A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacitando Novos educadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacitando Novos educadores"— Transcrição da apresentação:

1 Capacitando Novos educadores
Biossegurança = segurança da vida “As ações de biossegurança em saúde são primordiais para a promoção e manutenção do bem-estar e proteção à vida.”

2 O que é Biossegurança? “A Biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente.” Brasil. Ministério da Saúde. Biossegurança em saúde : prioridades e estratégias de ação / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

3 Durante o desenvolvimento de nosso trabalho na área da saúde, tanto no atendimento direto ao paciente ou nas atividades de apoio, entramos em contato com material biológico. Como material biológico, nos referimos a sangue, secreções e excreções tipo vômito, urina, fezes, sêmen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais. Estes materiais biológicos podem estar alojando microrganismos, por isso consideramos estes fluidos de pacientes ou os equipamentos e ambiente que tiveram contato com eles, como potencialmente contaminados por germes transmissíveis de doenças.

4 Porque devo me proteger?
Porque os microorganismos estão por toda a parte. Para serem visualizados, precisamos da ajuda de um microscópio. Por isso são chamados de microrganismos ou micróbios = micro (pequeno) bio (vida). Estes micróbios são classificados em: - protozoários - fungos - vírus - bactérias

5

6 Contato com os seres humanos
Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida (bactérias nitrificantes) ou bastante negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde, e, até mesmo à vida do homem, se dá pelo contato com microorganismos patogênicos (causadores de doenças).

7 Quais são as precauções padrão?
Lavagem das mãos; Manipulação de Instrumentos e Materiais; Manipulação de Materiais Cortantes e de Punção; Ambiente e Equipamentos; Vacinação.

8 Lavagem das mãos corretamente: Devemos lavar as mãos sempre, antes de iniciarmos uma atividade e logo após seu término.

9 Como lavar as mãos: Material:
Água corrente. Sabão líquido. Papel toalha. Obs. Contra-indica-se o uso de toalhas coletivas de tecido ou rolo, assim como os secadores elétricos.

10 Descrição: Abrir a torneira. Molhar as mãos sem encostá-las na pia.
Aplicar o sabão líquido, pressinando o dispensador. Ensaboar as mãos por 15 minutos ou fazer 05 vezes cada movimento: Friccionar palma com palma. Palma direita sobre o dorso da palma esquerda e vice-versa. Palma com palma, entrelaçando-se os dedos. Parte posterior dos dedos em palma da mão oposta, polpas digitais direitas em contato com as da mão esquerda e vice-versa. Fricção rotativa em sentindo horário com os dedos da mão direita, unidos sobre a palma esquerda e vice-versa. Os punhos também podem receber fricção rotativa. Enxaguar em água corrente, retirando totalmente o sabão, mantendo os dedos voltados para cima e sem encostar na pia. Usar a folha de papel toalha descatável para enxugar as mãos e em seguida fechar a torneira com o próprio papel toalha.

11 Manipulação de Instrumentos e Materiais:
Tomar as devidas precauções, fazendo a desinfecção previa ou utilizando os EPI’ s ( Equipamento de proteção individual) necessários, caso tenha que entrar em contato com os materiais biológicos ( sangue, fluidos corporais, secreções e excreções) . Evitando a contaminação da pele e mucosas ( olhos, nariz e boca) , roupas, e ainda, prevenindo a transferência de microrganismos para outros pacientes e ambiente. Descartar em lixo apropriado os materiais e encaminhar para reprocessamento os instrumentos. Ex: Comadre com resíduos de material biológico) .

12 Alguns termos vocês precisam saber o que são e onde ficam
Expurgo - local onde são encaminhados os instrumentos para reprocessamento. Ex: kit para nebulização, comadre, papagaio, etc. Próximo ao posto de enfermagem e das enfermarias. Hamper- porta saco onde são colocadas roupas sujas. Encontrado em todas enfermarias. Descarpack- Caixa Coletora para Perfurocortantes. Propé - sapatilha descartável ou de pano. Encontrada na lavanderia ou na rouparia próxima ao posto de enfermagem. Compressas- panos para desinfecção. Também encontradas na lavanderia ou rouparia.

13 Ambiente e Equipamentos:
Na limpeza do mobiliário é de fundamental importância que se recolha e guarde em locais específicos todos os objetos e materiais que ocupam as superfícies a serem limpas. Para superfícies metálicas,plásticas, fórmicas e de granito, indica-se a aplicação de álcool 70% após a limpeza para a desinfecção. Seqüência: Chama-se a mulher da limpeza, para limpar a salinha; Aplicar Álcool 70% diretamente com compressas, friccionando até sua evaporação ; Fazer a desinfecção a partir do local mais limpo para o mais sujo ou contaminado; Inicia-se pelo local mais distante dirigindo-se para o local de saída de cada peça; Deve ser feita a desinfecção diária dos computadores e ser estabelecida rotina de limpeza e desinfecção dos brinquedos.

14 Limpeza: Consiste na remoção da sujidade da superfície de artigos e equipamentos, através da ação mecânica utilizando água e detergente, com posterior enxágüe e secagem. Desinfecção: É o processo de destruição de microrganismos como bactérias na forma vegetativa (não esporulada),fungos, vírus e protozoários. Este processo não destrói esporos bacterianos.

15 Tipos de limpeza: Limpeza concorrente que é aquela realizada diariamente e logo após exposição à sujidade. Inclui o recolhimento do lixo, limpeza do piso e superfícies do mobiliário geralmente uma vez por turno, além da limpeza imediata do local quando exposto à material biológico. Limpeza terminal que é aquela geral, realizada semanal, quinzenal ou mensalmente conforme a utilização e possibilidade de contato e contaminação de cada superfície. Inclui escovação do piso e aplicação de cêra, limpeza de teto, luminárias, paredes, janelas e divisórias.

16 Equipamentos de Proteção individual (EPI)
                    óculos sapatos jaleco luvas Gorro (tipo touca); Avental; Luvas; Sapato fechado; Sapatilhas descartáveis; Respirador; Óculos

17 Vacinação Todos os profissionais de saúde devem estar vacinados contra a hepatite B e o tétano. Estas vacinas estão disponíveis na rede pública municipal. Participe de todas as campanhas de vacinação que a Secretaria Municipal de Saúde promove. Vacina é proteção específica de doenças. Previna-se!

18 Doenças infecciosas, consideradas de risco ocupacinal:
São classificadas como imunopreveníveis: Hepatite B, Tuberculose, influenza, varicela, sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, doença meningocócica, pneumonias e outras. São doenças altamente contagiosas, destacando-se, além da possibilidade, de exposição direta dos profissionais de saúde, o risco significativo de transmissão destas infecções para os pacientes ou, mesmo, para outros profissionais.

19 ATENÇÃO: Evitar brincos grandes, roupas curtas, anéis, sapatos abertos...

20 Chega de bla bla bla, vamos praticar. Rsrs
E como dizia Confúcio: “quem ouve, esquece... quem vê, lembra... mas quem faz, aprende!”

21 Obrigada pela atenção!

22 Referências consultadas:
Brasil. Ministério da Saúde.Biossegurança em saúde : prioridades e estratégias de ação / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


Carregar ppt "Capacitando Novos educadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google