A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial CONBRAD Congresso Brasileiro de Administração LILLIAN ALVARES Assessora Técnica Ministério.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial CONBRAD Congresso Brasileiro de Administração LILLIAN ALVARES Assessora Técnica Ministério."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial CONBRAD Congresso Brasileiro de Administração LILLIAN ALVARES Assessora Técnica Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior JOSÉ RINCON FERREIRA Diretor de Articulação Tecnológica Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

2 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Necessidades do Mundo Corporativo Inovações Constantes Inovações Constantes Adaptações Permanentes Adaptações Permanentes Velocidade Velocidade Valorização do conhecimento Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

3 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Contexto de Surgimento Organizações Flexíveis Organizações Flexíveis Economia do Conhecimento Economia do Conhecimento Rápida Obsolescência do Mesmo Rápida Obsolescência do Mesmo Empregabilidade como demanda das competências internas Empregabilidade como demanda das competências internas Educação para Estratégia Global Educação para Estratégia Global Distanciamento entre empresas e academia Distanciamento entre empresas e academia Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial

4 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Anos ´90 Peter Senge A quinta disciplina Organizações de Aprendizagem A TRADICIONAL ÁREA DE T&D DEVE SE ALINHAR CADA VEZ MAIS À ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento

5 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Conhecimento – fundamental para a sobrevivência da organização Conhecimento – fundamental para a sobrevivência da organização Os ativos intangíveis da organização, como o capital intelectual, assumem importância estratégica cada vez maior em relação ao seu valor contábil e exigem novas formas de avaliação e mensuração Os ativos intangíveis da organização, como o capital intelectual, assumem importância estratégica cada vez maior em relação ao seu valor contábil e exigem novas formas de avaliação e mensuração Atrair, desenvolver e manter talentos são prioridades Atrair, desenvolver e manter talentos são prioridades Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento

6 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Educação Corporativa Educação Corporativa Vincular Aprendizado às Estratégias Empresariais Vincular Aprendizado às Estratégias Empresariais Responder desafios globaisResponder desafios globais Sobrevivência empresarialSobrevivência empresarial Viabilizar soluções para GCViabilizar soluções para GC Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Contexto de Surgimento

7 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Principais Diferenças entre T&D e Educação Corporativa Educação CorporativaT&D Desenvolver competências essenciais para o êxito do negócio Desenvolver competências essenciais para o trabalho Prática de negóciosFormação conceitual e universal Crenças e valores da empresaCrenças e valores universais Cultura empresarialCultura acadêmica Cidadania para o êxito da empresa e dos clientes Cidadania para o êxito das instituições e da comunidade Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial

8 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Departamento de T&D e Educação Corporativa Departamento de T&DEducação Corporativa Foco ReativoPró-Ativo Organização Fragmentada/DescentralizadaCoesa e Centralizada Alcance TáticoEstratégico Endosso Pouco/NenhumAdministração/Pessoal Apresentação InstrutorVárias Tecnologias Responsável Diretor de TreinamentoGerente de Unidade de Negócio Público -Alvo Amplo de profundidade ilimitada Currículo personalizado por família de cargos Inscrição AbertasNo momento certo Resultado Aumento da qualificação Aumento no desempenho do trabalho Operação Como função administrativaComo unidade de negócios Imagem "Vá para o treinamento"Metáfora de Aprendizado Marketing Ditado pelo DepartamentoVenda sob demanda Jeanne Meister, 1999 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial

9 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Consenso entre os autores que a atuação da universidade corporativa deve estar relacionada aos objetivos, prioridades e missão organizacional Definições

10 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior É uma iniciativa no local de trabalho que integra uma variedade de oportunidades de aprendizado que estão ligadas à missão e objetivos da organização. Enfatizam o processo do aprendizado e o seu alinhamento estratégico com os objetivos organizacionais. A universidade corporativa dá grande ênfase na avaliação e impacto e promove o aprendizado em toda a cadeia produtiva É uma iniciativa no local de trabalho que integra uma variedade de oportunidades de aprendizado que estão ligadas à missão e objetivos da organização. Enfatizam o processo do aprendizado e o seu alinhamento estratégico com os objetivos organizacionais. A universidade corporativa dá grande ênfase na avaliação e impacto e promove o aprendizado em toda a cadeia produtiva Washington Area Corporate University Consortium Definições

11 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais. Um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais. Jeanne Meister Definições a universidade corporativa é mais um processo organizacional, do que como uma entidade

12 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Uma verdadeira organização voltada para o aprendizado construída sobre o aprendizado individual e a gestão do conhecimento Uma verdadeira organização voltada para o aprendizado construída sobre o aprendizado individual e a gestão do conhecimento D. Thomas é um veículo para o desenvolvimento da organização voltada para o aprendizado e a gestão do conhecimento como a atividade central Definições

13 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior O papel de uma universidade corporativa de classe mundial deve ser como foco para comunicar e facilitar as práticas sociais, tecnológicas e organizacionais em apoio ao aprendizado organizacional e ao processo de criação do conhecimento. O papel de uma universidade corporativa de classe mundial deve ser como foco para comunicar e facilitar as práticas sociais, tecnológicas e organizacionais em apoio ao aprendizado organizacional e ao processo de criação do conhecimento. Prince & Beaver Definições

14 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Uma entidade educacional que é um instrumento estratégico, desenhada para assistir a sua organização (mantenedora) a atingir a sua missão, na condução de atividades que criem a cultura do aprendizado individual e organizacional, e levem ao conhecimento e à sabedoria. Uma entidade educacional que é um instrumento estratégico, desenhada para assistir a sua organização (mantenedora) a atingir a sua missão, na condução de atividades que criem a cultura do aprendizado individual e organizacional, e levem ao conhecimento e à sabedoria. Mark Allen é estratégica, e um instrumento, um entre os muitos que a organização tem à sua disposição é estratégica, e um instrumento, um entre os muitos que a organização tem à sua disposição Definições

15 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Educação Corporativa, que alguns chamam de Universidade Corporativa ou Educação Empresarial, é o conjunto de subestruturas organizacionais capazes de empreender um vigoroso processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, consoante com a visão e missão da empresa Definições

16 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Há cerca de duas décadas atrás a Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, publicou o primeiro livro sobre universidades corporativas, então chamadas de colégios corporativos (Corporate Colleges). Este livro definiu os colégios corporativos como entidades educacionais que foram iniciadas por organizações cujo principal objetivo não era educacional. Este livro definiu os colégios corporativos como entidades educacionais que foram iniciadas por organizações cujo principal objetivo não era educacional. Sob esta definição, bastante abrangente e vaga, todo e qualquer centro de treinamento institucional se qualificaria como colégio corporativo Sob esta definição, bastante abrangente e vaga, todo e qualquer centro de treinamento institucional se qualificaria como colégio corporativo Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Histórico

17 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Quatro os níveis de uma universidade corporativa: 1. Somente treinamento 2. Treinamento e desenvolvimento gerencial e/ou executivo 3. Oferta de cursos com crédito acadêmico 4. Oferta de cursos que levam efetivamente ao grau acadêmico Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Tipologia

18 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Primeira geração Representa um pouco mais do que as atividades tradicionais do departamento de Treinamento e Desenvolvimento, com módulos presenciais, direcionados especificamente a interesses institucionais. A ênfase é a aquisição de valores corporativos Representa um pouco mais do que as atividades tradicionais do departamento de Treinamento e Desenvolvimento, com módulos presenciais, direcionados especificamente a interesses institucionais. A ênfase é a aquisição de valores corporativos Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Geração

19 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Segunda geração Reflete uma orientação estratégica mais abrangente para o aprendizado organizacional, e tende a ser oferecida em lugares especificamente designados, organizacionais e acadêmicos Reflete uma orientação estratégica mais abrangente para o aprendizado organizacional, e tende a ser oferecida em lugares especificamente designados, organizacionais e acadêmicos Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Geração

20 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Terceira geração Possuir elementos virtuais para o processo de aprendizado e abranger uma grande variedade de estratégias para o desenvolvimento do capital intelectual. Possuir elementos virtuais para o processo de aprendizado e abranger uma grande variedade de estratégias para o desenvolvimento do capital intelectual. Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Geração

21 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Treinamento & Desenvolvimento Treinamento & Desenvolvimento Programa de Desenvolvimento Gerencial e Executivo. Programa de Desenvolvimento Gerencial e Executivo. Atividades educacionais devem ter uma ligação clara com a estratégia corporativa. Atividades educacionais devem ter uma ligação clara com a estratégia corporativa. 1.Operacional 2.Tático 3.Estratégico Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Requisitos Mínimos

22 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Uso extensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação Uso extensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação Proliferam um grande número de universidades corporativas virtuais. Proliferam um grande número de universidades corporativas virtuais. Softwares gerenciais de treinamento Softwares gerenciais de treinamento Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Requisitos Mínimos

23 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Reforçar e perpetuar o comportamento Reforçar e perpetuar o comportamento Gerenciar a mudança Gerenciar a mudança Direcionar e moldar a organização Direcionar e moldar a organização Estratégia

24 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Reforçar e perpetuar o comportamento Preocupação principal é oferecer cursos e experiências de treinamento que reflitam e reforcem a cultura e os valores que balizam a organização. Alguns exemplos são a Disney University e a Federal Express. Preocupação principal é oferecer cursos e experiências de treinamento que reflitam e reforcem a cultura e os valores que balizam a organização. Alguns exemplos são a Disney University e a Federal Express.

25 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Gerenciar a mudança Introduzir e promover as iniciativas da mudança organizacional. Os programas e atividades são desenhados para facilitar a formulação e implantação da mudança estratégica. Introduzir e promover as iniciativas da mudança organizacional. Os programas e atividades são desenhados para facilitar a formulação e implantação da mudança estratégica.

26 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Direcionar e moldar a organização A mais ambiciosa e, por consegüinte, a menos visível. Aqui os líderes organizacionais utilizam a universidade corporativa como força motriz para moldar as direções empresariais futuras. Programas e iniciativas de mudanças visam a exploração de novos contextos e alternativas futuras para a empresa. A mais ambiciosa e, por consegüinte, a menos visível. Aqui os líderes organizacionais utilizam a universidade corporativa como força motriz para moldar as direções empresariais futuras. Programas e iniciativas de mudanças visam a exploração de novos contextos e alternativas futuras para a empresa.

27 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Mudança de paradigma de Departamento de T & D para UC Departamento de T & D Universidade Corporativa ReativoFocoPró-ativa Fragmentado/ descentralizadoOrganizaçãoCoesa e centralizada TáticoAlcanceEstratégica Pouco/ nenhumEndossoAdministração e funcionários InstrutorApresentaçãoUso de várias tecnologias Diretor de TreinamentoResponsávelGerente de Unidade de Negócio Amplo e com profundidade limitada Público-alvoCurrículo personalizado por famílias de cargos AbertaInscriçãoAprendizagem no momento certo Aumento de qualificações profissionais ResultadoAumento de desempenho no trabalho Opera como função administrativa OperaçãoOpera como Unidade de Negócios Treinamento impostoImagemUC como metáfora de aprendizado Ditado pelo T & DMarketingVenda sob consulta

28 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Por que fazer?Por que fazer? O que fazerO que fazer Como fazer?Como fazer? Sistema de Educação Corporativa

29 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Por que fazer? a) Para aumentar a competitividade e o valor de mercado da empresa através do incremento do valor das pessoas b) Para instalar, desenvolver e consolidar as competências críticas empresariais Sistema de Educação Corporativa

30 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior O que fazer? a) Aumentar a inteligência empresarial através da implementação de modelo de: Gestão das pessoas por competênciasGestão das pessoas por competências Gestão do conhecimentoGestão do conhecimento Sistema de Educação Corporativa

31 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Como fazer? a) Introduzir a mentalidade de aprendizagem contínua em três níveis: Empresa: Fortalecimento, consolidação y disseminação da cultura empresarialEmpresa: Fortalecimento, consolidação y disseminação da cultura empresarial Liderança: Formação de lideranças exemplares que aceitem, mantenham e pratiquem a cultura empresarialLiderança: Formação de lideranças exemplares que aceitem, mantenham e pratiquem a cultura empresarial Pessoas: incorporação da atitude de autodesenvolvimentoPessoas: incorporação da atitude de autodesenvolvimento Sistema de Educação Corporativa

32 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Parceria Perpetuidade Disponibilidade Conectividade Parceria Cidadania Sustentabilidade Competitividade 7 Princípios de Sucesso

33 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 1. Competitividade Desenvolver o capital intelectual dos colaboradores, transformando-os efetivamente em fator de diferenciação da empresa frente aos competidores, para ampliar e consolidar sua capacidade de competir, aumentando assim seu valor de mercado através do incremento do valor das pessoas. Significa buscar como elevar continuamente o nível de competitividade empresarial, introduzindo, desenvolvendo e consolidando as competências críticas empresariais, organizacionais e humanas. Desenvolver o capital intelectual dos colaboradores, transformando-os efetivamente em fator de diferenciação da empresa frente aos competidores, para ampliar e consolidar sua capacidade de competir, aumentando assim seu valor de mercado através do incremento do valor das pessoas. Significa buscar como elevar continuamente o nível de competitividade empresarial, introduzindo, desenvolvendo e consolidando as competências críticas empresariais, organizacionais e humanas. 7 Princípios de Sucesso

34 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 2. Perpetuidade Entender a educação como um processo de desenvolvimento e realização de potencial intelectual, físico, espiritual, estético afetivo existente em cada colaborador, e também como um processo de transmissão da herança cultural, que exerce influencia intencional e sistemática, com o propósito de formar um modelo mental, a fim de conservar, transmitir, disseminar e reproduzir as crenças e os valores organizacionais, para perpetuar a existência da empresa. 7 Princípios de Sucesso

35 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 7 Princípios de Sucesso 3. Conectividade Favorecer a construção social do conhecimento, estabelecendo conexões e intensificando a comunicação empresarial e apoiando a interação de forma dinâmica, para ampliar a quantidade e a qualidade da rede de relações com o público interno e externo (provedores, distribuidores, clientes, comunidade, etc) da organização, para que se propicie a geração, distribuição e transferência dos conhecimentos organizacionais considerados críticos para o negócio.

36 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 7 Princípios de Sucesso 4. Disponibilidade Oferecer e dispor de atividades e recursos educacionais de fácil uso e acesso, propiciando condições favoráveis e concretas para que os colaboradores possam aprender a qualquer hora em qualquer lugar, os estimulando assim a responsabilizarem-se com o processo de aprendizagem contínuo e o autodesenvolvimento.

37 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 7 Princípios de Sucesso 5. Cidadania Estimular o exercício da cidadania individual e corporativa e da construção social do conhecimento organizacional, através da formação de atores sociais, ou seja, sujeitos capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e de modifica-la continuamente, e de atuar seguindo uma posição ética e socialmente responsável, imprimindo assim mais qualidade à relação de aprendizagem entre os colaboradores, à empresa e sua cadeia de valor agregado.

38 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 7 Princípios de Sucesso 6. Associação Entender que desenvolver continuamente as competências críticas dos colaboradores de acordo com o intenso ritmo que requere atualmente o mundo dos negócios é uma tarefa muito complexa e audaz, que exige que se estabeleçam relações de associação tanto na esfera interna como na externa, com ideais e interesses comuns na educação desses colaboradores. Internas: Líderes e Gestores. Externas: Universidades, instituições de nível superior, clientes e provedores.

39 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 7 Princípios de Sucesso 7. Sustentabilidade Ser um centro gerador de resultados para a empresa, buscando sempre agregar valor ao negócio. Pode significar também buscar fontes alternativas de recursos que permitam um pressuposto próprio e auto-sustentável, diminuindo assim a vulnerabilidade do Sistema de Educação Corporativa, para que seja capaz de manter-se mais ou menos constante e estável, a fim de viabilizar um sistema de educação realmente contínuo, permanente e estratégico.

40 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior No Brasil 1. Aproximadamente 90 iniciativas estruturadas de Educação Corporativa no Brasil. As organizações de grande porte, que atendem a mercados amplos e que possuem diversas unidades regionais, são as que, geralmente, mantêm uma estrutura centralizada de Educação Corporativa, através da qual promovem a difusão de conhecimentos para funcionários de todas as unidades da Corporação. As organizações de grande porte, que atendem a mercados amplos e que possuem diversas unidades regionais, são as que, geralmente, mantêm uma estrutura centralizada de Educação Corporativa, através da qual promovem a difusão de conhecimentos para funcionários de todas as unidades da Corporação. Resultados da Pesquisa

41 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 2. Mais de 50% das iniciativas registradas em levantamento recente surgiram no período , significando, portanto, que a estruturação de unidades de EC nas organizações é um fenômeno recente, pelo menos com as características de recurso estratégico das corporações, tal como acontece na maioria dos países do mundo.

42 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 3. Ao promoverem a estruturação de atividades de Educação Corporativa, as Organizações geralmente buscam: Favorecer a competitividade organizacional Favorecer a competitividade organizacional Adquirir e/ou criar competência em áreas técnicas nas quais a empresa não tinha capacitação compatível com a demanda. Adquirir e/ou criar competência em áreas técnicas nas quais a empresa não tinha capacitação compatível com a demanda. Facilitar os processos de inovação (de produto, de processo, de gestão). Facilitar os processos de inovação (de produto, de processo, de gestão). Capacitar as equipes para atender às demandas decorrentes da adoção de novas práticas gerenciais. Capacitar as equipes para atender às demandas decorrentes da adoção de novas práticas gerenciais.

43 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 4. 82,8 % das organizações informam que suas atividades em educação derivam predominantemente das suas diretrizes estratégicas. Constata-se ainda, coerentemente, que demandas decorrentes de interesse pessoal ou coletivo determinam pouco a programação das atividades de EC, sendo que praticamente 50% dos respondentes informam que apenas raramente são levadas em conta, enquanto 2 (6,9%) asseguram que tais atividades são, predominantemente, determinadas por meio de negociação coletiva.

44 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 5. Das organizações pesquisadas, 12,5% informam que não atendem à clientela externa; das 87,5% restantes, a maioria somente atende a participantes vinculados a organizações da sua cadeia produtiva e as demais atendem a qualquer interessado.

45 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 6. Quanto aos Recursos Humanos utilizados para a implementação de atividades de Educação Corporativa, 44,0% das organizações afirmam utilizar recursos de consultoria externa institucional predominantemente, enquanto outras 44% o fazem raramente e 12,0% buscam consultoria externa institucional freqüentemente.

46 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 7. As empresas consultadas permitiram a constituição de uma lista de 108 diferentes instituições com as quais mantêm parcerias para a implementação das atividades em Educação Corporativa.

47 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 8. Os principais resultados alcançados pela EC são: Facilitou o cumprimento das metas de planejamento da empresa. Facilitou o cumprimento das metas de planejamento da empresa. Favoreceu a competitividade organizacional. Favoreceu a competitividade organizacional. Adquiriu competências em áreas técnicas nas quais a empresa não tinha capacitação compatível com a demanda. Adquiriu competências em áreas técnicas nas quais a empresa não tinha capacitação compatível com a demanda. Facilitou a integração do trabalho de equipe, inclusive o grau de satisfação dos funcionários. Facilitou a integração do trabalho de equipe, inclusive o grau de satisfação dos funcionários. Alinhamento de ações educacionais corporativas às metas, resultados e modelo de competências adotado. Alinhamento de ações educacionais corporativas às metas, resultados e modelo de competências adotado. Educação continua dos empregados. Educação continua dos empregados. Ensino com enfoque na aplicação prática. Ensino com enfoque na aplicação prática. Formação de líderes. Formação de líderes. Difusão da visão, missão e cultura da corporação. Difusão da visão, missão e cultura da corporação. Contribuição para a imagem de empresa socialmente responsável. Contribuição para a imagem de empresa socialmente responsável. Disseminação da cultura de auto-desenvolvimento. Disseminação da cultura de auto-desenvolvimento. Maior integração das áreas de negócios das empresas do grupo. Maior integração das áreas de negócios das empresas do grupo.

48 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 9. O que esperam as organizações quanto às ações de apoio do setor governamental? Maior integração a Políticas Públicas, em especial à Política Industrial Tecnológica. Maior integração a Políticas Públicas, em especial à Política Industrial Tecnológica. Maior integração com a estrutura governamental. Maior integração com a estrutura governamental. Melhorar e agilizar o processo de certificação acadêmica. Melhorar e agilizar o processo de certificação acadêmica.

49 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Universidades Corporativas Setoriais União de empresas concorrentes no mercado, mas parceiras no aprimoramento das pessoas e na formação do perfil de profissional demandado pelo setor. União de empresas concorrentes no mercado, mas parceiras no aprimoramento das pessoas e na formação do perfil de profissional demandado pelo setor. Formação de pessoal para o setor e gestão do conhecimento compartilhada. Formação de pessoal para o setor e gestão do conhecimento compartilhada.

50 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Universidades Setoriais USEn UniSESI Educação Corporativa do SENAC-SP UnDistribuição ABGroup Assoc. Brasileira de Supermercados (Abras) Assoc. Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores Assoc. Brasileira das Indústrias de Alimentos Assoc. Nacional do Transporte de Cargas UAL SECOVI Rede Estratégica das UCs do Sistema - CNI/IEL/SESI/SEN AI Universidade Sebrae de Negócio Universidade da Associação Brasileira de Medicina em Grupo ABRANGE Universidade de Alimentos do Governo do Paraná Universidade Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração De Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo

51 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Principais Agentes da Educação Corporativa ABM Embratel Real-ABN Abramge Fachinni Redebahia Abril Fiat Renner Accor Globo Sabesp Albert Einstein GM Sadia Alcatel Hospital Sírio Libanês Secovi Alcoa HSBC Serasa Algar Illy Café Sesi Amil Inepar Souza Cruz Arbras Itaú Tam Associl Kraft Food Telemar Banco do Brasil Leader Tigre Bank Boston Marcopolo Transportadora Americana Bematech Martins Ultragáz BNDES McDonalds Unibanco Brasil Telecom Metro SP Unimed Bristol Microsiga Unisys Carrefour Motorola Unisys CEF Natura Varig Citigroup Nestlè Visa CNI Novartis Vivo Correios Oracle Volkswagen Datasul Orbitall Xerox Elektro Origin Eletronorte Petrobrás Embasa Piccadilly

52 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Ações do MDIC Motivação: Necessidade de conhecimento mais profundo sobre o tema e diálogo entre a iniciativa privada e governo (ex.: questão da certificação) Motivação: Necessidade de conhecimento mais profundo sobre o tema e diálogo entre a iniciativa privada e governo (ex.: questão da certificação) Oficinas de Educação Corporativa Oficinas de Educação Corporativa Banco de Informações das Atividades de Educação Corporativa Banco de Informações das Atividades de Educação Corporativa

53 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Oficinas de Educação Corporativa Oportunidade de diálogo aberto entre os participantes Oportunidade de diálogo aberto entre os participantes Evidência da vontade política, por parte do governo, para enfrentamento dos desafios do setor Evidência da vontade política, por parte do governo, para enfrentamento dos desafios do setor

54 Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Principais Encaminhamentos Criação do Fórum de Discussão sobre Educação Corporativa Criação do Fórum de Discussão sobre Educação Corporativa Manutenção do Sistema de Informação sobre Atividades de Educação Corporativa Manutenção do Sistema de Informação sobre Atividades de Educação Corporativa Criação da Associação de Gestores de Educação Corporativa Criação da Associação de Gestores de Educação Corporativa Participação em comissões e fóruns de certificação e educação profissional Participação em comissões e fóruns de certificação e educação profissional


Carregar ppt "Educação Corporativa no Contexto da Administração Empresarial CONBRAD Congresso Brasileiro de Administração LILLIAN ALVARES Assessora Técnica Ministério."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google