A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir."— Transcrição da apresentação:

1 31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir no grupo e entregar. Conceito e histórico sobre dificuldade de aprendizagem

2 31/03/10 Dificuldade de aprendizagem termo genérico que abarca um grupo heterogêneo de transtornos. A variabilidade de características é um fato, englobando sub- grupos com déficits globais e específicos(leitura,soletração e aritimética). Na década de 90 referem-se a transtornos do desenvolvimento, diferenças individuais, aprendizagem não-verbal,,dificuldade em linguagem, soletração, matemática,leitura, dificuldades gerais de aprendizagem e instrução estratégica.

3 31/03/10 Dificuldade de aprendizagem Manifesta-se através de atrasos ou dificuldades de leitura, escrita, soletração e cálculo em pessoas com inteligência normal ou superior e sem deficiências visuais,auditivas, motoras ou desvantagem cultural. Pode se relacionar a problemas de comunicação, atenção,memória, raciocínio, coordenação, adaptação social e problemas emocionais.

4 31/03/10 Dificuldade de aprendizagem Historicamente as crianças tem sido o foco- defasagem sala de aula e idade Na maior parte das vezes é um problema percebido por pais e professores. No Brasil não tem estatísticas abrangentes sobre a frequencia das DAs, mas crianças que não se alfabetizam na primeiras e segundas séries chega a 60%.

5 31/03/10 Histórico da DAs O campo das DAs se constituiu em 1963. Sua origem aconteceu nos EUA por um grupo de pais em Chicago. Buscavam soluções e explicações do porquê seus filhos não aprendiam a ler ao reunirem diversos especialistas para falarem sobre o assunto. Até então os especialistas se referiam a ela como disfunção cerebral mínima, ou crianças com lesão cerebral ou dislexia.

6 31/03/10 Histórico das DAs O psicólogo Samuel Kirk, afirmou que os inesplicáveis obstáculos observados na aprendizagem da leitura, não podiam ser atribuídos ao nível de inteligência, ao ambiente familiar ou educativo. Nomeou estes de dificuldades de aprendizagem, pois se referiam a problemas de aprendizagem acadêmica.

7 31/03/10 Histórico das DAs Foi criada a Associação de Crianças com Dificuldade de Aprendizagem, com objetivos de obter fundos para serviços educativos especializados e de qualidade Apesar das DAs terem se consolidado nos EUA e Canadá, o seu estudo foi se alastrando e adquirindo importância na Europa e outros países.

8 31/03/10 Histórico das DAs No Brasil as DAs ficaram como categoria dentro da educação especial Em 1963 as DAs receberam uma unificação terminológica e limitação de campo 1800-1963- Em 1800 Gall observou pessoas adultas com lesão cerebral e afasias, contribuindo para a compreensão neuropsicológica das dificuldades de linguagem. Elas podiam escrever,apesar de perder a fala.

9 31/03/10 Histórico das DAs 1917- Orton através dos seus estudos propôs intervenção precoce e intensiva com enfoque instrucional e plurissensorial. Em 1945 foi fundada a sociedade Orton de Dislexia, constituindo a primeira organização de campo. Entre 1930-1960- foram relizadas propostas instrucionais, a preocupação se direciona para as crianças, além da criação de vários instrumentos de avaliação, que hoje estão superados

10 31/03/10 Histórico das DAs 1963-1990- criação de serviços e programas especializados, como a formação de profissionais para trabalharem com DA. A explicação baseada na idéia da disfunção cerebral mínima cede lugar para uma abordagem psicoeducacional. A partir de 1990 houve um exagero nos diagnósticos de DAs, mas também maior interesse interdisciplinar pelo campo.

11 31/03/10 Histórico das DAs As DAs passaram a ser consideradas ao longo de um contínuo de gravidade e de diferenças entre as pessoas, superando o conceito classificatório. Novo olhar para alunos com necessidades curriculares e de diversidade de aprendizagens, tirando a ênfase no aluno e colocando no sistema, validado pelo curriculo escolar.

12 31/03/10 Histórico de DAs Foi demonstrada a irrelevância de testes de QI para diagnosticar as DAs. Introdução do ciclo vital, para compreender as DAs (fase de criança-processos fonológicos na aquisição da leitura e escrita, adolescente- estratégia de aprendizagem e adulto-ainda não definido)

13 31/03/10 Histórico de DAs As DAs se diferenciam dos déficits de atenção e hiperatividade, ainda que haja coexistência entre 40% ou 50% dos casos. Existe uma dificuldade na classificação de crianças com DAs. O etiológico que busca a causa(causas similares,mas diferentes manifestações) e o funcional que se preocupa com o funcionamento(discrepância entre desempenho acadêmico e a aptidão cognitiva)

14 31/03/10 Bibliografia SISTO,F.F. Dificuldade de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Rio de Janeiro,Vozes,2007. Profª Daniela Pacheco Rotondaro Fevereiro de 2010.


Carregar ppt "31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google