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Saída de campo: Conhecer e aprender: “Entre dunas” Autor/escola: Escola Básica da Gafanha da Encarnação : Rosa Eduarda Ferreira, Sónia Pequeno, Teresa.

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1 Saída de campo: Conhecer e aprender: “Entre dunas” Autor/escola: Escola Básica da Gafanha da Encarnação : Rosa Eduarda Ferreira, Sónia Pequeno, Teresa Rodrigues Nível de escolaridade a que se destina: 8.º ano Zona a visitar: Praia da Barra – Costa Nova do Prado A zona costeira em estudo localiza-se na costa NW de Portugal. Praia da Barra Coordenadas: 40º 38 ´ 32´´N,08º44´56´´W A praia da Barra situa-se na costa ocidental de Portugal, no distrito de Aveiro, Administrativamente fica no município de Ílhavo, na freguesia da Gafanha da Nazaré. A sul confronta com a praia da Costa Nova do Prado. A norte fica a praia de São Jacinto. Destaca-se o farol, a Ponte da Barra e o paredão. Costa Nova do Prado Coordenadas: 40º37´N 08º45´W A praia da Costa Nova do Prado, também conhecida apenas por Costa Nova, situa-se na costa ocidental de Portugal, na linha de costa da ria de Aveiro. Administrativamente fica no município de Ílhavo, tal como a praia da Barra, e na zona turística Rota da Luz/Região Centro. Teve a sua origem na abertura da barra da ria no ano de 1808. A designação deve-se a dois factos. O primeiro, "Costa Nova", em oposição à "Costa Velha“ (São Jacinto). Em segundo lugar deve-se ao facto de neste local, ter existido um enorme e verdejante prado. A principal atração turística desta praia, são os "palheiros". Ambas são belíssimas praias próximas da escola, que pela sua biodiversidade e ameaças eminentes da erosão costeira merecem ser devidamente estudadas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais: Ecossistemas. Os pontos assinalados na figura 1 serão os locais que se pretendem explorar. Enquadramento Didático e curricular da proposta: A principal disciplina envolvida nesta atividade é Ciências Naturais, do 3.º Ciclo, no 8.º ano, fazendo articulação com as disciplinas de Geografia, Fisico-Química, História e Educação Visual e Educação Tecnológica. Como área não disciplinar pretendemos a intervenção do Eco-Escolas. A unidade programática da disciplina de Ciências Naturais em que a saída de campo se enquadra é “Ecossistemas”. Os objetivos que se pretendem desenvolver são: Compreender os níveis de organização biológica dos ecossistemas  Usar os conceitos de estrutura, de funcionamento e equilíbrio dos ecossistemas numa atividade de campo, próxima do local onde a escola se localiza. Analisar as dinâmicas de interação existentes entre os seres vivos e o ambiente  Concluir acerca do modo como as diferentes variáveis do meio influenciam os ecossistemas. Sintetizar medidas de proteção dos ecossistemas  Categorizar informação sobre riscos naturais e de ocupação antrópica existentes na região onde a escola se localiza, recolhida com base em pesquisa orientada.  Identificar medidas de proteção dos seres vivos e do ambiente no ecossistema próximo da região onde a escola se localiza.  Construir documentos, em diferentes formatos, sobre medidas de proteção dos seres vivos e do ambiente, implementadas na região onde a escola se localiza. Na disciplina de História:  Conhecer alguns aspetos históricos referentes ao farol, ao nome de Costa Nova do Prado e aos palheiros da Costa Nova. Na disciplina de Geografia :  Calcular a distância entre a escola e o local a visitar a partir de ferramentas informáticas (GPS). Na disciplina de Físico-química :  Analisar o pH do solo. Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica:  Construir modelos tridimensionais de uma duna. Na disciplina de TIC:  Elaborar em suporte digital o trabalho final – poster. Questões orientadoras:  O que são dunas?  Qual a importância das dunas?  Que plantas existem nas dunas?  Qual a importância da vegetação dunar?  Que tipo de espécies invasoras existem nas dunas?  A que pH do solo estão adaptadas as plantas da duna?  Qual o impacte da destruição das dunas?  Porquê o nome de Costa Nova do Prado?  Como se chamam as casas típicas da Costa Nova?  Como era a Costa Nova no passado e no presente? (comparar as imagens- figura 2 e figura 3).  Que conclusão podes tirar sobre a ação do homem na zona costeira? Atividades prévias: visita prévia pelos professores dinamizadores, para reconhecimento dos locais a visitar. Visionamento de um vídeo – Costa Nova, na aula antes da visita, como motivação e comparação de duas imagens (Costa Nova no Passado e Costa Nova no Presente). Elaboração de um guião da visita e de uma ficha de trabalho a completar durante a visita que servirá de base para a elaboração do trabalho final. Previsão de calendarização: mês de abril. Saída de Campo: Entre Dunas Comportamentos a adotar pelos alunos: Recomendações: - Carregar na véspera as baterias das máquinas (fotográfica e/ou de filmar e/ou telemóvel) a levar. - Verificar, na véspera, as previsões meteorológicas para o dia da saída, adequando roupa e calçado que deverá ser confortável. - Levar chapéu de sol. - Aplicar protetor solar antes da saída e durante a mesma se for necessário. - Aplicar repelente de insetos (em caso de alergias a picadas, levar fenistil). - Levar água. - Levar comida (peça de fruta, bolachas,…). Material recomendável: - Máquinas para registo de imagem e/ou som (máquina fotográfica/filmar/telemóvel); - Régua de 15 cm para servir de escala; - Lapiseira e borracha; - Bloco de notas; - Suporte para apoio à exploração das paragens – caso considerem útil; - Guias de campo (caso os tenham); - Binóculos (caso possuam); -Lupa de mão (caso tenham). REGRAS A CUMPRIR: - Ser pontual; - Preservar e responsabilizar-se pelo material cedido para as atividades entregando-o no final da sessão de trabalho ao professor; - Caminhar, com cuidado pela berma da estrada, quando for necessário fazê-lo; -Fazer os percursos em silêncio e fazer o maior silêncio possível no decurso das atividades; - Não sair dos trilhos; - Colaborar com os elementos do grupo fazendo registos oportunos que facilitem a realização do trabalho final; - Não deitar lixo para o chão; - Não recolher animais nem plantas; -Reunir com brevidade ao sinal combinado no ponto encontro previamente definido. -Duração da saída de campo: 4 horas - durante uma manhã. Saída às 9 horas, chegada à escola às 13 horas. Produtos a apresentar para a avaliação: Modelo tridimensional – maquete de uma duna, realizada nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica; Poster sobre a visita, com fotografias tiradas nas diferentes paragens com a devida abordagem sobre as dunas: importância, flora, consequências da destruição. Avaliação: - Comportamento, empenho e participação na visita; -Avaliação dos trabalhos finais, segundo os seguintes parâmetros: Apresentação/criatividade, conteúdo, adequação das imagens escolhidas e modelo 3D. Tarefa para alunos que não vão à visita: Os alunos que não vão à visita ficarão a realizar um trabalho de pesquisa a apresentar em suporte digital - Poster – dentro do subdomínio Ecossistemas, com o tema “ As Dunas – conhecer e preservar”. Será dado o modelo do poster. Referências: Barbosa, B. (1981)- Carta Geológica de Portugal na Escala de 1/50 000 e Notícia Explicativa da Folha 16-C VAGOS. Serviços Geológicos de Portugal. Lisboa; Cachapuz, A. Praia, J.,& Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em ciência e Ensino das ciências. Lisboa: Ed. Afrontamento Leite, L. (2001), Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências, in Cadernos didácticos de ciências; org. Helena Valdeira Caetano, Maria Graça Santos. - 2v. (Cadernos didácticos; 1), 79-97; Bernardes, C. Baptista, P. (2011)- Evolução Recente da Barreira Arenosa de Aveiro, in Actas das Jornadas da Ria de Aveiro, Universidade de Aveiro. Aveiro; Oliveira, D. (2006), Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º ciclo do E.B, Dissertação de Mestrado (on-line), http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Nova_do_Prado http://www.jn.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1633396&dossier=Radiografia%20da%20costa%20portuguesa Andreas Trepte, www.photo-natur.de https://www.google.co.uk/maps/@40.619303,-8.750031,609m/data=!3m1!1e3 Figura 1- Localização da área a visitar PARAGEM N.º 1– Largo do Farol da Barra Uma vez que a parte principal da saída (cordão dunar) vai ser feita na praia Barra, a primeira paragem servirá para fazer uma breve caracterização deste local, não podendo deixar de fazer referência ao seu imponente farol, sendo o maior de Portugal e estando incluído nos 26 maiores do mundo. Do património construído existente, destaca-se ainda a ponte da Barra e o paredão. Este paredão delimita a sul a entrada da barra do Porto de Aveiro, separa o areal existente, ficando a norte a praia da meia laranja e a sul, a praia da barra propriamente dita. Ainda relativamente ao farol, a fundação da torre é constituída por um maciço de betão de 6 metros de espessura e foi assente sobre estacas à altura das mais baixas águas. Nas alvenarias foram usados o grés vermelho de Eirol e alguns granitos. A escadaria é composta por 271 degraus em pedra. No largo do farol existe uma uma laje com fósseis que merece a nossa observação! Atividades a desenvolver: - Observar a Laje com fósseis; - Tirar fotografia ao farol da Barra; - Um elemento de cada grupo fará uma pequena entrevista ao faroleiro: (altura do farol, a sua finalidade, outras curiosidades sobre o farol - ano de construção, alcance luminoso, custo de construção…). - Identificar molhe sul e molhe Norte. PARAGEM N.º 4 – Costa Nova – os palheiros Para terminar a nossa saída não podia deixar de se fazer referência ao que mais a caracteriza. Quando se chega à praia da Costa Nova, uma das primeiras imagens que salta à vista são as suas casas coloridas. Todas em fila, viradas para a ria de Aveiro, fazem da marginal uma imensa paleta de cor, com o fundo branco, donde ressaltam as riscas verdes, vermelhas, amarelas e azuis - os "palheiros da Costa Nova". As primeiras casas típicas desta praia do concelho de Ílhavo foram construídas por pescadores. Nesse tempo serviam para guardar o material de pesca e tinham apenas uma divisão. De armazém passaram a casas de habitação dos homens do mar, hoje a maioria são casas de férias muito “cobiçadas” por toda a gente. Atividades a desenvolver: Responder a questões da ficha de trabalho e fazer registos - Porquê o nome Costa Nova do Prado? - Quais as construções típicas da Costa Nova? - Fotografar alguns palheiros. - Fazer algumas questões às pessoas da zona sobre a história dos palheiros - Localizar o palheiro José Estevão 4 Fig. 2- Costa Nova no passado COSTA NOVA Fig 3 -Costa Nova no presente Figura 29 – Palheiros da Costa Nova 1 4 2 3 PARAGEM N.º 2 – Barra, ao longo da duna – no rasto da flora dunar Dunas - As dunas litorais constituem uma zona de interação entre o continente e o oceano. Formam uma barreira natural que protege a terra da intensidade do vento, do avanço das areias e do próprio mar. A consolidação das areias para a formação das dunas é feita graças à vegetação natural capaz de se adaptar a esse meio hostil. Apesar de todas as condições adversas (salinidades do solo, vento, amplitudes térmicas durante o ano, escassez de água e mobilidade das areias) a flora dunar é muito rica e importante para a fixação das dunas. Nas dunas entre a praia da Barra e a praia da Costa Nova, as espécies da flora adaptaram-se às extremas condições ambientais, onde uma eficiente gestão hídrica é essencial. Neste passeio acompanharemos as incríveis e fascinantes adaptações da flora das dunas. Atividades a desenvolver - percurso pedestre ao longo da duna - Identificar algumas espécies da flora dunar; - Relacionar a importância da vegetação da duna com a sua preservação; - Recolher uma pequena quantidade de areia para em Físico – Química fazer a medição de pH. No guião estarão imagens da flora dunar para localização ao longo do percurso. colocar um visto nas plantas identificadas; fotografar. PARAGEM N.º 3 – Costa Nova (junto ao Contiqui) (junto ao Contiqui) Portugal não para de perder território para o oceano. As várias atividades atraíram a população para o litoral, o que levou à intensificação da ação humana, que se manifesta por diversas intervenções mais ou menos próximas da linha de costa, e que contribuem para alterar o aspeto do litoral. A pressão urbanística, resultante do turismo que invade os espaços litorais, pode ocasionar problemas relacionados com a destruição do cordão dunar, dificuldades na movimentação de areias, interrompendo assim o ciclo natural da deposição e do transporte destas pelo mar. Entre a Praia da Barra e a praia da Costa Nova do Prado, continua- -se a “ceder” ao mar bastante areal. Esta é uma das situações mais graves de erosão costeira no Litoral. Nesta paragem podemos ver um exemplo dessa ameaça eminente no litoral. Atividades a desenvolver Observar e refletir: - As construções junto à praia; - A ocupação antrópica e a erosão da zona costeira; - Medidas de proteção. Saída de Campo: Entre Dunas Comparação: Costa Nova no passado e Costa Nova no Presente–Discussão prévia Figura 9- Farol da Barra Figura 8-- Laje com fósseis Figura 6 - Barra vista do farolFigura 7 – Entrada da Barra de Aveiro ( vista do Farol) Figura 4 – localização da 1.ª paragem Figura 10 – localização da 2.ª paragem Figura 25 – localização da 3.ª paragem Figura 27 – localização da 4.ª paragem Figura 11- duna Figura 17 – Madorneira (Artemisia campestris marítima) Figura 16 – Estorno (Ammophila arenaria) Figura 13 - Luzerna-da-praia (Medicago marina) Figura 14 – Chapéu-das-areias ( Hydrocotyle bonarensis) Figura 12 – Erva-Gorda (Arctotheca cadendula) Figura 18 – Pinheirinho-das-areias (Sedum sediforme) Figura 15 – Cyperuscatitatus Figura 20 – Bocas – de – Lobo (Antirrhinum linkianum) Figura 15 – Morrião – Azul (grande) (Anagallis monelli) Figura 19 – Policarpo-de-Quatro – Follhas (Polycarponte traphyllum) Figura 22 – Cardo Marítimo ( Eryngium maritimum) Figura 21 – Bole - Bole (Briza - máxima) Figura 5 – Praia da Barra e farol, vista geral Figura 23 – Couve-marinha (Calystegia soldanella) Figura 24 – Morrião – dos – campos -pequeno (Anagallis arvensis) Figura 30 – Palheiro José Estevão Figura 26 – Costa Nova- construções junto à praia Figura 28 – Costa Nova do Prado ( zona pedonal com os típicos) palheiros)


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