A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação - Plano de disciplina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação - Plano de disciplina"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação - Plano de disciplina
Redação em Relações Públicas III Comunicação Social – RP 7º semestre - noturno Profª. Lisley de Cássia Silvério villar

2 Conteúdo Bases tecnológicas
Práticas de redação aplicada à comunicação Social; Redação jornalística; Redação de projetos e relatórios.

3 Detalhando as bases tecnológicas
Conteúdo Detalhando as bases tecnológicas

4 Detalhamento Práticas de redação aplicada à comunicação Social:
A redação como ferramenta para as técnicas de Relações Públicas; Particulariedades da redação organizacional/empresarial: A objetividade do texto.

5 Detalhamento 2. Redação jornalística: A linguagem jornalística;
O texto jornalístico; A produção de releases.

6 Detalhamento 3. Redação de projetos e relatórios:
Organização de ideias; Linguagem objetiva.

7 Avaliações Aulas expositivas Teóricas Práticas
Atividades complementares – leituras e Mix Avaliação parcial (provas, práticas, trabalhos individuais ou em grupo, oficina de redação) bimestrais Provas Bimestrais Prova substitutiva (data prevista no calendário – PB1 ou PB2) Aprovação Média semestral - ≥ 5.0 Frequencia - ≥ 75%

8

9

10 Bibliografia Livros textos recomendados:
Título Autor Edição Local Editora Ano 01 Assessoria de Imprensa; como se relacionar com a mídia Maristela Mafei São Paulo Contexto 2004 02 Comunicação Dirigida Escrita na Empresa Cleusa G. G. Cesca Summus 1995 03 Redação Empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização Miriam Gold Makron 1999 2. Livros textos complementares: N. Título Autor Edição Local Editora Ano 01 Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional Francisco G. T. Rego São Paulo Summus 1994 02 Relações Públicas: novos paradigmas na comunicação organizacional Margarida M. Kunsch 1997 03 Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias Waldyr Gutierrez Fortes 2003

11 RP - 7º semestre “Há conhecimento de dois tipos: sabemos sobre um assunto, ou sabemos onde podemos buscar informação sobre ele.” (Samuel Johnson – escritor inglês do séc XVIII)

12 Lead O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: Quem? – Personagens Fez o quê? – Ação Quando – Tempo Onde – Espaço Por quê? - Causas Como – Enredo, modo Uma ou outra dessas perguntas pode ser esclarecida no sublead, se as demais exigirem praticamente todo o espaço da abertura.

13 Lead Graficamente, recomenda-se que o lead tenha no máximo 4 a 5 linhas de 70 toques. Nada impede, porém, que ocupe uma ou duas linhas, apenas, em casos excepcionais ou quando se tratar de informações de impacto. Mais que nas demais partes do texto, o lead deve ser objetivo, completo, simples e, de preferência, redigido na ordem direta.

14 Lead Todas as demais recomendações feitas a respeito do texto jornalístico valem especificamente para o lead as palavras estranhas ou desconhecidas deverão ser sempre explicadas; rebuscamentos não têm vez na abertura; o fato que constitui o lead deve ser novo; use frases curtas; procure dar um ritmo adequado à frase e, principalmente, jamais construa leads de um único período.


Carregar ppt "Apresentação - Plano de disciplina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google