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PublicouAnasofia Figueiredo Alterado mais de 9 anos atrás
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Avaliação de Impacto de Projetos de Educação Profissional Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde Salvador, Bahia Julho, 2006
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Experiência do Escritório de Avaliação do BID u Independência u Projetos são pouco “avaliáveis” –Não foram desenhados para serem avaliados –Não foram executados com avaliação em mente –Mudança de política: de quem é a responsabilidade? País ou Banco?
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Falta de Cultura de Avaliação u Ninguém gosta de ser avaliado u “Personalização” u Riscos –Progresa/Oportunidades (México): avaliação contribuiu para continuidade
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Desenho para Avaliação u Pensar a avaliação ajuda na elaboração do projeto –Definição de objetivos e metas u Elementos básicos: –Linha de base –Metas intermediárias (“milestones”) –Metas finais
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Desenho para Avaliação u Indicadores –Mensuráveis –Claramente definidos u Distinção entre produtos e resultados
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Execução para Avaliação u Monitoramento efetivo –Coleta de dados –Acompanhamento técnico »Projetos são dinâmicos u Monitoramento não pode ser separado da avaliação
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Técnicas de Avaliação de Impacto u Antes-depois u Experimental u Quase-experimental
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Avaliação “Antes-Depois” u Mais comum u Simples u Baixo custo
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Avaliação Experimental u Participantes são assignados aleatoriamente ao grupo de intervenção ou controle u Ideal u Causalidade u Cara u Questão ética
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Avaliação Quase-Experimental u Grupo controle é definido a posteriore u Grupo controle deve ser similar ao grupo de intervenção u Necessidades de técnicas econométricas para corrigir diferenças –Complexidade –Necessidade de dados
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Capacitação Laboral u Programas de treinamento: mais “similares” ao PROFAE u Muito avaliados u Resultados gerais –Programas de treinamento para desempregados têm pouco efeito sobre taxas de emprego e nenhum efeito mensurável sobre salários –Treinamento no trabalho tende a ser mais efetivo que “em classe” –Recapcitação de trabalhadores demitidos “em massa” e capacitação de jovens não são efetivos
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight PROFAE u Não é um programa de capacitação tradicional u Diferentes objetivos –“Social”: formação de cidadão –Econômico: aumento do emprego e renda –Saúde: qualidade da atenção u Certificação –Ajuda a corrigir falha do mercado de trabalho
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight PROFAE u Muita informação u Como definir o grupo controle? u Linha de base
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Inter American Development Bank Office of Evaluation and Oversight Próximos Passos (PROFAPS) u Avaliação experimental não é factível, portanto: –Desenvolver bases de dados sobre as várias categorias de trabalhadores (idade, gênero, renda, escolaridade, experiência profissional, etc.) –Definir e coletar linha de base –Definir metodologia(s) de avaliação »Exemplo Progresa
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