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ROTEIRO PROJETO SOCIAL.

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Apresentação em tema: "ROTEIRO PROJETO SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ROTEIRO PROJETO SOCIAL

2 Roteiro Projeto Social
Recursos (2,0) 5.1 Humanos ( Quadro 5) 5.2 Materiais ( Quadro 6) 5.3 Financeiros ( Quadro 7) 5.4 Orçamento Cronograma Físico- financeiro ( Quadro 8)  Referências Bibliográficas Apresentação do Projeto à Turma : 2,0 Orientações : O projeto deve estar dentro do roteiro indicado e constante no material; Deverá estar dentro das normas da ABNT Deverá ser encadernado e assinado na última folha pelos membros do grupo. O processo de orientação se dará na sala de aula Não haverá prorrogação do prazo de entrega A2 .( 29/11 noite e 30/11 manhã) Cada grupo deverá conter de 4 membros e não poderá ser realizado individualmente. O Projeto (2,0) 1.1 Nome do Projeto 1.2 Resumo 1.3 Histórico da Instituição 1.4 Justificativa ( 4 a 5 laudas) 1.5 Público Alvo 1.6 Meta Objetivos : Geral e Específicos (1,0) Quadro 1 : objetivos /ações/ resultados esperados Forma de Ação e Metodologia (2,0) 3.1 Parcerias 3.2 Cronograma Quadro2 : objetivos específicos/metas /atividades dispostas nos 12 meses do projeto Monitoramento e Avaliação (1,0) 4.1 Formativa Quadro 3: Matriz Processual 4.2 Somativa Quadro 4 : Matriz de Resultados

3 PROJETO “ nome do projeto ”
Instituição (nome ) PROJETO “ nome do projeto ” Data: Cidade: Nome do Projeto: Instituição proponente: Endereço: Município: UF: Tel: Unidade Responsável: Responsável Técnico: Formação: Localização: Abrangência: Duração do Projeto:

4 ROTEIRO PROJETO SOCIAL
NOME DO PROJETO RESUMO : Deve possibilitar que a Instituição financiadora tenha uma visão geral do projeto, entenda seu sentido, método de ação, seu financiamento. Questões a serem consideradas: Qual é a área de atuação do projeto? Qual é o principal problemática que o projeto pretende enfrentar? Quem serão as pessoas atendidas pelo projeto? Qual é a área geográfica de abrangência? Qual o principal objetivo? Quantas pessoas irão participar do projeto? Quais são as principais ações previstas? Que resultados você espera alcançar? Em que tempo? Qual o valor do investimento solicitado ? Há outros apoiadores parceiros? Quem são eles?

5 ROTEIRO PROJETO SOCIAL
3. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO : Estruture as informações sobre a Instituição de modo que a Instituição financiadora possa conhecer sua história e compreender que fatores a levam a escrever esta proposta. Questões a serem consideradas: Por que e quando sua Instituição foi criada? Qual é a Missão, Visão, Valores e Vocação? Quais são os principais Objetivos e Linhas de Atuação? Quais as experiências mais importantes que a organização acumula? Quais são seus principais parceiros e apoiadores? Quais são as principais fontes de recursos? Quais são as principais ações voltadas para a sustentabilidade?

6 ROTEIRO PROJETO SOCIAL
4. JUSTIFICATIVA : Em que contexto se insere o projeto e a problemática alvo de sua estruturação. ( Probelamatização realidade / teoria ) ( porque?) As questões sociais existentes no território e as pessoas com as quais o projeto pretende trabalhar. É importante que você justifique e contextualize a criação do projeto, demonstrando sua compreensão das realidades geográfica, política e social onde o projeto será inserido. Procure agregar informações confiáveis, precisas e que efetivamente falem da realidade na qual o projeto vai atuar. Questões a serem consideradas: Qual é a questão social com a qual o projeto vai trabalhar? Como essa questão se apresenta na área geográfica específica do projeto? Quais as características socioeconômicas e culturais desta área? Que problemas e oportunidades são considerados prioritários? Quais são os problemas com os quais o projeto pretende lidar? Quais as causas desses problemas?

7 CRITÉRIOS DE RELEVÂNCIA :
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES DE INTERVENÇÃO. Tomando por referência o ESTUDO DA SITUAÇÃO, que configurou os diversos espaços da problemática, momento, dentro da perspectiva dialética de descrição, explicação, análise interpretação e compreensão que permitirá, identificar os pontos da problemática sobre os quais se deve e pode atuar para que a ação seja não apenas EFICAZ, mas também EFICIENTE e EFETIVA da INTERVENÇÃO. É importante HIERARQUIZAR as PRIORIDADES , identificando aquelas que “permitam a transformação do estado de necessidade ...” (Dosset, 1973) CRITÉRIOS DE RELEVÂNCIA : O grau de crise apresentado; Impacto sobre as outras variáveis; Vantagem estratégica; Grau de interesse geral ( demanda social) Padrões e valores.

8 CRITÉRIOS DE VIABILIDADE :
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES DE INTERVENÇÃO. CRITÉRIOS DE VIABILIDADE : Âmbito institucional, funções e responsabilidades; Possibilidades concretas de intervenção em termos : financeiro, pessoal de conhecimentos acumulados, de técnicas e de prazos; Coerência com a política definida em outros níveis (setoriais); Compatibilidade com a situação social, econômica e política vigente; Oportunidade política para agir sobre a causa identificada; Índice de possibilidade de aceitação, por parte da população usuária.

9 ROTEIRO PROJETO SOCIAL Onde estão fixados? ( local onde vivem)
5. PÚBLICO ALVO : Quais serão os Usuários do projeto ( quem ) Aborde as características das pessoas segundo sua etnia, atividade econômica, condição de saúde, orientação sexual, faixa etária, região de moradia, escolaridade, entre outros aspectos. Procure agregar informações confiáveis, precisas e que efetivamente falem da realidade na qual o projeto vai atuar. Questões a serem consideradas: Quem serão os usuários (crianças, adolescentes, jovens, idosos, famílias, profissionais, etc ) Onde estão fixados? ( local onde vivem) Quais as principais características ( baixa escolaridade, desocupação, falta de qualificação, vitimadas por violências, sem acesso a conhecimento e direitos básicos,agravos na saúde, etc )

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6. META : Capacidade de atingimento do projeto em números. Tem característica quantitativa para gerar parâmetros para dimensionar as ações, recursos e tempo. ( quantos atingir ) Questões a serem consideradas: Quantas pessoas serão atendidas diretamente com as ações do projeto ? Em que período de tempo ? ( 12 meses ) De onde ?

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OBJETIVOS : O que o projeto pretende alcançar em termos de alteração da problemática e realidade no período previsto de tempo para sua realização. Remete a resultados que se deseja obter. ( para que ) GERAL : Explicite o que deseja realizar com o projeto, que alterações se quer alcançar, que diferença o projeto quer fazer. ESPECÍFICOS : Eles devem ser capazes de demonstrar aspectos mais concretos, mostrar números e ações que estejam convergindo para alcançar o objetivo geral. São passos estratégicos para alcançar o objetivo geral, isto é, eles são capazes de mostrar as estratégias ( ações ) que o projeto utilizará. Dimensionar dentro do Quadro Resumo. Sugerimos que você apresente de três a quatro objetivos específicos.

12 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTABELECIMENTOS DE METAS
OBJETIVOS : expressam a intencionalidade da ação planejada direcionada para algo que se deseja alcançar . É preciso : adequação entre IDEAL/ REAL, INTENÇÃO /RESULTADO No processo de planejamento, a AÇÃO deve ser concebida em função de intencionalidades expressas. Logo, os OBJETIVOS deverão indicar precisamente o que se pretende alcançar, evidenciando os tipos de dados que indicarão a extensão do que será realizado e os padrões que permitirão sua avaliação. Delimitar com clareza ; Competências e/ou campo de trabalho; Estratégia de ação; Nível de abrangência.

13 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E ESTABELECIMENTOS DE METAS
GERAIS : expressam valores principais e intencionalidade, indicando a natureza do conjunto dos resultados pretendidos ; ESPECÍFICOS : decomposição do objetivo geral em áreas determinadas. devem ser explicitados em metas concretas que definam a dimensão de seus resultados ( volume e extensão) em um tempo determinado PRINCÍPIOS Aceitabilidade Exequibilidade Motivação Simplicidade Comunicação

14 Resultados Esperados ( Quantitativos e Qualitativos )
OBJETIVOS Objetivo Geral : Ampliar o acesso de Jovens da Vila São Miguel à oportunidades de qualificação para o mundo do trabalho e geração de renda. Objetivos Específicos Ações Resultados Esperados ( Quantitativos e Qualitativos ) Capacitar profissionalmente 100 Jovens para o mundo do trabalho. Desenvolver três cursos profissionalizantes de acordo com as vocações locais . Três Cursos Realizados na área de competências definidas ; 100% dos usuários capacitados Desenvolver capacidades empreendedoras voltadas à empregabilidade . Realizar Oficinas e Palestras com temas vinculados ao mundo do trabalho e geração de renda. Competências e Habilidades Empregabilidade Autonomia Elevação da Auto estima Articular Parcerias com empresas da região visando possibilidades de vivência prática e absorção de jovens Realizar Visitas Institucionais a 10 empresas e organizações visando estabelecer parcerias . Formalizar pelo menos 05 Parcerias ; Absorção de jovens nas empresas e/ou organizações da região Articular parceria com o SEBRAE visando apoio técnico na qualificação vinculadas a estratégias de geração de trabalho e renda. Gerar ações de apoio técnico à equipe facilitadora das ações junto aos jovens. Fortalecimento de apoio técnico ao profissionais por meio de Encontros mensais Melhoria contínua da qualidade das ações .

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FORMA DE AÇÃO E METODOLOGIA : Diz respeito às ações a serem realizadas, de forma concreta e com participantes definidos. Repare que nas associações constantes entre objetivo geral, objetivos específicos e ações. Quanto mais clara a conexão entre esses aspectos, maior a chance de sucesso do projeto. ( como ) Questões a serem consideradas: Descrição das atividades e sua metodologia ( instrumentos e técnicas previstos , condução das atividades, etc ) Dimensionar as atividades levando em consideração pessoas envolvidas, tempo e recursos. Propor ações factíveis e viáveis de serem realizadas. Propor atividades adequadas às características do projeto e público, diversificadas e criativas.

16 AÇÕES E METODOLOGIA ( O QUE E COMO SERÁ FEITO)
Descrição das ações vinculadas à intervenção escolhida; Descrição do processo : serviços previstos, capacidade de atendimento; Procedimentos, sequência das ações, interdependência, duração das atividades, dinâmica e conexões que posteriormente serão traduzidos no CRONOGRAMA; Especificações ( informações necessárias para a realização da ação de acordo com o planejado) do pessoal das técnicas dos equipamentos; Tipos de organização e de administração; Sistema de Coordenação ( quem vai fazer o que , quando e onde); Método de supervisão e de avaliação; Responsabilidades diretas e indiretas.

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9. PARCERIAS : Parcerias são centrais para lidar com a complexidade do setor social. As redes, os conselhos, as alianças têm sido alternativas importantes para superar a escassez de recursos. Definir responsabilidades ( o que cabe a cada parte ) das instituições /organizações /empresas que possam se constituir como Rede. Nome do Parceiro Tipo de Contribuição ( Financeira, Técnica, Recursos Humanos, outra. De que tipos de parcerias o projeto precisa? Há envolvimento do governo, de empresas, fundações nacionais ou internacionais? Há cooperação com outras organizações da sociedade civil ou universidades? Que tipos de vínculos são esses? Como o projeto pretende cuidar dessas relações de parceria? Você pode anexar a esta proposta cartas de compromisso dos parceiros com o projeto.

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10. CRONOGRAMA : Definidas as ações, é importante organizá-las e distribuí-las no tempo com o auxílio de um quadro que as distribua mês a mês. (quando). O cronograma é um quadro complementar ao quadro dos objetivos, ações e resultados, que nos permite saber quando cada ação será realizada. Possui sequência lógica e cronológica.

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CRONOGRAMA : Objetivo Específico Metas Ações Período ( meses) M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 M9 M10 M11 M12

20 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Objetivo Geral: Ampliar o grau de satisfação e motivação dos professores da 2 ªCRE do Município de Florais com vistas a melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos e incidir nos indicadores de evasão escolar da 2 ªCRE Período (meses) Objetivo Específico Metas Atividades M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 M9 M10 M11 M12 Qualificar professores nas áreas de planejamento, novas metodologias e avaliação escolar da ª CRE. Realizar 08 Visitas Técnicas atingindo 80 professores do Ensino Fundamental. Realizar Visitas Técnicas a outras Unidades Escolares e Projetos similares que atuam de forma exitosa e inovadora dentro do paradigma de Escola Cidadã; Realizar 03 Cursos de Capacitação em Parceria com a Universidade Estadual de Florais. Cursos de Capacitação nas áreas de Planejamento Escolar; Novas Metodologias e Processos de Avaliação; Realizar 10 Oficinas Integradas. Desenvolver Oficinas para potencializar novas habilidades pedagógicas que atuem como eixo motivacional e de elevação da auto estima que incidam nas práticas de ensino. Realizar Avaliação do processo e resultados junto aos professores e Equipe. Realizar Grupos Focais entre Professores, Equipe e Direção visando monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas. Acompanhar mensalmente as ações e alcances dos objetivos Realizar Reuniões mensais com equipe e Usuários Realizar Relatórios Qualitantitativos das ações.

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11. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: Os processos de avaliação costumam ser desafiadores na vida das organizações. E também podem ajudar a construir aprendizagens, comunicar resultados,mobilizar recursos e planejar o futuro. São grandes oportunidades. Existem muitas maneiras de fazer uma avaliação. AVALIAÇÃO PROCESSUAL (MONITORAMENTO OU DE PROCESSO) é aquela que se relaciona ao desenvolvimento das atividades do projeto ao longo do tempo. Ela cria mecanismos para saber “como as coisas estão indo”, o que está dando certo ou não, o que está saindo como planejado ou não. A avaliação processual pode ser voltada para a formação de uma equipe, para o cumprimento de acordos, para o alcance dos resultados esperados ao longo do tempo, para o desempenho dos profissionais e dos usuários.

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AVALIAÇÃO PROCESSUAL ( MONITORAMENTO OU DE PROCESSO) A MATRIZ é simplesmente um instrumento de organização; nela retomamos os objetivos específicos e depois formulamos uma pergunta de avaliação que demonstra o que você precisa saber para cuidar melhor de seu projeto. Depois vêm os indicadores qualitativos e quantitativos, que são aspectos que você deve considerar, que ajudarão a responder à pergunta de avaliação. Indique as fontes de informação, ou seja, as pessoas ou documentos que podem revelar os indicadores e as formas de coleta de dados, que são as maneiras pelas quais as fontes de informação serão consultadas. referencie os instrumentos de verificação e, por fim, os responsáveis e o tempo em que ocorrerá.

23 AVALIAÇÃO PROCESSUAL ( MONITORAMENTO)
Objetivos Específicos Pergunta Avaliativa Indicadores Quantita- tivos Indicadores Qualita- Fontes de informação Formas de Coleta de dados (meios de verificação) Respon- sáveis Perio-dicida-de Capacitar profissio-nalmente jovens para o mundo do trabalho. Os cursos profissiona-lizantes em desenvolvimento estão aderentes às vocações locais e potenciali- zando a capacitação dos jovens para inserção no mundo do trabalho? Frequência nos Cursos Permanên-cia Evasão Desempe-nho nos processos avaliativos de cada módulo Inserção em estágios nas empresas Participação Motivação Interesse Interação Aquisição de competên-cias e habili-dades Aproveita-mento Documen-tos :fichas, estatísticas, frequências , relatos, etc Equipe de professo-res e monitores Jovens Empresas parceiras Análise da Documen-tação Reuniões de Equipe para Acompa-nhamento Observações participantes Grupo Foco Questioná-rios Visitas de Supervisão Equipe Técinca Coorde-nação Equipe Técnica e Pedagógica Assistentes Sociais Mensal Quinzenal Trimestral

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MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO DE RESULTADO ( SOMATIVA, EFEITO) está vinculada aos resultados está diretamente ligada à medição de resultados do projeto. Requer também uma MATRIZ, mas agora é hora de trazer para a matriz perguntas relacionadas aos objetivos geral e específicos.

25 AVALIAÇÃO SOMATIVA ( RESULTADO – EFEITO )
Objetivo Geral Pergunta Avaliativa Indicadores Quantita- tivos Indicadores Qualita- Fontes de informação Formas de Coleta de dados (meios de verificação) Universo / Amostra Cronograma Ampliar o acesso de Jovens da VSM à oportunidades de qualificação para o mundo do trabalho e geração de renda. Em que medida, o projeto qualificou e oportunizou inserção no mundo do trabalho e geração de renda aos jovens da VSM? Permanência Evasão Nº Concluintes Nº inseridos no mundo do trabalho Nº absorvidos pelas empresas parceiras Nº de Parcerias articuladas e formalizadas Nº de Visitas Institucionais e Supervisões Elevação da renda Acesso a bens e serviços Empregabilidade Sociabili-dade Auto estima Autonomia Aquisição de compe-tências e habilidades Conhecimentos sobre direitos trabalhistas e sociais Fortalecimento dos vínculos familiares Documentos, estatísticas, frequências relatos e relatórios, etc Equipe Técnica e Pedagógica Jovens e Famílias Gestores Financia- dores Parceiros Análise da Documen-tação Grupo Foco Questio-nário Entrevista U= 22 100% U= 120 U= 115 A = 50% + 1 U= 03 U= 02 U=09 04 semanas

26 AVALIAÇÃO SOMATIVA DE EFEITO ( RESULTADO)
Método para Análise de Dados Estratégias de Interpretação Procedimentos para Divulgação dos resultados Público Formato Cronograma Análise Estatística ( Quantitativa) Análise de Conteúdo (Qualitativa) Técnica : Análise do Discurso Pelo menos 75% dos jovens foram qualificados para o mundo do trabalho com oportunidades de geração de renda ? As ações geraram possibilidades de empregabilidade? Houve elevação da auto estima , maior sociabilidade, interação e autonomia entre os jovens? Fortaleceram os vínculos afetivo-familiares e maior participação do jovem na vida familiar? Direção Instituição Equipe Gestora Equipe Técnica e Pedagógica Financiadores Parceiros Jovens e famílias Público em geral Balanço Social Relatório Executivo Relatório Técnico Seminário com Jovens e famílias Comunicação à imprensa Elaboração de Artigo e/ou Pôster Apresentação em Fóruns , Seminários, etc Processo de análise e elaboração dos relatórios 04 semanas Realização de evento e comunicação 01 semana

27 ROTEIRO PROJETO SOCIAL Monitor de Informática
12. RECURSOS 12.1 HUMANOS : Este item é relacionado com a forma de coordenar o projeto e de operá-lo em equipe. ( com quem ) Nome Função / Atribuição Formação Natureza do Vínculo Carga Horária Cecília Silva Coordenador Serviço Social Contrato 20 h Joana Santos Professor Administração Prestação de Serviços 15 h José Pimentel Assistente Social 30 h Laura Cunha Estagiária Bolsista Carlos Lopes Monitor de Informática Informática CLT 10 h

28 ROTEIRO PROJETO SOCIAL Investimento / Durável
12. RECURSOS 12.2 MATERIAIS : Este item é relacionado aos materiais necessários para o desenvolvimento do projeto. São eles duráveis e de consumo ( com que ) Tipo material Quantidade Valor Unitário Valor Total Investimento / Durável Câmera 01 600,00 Consumo Papel A4 04 resmas 13,00 520,00

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12. RECURSOS 12.2 FINANCEIROS : Nos quadros a seguir você deve explicitar o valor do investimento solicitado, assim como a contrapartida da organização e os recursos provenientes de outras parcerias. ( quanto) Como contrapartida, poderão ser computados os valores estimados das instalações, materiais e equipamentos da organização, cedidos ou utilizados na implantação do projeto, que, inclusive, poderão ser rateados com outros projetos que a instituição esteja desenvolvendo. Dois aspectos são centrais no orçamento: • Orçamento resumido; Orçamento físico-financeiro detalhado daquilo que está sendo solicitado. Instituição Valor do Investimento Proponente / Contrapartida R$ Instituição Financiadora Parceiro 1

30 ORÇAMENTO : CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO
Mês 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 TOTAL 1. CUSTOS FIXOS 1.1 Aluguel de Imóveis R$ 0,00 1.2 Conta de Luz 1.3 Conta de Água 1.3 Conta de telefone 1.4 IPTU subtotal 1 2.PESSOAL 2.1 Coordenação geral 2.2 Administração 2.3 Técnicos 2.4 Monitores 2.5 Serviços de Terceiros ( palestrantes, consultor, capacitador, etc) subtotal 2 3.MANUTENÇAÕ 3.1 Obras / reparos 3.2 Assistência Técnica Sb Total 3 4. MATERIAL 4.1 material de Escritório ( Consumo ) 4.2 material de Higiene e limpeza 4.3 material para os beneficiários 4.4 Uniformes 4.5 Equipamentos ( Duráveis ) subtotal 4

31 5. TRASPORTE 5.1 Gasolina R$ 0,00 5.2 estacionamento / Pedágio 5.3 Ônibus, Taxis , outros subtotal 5 6. ALIMENTAÇÃO 6.1 Externa ( fora da Instituição) 6.2 Interna ( dentro da instituição - especificar o tipo –lanche, almoço, etc) subtotal 6 7. VIAGENS 7.1 Passagem de Avião 7.2Hospedagem 7.3 Alimentação subtotal 7 8. EVENTOS 8.1 Equipamentos 8.2 Divulgação ( fotos, impressos, etc ) subtotal 8 9. BOLSA AUXÌLIO 9.1 Monitores 9.2 Usuários subtotal 9 10. OUTROS GASTOS subtotal 10 TOTAL GERAL R$ 00,000

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13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS : Fontes consultadas para elaboração do projeto.


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