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LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
INTRODUÇÃO: É o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa; É a atividade mais importante em termos dos custos logísticos, absorvendo cerca de dois terços do custo total;

2 Administração da Distribuição Física
Níveis: Estratégico: configuração global do sistema de distribuição (longo prazo). Como ele deve ser? Tático: utilizar recursos da melhor maneira possível – otimização dos fluxos (curto prazo) Operacional: embalar , carregar, transportar (diário). Fazer a mercadoria sair! 5

3 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
CONCEITOS IMPORTANTES: COMPENSAÇÃO DE CUSTOS: Reconhece que os modelos de custos das várias atividades da empresa, exibem características que colocam essas atividades em conflito econômico entre si;

4 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
COMPENSAÇÃO DE CUSTOS: Como exemplo poderemos citar as três atividades logísticas primárias, os custos de estoque, custos de transporte e o custo do pedido, podem ser conflitantes, para tanto devemos balancear ou compensar estes custos, levando ao menor custo total da D.F.;

5 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
CUSTO TOTAL: Reconhece que os custos individuais exibem comportamentos conflitantes, devendo ser examinados coletivamente e balanceados no ponto ótimo; Ou seja, o custo total será sempre o somatório dos custos envolvidos na análise decisória;

6 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
CUSTO TOTAL: É importante observar que o ponto de custo total mínimo não fica no mesmo lugar dos mínimos dos outros custos, e sim num lugar intermediário entre eles; A idéia do custo total, favoreceu a empresa definir e decidir quais atividades deveriam ser agrupadas conjuntamente e chamadas de D.F.;

7 Três conceitos importantes: Trade - offs (compensações nos custos)
+ CUSTO TOTAL CUSTO DE ESTOQUE CUSTO DE TRANSPORTE CUSTO DE PROCESSAMENTO DE PEDIDO - - + TOTAL DE ARMAZÉNS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO. 6

8 2) Custo Total ( Valores em Reais )
Classes de custo Avião Caminhão Trem Transporte Manutenção de estoques Custo Total 7

9 Conflito Transportes vs. Estoques

10 Ilustração do Conflito Transportes vs Estoques

11 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
SISTEMA TOTAL: Este conceito é uma extensão do custo total e é provavelmente um dos termos mais utilizados na administração de empresas hoje; Representa uma filosofia para gerenciamento da D.F. que considera todos os fatores afetados de alguma forma pelos efeitos da decisão tomada ;

12 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
SISTEMA TOTAL: Enfoca os problemas de D.F. em termos abrangentes para descobrir relações que, caso negligenciadas , poderiam levar a decisões subótimas; Este tipo de preocupação é muito importante na logística, pois a mesma se relaciona diretamente com muitas outras áreas funcionais dentro e fora dos limites legais da empresa;

13 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
FUNÇÕES DESEMPENHADAS ( TEMPO, LOCAL e PROPRIEDADE): TEMPO: Período necessário para que os produtos sejam colocados a disposição dos consumidores momento em que estes desejem comprá-los;

14 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
FUNÇÕES DESEMPENHADAS ( TEMPO, LOCAL e PROPRIEDADE): LOCAL: Configura-se quando os bens ou serviços estão disponíveis em locais convenientes;

15 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
FUNÇÕES DESEMPENHADAS ( TEMPO, LOCAL e PROPRIEDADE): PROPRIEDADE (posse): Estabelecida quando a propriedade dos produtos passa dos fabricantes ou dos intermediários para os compradores.

16 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
FUNÇÕES DESEMPENHADAS ( VANTAGENS): Reduzem o número de transações cliente-vendedor necessárias; Reduzindo os custos das trasações; Aumentando a eficiência do canal.

17 CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO ( NOVE TROCAS)
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO ( NOVE TROCAS) CONSUMIDOR FABRICANTE FABRICANTE CONSUMIDOR FABRICANTE CONSUMIDOR

18 CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO ( SEIS TROCAS)
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO ( SEIS TROCAS) CONSUMIDOR FABRICANTE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO FABRICANTE CONSUMIDOR FABRICANTE CONSUMIDOR

19 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
CANAIS DE CONSUMO FABRICANTE CONSUMIDOR FABRICANTE VAREJISTA CONSUMIDOR FABRICANTE ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR FABRICANTE ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR ATRAVESSADOR

20 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
CANAIS INDUSTRIAIS CONSUMIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR FABRICANTE DISTRIBUIDOR REVENDEDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR

21 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO: Distribuição intensiva; Distribuição seletiva; Distribuição exclusiva.

22 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA: Estoca-se os produtos no maior número possível de pontos de venda. Estes produtos devem estar disponíveis sempre que o consumidor o desejar. Ex: Procter&Gamble, Campbell e Coca-Cola.

23 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO SELETIVA: Utiliza-se um número razoável de intermediários dispostos a trabalhar com os produtos da empresa. Seleciona-se cadeias de revendedores e grandes varejistas para não ter que dirigir seus esforços de vendas para muitos pontos de venda. Ex: General Eletric, Searle e Bayer.

24 LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA: Um número limitado de revendedores recebe o direito de comercializar os produtos em um território delimitado. Objetiva um maior apoio de vendas e um maior controle sobre o distribuidor. Ex: Wolkswagem, GM e Ford.


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