A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011. PSICOLOGIA PSIQUE LOGIA ALMA ESPIRITO CONSCIÊNCIA ESSÊNCIA DA ALMA EGO SELF ESTUDO CIÊNCIA TRATADO DESENVOLVIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011. PSICOLOGIA PSIQUE LOGIA ALMA ESPIRITO CONSCIÊNCIA ESSÊNCIA DA ALMA EGO SELF ESTUDO CIÊNCIA TRATADO DESENVOLVIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011

2 PSICOLOGIA PSIQUE LOGIA ALMA ESPIRITO CONSCIÊNCIA ESSÊNCIA DA ALMA EGO SELF ESTUDO CIÊNCIA TRATADO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAMENTO TEORIA É a conduta ou o conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados. É uma organização interna e dinâmica dos sistemas conscienciais em que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa

3 1. Conceito pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde o indivíduo se encontra. (ignorância – patologia), traço fardo, inabilidade cognitiva, déficit sensorial, fracasso intelectual, problemas de rendimento escolar (escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio, aritmético) (inteligência – saudável), traço força, facilidades de habilidades, sucesso escolar, capacidade cognitiva tanto na comunicação, ciência, cultural e artísticas.

4

5 Estuda processos teóricos de mudança comportamental produzidas nas pessoas em situações e atividades escolares É o conjunto de conhecimentos (PE) relativos à educação escolar (família, TV,Escola), estuda o desenvolvimento da aprendizagem para socialização dos seres humanos Atuação profissional ao âmbito de intervenção em distúrbios de personalidade ou processo psicopedagógico. Estuda diagnósticos, tratamentos e prevenção de superação das dificuldades de aprendizagem

6 Psicologia da Educação Objetos de Estudos Aparelho Psíquico Aparelho cognitivo ComportamentoEspaço ÍntimoRelações SociaisGrupos Sociais Desenvolvimento Psicológico Fatores Extrínsecos INTERCONSCIENCIAL Fatores Extrínsecos INTERCONSCIENCIAL Fatores Intrínsecos INTRACONSCIENCIAL Fatores Intrínsecos INTRACONSCIENCIAL Sistemas de Processos Como ser humano pensa? Qual é centro da consciência? Quais são reações humanas? Por que convivo? Onde me encontro? O que penso? Quando amadureço?

7 Psicologia de Ensino Teoria Behavorista Quais são reações humanas? Watson Condicionamento clássico Pavlov Reflexo condicionado Skinner Condicionamento operante Teoria Construtivista Como ser humano pensa? Teorias Genética e Interação Piaget Genética da aprendizagem Vygotsky Aprendizagem Socio-interacionista Ausebel Aprendizagem Significativa Dewey Aprendizagem por descoberta Wallon Aprendizagem cognitiva Teoria Humanista Como ser humano sente? Freire Pedagogia de Libertação Rogers Ensino centrado ao aluno Maslow Hierarquia de necessidades Teoria Psicanalítica Qual é centro da consciência? Freud Inconsciente Jung Arquétipos Quadro Geral de Teorias

8 Interno da Genética / situações cognitiva interna - Tipos de Maturidade: física e psicomotora, psicológica e sentimentos, racional e discernimentos ; - Tipos de aprendizagem: Mecânica : por memorizar e por repetição / Significativa: por descoberta e por recepção - Estrutura dos conhecimentos prévios: Cultura, Intelectualidade, Afetividade ; - Nível básico da aprendizagem : aprender: a perceber, a conceituar, a representar - Características de aptidões: (motivação e atitudes), (racionalização e temperamentos) (impulsividade Estados alterados de consciência) Externos Ambientais / situações educativas externas -capacidade intelectual, - conhecimento da matéria, - capacidade pedagógica, traços de personalidade, características afetivas; - Fatores de grupos e sociais (relações interpessoais); - Condições materiais - recursos didáticos e meio de ensino em geral); - Natureza das intervenções pedagógicas (metodologia de ensino) subdivididos em dois grupos: Psicologia da Educação COMPORTAMENTO HUMANO APRENDIZAGEM HUMANA

9 Constituição do indivíduo que reforça a própria mudança personalidade, atitudes comportamentais, a identidade e suas crises e temperamentos onde nascem quatros processos característicos: desenvolvimento maturação, crescimento, ambiente social Hierarquia (Identidade – crises – atitudes) 1- ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO SITUAÇÕES COGNITIVOS INTERNA

10 Pode ser divididas em quatro grandes grupos ao desenvolvimento: - Físico: todas as mudanças que envolvam aspectos biológicos; -Cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem,memória, raciocínio, pensamento e linguagem); -Psicossocial: mudanças na personalidade, ou seja, no modo particular do sujeito de sentir, reagir, se comportar, e se relacionar; - Moral: evolução da capacidade de julgar sobre o certo e o errado e de considerar as regras sociais para balizar a própria conduta. Desenvolvimento fatores de influências que se deve proceder é o desenvolvimento individual de cada pessoa está o crescimento orgânico e mental.

11 Maturação mudanças físicas de comportamentais e psíquicas em que envolve dominar novas habilidades e fatores do desenvolvimento intrapessoal Estas habilidades específicas que se correlacionam com três etapas. 3. o desenvolvimento da maturação acontece de forma gradual 1.as pessoas se desenvolvem ao longo de sua maturidade em ritmos diferentes; 2. a maturidade é relativamente ordenado (certas habilidades são desenvolvidas antes de outras, funcionando quase como pré- requisito para essas últimas

12 Exige mudanças da pessoa um espaço para se processar em duas características: -Interna - espaço físico, psicológico e afetivo; -Externa - toda a realidade objetiva na qual o indivíduo está inserida através de sua comunicação ao longo da vida; Crescimento : 1- mudança que se refere a número: por exemplo, aumento de peso, de estatura, de n.º de palavras no vocabulário, entre outros. 2 - mudança marcada pelo aparecimento de novos fenômenos na vida do indivíduo; Ex. aprendizado de uma língua Pode- se dividir em duas mudanças de crescimento

13 Ambiente Social Os papeis sociais tem uma influencia no processo de desenvolvimento do eu (EGO) - vida pessoal - vida família - vida profissional Todas as mudanças estruturais sociais está dividido : - A família, o Estado e o Social afetam diretamente pessoas e semelhantes - Ausência do par parental por longos períodos, - Excesso de influencia da mídia, - Processo agressivos de separação parental - Violência urbana - Crises econômicas - Mudanças nos valores sociais

14 Se você não educar adequadamente o seu filho, você será o responsável pelo adulto mal sucedido do amanhã? Vídeo

15 destinatário (filhos, alunos) creia aos valores do destinador (Pais, professores) para que se deixe manipular; Direciona valores sociais que agregam uma diferenciação e demonstração de superioridade de um grupo em relação a outro; A estratégia de manipulação utilizada para a persuasão ou intimidação.

16 Identidade É o conjunto de caracteres próprios e exclusivos pessoais, explica o próprio sentimento pessoal, a sua própria realidade individual, Eu posso ser alguém quando descubro o outro, quando também diferencio o outro. É algo que está sempre em mudança e transformações. É possível alguém mudar ou continuar sendo igual a si mesmo? Por exemplo: você deixei de ser criança quando passou a ser adolescente, assim por diante quanto se tornou adulta.

17 Crise de Identidade Quando se perde a identidade há uma mudança que gera uma ação de intenso conflitos e as vezes doloroso. ocorre grandes transformações, físicas e fisiológicas. As crises muitas vezes são criadas pelas próprias pessoas. Podem ser ainda geradas por sistemas: paternal, social e pública. Toda crise de identidade pode gerar vários tipos de estigmas, marcas profundas de ordem comportamental e psicológico. Eis três tipos de estigma nitidamente diferente: 1. várias deformidades físicas 2. culpas de caráter individual 3. clãs ou raça, nação e religião

18 Diante as crises se predispõe a desenvolver atitudes (crenças, valores, opiniões) agindo comportamentos que informa favorável ou desfavoravelmente em relação aos objetos e do meio social. Com isso, nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. Por exemplo: pensar mau em alguém. Preconceito, Discriminação, Racismo, em qualquer momento em que convivemos. Por fim, podemos mudar uma atitude quando somos obrigados a nos comportar em desacordo em relação a outra pessoa. Atitude: Positivos e Negativos

19 Contribui a prática docente para a compreensão : Professor sobre o aluno Processos de ensino e de aprendizagem Processo de mudança comportamento do aluno Higiene mental do professor Distúrbios de personalidade da vida acadêmica 2- DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM HUMANA situações educativas do Professor

20 Compreensão do professor sobre o aluno mero transmissor de conhecimento? não é apenas como instrutor de ordens? Ou gera conhecimento? aprende enquanto ensina? necessita ter autoconhecimento e exemplarismo? aspirações nem sempre são focos de ensinar? atitudes democráticas e cooperadoras? participação em atividades escolares extraclasse e comunitárias? gosta do que faz, sente realizado profissionalmente? ter interesse de evoluir ? em aperfeiçoar e desenvolver-se? apreende mais quando o professor se mostra ativo no ensino, bem como no acompanhamento e na supervisão de suas realizações. APRENDIZAGEM HUMANA

21 Compreensão do professor ao processo ensino-aprendizagem não é punir ou recompensar o aluno para que ele possa aprender? não basta que o aluno memorize o conhecimento? Mas que ele perceba e reflita? o aluno não esta interessado em aprender? a família não dá a importância à escola? para ser um bom professor deve ter uma formação psicológica sólida?

22 Compreensão do processo de mudança comportamento do aluno desenvolver atividades escolares mais eficientes; respeitar diferentes maneiras de entender o conhecimento (físico, emocional, intelectual e social); conhecer a inadaptação á própria escola; respeitar valores e a realidade de cada aluno. comportamento entre o professor e aluno e ainda é uma compreensão que se manifestam por interesses, manipulação e intenções que venham atribuir trocas de favores e barganhas?.

23 Preparação: o professor cria mecanismo para que o aluno adquirir novas ideias e faça recordar os conhecimentos? Apresentação: o professor expõe, com clareza, o novo conhecimento? Associação: o professor relaciona o novo conhecimento com as velhas ideas? Sistematização: o professor faz que o aluno elabore a escrever suas próprias ideias originais? Aplicação: o professor reforça o novo conhecimento para que aluno aplique em exercícios apropriados, ligados a situações práticas reais? Compreensão Higiene mental do professor

24 Tema: Medos na Formação Profissional da Educação Contexto: Compreensão distúrbios de personalidade do professor na vida acadêmica I. Fatores Intrapessoais do Comportamento II. Fatores Desenvolvimento da Aprendizagem 3. Indisciplina escolar; 1. Inicio de carreira escolar 1. Gestor escolar 2. Dificuldade Escolar 2. Danos morais escolares 3. Evasão escolar 4. Estigma escolar 5. Omissões Escolar 5. Violência Escolar 4. Consumo de drogas escolar

25 O que não alcancei ou não entendo atualmente? Quais experiências já alcançados e superados? O que ainda não utilizo e nem faço bem? Existe valores ou mudanças atitudes que estão em mim que desenvolvo e me comporto na vida escolar? Reflexão aos fatores de comportamento e Desenvolvimento da aprendizagem

26 PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo:Ática, SALVADOR, César Coll e Colaboradores. Psicologia do Ensino, Porto Alegre: Artmed, SANT'ANNA, Ilza martins, MENEGOLLA, Maximiliano. DIDATICA: APRENDER A ENSINAR, São Paulo: Loyola,2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. TECNICAS DE ENSINO - Novos tempos: novas configurações, Campinas:Papiros, 2006.

27 Faça uma reflexão pessoal em algum tipo de distúrbios de personalidade adquiridos em sala de aula? Exemplo: Aluno traficante que esfaqueou o professor. Em qual circunstância você faria para reverter esta situação quanto o grau de maturação, crescimento e desenvolvimento do comportamento deste aluno? Fatores Desenvolvimento da Aprendizagem (extrínsecos ambientais)


Carregar ppt "2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011. PSICOLOGIA PSIQUE LOGIA ALMA ESPIRITO CONSCIÊNCIA ESSÊNCIA DA ALMA EGO SELF ESTUDO CIÊNCIA TRATADO DESENVOLVIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google