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Desenvolvendo Objetos de Aprendizagem Responsáveis pela Formação: Gislaine Barreto Glaeser – Multiplicadora do CEPIC Jorge da Silva Brandão – Multiplicador.

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1 Desenvolvendo Objetos de Aprendizagem Responsáveis pela Formação: Gislaine Barreto Glaeser – Multiplicadora do CEPIC Jorge da Silva Brandão – Multiplicador do CEPIC

2 Parceria: EMEF Pres. Getúlio D. Vargas – Novo Hamburgo - Brasil Escuela 146 – Atlántida – Uruguay Marta Bernadete da Silva – Coord. LIE EMEF Pres. Getúlio D. Vargas Alunos monitores da EMEF Pres. Getúlio D. Vargas Alunos da escuela 146 – Atlántida – Uruguay Maestra Adriana Marenco Morales – Uruguay Maestra Sílvia Gonzales – Ceibal - Uruguay Maestra Mariana Herrera - presidente del comité organizador del Squeakfest - Uruguay

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5 O CEPIC – Centro de Informática Educativa de Novo Hamburgo – espaço pedagógico da SMED - há 28 anos forma professores na área de Tecnologias na Educação - localizado no centro da cidade, Av. Pedro Adams Filho, 4918 - Novo Hamburgo - RS

6 A Escola Pres. Getulio D. Vargas recebeu, em 2011, o Projeto MundiNHo/UCA (Um Computador por Aluno) e o CEPIC é o responsável por: Formação e acompanhamento dos professores da escola no uso pedagógico do laptop; Formação dos Alunos Monitores.

7 Softwares utilizados – Scratch e Squeak Por que esses softwares? Os softwares Scratch e Squeak são free e rodam nas plataformas Windows e Linux, e vêm instalados no laptop educacional; São softwares de programação, acessíveis à todas as idades; Favorecem o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, o pensar sobre o pensar, e a aprendizagem a partir dos erros;

8 A utilização destes softwares segue a mesma proposta da Linguagem Logo, de Seymour Papert, pela qual o aluno constrói o conhecimento através das suas descobertas, tentativas e erros. O CEPIC, em seu início (1985), trabalhava exclusivamente com a Linguagem e filosofia Logo. Assim sendo, acreditamos que trabalhar com o Squeak Etoys e Scratch permite que o aluno crie, construa, reflita, siga o seu pensamento, e aprenda com os erros e tentativas. Nas construções dos alunos, cada um segue o seu pensamento. Não há certo e errado, e sim diferentes processos do pensar.

9 Objetivos: Conhecer, interagir e manipular os softwares Scratch e Squeak Etoys; Iniciar o processo de pesquisa e produção científica, possibilitando a autoria na criação de objetos de aprendizagem; Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos, movimentação e interação;

10 Familiarizar-se com espaços virtuais não convencionais; Publicar suas criações e experimentos em ambientes virtuais; Refletir sobre suas aprendizagens, recriando e aperfeiçoando seus trabalhos; Permitir e desenvolver a expressão da criatividade e o olhar crítico sobre o que é produzido;

11 Competências: - Criação de jogos, animações, histórias interativas e simulações, levando em conta conteúdos e faixas etárias diversas - Respeito ao outro - Organização de situações de aprendizagem - Colaboração e cooperação entre os pares e a sua comunidade - Oratória - Resolução de desafios através da aprendizagem investigativa, reflexiva e construtora de conhecimento - Administração da própria formação

12 Proposta: Encontros semanais com duração de 3 horas em horário extraclasse Trabalho em duplas Duplas formadas por alunos de séries e idades distintas (5º ao 8º anos – 10 a 14 anos) Solução de desafios Escolha de temas por interesse Planejamento e elaboração de objetos de aprendizagem Socialização no grupo

13 Expandir horizontes pedagógicos, culturais e humanos Divulgação dos softwares e dos O.A. criados nas escolas da região no Brasil e Uruguai Utilização dos jogos e animações por outros alunos da escola e/ou outras escolas Intercâmbio com alunos da Escola 146 – Atlántida-Uruguay

14 Por que o intercâmbio? As escolas do Uruguai também têm o Projeto 1x1 - Um Computador por Aluno Têm familiaridade com softwares de programação Propiciar aos alunos dos 2 países: acesso a outra cultura, outro idioma e outros costumes Desenvolver Objetos de Aprendizagem em conjunto, com o intuito de um trabalho cooperativo e colaborativo

15 Registro da proposta: 2012 http://monitoresnhmundinho.pbworks.com 2013 http://monitoresgvmundinho.pbworks.com http://projetobrasiluruguai.pbworks.com

16 Contatos: SMED – educacao@novohamburgo.rs.gov.br CEPIC – smedcepic@novohamburgo.rs.gov.br EMEF Pres. Getúlio D. Vargas – emefpresgetuliovargas@novohamburgo.rs.gov.br


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