A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES GERAIS SOBRE : PESQUISA ; RESENHA CRÍTICA ; PLANO DE PESQUISA E DICAS Metodologia Científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES GERAIS SOBRE : PESQUISA ; RESENHA CRÍTICA ; PLANO DE PESQUISA E DICAS Metodologia Científica."— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES GERAIS SOBRE : PESQUISA ; RESENHA CRÍTICA ; PLANO DE PESQUISA E DICAS Metodologia Científica

2 RESENHA A resenha deve ir direto ao ponto, como uma síntese, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.

3 Tipos de Resenhas As resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a Resenha Acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

4 PASSOS A SEGUIR 1. Identifique a Obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo (autor; nome da obra; editora; edição; páginas) 2. Apresente a Obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

5 RESENHA 3. Descreva a Estrutura : fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; 4. Descreva o Conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

6 RESENHA CRÍTICA 5. Analise de forma crítica : Nessa parte você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

7 PASSOS 6. Recomende a Obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil. 7. Identifique o Autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha. 8. Assine e Identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome.

8 Dicas para um Jovem Cientista FENECIT MOJATEC

9 Dicas para um Jovem Cientista 1) Uma parte importante da atividade do cientista é saber observar e identificar os problemas e necessidades. Um bom cientista deve estar atento à realidade que o cerca.

10 Dicas para um Jovem Cientista 2) Nenhum pesquisador trabalha inteiramente sozinho, e nenhum aprende sozinho a pesquisar. A ajuda de colegas e a orientação de alguém mais experiente são fundamentais para a pesquisa.

11 Dicas para um Jovem Cientista 3) Os cientistas também enfrentam dificuldades financeiras. Porém, em algumas situações, quando você não possui ou não pode adquirir todos os materiais para conduzir a pesquisa, tente procurar materiais alternativos que possam substituí-los. Essa solução pode ser inovadora.

12 Dicas para um Jovem Cientista 4) O interesse pelo tema escolhido é importante. Tente usar a sua experiência e a criatividade não apenas na realização do trabalho de pesquisa, mas também na escolha do que pesquisar.

13 Dicas para um Jovem Cientista 5) Não desanime se ao desenvolver seu projeto você chegar à conclusão de que a hipótese que você formulou não é válida. Mostrar que uma hipótese não é válida, ou que uma determinada estratégia não serve para validar ou não uma hipótese, é também um resultado importante

14 DICAS PARA REDAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA Questão ou problema identificado: Em linhas gerais, a Questão ou problema identificado deve ser capaz de responder a pelo menos 1 (uma) das questões abaixo e pode ser formulada no formato de uma pergunta: · Qual é seu objetivo? · Qual é a idéia que você está tentando testar? · Qual é a pergunta científica que você está tentando responder? · Quais são os problemas de sua comunidade? · Quais são as necessidades? · O que poderia ser melhorado? · Defina e descreva o problema escolhido. · Reduza o problema focando em um aspecto específico.

15 DICAS PARA REDAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA Hipótese A Hipótese do projeto ou Objetivo de Engenharia do Projeto devem descrever de forma geral: · Pense como seu projeto pode demonstrar seu propósito ou objetivo. · Faça uma previsão dos resultados do experimento. · Crie alternativas de soluções para resolver o problema. · Avalie as alternativas. O que elas têm de bom, o que elas têm de ruim?

16 DICAS PARA REDAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA Descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados : · Explicar como será executada a sua pesquisa ou experimento e como irá testar sua hipótese. · Identificar as variáveis (elementos do experimento que mudam para testar a hipótese) e os controles (elementos do experimento que não mudam). · Especificar como as medidas dos resultados vão provar ou refutar sua hipótese. · Liste os materiais e os equipamentos que serão utilizados. · Liste soluções ao seu problema e detalhe o que você fará para chegar a esta solução. Descreva como a solução será implementada. LEMBRETE: Durante o projeto, registre sempre no Diário de Bordo do Projeto todas as observações, os dados e resultados. Estes podem ser medidas, descrições ou anotações.

17 DICAS PARA REDAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA Bibliografia (as três referências mais importantes):. Inclua livros, revistas, jornais e / ou sites consultados.. Ao fazer referência à revistas, jornais ou qualquer publicação periódica, inclua sempre a data da publicação do material consultado.. Ao fazer referência à sites de internet, inclua sempre o endereço completo da página visitada e data da consulta.. Utilize as normas bibliográficas da ABNT. Ex. SIMON, R. Psicologia clinica preventiva. São Paulo : E.P.U p.

18 DICAS PARA REDAÇÃO DO RESUMO DO PROJETO O Resumo do Projeto deve ser o suficiente para que o leitor tenha uma idéia geral sobre o projeto. O Resumo do Projeto deve apresentar de forma sintética o conteúdo do relatório do projeto. O Resumo do Projeto por si só deve ser capaz de responder às seguintes questões: Porque você realizou o projeto? (Objetivos ou Questões identificadas) O que foi realizado por você no projeto? (Procedimentos e Métodos Adotados): não detalhe os materiais utilizados, concentre- se em descrever procedimentos realizados. Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão). Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões )

19 DICAS PARA REDAÇÃO DO RESUMO DO PROJETO O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto. O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto. O texto do resumo pode ser redigido em parágrafos múltiplos ou em parágrafo único, contanto que o mesmo seja sintético e respeite o limite MÁXIMO de 2000 caracteres. Em projetos que apresentam continuação ou uma nova fase de projetos realizados em anos anteriores, o texto deve se ater ao trabalho realizado neste ano, fazendo MÍNIMA referência ao trabalho do ano anterior.

20 DICAS PARA REDAÇÃO DO RESUMO DO PROJETO O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Utilize- os no Relatório do projeto. Palavras-Chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.

21 DICAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROJETO O que é o Relatório do Projeto O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros.

22 DICAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROJETO O Relatório do Projeto realizado pelo estudante deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos até os resultados finais do projeto, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, descrição detalhada de todas as fases de realização, descrição detalhada dos resultados e conclusões sobre o projeto.

23 DICAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROJETO Este documento deve ser redigido de forma detalhada, de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto e da concepção, estudos realizados até os resultados e a conclusão. De acordo com a natureza de seu estudo, inclua referências bibliográficas e estatísticas, registros fotográficos, tabelas, diagramas, gráficos.

24 Estrutura Básica Recomendada DO PROJETO a) Folha de Rosto com dados de identificação: Título do projeto Instituição Endereço completo da instituição Nome do(s) estudante(s) realizador(es) do projeto Orientador(es) do projeto Período de desenvolvimento do projeto (data de início e data final) Assinatura(s) do(s) estudante(s) e do(s) orientador(es) b) Dedicatória (Opcional) c) Agradecimentos (Opcional) d) Sumário (ordenação dos assuntos com as respectivas páginas) e) Resumo do projeto f) Abstract ( resumo do projeto em inglês ) g) Epígrafe (Opcional) h) Introdução (apresentação e contextualização do projeto.) i) Objetivos e relevância do trabalho (fundamentação teórica, pesquisa temática) j) Desenvolvimento do projeto (material, métodos, descrição detalhada de procedimentos e testes, cronograma, custos, etc.) l) Resultados do projeto: (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)i) Conclusões: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são ;os seus próximos passos? m) Referências bibliográficas n) Anexos (itens não essenciais à compreensão do relatório, mas que o complementam, como fotos, estatísticas adicionais, transcrição de entrevistas, questionários aplicados, etc.)

25 ELEMENTOS TEXTUAIS. Usar Fonte 12 – Times New Roman ou Arial. Espaço entre as linhas de 1,5. Margens esquerda e superior de 3cm Margens direita e inferior de 2 cm. Os títulos devem ser alinhados a esquerda. Após o titulo são dados 2 espaços duplos para iniciar o texto.

26 INTRODUÇÃO A partir da introdução todas as partes devem ser numeradas inclusive referências, anexos etc, e o número deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. A Introdução é a parte inicial do texto onde deve se destacar: 1.título do trabalho; 2. o problema e sua delimitação; 3. a justificativa da escolha do tema, 4. os objetivos da pesquisa, 5. as hipóteses iniciais; mostra como foi realizada a pesquisa, os principais autores pesquisados, onde, como, com quem, com quantos e por que foi realizada a pesquisa de campo.

27 DESENVOLVIMENTO REFERENCIAL TEÓRICO Parte do trabalho onde é exposta a sua pesquisa. As suas descobertas. Um texto contendo as informações colhidas nas fontes, das referências (livros, sites, dicionários, enciclopédia, palestras, etc....). O que os autores (a literatura da área) falam sobre o tema estudado. Pode-se usar/mencionar as idéias (=CITAÇÃO INDIRETA) e/ou o texto dos autores pesquisados (=CITAÇÃO DIRETA), desde que se coloque o SOBRENOME DO AUTOR, seguido do ANO (da referencia/livro). Tem que colocar também a página se for CITAÇÃO DIRETA. OBS: NÃO DEVE SER COPIA.

28 DESENVOLVIMENTO CITAÇÃO DIRETA = Cópia no seu texto de partes do livro ou da referencia pesquisada. Uso no seu texto das palavras do autor. CITAÇÃO DIRETA ATÉ 3 LINHAS = Use aspas + transcreva o texto do autor + Coloque no parênteses o Sobrenome do autor, Ano da obra, Página. EX: "se fundamenta em objetivos educacionais representativos dos interesses das amplas camadas da população e leva em conta a especificidade do processo pedagógico (PARO, 1986, p. 87)

29 DESENVOLVIMENTO CITAÇÃO DIRETA COM MAIS DE 3 LINHAS = Não use aspas + transcreva o texto do autor em um parágrafo único, com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte 10 e espaço de 1,0 cm entre as linhas + Coloque no parênteses o Sobrenome do autor, Ano da obra, Página. EXEMPLO: O Ora, que objetivos educacionais podem ser formulados senão aqueles que derivam deste conhecimento novo e emancipatório,superador do sofrimento, da guerra e da insegurança social? Creio não ser possível pensarmos em gestão da educação política ( FERREIRA, 2006, P.107)

30 DESENVOLVIMENTO CITAÇÃO INDIRETA = Comentários sobre as idéias do autor. Coloca o Sobrenome do Autor + Ano. A página é opcional. EXEMPLO: Soares (2007) afirma que a educação é muito importante para a formação de jovens pensantes.

31 METODOLOGIA Texto informando COMO PESQUISOU. Categoria da pesquisa Tipos de pesquisa Instrumentos da pesquisa Método e técnicas utilizadas. Análise dos dados coletados.

32 Conclusão Parte do trabalho onde se expõem os resultados da pesquisa (constatação ou não das hipóteses), partindo do problema e objetivos inicialmente propostos. Mostra caminhos para continuidade da pesquisa e ou futura intervenção.

33 ELEMENTOS PÓS- TEXTUAIS REFERÊNCIAS- Conjuntos de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais que foram mencionados explicitamente no decorrer do trabalho. Não deve constar nas referencias elementos que não foram citados no texto. As referências deverão ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor- data), usar espaçamento entre linhas simples e entre as referências, duplo espaço e alinhados à esquerda. O título deve ser centralizado e sem indicativo numérico.

34 REFERÊNCIAS ADLER, Susan S. et. al. (= MOSTRA QUE O LIVRO TEM MAIS DE TRÊS AUTORES) Pnf : facilitação neuromuscular proprioceptiva. Rio de Janeiro : Manole, CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Manual de neurologia. 9. ed. Rio de Janeiro : Medsi p. SIMON, R. Psicologia clinica preventiva. São Paulo : E.P.U p.

35 ANEXOS Suportes elucidativos e indispensáveis para compreensão do texto, são constituídos de documentos, nem sempre elaborados pelo próprio autor, que complementam a intenção comunicativa do trabalho. O título deve ser centralizado e sem indicativo numérico. Se houver mais de um anexo, sua identificação deve ser feita por meio de letra maiúscula do alfabeto. Exemplo: ANEXO A - Questionário... ANEXO B - Representação gráfica...

36 NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA Metodologia Científica Pesquisar : Buscar com zelo e determinação. Re-perguntar (ver inglês). Fazer perguntas. perguntar, inquirir, indagar, investigar. A raiz da palavra significa:

37 1. - Conceito de Pesquisa Dúvida ou problema Aplicação do Método Científico Obtenção da Resposta ou Solução Metodologia Científica NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

38 1. - Conceito de Pesquisa Dúvida, problema, questões sem solução, dados importantes para a Ciência Aplicação de uma Metodologia Científica adequada Obtenção de soluções, dados, parâmetros e respostas Metodologia Científica NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

39 1. - Conceito de Pesquisa Questão: Qual o melhor jogador de futebol do século XX ? Método: Quantidade de gols marcados durante a carreira Solução: Tabulação dos dados e escolha do melhor Metodologia Científica NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

40 1. - Conceito de Pesquisa Questão: Qual a % de alunos da UNESP que usam drogas ? Método: Uso de questionário aplicado a todos os alunos Solução: Porcent. por tipo de droga, curso, sexo, idade, etc. Metodologia Científica NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

41 O Espírito Científico É a atitude do pesquisador em busca de soluções para o problema que enfrenta O pesquisador deve ter: Consciência crítica: saber distinguir o essencial do acidental, o importante do secundário Consciência Objetiva: é o rompimento com todas as posições subjetivas pessoais e mal fundamentadas do conhecimento vulgar. Racionalidade: a razão deve ser o único juiz nas decisões da pesquisa. Objetividade: o trabalho científico é impessoal. Não aceita meias- soluções ou soluções apenas pessoais. Metodologia Científica

42 3. - Tipos de pesquisas Pesquisa Bibliográfica. Pesquisa Descritiva. Pesquisa Experimental. Metodologia Científica NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

43 Pesquisa Bibliográfica. Metodologia Científica A solução do problema é obtida com um levantamento bibliográfico sobre o assunto. A pesquisa bibliográfica procura analisar e conhecer as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, explicando um problema a partir desse levantamento. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

44 Pesquisa Bibliográfica. Metodologia Científica Quando é realizada como o todo da pesquisa, a pesquisa bibliográfica deve conter todas as etapas formais de um trabalho científico. É muito comum encontrar-se este tipo de pesquisa em Ciências Humanas, nas áreas de lingüística, História, Literatura, teologia, etc. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

45 Pesquisa Bibliográfica - exemplos : Metodologia Científica Qual a origem da palavra Campus ? Porque o ensino no Brasil colônia foi entregue aos Jesuítas ? Todo cidadão ao trafegar por rodovias (com curvas perigosas, perigo a frente) deveria receber adicional de periculosidade. Relação entre AIDS e gripe espanhola. Relação entre PAIR, nível de ruído e tempo de exposição. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

46 Pesquisa Bibliográfica - exemplos : Metodologia Científica Qual a influência da AIDS no comportamento do jovem brasileiro ? A relação entre os movimentos culturais do século XX e o design da cadeira. A influência da Internet na vida diária das pessoas. Levantamento bibliográfico (histórico) sobre um importante assunto. Proposta de alteração de uma lei. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

47 Pesquisa Descritiva. Metodologia Científica A Pesquisa Descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Pesquisa a freqüência com que um fenômeno ocorre, as suas dependências e características no mundo físico ou humano, sem a interferência do pesquisador. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

48 Pesquisa Descritiva. Metodologia Científica Pode ser classificada em: estudos exploratórios; estudos descritivos; Pesquisas de opinião; estudos de casos; Pesquisas documentais. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

49 Pesquisa Experimental. Metodologia Científica A Pesquisa experimental procura explicar de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido. Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo, através de situações controladas. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

50 Pesquisa Experimental. Metodologia Científica Interfere diretamente na realidade, manipulando-se a variável independente a fim de observar o que acontece com a variável dependente. Utiliza-se de equipamentos de medida e técnicas modernas de análise para a mensuração das variáveis envolvidas no objeto de estudo. NOÇÕES GERAIS SOBRE PESQUISA

51 Noções Gerais Sobre Pesquisa : Experimental. Metodologia Científica Interfere diretamente na realidade, manipulando-se a variável independente a fim de observar o que acontece com a variável dependente. Utiliza-se de equipamentos de medida e técnicas modernas de análise para a mensuração das variáveis envolvidas no objeto de estudo. Também são chamadas de pesquisa de campo ou pesquisa de laboratório.

52 Noções Gerais Sobre Pesquisa : Experimental - exemplos : Metodologia Científica Eficiência do adubo na produção de milho. Influência da substância X (ração) na produção de carne de coelhos. Projeto e avaliação de um novo tipo de abafador acústico para tratores agrícolas. Eficiência de implementos agrícolas conjugados. Eficiência da análise de óleos em motores diesel de tratores agrícolas.

53 Proposta para a semana : Metodologia Científica Fazer um levantamento das dúvidas, problemas ou novos dados que você pretende obter com a sua pesquisa. Estas soluções são verdadeiras contri- buições para a Ciência ? Verificar os Métodos (científicos) que poderiam ser usados para solucionar estes problemas (dúvidas, questões).

54 Proposta para a semana : Metodologia Científica Verifique em seu assunto de pesquisa, quais os pontos em que há originalidade (informações novas para a Ciência). Conversar com o seu orientador sobre o assunto. A sua pesquisa pode ser classificada como Bibliográfica, Descritiva ou Experimental.

55 Proposta para a semana : Metodologia Científica Conversar com o seu orientador sobre a melhor adequação de sua pesquisa. Metodologia Científica Dúvidas: Ler as Leituras Recomendadas e conversar com o Professor de Metodologia Científica sobre o assunto. Fim.


Carregar ppt "NOÇÕES GERAIS SOBRE : PESQUISA ; RESENHA CRÍTICA ; PLANO DE PESQUISA E DICAS Metodologia Científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google