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UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:

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1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma: 100.2 Tarefa: 100.2.5 OPA Alunos: Gildeon de Sousa Paixão- 06/33852 Hugo Ariel- 08/31328 Renam Cassius Mendes Souza- 09/56317 Laiane Mara Borges- 05/35168 12/04/2009

2 Questão 1 Para a Hewlett-Packard (HP), as desvantagens para se manter o estoque estavam associados ao custo de pedir e custos de manter o estoque, tudo isso definido em um custo total? Resposta VERDADEIRO. Segundo Ching (2009), as características comuns de problemas de controle de estoque, estão associados, a custo de pedir, custo de manter o estoque e custo total, que seria a soma dos outros dois custos.

3 Questão 2 Na perspectiva de previsão de incertezas, colocar a culpa no departamento de vendas, conforme foi feito na HP, é suficiente para a resolução dos problemas? Resposta FALSO. Para Ching (2009), a previsão de vendas é algo estritamente crítico, isso se deve pela dificuldade de prevê-las. A melhor alternativa é trabalhar estritamente com a preferência do cliente e atrelado aos fornecedores. Portanto.

4 Questão 3 Ter adotado uma postura de redução de incertezas causadas pela variabilidade na entrega de materiais, no aperfeiçoamento dos processos de produção e na redução dos tempos na planta, foram soluções adequadas, segundo Ching (2009), para os problemas de estoque na HP? Resposta Alternativa verdadeira.

5 Questão 4 Resposta FALSO. Visto que o modelo da Dell é o que está sendo dito da HP. O modelo de negócios da Dell sempre foi baseado numa estreita relação com os fornecedores e por conseqüências da customização gerou-se uma aproximação dos clientes. O que a HP fez, que a Dell não fez foi atender a montagem de seus componentes sob encomenda. Para isso, adotando uma estreita relação com os fornecedores e clientes. Isso não foi adotado pela empresa de Michael Dell

6 As etapas da logística, fragmentadas no caso da HP, dificultavam os processos de distribuição tornando-os ineficientes. Apenas após a implantação do Kanban a empresa melhorou seu sistema de distribuição. Questão 5 VERDADEIRO. Esse modelo contribuiu para a horizontalização do processo de fabricação dos produtos melhorando a relação com os clientes como a venda direta ao cliente. Resposta

7 A HP conseguiu apreender bem o conceito de logística. Ela se beneficiou plenamente com seu modelo de cadeia de suprimento? Questão 6 FALSO. O conceito de logística é entendido como a união da administração de materiais e a distribuição. A aplicação dita no conceito não ocorria na empresa, pois os processos logísticos eram controlados de forma fragmentada. Qualquer alteração ocorrida em algum processo de distribuição como no transporte, por exemplo, prejudicaria o sistema de distribuição e geraria prejuízo. Resposta

8 Ambas as empresas, HP e Dell tinham em seu procedimento de vendas gerenciamento de demandas? FALSO. A Dell utiliza esse gerenciamento que tem como função de coletar e agregar as demandas das necessidades de produtos, possibilitado por pedidos reais e previstos de clientes, pedidos de filiais, necessidades interfábricas e de lançamento de produtos dentre outros. Diferentemente da HP, onde qualquer alteração nos componentes logísticos altera a demanda bem como seu gerenciamento. Questão 7Resposta

9 Questão 8 É correto afirma que no início de sua produção a HP utilizava as etapas da logística (suprimento, transformação e distribuição), de forma fragmentada? Resposta VERDADEIRO. Ao usar as fases da logística de forma fragmentada fez com que a organização mantivesse altos estoques de produtos.

10 Questão 9 No caso da HP, após a implementação do processo de produção Kanban, os estoques foram diminuidos? Resposta VERDADEIRO. O processo baseado no fluxo contínuo de produção foi a melhor maneira de reduzir drasticamente os níveis de estoque.

11 Questão 10 A ideia de integração virtual que customizou o processo de produção da Dell, pode resolver o problema de estoque de qualquer segmento de negócio? Resposta FALSO. Cada atividade tem sua característica, e nem sempre o que foi solução para uma empresa poderá ser a solução dos problemas de outra empresa.

12 Questão 11 O objetivo da alta direção da HP era atender a demanda dos cliente, e manter um estoque alto para não deixar faltar produtos no mercado? Resposta FALSO. O objetivo era atender a demanda dos clientes, porém tinham que simultaneamente manter os estoques baixos.

13 Questão 12 O modelo de negócio da Dell, consegue: vender diretamente ao cliente, montar o produto sob encomenda, eliminar o custo de estocagem, porém por tem um processo de distribuição mau elaborado não conseguiu eliminar os custos com as empresas revendedoras? Resposta FALSO. O modelo direto de negócio tem como maior característica evitar o canal de distribuição e vender diretamente ao cliente, evitando os custos com revendedores.


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