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G R U P O G R U P O back-ups.

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Apresentação em tema: "G R U P O G R U P O back-ups."— Transcrição da apresentação:

1 G R U P O

2 G R U P O back-ups

3 G R U P O assistente, Atlântico assistente, operações polivalente, NovaRede X chefe sucursal, NovaRede Z gerente SottoMayor técnico, Direcção de Crédito polivalente, NovaRede Y ?...que promove o crescimento o que é uma carreira? uma sucessão de experiências profissionais...

4 G R U P O aprendizagem desempenho eficaz saturação e decadência tempo desempenho erros aprendizagem lua de mel a curva de desempenho estabilidade declínio

5 G R U P O tempo competências período de semi-desintegração anos a erosão das competências

6 G R U P O tempo competências anos a erosão das competências período de semi-desintegração

7 G R U P O em 2010, 80% da tecnologia terá menos de 10 anos de existência, a formação adquirida por 80% dos trabalhadores terá mais de 10 anos 20%80% 20% > 10 anos< 10 anos (tempo) tecnologia existente trabalhadores formados o fosso entre competências exigidas e competências detidas

8 G R U P O 9.8% 25.7% 7.5% 12.6% 5.3% 14.1% 3.5% 6.7% anos de função % 17 em cada 20 Colaboradores estão há menos de 4 anos na actual função... a mobilidade funcional em % 4 anos

9 G R U P O anos de nível -13.8% -15.1% -12.7% -10.9% 7.8% 6.2% 5.9% 4.9% 77.2%... e 15 em cada 20 estão há menos de 4 anos no actual nível... a mobilidade funcional em 2002

10 G R U P O o ciclo de gestão do desempenho que projecto? GESTÃO DO DESEMPENHO que competências? coaching, formação avaliação (1) e aconselhamento (2)

11 G R U P O o ciclo de gestão da carreira GESTÃO DA CARREIRA que novas funções? que compensação? que estatuto? GESTÃO DO DESEMPENHO que projecto?

12 G R U P O o ciclo de gestão da carreira GESTÃO DA CARREIRA que novas funções? que compensação? que estatuto? GESTÃO DO DESEMPENHO que competências? coaching, formação avaliação (1) e aconselhamento (2) que projecto?

13 G R U P O as respostas desenvolvidas a mobilidade a formação oferta responsabilidades distribuição o BCP e a mudança questões e debate

14 G R U P O constrangimento: tempo número de formandos tempo público- -alvo time to market tempo até conclusão cycle time total

15 G R U P O constrangimento: tempo tempo até conclusão troca número de formandos tempo público- -alvo time to market cycle time total a mudança não espera! a mudança não espera!

16 G R U P O constrangimento: tipo de objectivos e conteúdos SABER – declarativo? – analítico / interpretativo? – sistémico? –... SABER SER – comportamentos reactivos – comportamentos pró-activos – atitudes –... tipo de competências SABER FAZER – gestos? – procedimentos / operações? – algoritmos / aplicações? –...

17 G R U P O o plano de formação objectivos estratégicos competências necessárias programas de formação capacidades organizacionais a desenvolver 1.crescimento em dimensão e rendibilidade no mercado doméstico satisfação e motivação dos colaboradores gestão, liderança PDO, PAGE programa Chefias Intermédias formação em liderança excelência no atendimento, serviço e vendas relações interpessoais, relacionamento comercial, venda gestão de carteiras de Clientes formação comercial (modelo Setanta) transversal às redes de retalho eficácia da direcção comercial planeamento e direcção de vendas "refundação" da formação para Directores Comerciais 2.superioridade no mercado doméstico, por meio da excelência no negócio domínio dos produtos e qualidade das operações técnica bancária e seguradora formação on-line: técnica bancária, bancassurance, aplicações informáticas, MS Office... 3.procura incessante da racionalização e da eficiência melhoria da produtividade e da qualidade dos processos qualidade, gestão das operações, gestão dos projectos programas de formação em dir. operações e gestão de projectos

18 G R U P O o plano de formação (2) objectivos estratégicos competências necessárias programas de formação capacidades organizacionais a desenvolver transferência e adaptação de competências críticas e de melhores práticas programas de apoio a Banque BCP, BIM, SottoBank Canada, etc. 4.consolidação das operações internacionais formação em Inglês comunicação e conhecimento mútuo 5.reforço da coesão interna programa sucessor da Formação de Integração

19 G R U P O níveis de actividade ± 900,000 horas.homem de formação (2001) – 53 horas de formação por Colaborador 40,700 participações em acções de formação (2001) – cada Colaborador participa numa formação todos os 5 meses 4,800 intervenções de 580 formadores não dedicados 50,000 entrevistas de aconselhamento e avaliação 3,700 rotações de função ou unidade (t.m. = 23%)...

20 G R U P O matriz estratégica - aplicação: prioridades #1 fomentar a coesão em torno de práticas e valores #2 alavancar a criação de valor nos negócios #3 renovar a base de competências

21 G R U P O os quadros são responsáveis pela formação... todo o quadro directivo é um formador formar os colaboradores faz parte da descrição de funções é mais fácil aprender a ensinar do que adquirir estatuto de autoridade numa matéria não há formadores a tempo inteiro os quadros dão formação por turnos NFDC – forma os quadros – instrumenta – dá apoio – planeia e organiza – audita mas... – não dá formação!

22 G R U P O... e por todas as outras funções de gestão das pessoas quadros directivosdecisões correntes com respeito aos seus subordinados (envolvendo a cadeia hierárquica) exercício solidário de funções de gestão de pessoas (e.g. formação, juris de selecção, patronos) órgãos técnicosdesenvolvimento de processos instrumentação operações (ganho de eficiência) planeamento contratação de serviços auditoria

23 G R U P O que canais estão disponíveis? online, síncrona (aula virtual) em sala, no local de trabalho em cascata, top-down aprendizagem estruturada on-the-job traditional em sala BCP TV (canal TV corporativo) online, assíncrona (a qualquer hora em qualquer lugar) videoconferência

24 G R U P O escolha dos canais: optimizar o mix 1)tendo presentes as prioridades e os constrangimentos, qual é a estratégia de distribuição mais adequada? 2)que combinação de canais permite conseguir melhores resultados? (eficácia e eficiência)

25 G R U P O estratégica transversal enfoque na coesão escolha dos canais: optimizar o mix sessões presenciais com turmas mistas (amostra) elemento essencial

26 G R U P O estratégica transversal enfoque na coesão escolha dos canais: optimizar o mix e-learning (antes e depois da sessão) aprendizagem estruturada on-the-job (pós-sessão) ganhos de eficiência sessões presenciais com turmas mistas (amostra) elemento essencial

27 G R U P O estratégica específica projecto mais vasto estratégica transversal enfoque na coesão escolha dos canais: optimizar o mix alinhamento com as práticas e o processo de negócio envolvimento da hierarquia (cascata top-down ) velocidade

28 G R U P O estratégica transversal enfoque na coesão estratégica específica projecto mais vasto escolha dos canais: optimizar o mix e-learning (grosso dos conteúdos informativos, procedimentos, etc.) TV, videoconferência, etc. alinhamento com as práticas e o processo de negócio envolvimento da hierarquia (cascata top-down ) velocidade

29 G R U P O a formação em cascata: curva de aprendizagem desempenho tempo tempo de intervenção aprendizagem final recuo: non-invented here estabilização intervenção convencional: formadores dedicados

30 G R U P O constrangimento: tempo desempenho tempo tempo de intervenção aprendizagem final recuo capacidade de auto-formação intervenção em cascata: envolvimento da hierarquia

31 G R U P O formação à distância - sala de equipa sala de equipa: um polo de formação local sala de equipa na rede Atlântico

32 G R U P O operacional por iniciativa do indivíduo ou do departmento estratégica específica projecto mais vasto estratégica transversal enfoque na coesão escolha dos canais: optimizar o mix disponibilidade flexibilidade custo

33 G R U P O operacional por iniciativa do indivíduo ou do departmento estratégica específica projecto mais vasto estratégica transversal enfoque na coesão escolha dos canais: optimizar o mix disponibilidade flexibilidade custo todo e qualquer canal excepto sessões presenciais em sala


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