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Comunicação Prof. Eduardo Vilela.

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12 Comunicação Prof. Eduardo Vilela

13 COMUNICAÇÃO A comunicação oferece a empresa e ao produto um conjunto de ferramentas que lhe possibilitarão solucionar ou reduzir problemas e efeitos negativos no composto mercadológico.

14 COMUNICAÇÃO Comunicação de marketing é a disciplina que cuida do relacionamento entre a empresa ou empreendimento e o segmento mais importante da nossa esfera competitiva. O CLIENTE, O CONSUMIDOR, O USUÁRIO.

15 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
CADEIA QUE ENVOLVE # PÚBLICOS Público interno Revendedores Público final Diferentes públicos

16 COMUNICAÇÃO O objetivo das comunicações de marketing é construir um canal entre a empresa e sua clientela – já conquistada ou em potencial, através do qual se possa ter os seguintes ganhos básicos: 1 – Saber quem é o cliente/ consumidor/ usuário. Quais são as suas necessidades, hábitos, preferências, como se comporta, o que pensa da vida. 2 - Informar a este público de sua existência: empresa, produto, serviços, conceitos, diferenciais.

17 COMUNICAÇÃO 3 – Buscar um lugar ao sol, de preferência, na fila da frente, na memória do cliente (Positioning) 4 – Saber sempre o que ele pensa a nosso respeito e de nossos produtos/serviços. 5 – Defender-se rapidamente e com credibilidade, caso seja necessário. 6 – Construir uma relação de lealdade, que seja eterna enquanto dure a empresa ou o produto ou o consumidor.

18 COMUNICAÇÃO Abrangência da comunicação: De massa De segmento De nicho
Individual

19 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Divulgar e dar conhecimento do produto/empresa Provocar a consciência Buscar a fidelidade ou preferência Fortalecer a imagem do produto/empresa Levar o público à decisão de compra.

20 TIPOS DE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO IMPESSOAL COMUNICAÇÃO PESSOAL

21 COMUNICAÇÃO IMPESSOAL
Transmissão de informações para um grande número de pessoas por meios desenvolvidos para este fim como as mídias impressas, eletrônicas e visuais.

22 COMUNICAÇÃO Para cada público, a empresa desenvolve tipos, formas, mensagens, linguagens e canais de comunicação diferentes. Relação com os objetivos que pretende atingir, as razões de compra e os benefícios que cada público espera obter.

23 CLASSIFICAÇÃO DO PÚBLICO QUANTO AO PROCESSO DE COMPRA:
Iniciador da compra Influenciador Decisor Executor Usuário/Consumidor

24 PROMOÇÃO É a interpretação para o público ou para determinado segmento do público, da informação relativa a um produto ou serviço legalmente levada ao mercado. É a face pública da empresa. (American association of advertising agencies)

25 OBJETIVOS DA PROMOÇÃO:
INFORMAR PERSUADIR LEMBRAR

26 MIX DE PROMOÇÃO É o programa global de comunicação de uma empresa. Consiste no desenvolvimento de ações relacionadas a propaganda, publicidade, merchandising, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, patrocínio e até mesmo boca a boca.

27 PROPAGANDA Apresentação de venda visando determinado público, dentro de um período especificado de tempo e paga por um patrocinador identificável.

28 OBJETIVOS DA PROPAGANDA
Objetivo da venda Objetivos de pré compra. Objetivos de construção em imagem.

29 OBJETIVO DE VENDA Toda propaganda tem o compromisso com o desenvolvimento do negócio, podendo incluir aumentos numéricos no lucro, tais como receita, volume em unidades ou parcelas no mercado.

30 OBJETIVOS DE PRÉ-COMPRA:
São entendidos como objetivos de exposição.Um cliente deseja atingir 90% do público alvo dez vezes em uma semana. OBJETIVOS DE CONSTRUÇÃO EM IMAGEM: São auto explicativos. Devem relacionar-se com uma mensagem específica, ou plataforma de propaganda para que possam ser conduzidos a audiência.

31 COMUNICAÇÃO Conceito de promoção de vendas pode ser entendido como atividades de marketing além da venda pessoal, propaganda e publicidade que estimulam a compra do cliente e a eficácia o vendedor. Caracterizam-se como esforços de venda não regulares ausente da rotina mais comum.

32 PUBLICIDADE É a estratégia de informação que explora o caráter informativo da comunicação, criando fatos, provocando notícias, desenvolvendo a formação da imagem da organização, serviço, indivíduo ou marca. Não possui objetivos comerciais.

33 RELAÇÕES PÚBLICAS: Relacionamento da organização para com seu público (clientes, acionistas, empregados, governo, sociedade). As principais ferramentas de RP são relações com a imprensa, publicidade do produto, comunicações corporativas, lobbyng e aconselhamento.

34 MERCHANDISING “É qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda proporciona informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços com propósito de motivas e influenciar as decisões dos consumidores.” REGINA BLESSA

35 MERCHANDISING EDITORIAL (TIE-IN)
“É uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial por encomenda. Possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é dirigida pelo público com muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos.” REGINA BLESSA

36 PATROCÍNIO Estratégia de parceria entre duas entidades visando a viabilidade de um projeto específico da patrocinada em detrimento do fortalecimento de imagem da patrocinadora. No Brasil também é possível obter vantagens tributárias em investimentos culturais e esportivos.

37 CONCEITOS DE PATROCÍNIO
Caracteriza-se como uma ação de mkt institucional que visa a promover a marca dos investidores. É uma estratégia de comunicação interativa que objetiva aproximar negócios e clientes, fornecedores, revendedores e representantes de vendas. É um tipo especial de mídia alternativa. É um instrumento de vivÇencia de realidades objetivas associadas aos atributos da marca.

38 PATROCÍNIO Estratégia de parceria entre duas entidades visando a viabilidade de um projeto específico da patrocinada em detrimento do fortalecimento de imagem da patrocinadora. No Brasil também é possível obter vantagens tributárias em investimentos culturais e esportivos.

39 PATROCÍNIO Estratégia de parceria entre duas entidades visando a viabilidade de um projeto específico da patrocinada em detrimento do fortalecimento de imagem da patrocinadora. No Brasil também é possível obter vantagens tributárias em investimentos culturais e esportivos.

40 POR QUE AS EMPRESAS UTILIZAM O MARKETING ESPORTIVO ?
Reforça a imagem corporativa e ou institucional. A emoção e competitividade do evento são transferidas para a marca do patrocinador. Dependendo do evento e do público alvo, a transferência pode ser muito positiva. O esporte está associado a vitória, ao prazer, saúde, entretenimento, a agregação espontânea e voluntária de pessoas.

41 POR QUE AS EMPRESAS UTILIZAM O MARKETING ESPORTIVO ?
Ambição pela vitória, imagem vencedora, metas ambiciosas, desafio, vigor, tenacidade, determinação, motivação, capacidade de ter sucesso com nobreza. Patriotismo, nacionalismo, responsabilidade social, disciplina, dedicação, liderança, credibilidade, excelência, espírito de grupo, solidariedade, diversão, lazer, garra, saúde, força, beleza estética, espírito jovem.

42 POR QUE AS EMPRESAS UTILIZAM O MARKETING ESPORTIVO ?
Permite acesso a mass mídia a um custo relativamente baixo. Notícias de esporte vende jornal, lidera audiências em programas de rádio e TV. É uma aproximação simpática e descontraída com o consumidor. Permite uma relação de espontaneidade e interação com o público alvo. As mentes costumam estar mais receptivas quando relaxadas. O entretenimento sempre foi uma conquistar corações e mentes.

43 VENDA PESSOAL Interação realizada entre o vendedor e o comprador na perspectiva da realização de negócios. Empresas como Avon e Natura, tem a venda pessoal como o principal canal de venda de seus produto.

44 TIPOS DE PROMOÇÃO Liquidação Oferta especial In pack/ On Pack
Self Liquidating Concurso/ Sorteio Arranhe e ganhe Juntou/ Ganhou Vale brinde

45 TIPOS DE PROMOÇÃO CUPOM AMOSTRA GRATIS REDUÇÃO DE PREÇO BONIFICAÇÃO
PROMOÇÃO COOPERADA PROMOÇÃO DE INCENTIVO DEGUSTAÇÃO EVENTOS

46 Ex.: Uma vasilha junto com um pacote de biscoito.
Promoção - ON PACK Quando é inserido algum benefício adicional ao consumidor fora da embalagem do produto. Ex.: Uma vasilha junto com um pacote de biscoito.

47 Promoção – IN PACK Quando é inserido algum benefício adicional dentro da embalagem do produto. Ex.: Vale brinde.

48 Quando o benefício adicional é ofertado “perto”
Promoção – NEAR PACK Quando o benefício adicional é ofertado “perto” da embalagem do produto. Ex.: Compre determinado produto e retire gratuitamente brinde no supermercado mais próximo de sua casa.

49 Promoção – SELF LIQUIDATING
Oferta de benefício extra ao cliente incurtindo o custo do benefício extra no preço do produto. Na maioria das vezes não se extrai lucro na comercialização do benefício extra.

50 COMUNICAÇÃO A estratégia de marketing a ser usada para complementar o patrocínio dependerá do estágio do ciclo de vida do produto. Produtos, empresas e mercados tem ciclos de vida que demandam mudanças nas estratégias de marketing.

51 COMUNICAÇÃO Quando usado em conjunto com outras atividades, como merchandising, distribuição de brindes, promoções, propaganda estática, etc, os ganhos são altamente potencializados.


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