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Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.

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1 Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.

2 Conceitos Básicos e Modelo de Marketing

3 O que é Marketing ? Identificar desejos e atendê-los
A tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídica O Processo através do qual a Economia é integrada à Sociedade para servir as necessidades humanas (Peter Drucker) O processo de atrair e manter clientes (Theodore Levitt) Uma orientação da administração que visa proporcionar a Satisfação do Cliente e o bem-estar do Consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e as responsabilidades da organização (Philip Kotler)

4 Qual a função do Marketing ?
Identificar desejos e atendê-los O Marketing procura obter o melhor ajuste possível entre Demanda e Oferta DEMANDA OFERTA

5 Conceitos Importantes
NECESSIDADE DESEJO DEMANDA TRANSAÇÃO Produto

6 Gerentes de Marketing procuram influenciar o nível, a velocidade, e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização

7 Abrangências Os Profissionais de Marketing envolvem-se no Marketing de: P. M Bens Serviços Experiências Eventos Pessoas Lugares Propriedades Organizações Informações Ideias

8 Mercado de Atuação MERCADO ATUAÇÃO CONSUMIDOR EMPRESARIAL GLOBAL
3º SETOR GOVERNAMENTAL

9 Conceitos Centrais de Marketing
Mercado alvo Necessidade, desejo e demandas Valor e satisfação Troca Produto Rede de Marketing (sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços legítimos com valor comercial, do fabricante diretamente para o consumidor, por meio de uma rede de distribuidores independentes. Não existem atacados e grandes distribuidores intermediando a empresa fabricante do produto e o consumidor final)

10 Conceitos Centrais de Marketing
Canais de Marketing (Os canais de marketing são formados por um conjunto de instituições. A utilização de instituições especializadas na intermediação é considerado como fator determinante na própria constituição dos canais de marketing, na medida em que permitem um funcionamento mais eficiente da economia. Estes canais estão divididos em três categorias: transacionais, logísticas e de facilitação) Cadeia de Suprimentos

11 Conceitos Centrais de Marketing
Concorrência Ambiente de Marketing (consiste em atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes-alvo. O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem-sucedidas sabem que são vitais a observação e adaptação constantes às mudanças do ambiente. Eles podem ser Macro - forças sociais maiores que afetam todo o microambiente — forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais – e Micro ambientes - consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes — a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos)

12 Conceitos Centrais de Marketing
Mix de Marketing - JEROME McCARTHY- Livro Basic Marketing,1960, e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc. Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento; Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte. Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc. Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra

13 Responder em Grupo Analisando a instituição FACCAMP, identifique os seguintes conteúdo dos elementos de Marketing segundo o conteúdo apresentado: a)Mercado alvo b)Necessidade, desejo e demandas c)Valor e satisfação d)Troca e)Produto f)Rede de Marketing g)Canais de Marketing h)Cadeia de Suprimentos i)Concorrência j)Ambiente de Marketing k)Mix de Marketing


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