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OS PAPEIS EM EAD - Docência -

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Apresentação em tema: "OS PAPEIS EM EAD - Docência -"— Transcrição da apresentação:

1 OS PAPEIS EM EAD - Docência -
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Oficina: Introdução a EAD na UFRGS OS PAPEIS EM EAD - Docência - Ana Vilma Tijiboy

2 - Docência -

3 Educação no momento contemporâneo
A Educação -visa promover a aprendizagem e o conhecimento adequados para determinada época e local. Recebe a influencia das novas configurações sociais. Atualmente: mundo já não é circunscrito a um espaço determinado. As TIC transformaram o mundo em uma localidade sem fronteiras.

4 Professores no ensino superior
Especialistas de diversas áreas- tem as credenciais suficientes (Doutorado, mestrado e Concurso) mas pouco preparo didático-pedagógico. Se aprende a ensinar “fazendo”.

5 Tendência dos docentes
Reproduzir suas experiências como alunos. Repassar o conhecimento da área, transmitir esse conhecimento.

6 Docente na Sociedade Digital/ Sociedade da Informação
Ciberespaço Login Senha Interatividade Plataformas AVA Objetos de Aprendizagem EAD Tutor Elementos novos: Linguajar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Aluno nativo-digital ou homo zapiens Aluno migrante-digital

7 Educação na nova cultura de aprendizagem
As TIC (Ambientes Virtuais de Aprendizagem- AVAs) não devem ser os únicos a ser aprendido pelos professores. Pois... são apenas meios usado s DE ACORDO COM AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS que se adotem.

8 Mudanças de papel e novas competências do professorado
Não há unanimidade para caracterizar o processo de ensino aprendizagem em contextos mediados pelas TIC! Por que? O papel do professor e suas competências estão em função de concepções sobre natureza e características da educação e de como se entende dinâmica da interação entre professor, aluno e conteúdo.

9 Concepções sobre processo de ensino e de aprendizagem virtual:
1ª. Concepção centrada na dimensão tecnológica. Acesso do aluno a tecnologia Aprendizagem dos alunos

10 Competências necessárias para o professor em EAD 1ª. Concepção
Conhecimento/usar as ferramentas tecnológicas Procurar e consultar informação nova adaptada às necessidades dos alunos Gerenciar, armazenar e apresentar informação organizada de acordo com diferentes finalidades e em diferentes contextos Favorecer revisão dos conteúdos curriculares Procurar materiais e recursos diferentes entre os que já existem Projetar materiais com TICs

11 Concepções sobre processo de ensino e de aprendizagem virtual:
. 2a. Concepção centrada na construção de conhecimento Atividade do aluno mediada pelas TIC entre professor e alunos. Resultado de processo construtiva de natureza interativa, social e cultural.

12 Conhecimento e aprendizagem 2ª. Concepção
Processos sociais e situados na atividade conjunta entre pessoas. Se deve ao envolvimento conjunto e colaborativo de professores e dos alunos em atividades. Aprendizagem – resultado de uma relação interativa entre professor, aluno e conteúdo.

13 Competências necessárias para o professor em EAD 2ª. concepção
Conhecimento/usar as ferramentas tecnológicas Garantir o envolvimento do aluno e a continuidade no processo de aprendizagem Facilitar a exploração e a compreensão Promover uso das ferramentas de consulta e assessoria Promover atividade individual e coletiva (cooperativa) de construção de conhecimento Comunicar-se de forma eficaz para promover a aprendizagem

14 Professores em EAD 2ª. Concepção:
Não oradores/conferencistas  Sim consultores e guias “Especialistas em fazer perguntas”, não dando a resposta. (Pedagogia da Pergunta) Proporcionam: assistência, auxilio, orientação, animam o aluno a progredir na gestão da própria aprendizagem Capacidade para ajustar o grau de auxilio conforme a atividade e progresso dos alunos Desenvolvem sua tarefa como e-moderadores

15 E-moderador (Salmon, 2001) Projetista, promotor e mediador da aprendizagem mais do que especialista no conteúdo. Deve ajustar o ritmo, promover desafios viáveis. Deve comunicar-se p/ meio de textos escritos na tela do computador Propor e-atividades motivadoras, baseadas na interação dos participantes, projetadas e guiadas por e-moderador.

16 O que muda ou pode mudar em EAD?
Aprender Ensinar Avaliar Formas de comunicação Interação Perfil do aluno Perfil do Professor Material Didático

17 Mediação pedagógica Facilita Estimula Provoca Dialoga Comunica Desafia
Incentiva Acolhe

18 Mediação pedagógica - Estabelece relações de empatia
- Domina as ferramentas tecnológicas e de comunicação oral e escrita - Questiona - Orienta - Auxilia - Promove trabalhos cooperativos

19 Mediação pedagógica Seja facilitador de processos.
Crie atmosfera descontraída, calorosa, acolhedora e amiga. Esclareça o nível da participação esperado. Faça comentários que convidem a uma resposta Estimule a participação. Faça comentários positivos sobre a participação. Reforce as contribuições.

20 METÁFORA “O imigrante (EAD) está lá e as pessoas não sabem exatamente o que fazer com ele...algumas pessoas não acreditam que o imigrante (EAD) tenha potencial, então ele é ignorado ou subutilizado. A nova cultura (educação) não sabe, e às vezes não quer saber, como explorar toda a capacidade que o imigrante tem.“ Bastos (2001, pág. 45)

21 Bibliografia COLL, C & Monereo, C. (organiz). Psicologia da Educação Virtual- Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PRENSKY, M. The emerging Online Life of the Digital Native: what they do differently because of technology and how do they do it.. Disponível em: %20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf

22 Bibliografia MEC. Referenciais de Qualidade para EAD. Disponível em: df, Brasília, 2007. TIJIBOY, A. V. As Novas Tecnologias e a Incerteza na Educação. In: MOZART, L. Novas Tecnologias- educação e sociedade na era da Informação. Belo Horizonte: Autêntica, VRAKKING, B & VEEN, W. Homo Zappiens - Educando na Era Digital, Porto Alegre: Artmed, 2009.

23 E-mail: fomento.ead@sead.ufrgs.br
Ana Vilma Tijiboy Equipe acadêmica/SEAD/UFRGS Doutora em Informática na Educação CPGIE/UFRGS

24 Os professores devem ser capazes de: (Referencias de Qualidade para EAD- MEC)
Selecionar e preparar todo o conteúdo curricular articulado a procedimentos e atividades pedagógicas; - Identificar os objetivos referentes a competências cognitivas, habilidades e atitudes; - Definir bibliografia, videografia, iconografia, audiografia, tanto básicas quanto complementares; - Elaborar o material didático para programas a distância; - Realizar a gestão acadêmica do processo de ensino- aprendizagem, em particular motivar, orientar, acompanhar e avaliar os estudantes; - Avaliar -se continuamente como profissional participante do coletivo de um projeto de ensino superior a distância.


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