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POTENCIAL DE PRODUTOS FLORESTAIS

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Apresentação em tema: "POTENCIAL DE PRODUTOS FLORESTAIS"— Transcrição da apresentação:

1 POTENCIAL DE PRODUTOS FLORESTAIS
NÃO-MADEIREIROS PARA O SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Feira de Produtos Certificados FSC BRASIL CERTIFICADO Oficina Produtos Florestais Não-Madeireiros 16/04/2004

2 PANORAMA DO SETOR O setor apresentou um crescimento médio de 6,5% nos últimos 5 anos, tendo passado de um faturamento líquido de R$ 5,9 bilhões em 1998 para R$ 11,0 bilhões em 2003

3 PANORAMA DO SETOR - continua......
Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do Setor, dentre os quais destacamos: Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; A utilização de tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral; Lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado; Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude.

4 PERFIL EMPRESARIAL Existem no Brasil empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, sendo que 15 empresas de grande porte, 36 médias, 1072 entre pequenas e micros. As empresas estão distribuídas por região da seguinte forma: Norte = 12 Centro 62 Nordeste 55 Sudeste 750 Sul 244 BRASIL Grande: acima de 500 empregados Média: de 100 a 499 empregados Pequena: de 20 a 99 empregados Micro: de 0 a 19 empregados Fonte: RAIS/MTB

5 EMPREGO Com relação ao volume de emprego, o setor apresentou o melhor desempenho entre os 47 setores analisados. No estado de São Paulo, conforme dados da Fiesp, o setor apresentou em dezembro de 2003, índice de 112,81% - versus índice de 70,30 para a média geral da indústria paulista. (base 100% Junho/94). As oportunidades de trabalho criadas pelo setor, comparadas com o ano de 1994 são: OPORTUNIDADES DE TRABALHO (‘000) 1994 2003 CRESC CRESC MÉDIO ANUAL Produção e Administração 30,1 50,9 69,1% 6,0% Lojas de Franquia 11,0 23,8 116,4% 9,0% Revendedoras – Vendas Diretas 510,0 1.300,0 154,9% 11,0% Profissionais de Beleza 579,0 1.043,2 80,2% 6,8% TOTAL 1.130,1 2.417,9 114,0% 8,8% Fonte: ABIHPEC, ABEVD, FIESP, ABF e IPEA

6 POTENCIAL DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS CERTIFICADOS PARA
O SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS

7 OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Queda no uso de insumos de origem animal no mercado internacional (síndrome da vaca louca); Atuais tendências de se substituir produtos sintéticos por naturais; 20% da biodiversidade de todo o mundo encontra-se no Brasil; Existência somente na Amazônia brasileira, de mais de 10 mil espécies de plantas possíveis de serem utilizadas como insumos em produtos para a saúde; apenas 135 com princípios ativos/constituintes verificados com aplicação cosmética; O estímulo às etnociências como parte de uma estratégia para o país obter alguma vantagem comparativa em biotecnologia;

8 OPORTUNIDADES E DESAFIOS - continua...
Pesquisa → propriedades consagradas pela prática popular → comprovada eficácia Cabe ao setor produtivo + parcerias 1) estabelecer a adequação científica que permita assegurar seus potenciais de ação e utilização, os quais serão bases para a preservação da biodiversidade e das comunidades; 2) desenvolver tecnologia adequada à exploração sustentável dos recursos; 3) criar junto às comunidades uma consciência sobre a necessidade de se melhorar a qualidade dos processos de extração e, sobretudo de armazenamento das matérias primas. 4) demonstrar através de testes e pesquisas clínicas, a eficácia e a segurança destes ingredientes uma vez incorporados aos produtos de higiene pessoal e cosméticos; 5) estabelecer uma imagem de alta qualidade para os produtos, para que se tornem conhecidos internacionalmente e possam até influenciar tendências de mercado ao redor do mundo.

9 PORTANTO O grande desafio, além de se conhecer as potencialidades, é o de agregar valor a estes produtos, caso contrário se estará apenas reproduzindo o tradicional modelo extrativo- predador que leva à exaustão de recursos. Importante, ainda assegurar que as empresas não se utilizem da marca “Amazônia,” ou dos produtos da biodiversidade brasileira, simplesmente como uma ferramenta de marketing ou um meio de atrair consumidores. O consumidor precisa perceber os benefícios proporcionados pelo uso destes ingredientes, reforçando desta forma a credibilidade nos produtos, assegurando a sustentabilidade dos negócios e o conseqüente desenvolvimento regional. A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos não prescinde da condição perene de sua fonte natural.

10 Confirmação Científica Produção de extrato de acordo com especificação
PARCERIA GRUPO DE COMPRADORES DE PRODUTOS FLORESTAIS CERTIFICADOS E ABIHPEC Mercado Oferta x Demanda Meio Ambiente Compradores de Produtos Florestais Certificados/ Balcão de Serviços Empreendimentos Comunitários Conhecimento Tradicional Extração/manejo/Plantio Produção de Matéria Prima Processamento Primário para Agregação de Valores Confirmação Científica Produção de extrato de acordo com especificação ABIHPEC Empresas Associadas BIODIVERSIDADE Beneficiadores de matérias primas DINÂMICA DA PARCERIA

11 METAS A SEREM ATINGIDAS PELO SETOR DE
HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Ocupar nichos de mercado no Brasil e no exterior, fixando grandes marcas brasileiras, como sinônimo de qualidade, utilizando-se de matérias primas nacionais, provenientes do uso sustentável da biodiversidade brasileira e contribuindo para o desenvolvimento regional. Criar uma imagem de marca que signifique sustentável em toda a sua cadeia. Cosmético fabricado no Brasil + ingrediente da biodiversidade = conceito de ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Aumentar a produção em todos os elos da Cadeia Produtiva visando atingir, no ano de 2010, um faturamento líquido de US$ 4,8 bilhões, o que significa um crescimento médio anual de 6%.

12 METAS A SEREM ATINGIDAS PELO SETOR DE
HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS - continua... Atingir o valor de US$ 600 milhões em exportações da Cadeia Produtiva, em 2010. O objetivo é conquistar novos mercados, diversificando e ampliando a quantidade de produtos exportados e passando a registrar uma taxa de crescimento médio anual de 18%, mantendo as importações, inclusive de insumos, nos atuais patamares. Aumentar em 650 mil o número de postos de trabalho em toda a cadeia até o ano de 2010, inclusive com o incremento da qualificação da mão-de-obra. Concentrar esforços no desenvolvimento tecnológico do setor, notadamente nas tecnologias e processos que utilizem insumos provenientes do uso sustentável da biodiversidade brasileira.

13 Conclusão O Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos considera a busca da sustentabilidade como condição imprescindível para a continuidade dos negócios. Viabilizar o uso sustentável da biodiversidade é permitir o desenvolvimento de estratégias estáveis e efetivas na competição pelos mercados internacionais.

14 AÇAÍ ANDIROBA Euterpeoleracea Caraba Guianensis
Propriedades Cosméticas: Antiflogistico, Calmante, Corante/Pigm, Nutritivo Partes Utilizadas: Fruto, Raiz ANDIROBA Caraba Guianensis Propriedades Cosméticas: Antiflogistico, Antimicrobiano, Cicatrizante, Dermoprotetor, Emoliente, Fungistatico, Hidratante, Repelente de Insetos e Revitalizante Partes Utilizadas: casca, folha/talo, semente /amêndoas

15 BURITI BACURI Mauritia Flexuosa Platonia Insignis
Propriedades Cosméticas: Ingrediente de Base, Nutritivo, Partes Utilizadas: fruto, espigas BACURI Platonia Insignis Propriedades Cosméticas: Emoliente, Ingrediente de Base Partes Utilizadas: caule / latex / seiva, semente / amêndoas

16 CAMU CAMU CASTANHA DO BRASIL Myrciaria Dubia Bertholletia Excelsa
Propriedades Cosméticas: Nutritivo Partes Utilizadas: fruto / espigas CASTANHA DO BRASIL Bertholletia Excelsa Propriedades Cosméticas: Adstringente, Ag. Brilho / Vil Cabelos, Antiflogistico, Cicatrizante, Coad. Trat. Celulitis/Adip, Condicionador, Controle de Oleosidade, Descongestionante, Emoliente, Nutritivo, Revitalizante, Vaso Construtor, Vaso Protetor Partes Utilizadas: fruto / espigas

17 CUPUAÇU GRAVIOLA Theobroma Grandiflorum Anoma Muricata
Propriedades Cosméticas: Emoliente, Ingrediente de Base, Nutritivo Partes Utilizadas: fruto / espigas, semente / amêndoas GRAVIOLA Anoma Muricata Propriedades Cosméticas: Aromatizante, Dermoprotetor, Nutritivo Partes Utilizadas: fruto / espigas, semente / amêndoas

18 GUARANÁ Paullinia Cupana PUPUNHA Bactris Gasipaes
Propriedades Cosméticas: Coad Trat Celulitis / Adip, Rubefaciente / Ativ de Circ, Tonificante Capilar PUPUNHA Bactris Gasipaes Propriedades Cosméticas: Dermoprotetor, Emoliente, Ingrediente de Base Partes Utilizadas: Fruto / Espigas

19 SAPUCAIA TUCUMA Lecythis Pisonis Astrocaryum Aculeatum
Propriedades Cosméticas: Emoliente, Ingrediente de Base Partes Utilizadas: Semente / Amêndoas TUCUMA Astrocaryum Aculeatum Propriedades Cosméticas: Ingrediente de Base Partes Utilizadas: folha / talo, fruto / espiga


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