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LIDERANÇA SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO Boa arquitetura organizacional Tecnologias de ponta Sistemas de informação potentes e modernos Uma boa estrutura.

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO Boa arquitetura organizacional Tecnologias de ponta Sistemas de informação potentes e modernos Uma boa estrutura."— Transcrição da apresentação:

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2 LIDERANÇA

3 SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO Boa arquitetura organizacional Tecnologias de ponta Sistemas de informação potentes e modernos Uma boa estrutura de custos Adequada diversificação e melhoria de produtos e serviços As Pessoas.....

4 É o processo de influir nas actividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas". (Stogdill) Capacidade para promover a ação coordenada, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000); Um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos (Fachada, 1998). CONCEITO

5 FUNÇÕES DO LÍDER COORDENAR PLANEJAR: determinar objetivos, fazer previsões, analisar problemas, tomar decisões, formular políticas e/ou apoiar políticas; ORGANIZAR: determinar as atividades que são necessárias para alcançar objetivos, classificar e distribuir o trabalho pelos grupos e pelos indivíduos.

6 DESENVOLVER INFLUENCIAR: comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objetivos de acordo com as finalidades da organização; CONTROLAR: conferir o realizado com o que foi planejado e proposto. Corrigir os desvios verificados. FUNÇÕES DO LÍDER

7 1.Genética 1.Genética – A liderança contém um fator genético Homem – Mulher (mulçumanos) Família – Filhos do Rei (Kennedy, Bush - de famílias importantes) Raça – Etnia (judeus, alemães) Característica Física - Alto, baixo, magro, gordo Ordem de nascimento - mais velho, do meio, mais novo, seu lugar na constelação familiar. Personalidade – colérico, carisma, coragem, sanguíneo, etc. ORIGEM DO LÍDER

8 2. Posição 2. Posição – A Liderança é o resultado da posição? A posição não torna o indivíduo um Líder. Embora a posição seja um elemento motivador. A posição não é um fator determinante. Ex.: Quantas pessoas bem sucedidas fracassam quando são elevados a posição de chefe. 3. Roteiro Social 3. Roteiro Social – Predestinado para ser Líder – precisa só esperar sua vez, promoção. Liderança é uma escalada, é uma consequência, uma ascendência. ORIGEM DO LÍDER

9 4. Chamado 4. Chamado – Alguém lhe escolheu. Teve um sonho, teve uma visão, liderança por vocação. 5. Heróica 5. Heróica – Líder por uma atitude, Super-Homem, Tarzan, por uma grande façanha. Ex.: O chinês que ficou na frente de um tanque na praça da Paz Celestial (Senna, Jordan, Pelé) 6. Aprendeu 6. Aprendeu – Liderança pode ser aprendida na medida em que certas habilidades são desenvolvidas. ORIGEM DO LÍDER

10 LÍDER FORMAL: É alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor. A quantidade de poder é teoricamente determinada pela posição ocupada dentro da organização. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder. TIPOS DE LIDERANÇA

11 LÍDER INFORMAL: Não terá o mesmo título de liderança oficial, mas exercerá uma função de liderança. Esse indivíduo, sem autoridade formal, designação de poder, posição ou até mesmo responsabilidade, pode pelo mérito de um atributo pessoal ou desempenho superior influenciar outros a exercer a função de liderança. TIPOS DE LIDERANÇA

12 AUTOCRÁTICO Usa seu poder coagindo, impondo regras atitudes face ao trabalho. Utiliza pouco diálogo, gosta de mandar. Não se importa em saber o que os outros membros da equipe pensam. Costuma dar ordens que devem ser cumpridas sem discussão. É o famoso e conhecido Chefe Durão (que as pessoas têm medo até de chegar perto). Seu lema é: Faça isso, faça aquilo.

13 Todas as diretrizes de trabalho são ditadas pelo líder, no momento em que ele decide O líder é pessoal nos seus elogios e nas suas críticas ao trabalho de cada membro Não se envolve ativamente no trabalho do grupo Os níveis de produtividade são excelentes quando na presença do líder Provoca tensão e frustração no grupo Inibe a espontaneidade e criatividade do grupo AUTOCRÁTICO

14 TIPOS DE LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE Costuma ser inseguro Teme responsabilidades Não promove mudanças. Não dá instrução aos seus colaboradores. Assumiu a posição de chefia, mas não está habilitado para tal. Teme qualquer situação que possa quebrar a rotina do trabalho. Seu lema: Deixar como está para ver como é que fica.

15 É deixado ao grupo ou aos indivíduos toda a liberdade para a decisão, sem a participação de líder: ausência de regras O líder fornece os materiais e só se lhe pedirem é que dará informações suplementares Ausência completa de participação do líder na determinação dos trabalhos da equipe São raros os comentários sobre a atividade do grupo, a não ser quando solicitados Não há tentativa para participar ou para interferir com o curso dos acontecimentos LAISSEZ-FAIRE

16 Busca a opinião de seus colaboradores. Considera que a equipe como um todo é mais capacitada para resolver os problemas do que ele sozinho. Respeita o indivíduo e acredita nele. Usa a cooperação, a participação e a boa vontade das pessoas. Seu lema é: Precisamos fazer isto; temos a necessidade de levar este trabalho adiante; almejamos alcançar as seguintes metas etc. TIPOS DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICO

17 As atividades são planejadas e distribuídas de acordo com a decisão do grupo Os passos na direção dos objetivos do grupo são esquematizados com o grupo O líder é objetivo ou realista nos seus elogios e críticas e procura ser um membro regular do grupo, sem que para isso, tenha que cumprir uma parte demasiada do trabalho O líder tem comportamentos de orientação e apoio O grupo sente receptividade à espontaneidade e criatividade, desenvolvendo, assim, a capacidade de tomar iniciativa DEMOCRÁTICO

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19 SupervisãoLiderança Participativa Liderança de Equipas Dirige as pessoasEnvolve as pessoasGera confiança e inspira o trabalho em equipa Explica as decisõesOuve as pessoas antes de tomar decisões Facilita e apoia as decisões Treina as pessoasDesenvolve as pessoas Expande as competências da equipa Gere os indivíduosCoordena o esforço do grupo Cria uma identidade de equipa Controla o conflitoResolve os conflitosTira partido das diferenças Reage à mudançaImplementa a mudança Antecipa e influencia a mudança

20 CHEFE X LÍDER CHEFELÍDER Administra recursos humanos Lidera pessoas Precisa ganhar semprePrecisa ganhar mais do que perder Poder centralizadoDelega poderes Conflitos são aborrecedores Conflitos são lições Crises são riscosCrises são oportunidades Pessoas trabalham por dinheiro Pessoas trabalham também por dinheiro Tem subordinadosTem parceiros

21 HABILIDADE Capacidade adquirida ou aprendida INFLUÊNCIA Poder X Autoridade Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. Diz respeito a seu caráter e a influência que estabelece sobre as pessoas.

22 10 PASSOS DA LIDERANÇA 1) Compreenda a si mesmo mais profundamente 2) Pratique relações individuais posi- tivas 3) Forme uma equipe de liderança diversificada 4) Faça o diagnóstico da saúde da organização 5) Construa uma força de trabalho madura

23 6. Crie uma cultura de líderes 7. Construa uma organização saudável 8. Seja sábio no gerenciamento de mudanças 9. Fique atento ao administrar pessoas de recursos 10. Avalie o sucesso de sua organização 10 PASSOS DA LIDERANÇA

24 ERROS COMUNS NA LIDERANÇA 1) Não sabe elogiar 2) Não sabe repreender 3) Não sabe delegar 4) Não sabe comunicar 5) Não tem capacidade de persuasão 6) Não sabe escutar

25 7) Não percebe que as pessoas mudam 8) Não define claramente responsabilidades 9) Não sabe conduzir reuniões 10) Não consegue ser respeitado 11) Não tem controle emocional 12) É pouco objetivo ERROS COMUNS NA LIDERANÇA

26 13) Faz julgamentos de valor 14) Sofre de achismo 15) Não sabe motivar as pessoas 16) Não resolve conflitos 17) Tem dificuldade nos relacionamentos 18) Não sabe despertar o espírito de equipe 19) Não tem atenção aos custos

27 DESAFIOS DO LÍDER NO SEC. XXI 1.Auto-conhecimento e controle das emoções 2. Automotivação 3. Otimista realista 4.Relacionamentos interpessoal e empatia 5.Competência e auto-desenvolvimento

28 6. Negociador na base ganha-ganha 7. Comunicador 8. Reflexão e humildade 9. Acolhedor de novas visões 10. Proatividade DESAFIOS DO LÍDER NO SEC. XXI


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