A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção e desenvolvimento de um protótipo de EIS e avaliação do seu efeito sobre o processo de tomada de decisão em uma empresa operadora de telefonia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção e desenvolvimento de um protótipo de EIS e avaliação do seu efeito sobre o processo de tomada de decisão em uma empresa operadora de telefonia."— Transcrição da apresentação:

1 Concepção e desenvolvimento de um protótipo de EIS e avaliação do seu efeito sobre o processo de tomada de decisão em uma empresa operadora de telefonia móvel celular Mestrando Nilton Alves Maia Orientadores Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Gesid-PPGA/EA/UFRGS

2 SUMÁRIO zTema zJustificativa zObjetivos zMétodo zContexto zSistema zResultados zConclusões

3 TEMA A utilização da tecnologia da informação (protótipo de EIS) como fator facilitador do processo de tomada de decisão em uma empresa.

4 JUSTIFICATIVA zO aumento da concorrência exige que as EOT’s agilizem os seus processos de tomada de decisão; zPortanto torna-se fundamental que elas disponham de SI’s que tratem e disponibilizem adequadamente as informações que os seus executivos necessitam.

5 OBJETIVOS Geral Desenvolver e implantar um protótipo de EIS em uma empresa operadora de telefonia móvel celular, avaliando seus efeitos sobre o processo de tomada de decisão.

6 Específicos zIdentificar as decisões relevantes e informações necessárias; zIdentificar as informações críticas para os processos de tomada de decisão, e definir os fatores críticos de sucesso; zDesenvolver um protótipo de EIS; zAvaliar o protótipo.

7 MÉTODO Pesquisa-Ação Diagnóstico Planejamento da ação Ação Avaliação Aprendizado Adaptado de SUSMAN & EVERED (1978)

8 Diagnóstico

9 Planejamento da Ação

10 Ação

11 AVALIAÇÃO A avaliação do EIS contemplou os seguintes itens: zUso; zFacilidade; zUtilidade; zQualidade das informações; zBenefícios percebidos;  Apoio à tomada de decisão.

12 CONTEXTO Dados da empresa: z105 funcionários; zFaturamento bruto de U$ 40,0 milhões projetado para 1999; zAtende cerca de 95.000 clientes; zParticipação de 80% no mercado onde atua.

13 Organograma da empresa

14 Atribuições da divisão de engenharia zPlanejamento da expansão da rede; zGerência de implantação e ampliação de equipamentos na rede; zGerenciamento da qualidade da rede; zAdministra a liberação de terminais para venda nas localidades atendidas pela empresa.

15

16 Rede de telecomunicações

17 EIS Estrutura

18 Tela principal do EIS

19 Turc diária por rota

20 Simulador

21 Indicadores de tecnologia e planta instalada

22 Indicadores do mercado atendido pela empresa

23 Resultados obtidos com relação ao processo de desenvolvimento O processo de desenvolvimento do EIS foi caracterizado pela participação efetiva dos executivos. Esta participação possibilitou: za queima de etapas; zocorrência de múltiplas avaliações; zincorporação de críticas e sugestões; zobtenção de um produto final com boa aceitação.

24 Resultados obtidos pela organização zpadronização e unificação das informações; zacesso mais rápido às informações necessárias para tomada de decisão; zaumento do nível das discussões; zinformações disponibilizadas para um número maior de pessoas; zmelhoria da qualidade das informações; zmaior interação entre os executivos; zabandono do “achismo” e busca de informações concretas para tomada de decisão; zmelhoria no processo de tomada de decisão com a diminuição do tempo e erros cometidos.

25 CONCLUSÕES zO objetivo geral deste trabalho, que consistiu em desenvolver e implantar um protótipo de EIS em uma empresa de telefonia celular, e avaliar os efeitos desta ferramenta sobre o processo de tomada de decisão, foi alcançado; zO EIS desenvolvido supre as necessidades de informações dos executivos, atingindo as expectativas dos mesmos; zo processo de tomada de decisão realmente ficou mais fácil com a implantação e uso do EIS pelos executivos, o que confirmou o pressuposto de pesquisa.

26 Tráfego diário por rota

27 Tráfego representativo mensal

28 Tráfego total na CCC

29 Razão de tráfego por localidade

30 Planejamento de prefixos

31 Planejamento das localidades

32 Planejamento de expansão de canais por rota

33 Evolução do número de terminais em serviço por localidade

34 Indicadores de qualidade de serviços internos globais

35 Indicadores de desempenho por célula das ERB’s

36 Indicadores de desempenho para chamadas terminadas no SMC

37 Indicadores de desempenho para chamadas originadas no SMC

38 Acesso a Internet/Intranet a partir do EIS

39

40 Instrumento para avaliação do Uso, Utilidade e Facilidade do EIS Uso

41 Utilidade

42 Facilidade

43 Instrumento para avaliação da Qualidade, Impacto e Benefícios do EIS Qualidade

44

45


Carregar ppt "Concepção e desenvolvimento de um protótipo de EIS e avaliação do seu efeito sobre o processo de tomada de decisão em uma empresa operadora de telefonia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google