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LIDERANÇA.

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA

2 SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO
Boa arquitetura organizacional Tecnologias de ponta Sistemas de informação potentes e modernos Uma boa estrutura de custos Adequada diversificação e melhoria de produtos e serviços As Pessoas.....

3 CONCEITO É o processo de influir nas actividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas". (Stogdill) Capacidade para promover a ação coordenada, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000); Um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos (Fachada, 1998).

4 FUNÇÕES DO LÍDER COORDENAR
PLANEJAR: determinar objetivos, fazer previsões, analisar problemas, tomar decisões, formular políticas e/ou apoiar políticas; ORGANIZAR: determinar as atividades que são necessárias para alcançar objetivos, classificar e distribuir o trabalho pelos grupos e pelos indivíduos.

5 FUNÇÕES DO LÍDER DESENVOLVER
INFLUENCIAR: comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objetivos de acordo com as finalidades da organização; CONTROLAR: conferir o realizado com o que foi planejado e proposto. Corrigir os desvios verificados.

6 ORIGEM DO LÍDER Genética – A liderança contém um fator genético
Genética – A liderança contém um fator genético Homem – Mulher (mulçumanos) Família – Filhos do Rei (Kennedy, Bush - de famílias importantes) Raça – Etnia (judeus, alemães) Característica Física - Alto, baixo, magro, gordo Ordem de nascimento - mais velho, do meio, mais novo, seu lugar na constelação familiar. Personalidade – colérico, carisma, coragem, sanguíneo, etc.

7 ORIGEM DO LÍDER 2. Posição – A Liderança é o resultado da posição?
A posição não torna o indivíduo um Líder. Embora a posição seja um elemento motivador. A posição não é um fator determinante.  Ex.: Quantas pessoas bem sucedidas fracassam quando são elevados a posição de chefe. 3. Roteiro Social – Predestinado para ser Líder – precisa só esperar sua vez, promoção. Liderança é uma escalada, é uma consequência, uma ascendência.

8 ORIGEM DO LÍDER 4. Chamado – Alguém lhe escolheu. Teve um sonho, teve uma visão, liderança por vocação. 5. Heróica – Líder por uma atitude, Super-Homem, Tarzan, por uma grande façanha. Ex.: O chinês que ficou na frente de um tanque na praça da Paz Celestial (Senna, Jordan, Pelé) 6. Aprendeu – Liderança pode ser aprendida na medida em que certas habilidades são desenvolvidas.

9 TIPOS DE LIDERANÇA LÍDER FORMAL:
É alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor. A quantidade de poder é teoricamente determinada pela posição ocupada dentro da organização. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder.

10 TIPOS DE LIDERANÇA LÍDER INFORMAL:
Não terá o mesmo título de liderança oficial, mas exercerá uma função de liderança. Esse indivíduo, sem autoridade formal, designação de poder, posição ou até mesmo responsabilidade, pode pelo mérito de um atributo pessoal ou desempenho superior influenciar outros a exercer a função de liderança.

11 TIPOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICO
Usa seu poder coagindo, impondo regras atitudes face ao trabalho. Utiliza pouco diálogo, gosta de mandar. Não se importa em saber o que os outros membros da equipe pensam. Costuma dar ordens que devem ser cumpridas sem discussão. É o famoso e conhecido Chefe Durão (que as pessoas têm medo até de chegar perto). Seu lema é: “Faça isso, faça aquilo”.

12 AUTOCRÁTICO Todas as diretrizes de trabalho são ditadas pelo líder, no momento em que ele decide O líder é pessoal nos seus elogios e nas suas críticas ao trabalho de cada membro Não se envolve ativamente no trabalho do grupo Os níveis de produtividade são excelentes quando na presença do líder Provoca tensão e frustração no grupo Inibe a espontaneidade e criatividade do grupo

13 TIPOS DE LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE Costuma ser inseguro
Teme responsabilidades Não promove mudanças. Não dá instrução aos seus colaboradores. Assumiu a posição de chefia, mas não está habilitado para tal. Teme qualquer situação que possa quebrar a rotina do trabalho. Seu lema: “Deixar como está para ver como é que fica”.

14 LAISSEZ-FAIRE É deixado ao grupo ou aos indivíduos toda a liberdade para a decisão, sem a participação de líder: ausência de regras O líder fornece os materiais e só se lhe pedirem é que dará informações suplementares Ausência completa de participação do líder na determinação dos trabalhos da equipe São raros os comentários sobre a atividade do grupo, a não ser quando solicitados Não há tentativa para participar ou para interferir com o curso dos acontecimentos

15 TIPOS DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICO Busca a opinião de seus colaboradores.
Considera que a equipe como um todo é mais capacitada para resolver os problemas do que ele sozinho. Respeita o indivíduo e acredita nele. Usa a cooperação, a participação e a boa vontade das pessoas. Seu lema é: “Precisamos fazer isto; temos a necessidade de levar este trabalho adiante; almejamos alcançar as seguintes metas etc.”

16 DEMOCRÁTICO As atividades são planejadas e distribuídas de acordo com a decisão do grupo Os passos na direção dos objetivos do grupo são esquematizados com o grupo O líder é objetivo ou realista nos seus elogios e críticas e procura ser um membro regular do grupo, sem que para isso, tenha que cumprir uma parte demasiada do trabalho O líder tem comportamentos de orientação e apoio O grupo sente receptividade à espontaneidade e criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar iniciativa

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18 Liderança Participativa Liderança de Equipas
Supervisão Liderança Participativa Liderança de Equipas Dirige as pessoas Envolve as pessoas Gera confiança e inspira o trabalho em equipa Explica as decisões Ouve as pessoas antes de tomar decisões Facilita e apoia as decisões Treina as pessoas Desenvolve as pessoas Expande as competências da equipa Gere os indivíduos Coordena o esforço do grupo Cria uma identidade de equipa Controla o conflito Resolve os conflitos Tira partido das diferenças Reage à mudança Implementa a mudança Antecipa e influencia a mudança

19 CHEFE X LÍDER CHEFE LÍDER Administra recursos humanos Lidera pessoas
Precisa ganhar sempre Precisa ganhar mais do que perder Poder centralizado Delega poderes Conflitos são aborrecedores Conflitos são lições Crises são riscos Crises são oportunidades Pessoas trabalham por dinheiro Pessoas trabalham também por dinheiro Tem subordinados Tem parceiros

20 HABILIDADE INFLUÊNCIA Capacidade adquirida ou aprendida
Poder X Autoridade Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. Diz respeito a seu caráter e a influência que estabelece sobre as pessoas.

21 10 PASSOS DA LIDERANÇA Compreenda a si mesmo mais profundamente
Pratique relações individuais posi tivas Forme uma equipe de liderança diversificada Faça o diagnóstico da saúde da organização Construa uma força de trabalho madura

22 10 PASSOS DA LIDERANÇA Crie uma cultura de líderes
Construa uma organização saudável Seja sábio no gerenciamento de mudanças Fique atento ao administrar pessoas de recursos Avalie o sucesso de sua organização

23 ERROS COMUNS NA LIDERANÇA
Não sabe elogiar Não sabe repreender Não sabe delegar Não sabe comunicar Não tem capacidade de persuasão Não sabe escutar

24 ERROS COMUNS NA LIDERANÇA
Não percebe que as pessoas mudam Não define claramente responsabilidades Não sabe conduzir reuniões Não consegue ser respeitado Não tem controle emocional É pouco objetivo

25 ERROS COMUNS NA LIDERANÇA
Faz julgamentos de valor Sofre de “achismo” Não sabe motivar as pessoas Não resolve conflitos Tem dificuldade nos relacionamentos Não sabe despertar o espírito de equipe Não tem atenção aos custos

26 DESAFIOS DO LÍDER NO SEC. XXI
Auto-conhecimento e controle das emoções Automotivação Otimista realista Relacionamentos interpessoal e empatia Competência e auto-desenvolvimento

27 DESAFIOS DO LÍDER NO SEC. XXI
Negociador na base ganha-ganha Comunicador Reflexão e humildade Acolhedor de novas visões Proatividade


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