproximadamente o mesmo da maioria de nossos concorrentes 6.Freqüentemente a uma distância curta atrás dos principais concorrentes PIOR DO QUE A CONCORRÊNCIA 7.Usual e marginalmente pior que a maioria dos principais concorrentes 8.Usualmente pior que a maioria dos nossos concorrentes 9.Consistentemente pior que a maioria de nossos concorrentes
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Escala de nove pontos - desempenho
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Análise estratégica: Alinhamento
UO SM1 SM2 SM3 ... Outros FP1 Análise estratégica: Alinhamento FP2 FP3 ... Outros Partindo, por exemplo, de uma unidade de operações que produz famílias de produtos para servir a segmentos de mercado Uso da matriz importância - desempenho UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado
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Matriz Importância- desempenho
UO Matriz Importância- desempenho SM1 SM2 SM3 ... Outros Desempenho comparado á concorrência FP1 FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Melhor que 2 3 4 Igual a 5 6 7 Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Igual a Oportunidades futuras 5 6 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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Urgência ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Urgência FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Igual a Oportunidades futuras 5 6 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que Urgência máxima 8 Urgência 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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Adequado ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Adequado FP2 FP3 ... 1 Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Vantagem competitiva (manutenção) Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Igual a Oportunidades futuras 5 Adequado1 Adequado2 6 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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Excesso ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Excesso FP2 FP3 ... 1 Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Melhor que 2 3 Adequado1 Adequado2 4 Igual a Oportunidades futuras 5 6 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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Melhorar ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2 FP3 1 Outros
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Melhorar FP2 FP3 ... 1 Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 4 Adequado1 Adequado2 Igual a Oportunidades futuras 5 Melhorar2 6 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 Melhorar1 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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Prioridades ... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1 FP2
Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas Prioridades FP2 FP3 ... 1 Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 3 Adequado2 4 Adequado1 Melhorar2 Igual a Oportunidades futuras 5 Critérios de desempenho 6 Melhorar1 Urgência máxima Urgência 7 Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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... ... UO SM1 SM2 SM3 Outros FP1
Oportunidades em outros segmentos de mercado Desempenho comparado á concorrência FP1 Competências não exploradas FP2 N G FP3 ... O K 1 Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Outros UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Oportunidades atuais Melhor que 2 E D 3 M F J Adequado1 Adequado2 4 L Melhorar2 C Igual a Oportunidades futuras 5 Critérios de desempenho 6 A B Melhorar1 Urgência máxima Urgência 7 I Oportunidades não exploradas pela concorrência Pior que 8 9 Menos importante Qualificador Ganhador de pedidos Importância dada pelo cliente 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
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Engarrafadora
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