Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHenri Joaquim Alterado mais de 9 anos atrás
1
TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS
2
TEORIA DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS _____________________________________
3
TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - Maslow
Necessidades humanas têm origem biológica. Obedecem a uma hierarquia. Quando as necessidades inferiores são em parte satisfeitas, as superiores se apresentam como motivadoras da conduta humana. Pessoas estão sempre buscando satisfazer diferentes necessidades. superiores inferiores
4
TEORIA DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS
Aplicação na Segmentação de Mercado: A hierarquia das necessidades é usada como base para segmentação de mercado: Mensagens de propaganda específicas dirigidas a grupos de indivíduos em um ou mais níveis de necessidades. Ex: jovens compartilhando de bons momentos associando a necessidade e emoção sugeridas ao produto anunciado – refrigerante / saciando a sede / momento de alegria e descontração. (Coca-Cola = prazer e felicidade)
5
TEORIA DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS
Aplicação no Posicionamento do Produto: (Como o produto deve ser percebido pelos consumidores potenciais) Agregando satisfação de outras necessidades não abordadas pelos concorrentes. Ex: Mensagens de propaganda de automóveis de luxo relacionando ao status (auto-realização / poder), sendo acrescentado o apelo as necessidades de segurança (air-bag)
6
TRÊS TIPOS NECESSIDADES IMPORTANTES
O Despertar das Motivações para satisfazer as Necessidades _________________________________________________________________________________________________________ TRÊS TIPOS NECESSIDADES IMPORTANTES NECESSIDADE DE PODER: DESEJO DO INDIVÍDUO CONTROLAR SEU AMBIENTE E TUDO AO SEU REDOR (pessoas e objetos) NECESSIDADE DE AFILIAÇÃO: DESEJO DE AMIZADE, DE ACEITAÇÃO E DE RELACIONAMENTO (sentimento gregário e de pertença) NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: NECESSIDADE DE SENTIMENTO DE AUTO-CONFIANÇA, DE AUTO-REALIZAÇÃO (negação de frustrações; afastamento de atitudes de risco)
7
O DESPERTAR DOS MOTIVOS:
O Despertar das Motivações para satisfazer as Necessidades _______________________________________________________________________________________________ O DESPERTAR DOS MOTIVOS: ESTÍMULOS INTERNOS: DESPERTAR FISIOLÓGICO – CONJ. NECESSIDADES INATAS, BIOGÊNICAS DESPERTAR EMOCIONAL – DESPERTAR DE NECESSID. LATENTES, ADORMECIDAS (AS VEZES SUBSTITUTIVAS DE FRUSTAÇÕES E/OU REVIVENCIAS DE BOAS LEMBRANÇAS) DESPERTAR COGNITIVO - DESPERTAR DE FATORES RACIONAIS (SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES AFETIVAS RELACIONADAS A CUSTO / BENEFÍCIO) ESTÍMULOS EXTERNOS: DESPERTAR AMBIENTAL – NECESSIDADES LATENTES ATIVADAS POR ESTÍMULOS DO AMBIENTE.
8
A ESCOLA BEHAVIORISTA ( COMPORTAMENTALISTA)
OS ESTÍMULOS EXTERNOS E A TEORIA DA APRENDIZAGEM (BEHAVIORISMO) _______________________________________________________________________________________________ DESPERTAR AMBIENTAL A ESCOLA BEHAVIORISTA ( COMPORTAMENTALISTA) AS NECESSIDADES HUMANAS SÃO ATIVADAS POR ESTÍMULOS DO AMBIENTE. A MOTIVAÇÃO É UM MECANISMO RESPONDENTE AOS ESTÍMULOS DO AMBIENTE. (estímulo – resposta ) O COMPORTAMENTO É CONSIDERADO COMO UMA RESPOSTA A UM ESTÍMULO DO AMBIENTE E O INDIVÍDUO APRENDE A SE ADAPTAR AO MEIO ATRAVÉS DO CONDICIONAMENTO. (o pensamento, a cognição, os aspectos intra-psíquicos são ignorados pela Teoria Comportamentalista)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.