A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição Administração de Recursos Materiais Turma 14 – Grupo 44 Gestão de Estoques na Cadeia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição Administração de Recursos Materiais Turma 14 – Grupo 44 Gestão de Estoques na Cadeia."— Transcrição da apresentação:

1 - Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição Administração de Recursos Materiais Turma 14 – Grupo 44 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada- Hong Yuh Ching Brasília, 04 de novembro de 2009 R09

2 Subgrupo X (perguntas): Daniela 09/08479 Débora 09/42308 Denise 09/42391 Turma 14 – Grupo 44 Subgrupo Y (imagens): Marina 09/46800 Matheus 09/13430 Raphael 04/92191

3 1) Existem dois tipos de compradores de serviços de transporte. Quais são eles? Explique. São os compradores de transação e os compradores de relação. Os compradores de transação, adotam o enfoque arm´s lenght e negociam cada acordo separadamente, para obter o serviço desejado ao menor custo. Focam no curto prazo, bons negociadores e trabalham em uma relação ganha/perde com seus prestadores de serviço.

4 Os compradores de relação, concentram-se em formar relações duradouras, de longo prazo, com as empresas de transporte. Identificam um conjunto de oportunidades que agregam valor e beneficiam ambas as partes, relação de ganha/ganha. Oferecem contratos de longo prazo, encorajam as empresas na redução de custos e dividem quaisquer reduções de custos e melhorias operacionais.

5 2) Explique o perfil dos compradores de serviços de transporte em relação a sua capacidade gerencial. Transportadores inexperientes simplesmente negociam preços e descontos. Não se preocupando com a analise dos movimentos de fretes e seus fluxos logísticos. Transportadores experientes analisam seus fluxos logísticos e beneficiam-se de eficiências de escala e administrativas, trabalhando com um grupo reduzido de empresas de transporte. Transportadores maduros não se preocupam apenas com os limites de preço do frete a ser incluído no custo total da logística, mas também o critério de seleção de empresas, passa a ser o de performance no serviço prestado.

6 3) Em 1992 foi feito um estudo sobre os resultados do que a supply chain trás à competitividade do segmento de autopeças. Cite alguns desses resultados. - Das 71 fábricas analisadas, apenas 13 foram consideradas de classe mundial. Somente fábricas que alcançaram resultados espetaculares em qualidade e produtividade podem ser qualificadas como de classe mundial. - Essas fábricas obtiveram desempenho 2x melhor que as demais, em termos de produtividade e estoques. - A distância obtida no quesito qualidade foi ainda melhor, 9x em bancos, 16x pra freios, 170x pra escapamentos.

7 4) Cite os princípios da produção enxuta (lean production). - Fluxo integrado de produção com baixo inventário, pequenos lotes feitos em just in time. - Prevenção de defeitos ao invés de correção. - Produção puxada pelo cliente, e não empurrada para atender as demandas da fabrica.

8 - Trabalho em equipe com operadores multifuncionais e flexíveis. - Ativo envolvimento na solução de problemas para eliminar etapas que não agregam valor.

9 Os sistemas de programação "pull" predominam nessas fábricas, necessitando de menos tempo entre pedido e despacho, assim como seus fornecedores. A variação média na programação é também bem menor. Dessa forma, as melhores fábricas são as capazes de devotar mais tempo para as atividades que agregam valor como melhoria de qualidade e redução de custo. 5) No tocante à programação no supply chain, cite algumas características das fábricas de classe mundial.

10 6) Diferencie as fábricas de classe mundial japonesas das ocidentais em relação ao número de contatos entre uma fábrica, seu maior cliente e seu maior fornecedor. As fábricas japonesas de classe mundial visitam seu principal fornecedor a cada dois meses e são visitadas por seu principal fornecedor a cada quatro meses. Em contraste, as fábricas do Ocidente visitam seu principal fornecedor e são visitadas por seu principal cliente a cada duas semanas. Pode-se dizer que as cadeias logísticas do Ocidente têm mais dificuldade em sustentar o controle do processo do que as cadeias japonesas.

11 7) Em relação ao padrão de performance das fábricas de classe mundial, caracterize as fábricas japonesas. O padrão de performance das fábricas japonesas é muito consistente, enquanto existe uma variedade larga de performance nas fábricas européias e americanas. É a falta de fábricas de baixa performance no Japão que explica sua superioridade no total e não sua presença como melhor fábrica em cada categoria de produto e cada item de performance.

12 8) Sabendo que as f á bricas de classe mundial operam em cadeias log í sticas de alta performance, discorra sobre os fatores que afetam o controle de processo ao longo do supply chain Em relação ao número de fornecedores e clientes, as fábricas de alto volume de produção têm mais fornecedores do que as fábricas de baixo volume; no tocante à qualidade no supply chain, é importante observar que em todos os países as fábricas parecem atuar como filtros de qualidade para seus clientes. A dispersão geográfica afeta particularmente os estoques e a freqüência de recebimentos. Os inventários de materiais recebidos medem a eficiência do fluxo de materiais dos fornecedores, produtos em processo indicam o fluxo da fábrica, enquanto produtos acabados medem a proximidade para o cliente. E, por fim, em relação à estabilidade da programação do cliente, a variação da programação do cliente tem efeito ao longo da supply chain, à medida que as fábricas passam essas mudanças de programação para seus fornecedores.

13 Bibliografia Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada- Hong Yuh Ching


Carregar ppt "- Construindo indicadores de desempenho do processo de distribuição Administração de Recursos Materiais Turma 14 – Grupo 44 Gestão de Estoques na Cadeia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google