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Competências associadas à planificação, gestão e avaliação de projectos Competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação.

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1 Competências associadas à planificação, gestão e avaliação de projectos Competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação

2 Bibliografia para consulta Whetten, D. & Cameron, K. (2005). Developing Management Skills. New Jersey: Pearson Prentice Hall.Whetten, D. & Cameron, K. (2005). Developing Management Skills. New Jersey: Pearson Prentice Hall.

3 Competências de gestão essenciais (essencial management skills) Whetten e Cameron (2005) –Que atributos estão associados a uma gestão eficaz? –Investigação com 402 indivíduos considerados highly effective managers in their own organizations in the field of business, health care, education, and state government

4 Competências de gestão essenciais (essencial management skills) Whetten e Cameron (2005)Whetten e Cameron (2005) –Como é que se tornou tão bem sucedido nesta organização? – Quem falha e quem é bem sucedido nesta organização e porquê? –Se tivesse que preparar alguém para o suceder que conhecimentos e que competências faria questão de lhe ensinar de modo a que o seu sucessor fosse bem sucedido? –Se pudesse desenhar um currículo ou um programa que o ajudasse a ser um melhor gestor que conteúdos escolhia? –Pense em outros gestores que conheça. Que competências é que eles demonstram que expliquem o sucesso que têm?

5 Competências essenciais de gestão (essencial management skills) Whetten e Cameron concluem:Whetten e Cameron concluem: –As competências de gestão não são um segredo –São competências comuns/úteis em diversas áreas e contextos –As 10+ são de natureza comportamental (behavioral skills), não são características de personalidade, nem dependem da sorte/azar ou mesmo do timing Competências essenciais de gestão 1 Comunicação verbal 6Delegar 2 Gestão do tempo e do stresse 7 Estabelecer objectivos e articular metas 3 Tomada e gestão de decisões 8 Auto-consciência e auto- conhecimento 4 Reconhecer, definir e resolver problemas 9 Trabalhar em equipa 5 Motivar e influenciar os outros 10 Gestão de conflitos

6 O que são? As Competências de Gestão são ComportamentaisbehavioralInter-relacionadas Interelated and overlapping Controláveiscontrollable Contraditórias ou paradoxais Contradictory or paradoxical Passíveis de aprendizagem e desenvolvimento developable

7 4 clusters de competências Cameron e Tschirhart (1988) Participação e relações humanas Competitividade e controlo Inovação e iniciativa privada Manutenção da ordem e racionalidade Ex: Comunicação e formação de equipas Ex: assertividade, poder e influência Ex: Resolução criativa de problemas Ex: Gestão do tempo e tomada racional de decisões

8 O gestor competente… That is, the most efficient managers are both participative and hard-driving, both nurturing and competitive. They are able to be flexible and creative while also being controlled, stable, and rational (Quinn, 1988, citado por Whetten & Cameron, 2005, p. 10)That is, the most efficient managers are both participative and hard-driving, both nurturing and competitive. They are able to be flexible and creative while also being controlled, stable, and rational (Quinn, 1988, citado por Whetten & Cameron, 2005, p. 10)

9 Competências de um gestor: Modelo de Whetten e Cameron (2005) Competências pessoais Competências interpessoais Competências de grupo Competências específicas de comunicação

10 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências (Whetten & Cameron, 2005) Assess Learn Analyse Practice Apply ALAPAALAPA

11 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Avaliação Aprendizagem Análise Pratica Aplicação AAAPAAAAPA Conceptual learn Behavioral practice

12 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem ComponentesEstratégiasObjectivos A valiação da competência Inquéritos Role plays Avaliar a competência e o conhecimento na 1ª pessoa; criar condições para a mudança A prendizagem da competência Texto escrito Guia orientador de comportamentos Aprender os princípios correctos e o racional de referência e orientação da competência A nálise da competência Casos Conhecer e compreender adequadas e inadequadas situações relacionadas com a competência. Saber o que funciona (princípios e comportamentos) P rática da competência Exercícios Simulações Role plays Aplicar os guiões de orientação da competência. Adaptar os princípios à sua pessoa. Receber feedback e orientação A plicação da competência Testes/provas (comportamentais e escritos) Transferir a aprendizagem para situações reais de vida. Criar condições para continuar o desenvolvimento desta ou outra competência.

13 1. Competências pessoais 1.Desenvolver a auto-consciência 2.Gerir o stress pessoal 3.Resolver problemas de forma analítica e com criatividade

14 2. Competências interpessoais 4.Comunicar de forma apoiante, treinar e aconselhar 5.Ganhar poder e influência 6.Motivar os outros 7.Gerir conflitos

15 3. Competências de grupo 8.Empoderar/capacitar (empowering) e delegar 9.Formar equipas/grupos de trabalho 10.Conduzir mudanças positivas

16 4. Competências específicas de comunicação 11.Fazer apresentações orais e escritas 12.Conduzir entrevistas 13.Conduzir reuniões

17 Competências de um gestor A plicação do modelo de aprendizagem ao desenvolvimento da competência pessoal de AUTO-CONSCIÊNCIA

18 Relembrando: Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem ComponentesEstratégiasObjectivos Avaliação da competência Inquéritos Role plays Avaliar a competência e o conhecimento na 1ª pessoa; criar condições para a mudança Aprendizagem da competência Texto escrito Guia orientador de comportamentos Aprender os princípios correctos e o racional de referência e orientação da competência Análise da competência Casos Conhecer e compreender adequados e inadequadas situações relacionadas com a competência. Saber o que funciona (princípios e comportamentos) Prática da competência Exercícios Simulações Role plays Aplicar os guiões de orientação da competência. Adaptar os princípios à sua pessoa. Receber feedback e orientação Aplicação da competência Testes/provas (comportamentais e escritos) Transferir a aprendizagem para situações reais de vida. Criar condições para continuar o desenvolvimento desta ou outra competência.

19 Aplicando ao Desenvolvimento da Auto-Consciência ComponentesEstratégias Avaliação da competência Questionários de diagnóstico sobre auto-conhecimento e auto-consciência, sobre estilos de aprendizagem, locus de controlo, tolerância à ambiguidade Aprendizagem da competência Texto escrito sobre as dimensões/áreas e enigmas da auto- -consciência, compreensão e apreciação das diferenças individuais Análise da competência Discussão de estudos de casos envolvendo a auto- -consciência, tomada de decisão sobre dilemas Prática da competência Exercícios práticos para o desenvolvimento da auto- -consciência Aplicação da Competência Desenvolvimento de actividades para o aperfeiçoamento desta competência; aplicação de um plano e avaliação

20 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Avaliação da competência Personal Assessment of Management Skills (PAMS) Objectivo: obter um perfil inicial sobre as competências de gestão pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação associadas à planificação, gestão e avaliação de projectos Instruções: responda a cada item de acordo com a forma como age; se nunca se envolveu numa situação de gestão imagine como iria agir; seja realista, responda de acordo com o que faria e não de acordo com o que entende que deveria fazer; o instrumento é para o ajudar a detectar as suas necessidades, o primeiro passo para permitir a sua aprendizagem e/ou optimização. Escala de Resposta: 1.Discordo fortemente 2.Discordo 3.Discordo um pouco 4.Concordo um pouco 5.Concordo 6.Concordo fortemente

21 Aplicando ao Desenvolvimento da Auto-Consciência Componente Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Avaliação da competência Self- Awareness Assessment (SAA) Objectivo: obter um perfil inicial sobre a competência de auto-consciência Instruções: responda a cada item de acordo com a forma como age; se nunca se envolveu numa situação de gestão imagine como iria agir; seja realista, responda de acordo com o que faria e não de acordo com o que entende que deveria fazer; o instrumento é para o ajudar a detectar as suas necessidades, o primeiro passo para permitir a sua aprendizagem e/ou optimização. Escala de Resposta: 1.Discordo fortemente 2.Discordo 3.Discordo um pouco 4.Concordo um pouco 5.Concordo 6.Concordo fortemente

22 Relativamente à minha auto-consciência 1 Procuro informação acerca dos meus pontos fortes e pontos fracos junto das pessoas de forma a aperfeiçoar-me. 2 Quando recebo dos outros um feedback negativo acerca de mim não fico zangado nem defensivo. 3 Para me aperfeiçoar estou disposto a mostrar-me aos outros, partilhando o que penso e o que sinto. 4 Sei qual é meu estilo preferido de obtenção de informações e tomada de decisões. 5 Sei quais são as minhas necessidades interpessoais quando se trata de estabelecer relacionamentos com as outras pessoas. 6 Compreendo a forma como lido com situações ambíguas e de incerteza. 7 Tenho um quadro de referência, com normas pessoais e princípios, que orienta o meu comportamento. 8 Sinto-me responsável pelo que me acontece, de bom ou de mau. 9 Quando me sinto furioso, deprimido ou ansioso, percebo porque assim é. 10 Tenho consciência das áreas de conflito e fricção mais frequentes na minha interacção com os outros. 11 Tenho um relacionamento com uma pessoa com quem posso partilhar os meus sentimentos e informação pessoal.

23 Resultados do SAA Determine os seus resultados (2 parciais e 1 global) Compare os seus resultados com a pontuação máxima possível (66 pontos) Compare os seus resultados com os do colega do lado Compare os seus resultados com as seguintes normas: Está no quartil superior 52 – Está no 2º quartil Está no 3º quartil Está no quartil inferior Área da competência ItensTotal Auto-revelação e abertura ao feedback dos outros 1, 2, 3, 9, 11 Consciência dos seus próprios valores, estilo cognitivo, orientação para a mudança e orientação interpessoal 4, 5, 6, 7, 8, 10 Resultado Global

24 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Estratégia: Aprendizagem da competência Texto escrito sobre as dimensões/áreas e enigmas da auto- -consciência, compreensão e apreciação das diferenças individuais Valores Pessoais Conteúdos a desenvolver: Valores Culturais; Valores Pessoais, Estádios de Desenvolvimento Moral de Kolhberg; Decisões Éticas Estilos de Aprendizagem Conteúdos a desenvolver: Modelo de Aprendizagem de Kolb: learning by experiencing; learning by reflecting; leraning by thinking; learning by doing Orientação para a Mudança Conteúdos a desenvolver: tolerância à ambiguidade; locus de controlo Orientação Interpessoal Conteúdos a desenvolver: necessidades relacionais: inclusão, controlo, vinculação

25 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Estratégia: Análise da competência Discussão de estudos de casos envolvendo a auto- -consciência, tomada de decisão sobre dilemas Imagine que tem a seguinte mensagem no seu voic Olá, daqui fala João Pereira. Achei que gostaria de saber que as suas piadas durante a nossa reunião perturbaram algumas das mulheres no meu grupo de trabalho. Olá, daqui fala João Pereira. Achei que gostaria de saber que as suas piadas durante a nossa reunião perturbaram algumas das mulheres no meu grupo de trabalho. Francamente, penso que a situação está a passar das marcas e que devo fazer alguma coisa para evitar que o nosso local de trabalho deixe de ser considerado, por homens e mulheres, um lugar adequado. Francamente, penso que a situação está a passar das marcas e que devo fazer alguma coisa para evitar que o nosso local de trabalho deixe de ser considerado, por homens e mulheres, um lugar adequado. Telefone para conversarmos sobre o assunto. Telefone para conversarmos sobre o assunto. Que outras atitudes poderiam ser adoptadas pelo gestor com vista à resolução do problema?

26 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Estratégia: Prática da competência Exercícios práticos para o desenvolvimento da auto- -consciência Contratação de um gestor de projectos Se tivesse que seleccionar um gestor de projectos experiente para a sua organização, tendo por base os critérios: estilos de aprendizagem, orientações valorativas, atitudes face à mudança e competências interpessoais, que questões faria aos candidatos para identificar o melhor? Se tivesse que seleccionar um gestor de projectos experiente para a sua organização, tendo por base os critérios: estilos de aprendizagem, orientações valorativas, atitudes face à mudança e competências interpessoais, que questões faria aos candidatos para identificar o melhor? Questões:

27 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Estratégia: Aplicação da Competência Desenvolvimento de actividades para o aperfeiçoamento desta competência; aplicação de um plano e avaliação Actividade 1: Pegue numa folha de papel e numa caneta e escreva um recado a si próprio: -recomendando uma mudança (para superação de um ponto fraco) relativamente às suas necessidades de auto-consciência e -apresentando um elogio (para reforço de um ponto forte) relativamente à sua auto-consciência.

28 Uma abordagem ao desenvolvimento das competências: o modelo de aprendizagem Componente Estratégia: Estratégia: Aplicação da Competência Desenvolvimento de actividades para o aperfeiçoamento desta competência; aplicação de um plano e avaliação Actividade 1: Pegue numa folha de papel e numa caneta e escreva um recado a si próprio: -recomendando uma mudança (para superação de um ponto fraco) relativamente às suas necessidades de auto-consciência e -apresentando um elogio (para reforço de um ponto forte) relativamente à sua auto- consciência. Actividade 2: Troque o seu recado com o colega do lado. Faça sua a necessidade de mudança do seu colega e escreva duas auto-sugestões para a sua melhoria. Volte a trocar o recado com o colega. Leia com atenção e dê-lhe um feedback sobre o que ele sugeriu.

29 Aplicando ao Desenvolvimento da Auto-Consciência Componente Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Estratégia: Preenchimento de um Instrumento de Auto-Avaliação Avaliação Final da competência Self- Awareness Assessment (SAA) Objectivo: obter um perfil inicial sobre a competência de auto-consciência Instruções: responda a cada item de acordo com a forma como age; se nunca se envolveu numa situação de gestão imagine como iria agir; seja realista, responda de acordo com o que faria e não de acordo com o que entende que deveria fazer; o instrumento é para o ajudar a detectar as suas necessidades, o primeiro passo para permitir a sua aprendizagem e/ou optimização. Escala de Resposta: 1.Discordo fortemente 2.Discordo 3.Discordo um pouco 4.Concordo um pouco 5.Concordo 6.Concordo fortemente


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