A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Encontro de PCs NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Encontro de PCs NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012."— Transcrição da apresentação:

1 1º Encontro de PCs NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012

2 NÃO ADIANTA NOS ENCONTRARMOS PARA: Falar que ganhamos pouco.... Trocar “mazelas”... Falar mal dos outros... Procurar soluções que não dependem de nós.

3 OBJETIVOS DO ENCONTRO Fornecer informações sobre a SEE e da DER-Itu Informar os principais aspectos das visitas às escolas; Discutir o papel do núcleo pedagógico e dos PCs; Conversar sobre a importância do currículo oficial do estado de SP; Estudar formas de acompanhamento do currículo; Estimular a participação de TODAS as escolas no PRODESC; Promover a troca de experiências entre PCs do mesmo segmento de ensino.

4 RETROSPECTIVA Agosto/Setembro de 2011  Mudança de Dirigente Dezembro de 2011  Avaliação dos PCNPs pelas escolas Janeiro de 2012  Reestruturação da SEE – mudanças de nomes dos órgãos, local, equipes etc Fevereiro de 2012  Mudanças na data do planejamento  Avaliação da aprendizagem em processo  Novos funcionários na Diretoria e nas escolas  Proibição das diretorias fazerem convocações Março de 2012  Novos PCNPs / novos supervisores para coordenarem o Núcleo Pedagógico  Mudanças no site da DER e da SEE Abril de 2012 – novos PCs nas escolas  Convocação

5 PROPOSTA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO INTENSIFICAÇÃO DAS VISITAS ÀS ESCOLAS ENCONTROS DOS PCs ▫ 6ª-feira/mês ▫ 8h ENCONTRO DE PROFESSORES

6 PROFESSORES COORDENADORES Plano inicial – credenciamento em dezembro – não foi autorizado; Prova de credenciamento, apresentação de proposta e entrevistas; Designação de PC – somente com professor para substituí- lo; Abertura de cadastro para novos professores; Dispensa da prova de credenciamento – entrevista e designação – DIRETOR - através de procedimentos estipulados pelas Diretorias.

7 ATUAL SITUAÇÃO ▫ O7 escolas com CI ▫ 47 escolas com EM ▫ 34 escolas com EF Escolas com: ▫ falta de 2 PCs ▫ falta de 1 PC ▫ PCs experientes há muitos anos na mesma escola ▫ PCs experientes que mudaram de escolas ▫ PCs iniciantes

8 NÚCLEO PEDAGÓGICO ESTRUTURA FÍSICA  REDE DO SABER – aguardando finalização da parte elétrica;  REFORMA DO ANDAR SUPERIOR – troca de pisos, pintura e reforma dos banheiros e parte elétrica ▫ Planejada para 2011 ▫ Não temos uma definição da data de início e término RECURSOS HUMANOS – estamos recebendo projetos de:  CIÊNCIAS  HISTÓRIA  GEOGRAFIA  QUÍMICA  INGLÊS PLANO DE TRABALHO NO NÚCLEO PEDAGÓGICO / ENTREVISTA COM DIRIGENTE

9 NOSSOS ÍNDICES IDESP  EM – 3,56 a 1,25  EF – CII – 4,14 a 2,08 ÍNDICE DE CUMPRIMENTO DE METAS DA DER-ITU  SEE – 56%  COGESP – 54%  CEI – 59%  DER-ITU – 64% - sendo a 25º DER (entre 91 diretorias)

10 NÚCLEO E AS ESCOLAS OBJETIVOS  Identificar boas práticas que possam ser disseminadas para mais escolas.  Ajudar a identificar fragilidades pedagógicas e discutir com a escola formas de solução para os problemas encontrados VISITAS DE ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO ▫ Conversar com gestores (PCs, Diretores e Supervisores); ▫ Conversar com professores e alunos; ▫ Observar documentos pedagógicos:  Plano de aula  Diários de classe  “Caderno do Aluno”  Caderno de anotações do aluno

11 EXCELENTES PROFESSORES Muito preparados; Conhecedores do Currículo; Responsáveis; Criativos; Organizados; Gentis.

12 BOAS PRÁTICAS Escola que entrega para os alunos o plano de ensino dos professores; PCs que fazem HTPC em ambientes diferenciados ( sala de informática e sala de leitura); Acompanhamento paralelo da freqüência dos alunos; Festivais tradicionais: poesia, dança, exposições etc; Provas na sala de informática; Avaliações coletivas com questões construídas através da matriz de referência do SARESP; Provas em salas diferentes; Participação ativa em Projetos Institucionais(Olimpíadas Esportivas, Matemática, Língua Portuguesa etc.); Acompanhamento do Currículo através de registros próprios.

13 AMBIENTES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM Salas de leitura organizadas e acolhedoras; Sala de Coordenação com todo o material didático pedagógico; Gibiteca; Bicicletário; TV/ vídeo em todas as salas de aula; Sala de multimídia com lousa digital; Laboratório de Ciências da Natureza.

14 EXCELENTES RESULTADOS Alunos que sabem dizer quais as competências e habilidades que são priorizadas naquele bimestre; Alunos de 9º ano que explicam corretamente a estrutura de um artigo de opinião; Alunos aprovados em Universidades Públicas e Particulares;

15 FRAGILIDADES Falhas na comunicação entre gestores; Problemas com hierarquia; Baixa expectativa sobre a atuação de professores e alunos; Pouca participação em Projetos Institucionais; Trabalho com pouco foco na aprendizagem do aluno; Desperdício de tempo pedagógico (cópias, desenhos mimeografados); Professores pouco acolhedores.

16 2º CICLO DE VISITAS 47 escolas no mês de maio ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO ▫ diário/ plano de aula/ cadernos do aluno ▫ entrevistas BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


Carregar ppt "1º Encontro de PCs NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google