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Liderança LIDERANÇA = processo interpessoal pelo qual os gerentes (chefes) tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos.

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1 Liderança LIDERANÇA = processo interpessoal pelo qual os gerentes (chefes) tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. ESTILOS DE LIDERANÇA: orientado para as PESSOAS: democrático, permissivo, participativo e educado orientado para as TAREFAS: autocrático, restritivo, distante e diretivo A LIDERANÇA é função da SITUAÇÃO. Destacamos três características básicas das situações: relação líder-membro grau de estruturação da tarefa poder da posição do líder

2 Meta-caminho na Liderança: Fonte: David Hampton - Adm. Contemporânea
Orientado para as pessoas as tarefas Satisfação no Trabalho Orienta- ção do Chefe Maior Menor Tarefa não estruturada Tarefa Estruturada Orientado para as pessoas as tarefas Estilo de Liderança Favorabi- lidade situacional Maior Menor Características da Tarefa Meta-caminho na Liderança: Efeito da liderança na motivação e satisfação Comportamento de liderança Características dos subordinados Fonte: David Hampton - Adm. Contemporânea

3 Fonte: Robert Blake & Jane Mounton
“Grid” Gerencial 1.9 1.1 5.5 9.9 9.1 Elevada Reduzida Preocu- pação com a tarefa Preocupação com as pessoas 1.1 = Empobrecido 1.9 = Country Club 9.1 = Tarefa 9.9 = Equipe 5.5 = Meio Termo Fonte: Robert Blake & Jane Mounton

4 Fonte: William J. Reddin
Estilo Gerencial 3 D Na sua Teoria de Estilo Gerencial 3D, William J. Reddin foi o primeiro a acrescentar uma dimensão de eficácia ao interesse pelas tarefas e pelas pessoas. Reddin julgava que um modelo teórico útil deveria reconhecer que vários estilos podem ser eficazes ou ineficazes, dependendo da situação. Reforçava, também, que o estilo básico do líder é um estímulo particular, sendo que a resposta a esse estímulo é que pode ser considerada eficaz ou ineficaz. Tarefa Pessoas Dimensão da eficácia Fonte: William J. Reddin

5 LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
TIPOLOGIA DA LIDERANÇA RADICAL: impõem sua autoridade; têm poder e geram temor. TRANSACIONAL: usam a emoção e a psicologia para conduzir pessoas TRANSFORMACIONAL: procuram mostrar que existem novos valores e novos modos de atuar GERENCIAL: são os gestores de pessoas, processos e ações. São o tipo mais comum. Os primeiros raramente são desejáveis para a organização; os demais são importantes e necessários, especialmente os dois últimos. Pregador da Mudança Agente de Mudança Líder Transfor- mador Burocrata Flexível Seletivo Eficaz Gestor (piloto de escrivaninha) Gerente Eficiente Adminis- trador LIDERANÇA GERENCIAL LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL BAIXA MÉDIA ALTA Fonte: O Desafio da Mudança - Cid Nardy

6 Janela de JOHARI Joseph Luft & Harry Ingham
PÚBLICO/ ABERTO CEGO SECRETO DESCONHECIDO para os outros Conhecido Desconhecido para si MANIFESTAÇÃO FEEDBACK

7 Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow
Motivação MOTIVAÇÃO = disposição das pessoas em contribuírem para os resultados; “combustível” do indivíduo. Auto-realização Estima Associação / Afeto Segurança Fisiológicas Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow

8 Análise da Ausência/Presença dos Fatores de Herzberg
Motivação FATORES MOTIVADORES HIGIÊNICOS PRESENÇA SATISFAÇÃO ( + ) NÃO INSATISFAÇÃO AUSÊNCIA ( - ) Análise da Ausência/Presença dos Fatores de Herzberg

9 Teoria X e Teoria Y (Douglas McGregor) (adm
Teoria X e Teoria Y (Douglas McGregor) (adm.científica x relações humanas) TEORIA Y A média da humanidade não herda o desgosto pelo trabalho As pessoas, desde que comprometi-das, exercitarão a autodireção e o autocontrole O compromisso com os objetivos é função das recompensas associadas à sua realização Em condições adequadas, a média da humanidade aprende a aceitar e a buscar responsabilidades As potencialidades intelectuais da média da humanidade são usadas apenas de forma parcial A aptidão para exercitar um nível alto de imaginação tem distribuição dispersa na população e não cocentrada TEORIA X A média da humanidade tem repul-sa pelo trabalho e o evitará As pessoas precisam ser coagidas, controladas e punidas A média da humanidade prefere ser dirigida, evita respon-sabilidades e quer segurança acima de tudo

10 Empowerment As empresas modernas entendem que a qualidade das pessoas e das lideranças permite distribuir poder (empowerment). Isso é uma nova forma de obter resultados a curto prazo por ação das pessoas e manter a empresa competitiva no longo prazo através de ajustes contínuos no processo (flexibilidade). Dessa forma, há um melhor aproveitamento da diversidade: o trabalho é orientado para o mesmo foco, em diversas frentes de trabalho, com visões diferenciadas do problema, e tudo simultaneamente. O produto final será muito mais rico e diferenciado do que aquele gerado por um processo tradicional, tornando a empresa diferenciada e com um fator de competitividade incomparavelmente mais forte.

11 Poder e Influência Autoridade: direito de dirigir; a autoridade proporciona o poder. Porém, apesar de ter alguém investido da mesma, isso pode não ser suficiente para que os subordinados obedeçam suas ordens. Somatório do poder formal e informal Influência: mudança no comportamento de uma pessoa como resultado da ação de outra(s) Poder: capacidade de exercer a influência; reforça a autoridade; é uma habilidade individual; é um processo para obtenção de resultados e não um fim em si mesmo.

12 Inovação na Empresa: o Papel do Poder
A inovação é, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da mudança A inovação somente acontece quando o fator poder é aplicado com eficácia Para gerenciar a inovação como profissional, é preciso: preparar-se para a adaptação ao impacto das mudanças concentrar-se na inventividade (pensar na mudança) renunciar ao poder formal em favor do poder da competência questionar as premissas orientativas de sua atuação desenvolver conhecimentos e habilidades interpretar a inovação, quebrar seus paradigmas evoluir como administrador de conflitos

13 Demonstrações de Poder na Empresa
Lei da Multiplicação dos Subordinados: um chefe deseja sempre aumentar o número de subordinados, desde que não sejam seus rivais Gigantismo Tabulatório: obsessão por mesas grandes Espaçomania: obsessão por salas de grande metragem Buropatia: apego aos regulamentos, aos sub-objetivos Manipulação do sistema de informações: grande preocupação no controle e distribuição das informações Desenvolvimento de comportamento dramatúrgico: dar a impressão de capacidade e indispensabilidade


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